Autor Tópico: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED  (Lida 630941 vezes)

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1225 em: 13 de Março de 2017, 22:42 »
Na maxsym não existe esse problema mesmo com lâmpadas a consumir apenas 18w não tive problemas. Já com a GTS a historia é diferente por causa do malandro do relé... neste momento não te consigo confirmar o que instalei na gts mas é provável que esteja no limiar... dá uma olhada nos outros posts sobre o assunto posso ter colocado alguma ref. A esse calor

E não há solução de se poder trocar o relé por outro?

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1226 em: 23 de Março de 2017, 01:14 »
Estas lâmpadas LED parecem-me muito interessantes, por parecerem muito mais pequenas do que a maioria das que se tem falado...Parecem caber todas dentro da cavidade do farol, sem ter de cortar a borracha que veda a abertura posterior. Será?
Por outro lado, no descritivo do anúncio, referem que se trata da 3ª geração destas lâmpadas, mais evoluídas do que as que tem vindo a ser faladas neste tópico (muito interessante e útil, por sinal).
Como estou também interessado em adquirir umas lâmpadas LED para instalar na minha Honda CBF 600, muito agradecia se poderiam dar mais alguma informação/opinião, que desde já agradeço.
Abraço
 scooter_

CCarvalho,
Desculpa voltar ao assunto, mas já tens alguma opinião sobre as LEDs que compraste?
Como disse também estou interessado nessas, baseado na descrição, mas estava a aguardar a tua opinião após utilização real...
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1227 em: 23 de Março de 2017, 10:48 »
CCarvalho,
Desculpa voltar ao assunto, mas já tens alguma opinião sobre as LEDs que compraste?
Como disse também estou interessado nessas, baseado na descrição, mas estava a aguardar a tua opinião após utilização real...

Olá Companheiro, ainda não montei a lâmpada nova por falta de disponibilidade, em princípio vou fazê-lo neste sábado, depois deixo aqui uma review completa, com fotos e tudo.

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1228 em: 23 de Março de 2017, 12:05 »
Olá Companheiro, ainda não montei a lâmpada nova por falta de disponibilidade, em princípio vou fazê-lo neste sábado, depois deixo aqui uma review completa, com fotos e tudo.

Obrigado CCarvalho! Fico então a aguardar, mas de qualquer modo não tenho muita pressa nesta aquisição.
Abraço  _convivio_
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1229 em: 01 de Abril de 2017, 12:42 »
Boas pessoal os LEDS COB são melhor que os SMD certo?

É que quero trocar a lampada traseira de travão/presença da nexus e estava a pensar nbuma destas: http://www.ebay.com/itm/222143010512?_trksid=p2055119.m1438.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT

http://www.ebay.com/itm/361931008572?_trksid=p2055119.m1438.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT

as lampadas são iguais mas o problema é que a lampada que lá está é branca e tenho algum receio de colocar uma lampada led branca e depois a luz não ficar bem vermelha devido ao alto brilho do led em relação à cor original não pretendo ter problemas com a  _policia_

E será que a vermelha não fica uma cor muito escura? já alguém utilizou estas lampadas?

Abraço
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1230 em: 03 de Abril de 2017, 10:17 »
Nuns posts mais atrás fiz um teste a essas lâmpadas.
Resumindo:

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,18818.msg90078686.html#msg90078686

Tens de comprar vermelhas, dão uma luz espetacular e não ficas com o farolim "escuro".
Se compras brancas vai ficar de um rosa estranho.

Tenta encontrar umas cree,  procura no ebay por 1157 cree red
(estas lâmpadas são de duas funções stop e posição, parece-me que é isso que procuras)

Algumas lâmpadas têm os LEDs todos da cree outras apenas o da lente.
Talvez estas ultimas, por serem mais baratas, sejam a melhor opção.

Não sejas parvo (como eu...) e manda vir 4 lâmpadas. Há sempre uma que pifa na primeira semana! Por €3 não vale a pena arranjar dores de cabeça.

Vai contado!

Offline Sergius

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2015
  • Mensagens: 54
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1231 em: 03 de Abril de 2017, 11:04 »
A encomenda já chegou, ver se arranjo um tempinho para trocar.




Editado os links (19/10/2017)
« Última modificação: 19 de Outubro de 2017, 12:15 por Sergius »

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1232 em: 03 de Abril de 2017, 13:00 »
Muito boa pinta!
Documenta isso tudo e põe aqui, estou muito curioso

Offline Sergius

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2015
  • Mensagens: 54
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1233 em: 03 de Abril de 2017, 15:50 »
Vi um review e pareceu interessante e o balatro é em metal, acho que há uns que são plástico. Vamos lá ver se não é uma grande banhada...



Editado o link (19/07/2017)
« Última modificação: 19 de Outubro de 2017, 12:19 por Sergius »

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1234 em: 03 de Abril de 2017, 21:21 »
Nuns posts mais atrás fiz um teste a essas lâmpadas.
Resumindo:

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,18818.msg90078686.html#msg90078686

Tens de comprar vermelhas, dão uma luz espetacular e não ficas com o farolim "escuro".
Se compras brancas vai ficar de um rosa estranho.

Tenta encontrar umas cree,  procura no ebay por 1157 cree red
(estas lâmpadas são de duas funções stop e posição, parece-me que é isso que procuras)

Algumas lâmpadas têm os LEDs todos da cree outras apenas o da lente.
Talvez estas ultimas, por serem mais baratas, sejam a melhor opção.

Não sejas parvo (como eu...) e manda vir 4 lâmpadas. Há sempre uma que pifa na primeira semana! Por €3 não vale a pena arranjar dores de cabeça.

Vai contado!

Companheiro obrigado vou procurar pelas que referes visto teres experimentado as que postei e não gostas-te.

Abraço
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1235 em: 04 de Abril de 2017, 13:13 »
As tais cree vermelhas ficam assim:





Como podes ver não fica escuro com LEDs vermelhos.
A luz que isto manda em stops impressiona!
(fotos só com os mínimos)



« Última modificação: 04 de Abril de 2017, 13:18 por Mercurio »

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1236 em: 04 de Abril de 2017, 21:15 »
Obrigado  _pol_

Bem nem é preciso tanto haha o pessoal ate vai ficar a milhas de distancia da Nexus  _lol_ só para não me verem a travar  _mau_
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1237 em: 13 de Abril de 2017, 17:26 »
Finalmente tive tempo de instalar a nova lâmpada LED na minha Sw-T. Apenas instalei o médio porque o máximo é pouco usado, está com bom aspeto e quando o uso a fazer sinais de luzes, principalmente à noite, parece que está a relampejar.  >:D >:D >:D

O principal motivo da troca foi o seguinte:




Como podem ver, um dos LED ficou totalmente castanho. Apesar de ainda dar boa luz, por causa daquele LED a luz que a lâmpada dava era um misto branco/amarelo que ficava sem graça nenhuma. Talvez isto se deva à bricolage que tive de fazer na lâmpada para ela me caber na ótica, como cortei parte do alumínio junto à ventoinha da lâmpada provavelmente o arrefecimento não se procedeu como devia.

Entretanto vieram estas:



H7, com dissipador passivo e um sistema de instalação muito mais prático.

Os LED ficam praticamente no mesmo local do filamento de uma H7 de halogéneo o que comprovei ser verdade:





A lâmpada tem um sistema que permite encurtar a lâmpada para que se instale em locais com menos espaço, tudo graças a um "pescoço" de alumínio que aumenta o seu comprimento.





Com a lâmpada no seu comprimento maior podemos montar a capa de borracha posterior do farol sem qualquer problema. Na posição mais curta não sei se será possível.

O driver é de muito boa qualidade, apesar de plástico não tem aquele ar "baratucho" e a ligação à lâmpada é feita por intermédio de 4 pinos com um travessão de plástico que apenas permite uma posição de montagem. A ligação é coberta por uma rosca de plástico que torna a lâmpada 100% à prova de água.





São ainda fornecidas duas abraçadeiras de plástico e um adesivo para o driver.

Em termos de montagem, posso dizer que nunca tive umas lâmpadas tão fáceis de montar como estas, graças ao sistema de rosca em vez de encaixe, além de permitirem montar a capa posterior do farol sem qualquer dificuldade.

Vamos agora ao que interessa, a iluminação propriamente dita. Ainda não tive oportunidade de a testar à noite em estrada, apenas numa garagem às escuras. Para já, as primeiras opiniões são mistas. Por um lado, distribui muito melhor a luz do que a lâmpada anterior. Apontando para a parede, forma um limite superior exatamente como uma lâmpada de halogéneo, enquanto que a lâmpada anterior tinha mais um efeito "bola". Por outro lado, notam-se algumas sombras negras no meio da luz que é projetada. Ainda vou tentar montar a lâmpada com os LED para cima e para baixo para ver o efeito. Mesmo esse procedimento é fácil, basta desaparafusar 4 pequenos parafusos, colocar a lâmpada na outra posição e voltar a aparafusar tudo.

Em termos de luminosidade não fica nada atrás da anterior, cor branco puro, sem qualquer reflexo de azul, com uma grande intensidade.

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1238 em: 14 de Abril de 2017, 11:17 »
Excelente review.
Dependendo da tua apreciação final, vou mandar vir umas iguais para um projeto novo.


jpgjpg

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1239 em: 19 de Abril de 2017, 20:01 »
E eu que ainda não montei as minhas?!?

Offline Sergius

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2015
  • Mensagens: 54
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1240 em: 26 de Abril de 2017, 12:26 »
Boas Companheiros,

Já troquei a lâmpada de halogéneo para a de LED.

Não fiquei convencido, o LED em médio dá uma luz razoável mas o máximo não é grande coisa, para não dizer que é péssimo.
Acho que a lâmpada de halogéneo não fica atrás, o LED espalha muito a luz e ao passar por um túnel não me pareceu iluminar o chão de forma correta. Esteticamente é melhor fica da cor dos outros led's.

Na minha opinião, se a lâmpada fosse construída para estar na horizontal as tantas funcionava melhor, porque esta emite a luz para os lados e a de halogéneo o médio é para cima e o máximo é 360º, não se se existe uma que funcione dessa forma, médio em cima e máximo led em cima e em baixo.

Halogéneo (Philips H4 BlueVision):



Médio:


Máximo:



LED (Nighteye H4 Luxeon MZ LEDs):





Médio:


Máximo:


Editado os links (19/10/2017)
« Última modificação: 19 de Outubro de 2017, 12:31 por Sergius »

Offline cmiguelq

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 539
  • Localidade: EVORA
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1241 em: 26 de Abril de 2017, 22:28 »
Boas pessoal, comprei estes Led pra minha Tracer 700, a dúvida é só uma.. Em que sentido ficam a apontar os leds, ficam de lado ou pra cima e baixo tendo em conta q tem dos dois lados?

https://pt.aliexpress.com/item/Auxmart-Car-Headlight-Kit-LED-H4-HB3-9005-HB4-9006-H11-H7-50W-set-8000lm-CSP/32724472183.html?spm=2114.13010608.0.0.t1bPYY

Enviado do meu ONEPLUS A3003 através de Tapatalk
« Última modificação: 26 de Abril de 2017, 22:29 por cmiguelq »

pjmartinho

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1242 em: 26 de Abril de 2017, 22:34 »
Boas pessoal, comprei estes Led pra minha Tracer 700, a dúvida é só uma.. Em que sentido ficam a apontar os leds, ficam de lado ou pra cima e baixo tendo em conta q tem dos dois lados?

https://pt.aliexpress.com/item/Auxmart-Car-Headlight-Kit-LED-H4-HB3-9005-HB4-9006-H11-H7-50W-set-8000lm-CSP/32724472183.html?spm=2114.13010608.0.0.t1bPYY

Enviado do meu ONEPLUS A3003 através de Tapatalk

Esses são para ficar "de lado" pois têm aquela aba para não deixar a luz ir para o lado de baixo.

Offline cmiguelq

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 539
  • Localidade: EVORA
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1243 em: 26 de Abril de 2017, 22:36 »
Obrigado companheiro!

Enviado do meu ONEPLUS A3003 através de Tapatalk


Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1244 em: 17 de Maio de 2017, 10:55 »
Então e novidades em relação a conversão para leds que dizem de quem fez a alteração estão satisfeitos?

Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1245 em: 17 de Maio de 2017, 11:05 »
Eu na pcx estou 90%satisfeito , em médios sem dúvida 5 estrelas em máximos fica muito é desejar... Tenho sempre a opção de meter olho de boi ..mas ainda não testei...




Tenho cá outro kit em casa posso fazer um vídeo com o teste .. mas acho que nem assim.. em máximos é para a banhada..lol
Enviado do meu T06 através de Tapatalk
« Última modificação: 17 de Maio de 2017, 11:08 por Sergio-fininho »

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1246 em: 17 de Maio de 2017, 11:19 »
Pois tenho visto muita gente satisfeita com os medios , mas não tanto com os maximos.

Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1247 em: 17 de Maio de 2017, 11:39 »
A minha faz mais luz assim em volta da mota ,..mas projectar para a frente " está quieto" ..lol mas em A.E é a noite 5 estrelas...

Como podem ver aqui..



Enviado do meu T06 através de Tapatalk


Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1248 em: 12 de Junho de 2017, 10:10 »
Algumas lâmpadas H4 LED não projetam bem os máximos devido ao ponto emissor de luz estar um pouco adiantado do ponto de foco ideal.
 Há lâmpadas que têm uma rosca para afinação, ou seja, é possível deslocar o ponto emissor de luz um pouco para a frente ou para trás.

Nas lâmpadas que não têm essa afinação pode-se usar uma anilha entre a lâmpada e o farol para fazer recuar a lâmpada.
Na moto de um amigo fiz isso,  usei uma anilha de borracha de máquina de lavar.
Algo assim



Neste caso resultou em cheio. Ao recuar a lâmpada o ponto de foco ficou perfeito.
Podem fazer a experiência com uma (ou duas) "anilha"de cartolina.

Claramente, os faróis que levam lâmpadas H4 são os mais sensíveis à adaptação LED mas com um pouco de engenho e paciência ficam perfeitos.
 
Se têm acesso fácil à lâmpada podem até manualmente chegar a lâmpada para trás e ver qual o efeito.

« Última modificação: 12 de Junho de 2017, 10:14 por Mercurio »

Joaocruz

  • Visitante
Re: Há vida para lá do Halogéneo e do HID - LED
« Responder #1249 em: 13 de Agosto de 2017, 01:01 »
Mercurio, chegou a minha vez de mudar o Xenon para Led.
O que me recomendas para H-7 55w, mas compatível com o canbus das BM?

PS: Nesta última sexta, numa operação stop na Ponte 25/04, o policia foi bem claro. Teria de retirar o xenon e a próxima vez que lá passar eles não vão perdoar... e é apreensão da moto + multa + inspeção extraordinária....