Autor Tópico: IMTT - Atraso na emissão das cartas  (Lida 35316 vezes)

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
IMTT - Atraso na emissão das cartas
« em: 18 de Março de 2014, 13:31 »
Hoje ía toda feita para tratar da renovação da carta de condução, visto que este ano atinjo o meio século  _corado_  e fui avisada de que estão a demorar em média 6 a 9 meses a enviar as novas cartas de condução.
Ora como eu sou irrequieta e ando sempre entre Portugal e Espanha, fiquei indecisa, porque já em Abril está em cima da mesa um pulinho aos Picos, e no Verão é quase certo que pelo menos a Espanha vou, pelo que estou "entalada":
Se renovo agora, não tenho carta para Abril;
Se renovo em Maio, não tenho carta para Agosto, e se fico á espera, arrisco sair do país com carta e voltar sem ela, porque em 31/07/2014 PUFT...


Partilhem as vossas experiências para eu (e o resto da malta) ter uma noção mais realista do que me espera  _pensador_ e já agora, se alguém aqui conhecer forma de contornar (sem ser a carta Internacional, claro, porque a culpa não é minha, e mais 30 € não é opção) digam  _pol_
« Última modificação: 18 de Março de 2014, 13:31 por cristina »

§u§y

  • Visitante
Re: IMTT - Atraso na emissão das cartas
« Responder #1 em: 18 de Março de 2014, 14:14 »
Olá Cristina! Eu posso te dzr que em Setembro do ano passado pedi uma alteração de morada para a minha carta e ainda não chegou a carta actualizada a casa... Em Dezembro acrescentei-lhe a valência das duas rodas e como é natural também ainda não apareceu nada na caixa do correio. Por isso o melhor é tratar do assunto qd puder estar largos meses á espera da carta actualizada.
Espero ter ajudado!  :)

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: IMTT - Atraso na emissão das cartas
« Responder #2 em: 18 de Março de 2014, 14:16 »
A minha maria tirou a carta em janeiro e já CA esta.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Duas Rodas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2012
  • Mensagens: 719
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 300
Re: IMTT - Atraso na emissão das cartas
« Responder #3 em: 18 de Março de 2014, 14:49 »
A minha mulher pediu alteração da morada em Setembro do ano passado, já revalidou a guia provisória 2 vezes e ainda está à espera da carta. _Zang_
Honda SW-T400 (09/2016) 27870 km>71380 km
Yamaha Xmax 300 (02/2021) 0km >

Cromix

  • Visitante
Re: IMTT - Atraso na emissão das cartas
« Responder #4 em: 18 de Março de 2014, 14:52 »
A minha mulher esta desde junho a espera de carta. Eu tirei a carta de mota em Outubro e em novembro recebi a carta em casa.
 Go figure...

Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk


Offline Purplewitch

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2013
  • Mensagens: 97
  • Localidade: Barreiro
  • Membro nº4959
  • Marca: Pendura
  • Modelo: PFSCOSTA
Re: IMTT - Atraso na emissão das cartas
« Responder #5 em: 18 de Março de 2014, 16:07 »
O Pedro tratou da atualização da carta por causa da morada em Abril do ano passado e só a recebeu em Janeiro ou Fevereiro deste ano e sem lhe terem colocado o averbamento da A1.... tratou em Lisboa e foi enviada pela entidade responsável do Alentejo.
Talvez se tratares no Alentejo seja mais rápido!

Boa sorte!

Cromix

  • Visitante
Re: IMTT - Atraso na emissão das cartas
« Responder #6 em: 18 de Março de 2014, 17:19 »
O Pedro tratou da atualização da carta por causa da morada em Abril do ano passado e só a recebeu em Janeiro ou Fevereiro deste ano e sem lhe terem colocado o averbamento da A1.... tratou em Lisboa e foi enviada pela entidade responsável do Alentejo.
Talvez se tratares no Alentejo seja mais rápido!

Boa sorte!

O averbamento A1 só e colocado a quem tem carta de mota.

A habilitação para condução de 125cc é parte integrante do averbamento B caso o condutor tenha mais que 25 anos.

Salvo erro eles em tempos averbaram A1 a todos os que tinha carta B e + de 25 anos, mas deixaram de o fazer

Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk


antonio.manuel

  • Visitante
Re: IMTT - Atraso na emissão das cartas
« Responder #7 em: 18 de Março de 2014, 17:30 »
Mais um á espera da carta .

Renovei em Setembro por motivo idade e ainda estou á espera  _Zang_  (loja cidadão informou que estavam a demorar cerca de 11a 12 meses).

Offline RogerNeto

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 204
  • Localidade: Lagoa - Algarve
  • Marca: HONDA
  • Modelo: FORZA 750
Re: IMTT - Atraso na emissão das cartas
« Responder #8 em: 18 de Março de 2014, 18:19 »
Estou com o mesmo problema,
Preciso ir a Espanha urgentemente e quero ir de moto, estou preso, sem ter sido condenado.

Conclui o exame de motociclos em 11 de Novembro 2013 os 120 dias já lá vão, no dia 11 de Março estive no IMT em Faro, depois duma grande seca de espera carimbo com validade para mais 180 dias.

Ontem fiz uma reclamação por escrito e enviei para a sede  IMT Lisboa.

É inadmissível, quando o nosso primeiro ministro apregoa de boca cheia que as instituições estão ao serviço dos contribuintes.
É o País que nós temos.  _thumbdown_

Reclamem, reclamem, reclamem.................



Sym GTS125i CBS de 30/12/2011 a 01/02/2014 com 23.713,6Km de prazer.
Suzuki Burgman AN 400 L03-1/02/2014 a 16/10/2015, com 29.531Km de prazer.
Suzuki Burgman AN 650 Z Exec. 0Km 21/10/2015 a 26/08/2021, foram 69.180Km de prazer.
Honda Forza 750, 0Km 26/08/2021

Marco46

  • Visitante
Re: IMTT - Atraso na emissão das cartas
« Responder #9 em: 18 de Março de 2014, 18:20 »

Amigos,

se voçes têm e ficam com a guia provisoria, para que essa preocupação??  Desde que tenhamos um documento valido, que interessa isso.

andei 9 meses com uma guia provisoria por alteraçao de morada sem qualquer tipo de problema. :)


saudações

 _convivio_

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: IMTT - Atraso na emissão das cartas
« Responder #10 em: 18 de Março de 2014, 18:31 »
Amigos,

se voçes têm e ficam com a guia provisoria, para que essa preocupação??  Desde que tenhamos um documento valido, que interessa isso.

andei 9 meses com uma guia provisoria por alteraçao de morada sem qualquer tipo de problema. :)


saudações

 _convivio_

Mas para quem quer sair do país!! é complicado, penso eu!!!!  _pensador_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Marco46

  • Visitante
Re: IMTT - Atraso na emissão das cartas
« Responder #11 em: 18 de Março de 2014, 18:49 »

complicado??

Fui a Espanha varias vezes sem qualquer problema. Que culpa tens tu da nulidade que sao os serviços em Portugal?

nao foi culpa tua, portanto jamais deixaria de fazer algo por ter um papel substituto de um documento qualquer!!

Como somos um atraso de vida em tudo, já nada me espanta.  _thumbdown_

Offline fantasma

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 58
  • Localidade: rio de mouro
  • Marca: KAWASAKI
  • Modelo: VERSYS 650
Re: IMTT - Atraso na emissão das cartas
« Responder #12 em: 18 de Março de 2014, 19:57 »
Olá Cristina. Olha cuidado que as guias provisórias não servem fora do nosso país.Vou dar-te uma solução mas que actualmente desconheço os custos que é agarrares nas guias provisórias e vais ao automóvel clube de portugal e pedes uma carta internacional provisória de substituição da tua, antes custava por volta de 46 euros e durava enquanto durasse as tuas guias do IMTT mas penso que agora só vale por 30 dias, mas não estou bem certo! Informa-te melhor. Antes costumava andar pela Europa em trabalho e ouvia outros colegas a falar disso. Tudo de bom e boas curvas. scooter_

Cromix

  • Visitante
Re: IMTT - Atraso na emissão das cartas
« Responder #13 em: 18 de Março de 2014, 20:23 »
complicado??

Fui a Espanha varias vezes sem qualquer problema. Que culpa tens tu da nulidade que sao os serviços em Portugal?

nao foi culpa tua, portanto jamais deixaria de fazer algo por ter um papel substituto de um documento qualquer!!

Como somos um atraso de vida em tudo, já nada me espanta.  _thumbdown_

A guia só é valida em portugal. Se fores apanhado em Espanha ou qualquer outro país com a guia é como.estares a conduzir sem carta.

 Normalmente es logo avisado disso quando tiras/renovas a carta.

O que não é normal é o atraso na emissao, sei de fonte quase segura que o imtt de lisboa tem menos de 5 pessoas a tratar desses processos.

Enfim... Para receber o valor da taxa de emissão não há atrasos...

Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk


Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8
Re: IMTT - Atraso na emissão das cartas
« Responder #14 em: 18 de Março de 2014, 21:11 »

Eu e a minha filha estamos à espera desde Agosto.  A guia caduca no próximo mês e já me disseram que o mais provável é ter que a renovar pela segunda vez.  :P

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: IMTT - Atraso na emissão das cartas
« Responder #15 em: 19 de Março de 2014, 13:13 »
Olá Cristina. Olha cuidado que as guias provisórias não servem fora do nosso país.Vou dar-te uma solução mas que actualmente desconheço os custos que é agarrares nas guias provisórias e vais ao automóvel clube de portugal e pedes uma carta internacional provisória de substituição da tua, antes custava por volta de 46 euros e durava enquanto durasse as tuas guias do IMTT mas penso que agora só vale por 30 dias, mas não estou bem certo! Informa-te melhor. Antes costumava andar pela Europa em trabalho e ouvia outros colegas a falar disso. Tudo de bom e boas curvas. scooter_

O meu problema é mesmo esse! não  poder circular fora de Portugal com guia, e como disse no post inicial, a carta internacional não é opção por causa do custo, visto que eu não tenho culpa da ineficácia dos serviços!  _Zang_

No século passado, quando as nossas cartas eram cor de rosa e tinham agrafado o AR da mudança de morada, também não eram aceites na maioria dos paises, e por isso nessa altura, tive que recorrer á carta internacional do ACP, mas agora, é um absurdo, pois eu não tenho culpa que tenham antecipado a idade da revalidação, e muito menos tenho culpa que não consigam num prazo razoável IMPRIMIR um documento que é todo produzido informáticamente!
Só mesmo neste 3º mundo!
Como já passei por este filme quando tirei as restrições da carta (antes tinha óculos) e novamente aquando da última renovação do meu pai, em que andei a correr para lá a apanhar carimbos, já sei como funciona, e até que ponto levam o desprezo pelo utente, e comecei já com um pedido de esclarecimento, que se não tover resposta num prazo de 15 dias, vai ter seguimento por carta registada com AR que dá mais trabalho, mas também desperta mais atenção!

Quando tirei as restrições, acabei por perder a paciência e á 4ª falta ao trabalho para lá ir, passei o segurança e entrei para o edifício. Fui subindo e pedindo o livro de reclamações, que ninguém sabia onde estava. A dada altura entrei num gabinete com caixas de cartas, e qual não é o meu espanto quando vejo num dos montes a minha...
Saí de lá com ela  _Rolley_



Marco46

  • Visitante
Re: IMTT - Atraso na emissão das cartas
« Responder #16 em: 19 de Março de 2014, 19:05 »
Caro Cromix,

ate pode ser, mas eu jamais deixaria de sair do Pais, por nao ter papeis legais, e continuarei a faze-lo sem qualquer hesitaçao, estando eu sem culpa!!

Fui varias vezes a Ayamonte às compras e uma vez a Adrada aos meus tios sem qualquer receio!

É ridiculo!!

« Última modificação: 19 de Março de 2014, 19:06 por Marco46 »

Cromix

  • Visitante
Re: IMTT - Atraso na emissão das cartas
« Responder #17 em: 19 de Março de 2014, 19:15 »
Caro Cromix,

ate pode ser, mas eu jamais deixaria de sair do Pais, por nao ter papeis legais, e continuarei a faze-lo sem qualquer hesitaçao, estando eu sem culpa!!

Fui varias vezes a Ayamonte às compras e uma vez a Adrada aos meus tios sem qualquer receio!

É ridiculo!!

Compreendo e ate concordo com o ponto de vista, e para mim é inaceitavel o atraso atual nas emissoes de carta.

O problema é que quem vai de férias  ou passear de mota nao vai querer correr o risco de ser mandado parar e lhe dizerem qie esta a comenter um crime de conduzir sem habilitação legal, ou documento que a comprove.

Claro que a culpa não é nossa, e nao temos a responsabilidade do atraso.  Mas quem nem sequer que saber disso são as autoridades espanholas.

É um risco que cada um toma se quiser. Mas a verdade é que conduzir com a guia provisória fora de Portugal é a mesma coisa que não ter carta pois o documento não é valido.

Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk


Offline RogerNeto

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 204
  • Localidade: Lagoa - Algarve
  • Marca: HONDA
  • Modelo: FORZA 750
Re: IMTT - Atraso na emissão das cartas
« Responder #18 em: 24 de Março de 2014, 18:32 »
Depois da reclamação enviada no dia 17/03  para o IMT, no dia 23 chega a justificação e as desculpas.

 _Zang_  _martelada_  _Zang_  _martelada_  _Zang_ _Zang_ _Zang_

Exmo. Senhor
Rogério Neto,
 
Recebemos a sua reclamação à qual demos a maior atenção e será integrada no processo de melhoria contínua dos Serviços do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P.
 
Informamos que o pedido XXXXXXXXXXXXXXXXXXX (carta de condução XX-XXXXX) foi validado, aguardando, de momento, a digitalização da fotografia e da assinatura do condutor, seguindo posteriormente para personalização e expedição pelos CTT.
 
Registando-se atualmente uma morosidade superior à desejável na satisfação deste procedimento, não nos é possível neste momento adiantar uma data de entrega da sua carta de condução. Apresentamos desde já as nossas desculpas, agradecendo antecipadamente a sua compreensão.
 
A guia de substituição da carta, estando expirada ou a expirar, poderá ser revalidada num dos Balcões de Atendimento do serviço regional e distrital do IMT ou nas Lojas do Cidadão onde o IMT está presente (Braga, Coimbra, Lisboa - Laranjeiras, Setúbal, Viseu e Porto).
 
A guia de substituição da carta só habilita o seu titular a conduzir em território nacional. Caso pretenda conduzir no estrangeiro antes de receber a carta de condução, terá de solicitar a emissão de uma licença internacional de condução, que deve acompanhar sempre a guia de substituição. Esta pode ser emitida pelo IMT ou pelo ACP.
 
Nem todos os países aceitam a guia de substituição mesmo que acompanhada pela licença internacional. Assim, sugerimos que confirme junto das autoridades do(s) país(es) onde pretende conduzir em que condições o poderá fazer.
 
Caso opte por solicitar a sua emissão junto dos serviços do IMT, deve apresentar os seguintes documentos:
·         Exibição do documento de identificação;

·         Exibição da carta de condução válida ou da guia de substituição;

·         Apresentação do Número de Identificação Fiscal;

·         Duas fotografias atuais (tipo passe), a cores e de fundo liso e claro.

Formulário Modelo 1 IMT, quando a entrega dos documentos não seja efetuada pelo próprio
 
Melhores cumprimentos,
 
Hugo Leite
 
Departamento de Habilitação e Registo de Condutores
Direção de Serviços de Formação e Certificação - DSFC
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P.
Telef. +351 21 794 90 00 | Fax +351 21 797 37 77 | imt@imt-ip.pt | www.imt-ip.pt
 
IMT_assinatura_email
Sym GTS125i CBS de 30/12/2011 a 01/02/2014 com 23.713,6Km de prazer.
Suzuki Burgman AN 400 L03-1/02/2014 a 16/10/2015, com 29.531Km de prazer.
Suzuki Burgman AN 650 Z Exec. 0Km 21/10/2015 a 26/08/2021, foram 69.180Km de prazer.
Honda Forza 750, 0Km 26/08/2021

vasco

  • Visitante
Re: IMTT - Atraso na emissão das cartas
« Responder #19 em: 07 de Maio de 2014, 18:06 »
Fiz uma mudança de morada em agosto de 2013 ainda estou a espera mais um carimbo valido por 4 meses lol

Offline horacioalgar

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Albufeira
  • Gosto de viajar de scooter (Nuvem Branca)
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Tmax 500 abs
Re: IMTT - Atraso na emissão das cartas
« Responder #20 em: 07 de Maio de 2014, 22:32 »
Só ontem é que recebi a minha carta, após renovação em Setembro do ano 2013  _Zang_ _Zang_  _Zang_  _martelada_ _martelada_ _martelada_

Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8
Re: IMTT - Atraso na emissão das cartas
« Responder #21 em: 07 de Maio de 2014, 22:43 »


Continuo à espera da minha, cujo pedido de renovação foi feito em Agosto de 2013. Já vou na terceira guia. As duas primeiras tinham a validade de 4 meses e esta última já tem validade de 6 meses. Talvez este alargamento do prazo de validade queira dizer qualquer coisa em relação às expectativas que o IMTT tem em resolver a situação... _Rolley_


jordax

  • Visitante
Re: IMTT - Atraso na emissão das cartas
« Responder #22 em: 07 de Maio de 2014, 23:03 »
eu tirei a carta de pesados em fev. 2013 e ando com guias desde essa , altura e o mais giro é que no estrangeiro as guias não são válidas...

jordax

  • Visitante
Re: IMTT - Atraso na emissão das cartas
« Responder #23 em: 07 de Maio de 2014, 23:06 »
tendo em conta que a partir dessa data passo a ter de renovar a carta de 5 em 5 anos , isso quer dizer que tenho de a renovar com 1 ano de antecedência pela menos...

Offline jorgevaz

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 329
Re: IMTT - Atraso na emissão das cartas
« Responder #24 em: 08 de Maio de 2014, 00:10 »
Xiiiiiii  _confuso_

até aqui se vê a vantagem do CPM...

Em setembro de 2013 fui "obrigado" pela alteração imposta pelos iluminados a renovar a carta por limite de idade (meio século, no entanto continuo a ver "velhinhos" de oitenta e tal anos a circular em auto-estrada em sentido contrário).

Em janeiro perdi meio dia de trabalho com o consequente prejuizo para a minha pessoa para "botar" novo carimbo na guia (válida por 120 dias)

hoje ao ver este post relembrei-me que ando autorizado por uma guia, ao olhar para ela verifico que 120 dias após a ultima validação ando à 3 dias a infrigir a lei...

... resumindo, porque não tnho vida para pagar coimas cuja responsabilidade até nem seja minha, amanhã lá vou ter que perder mais meio dia de trabalho (que o patrão desconta e consequentemente é menos uns 3 ptatos de sopa no mês) para ira para a fila de uma qualquer delegação do IMTT para colocar mais um carimbo com 120 dias de validdade...

Assumindo o papel de português de portugal será ou não caso de dizer...

"FOD*-SE" porque tenho eu cidadão português cumpridor de todos os seus compromissos ser responsabilizado pela incompetência dos serviços do estado....

Politicamente e correctamente falando é este o desabafo de um cidadão que se está a sentir "sodomizado" (e este da carta é só uma gota de água...)

 _martelada_ _Zang_ _martelada_ _Zang_