Autor Tópico: União Europeia "aperta" Inspecções  (Lida 8201 vezes)

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
União Europeia "aperta" Inspecções
« em: 13 de Março de 2014, 08:34 »
As regras que estabelecem as normas mínimas para o controlo da segurança dos automóveis têm 37 anos e, desde a data em que foram criadas têm sofrido pequenas actualizações.

Com o objetivo de adequá-las às necessidades reais e de reduzir em 36.000 os acidentes que são provocados por falhas técnicas dos veículos e evitar 1.200 mortes, o Parlamento Europeu aprovou regras de inspeção mais rigorosas.

Um teste obrigatório para scooters e motas; o aumento da frequência das inspeções a veículos com elevada quilometragem, como é o caso dos táxis e das ambulâncias; e melhorar a qualidade dos testes de veículos são algumas das novas normas que devem ser aplicadas pelos países membros da EU.


(in: Jornal Destak 13-03-2014)

Offline sestevao

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 165
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i 2008
Re: União Europeia "aperta" Inspecções
« Responder #1 em: 13 de Março de 2014, 14:32 »
Sendo uma Noticia Destak... é de fiar  ;D ainda por cima em excusivo


Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: União Europeia "aperta" Inspecções
« Responder #2 em: 15 de Março de 2014, 22:26 »
Sendo do "destak" ou outros , a noticia é real. Aliás....durante estes ultimos anos vão saindo estas noticias. Eles (governo ) vão tentando que as inpecções vão para a frente, e consecutivamente vão sendo adiadas não estando ainda reunidas todas as condições. Desta vez não foi diferente pois a seguir a esta noticia surgiu outra em que relatavam que iam voltar à carga para 2020.

Com certeza que para o proximo ano vão voltar a falar nisto.

E como isto tudo é muito incerto só aconselho a quem mexe muito nas motas , pelo menos esteticamente , que vá guardando as ponteiras de escape de origem e tal... porque muito do material de se coloca de novo nem sempre cumpre as normas de ruido, apesar de serem vendidos como tal. Depois vão-se queixar ao representante do material e ao PAPA que nada vos ajuda.
E a quem "limpa" as motas todas de espelhos e piscas e afins que os volte a colocar porque nas inspecções acho que davam logo pela falta deles e mesmo actualmente nas operações de STOP também!  ;D    Mudem para acessórios esteticamente mais bonitos se os de origem não vos agrada, mas usem-nos. Aumenta a segurança de todos e as multas doem que farta! (Eu sei...  _Rolley_ )

É obvio que a malta das scooters não sofre muito destes problemas porque vem quase tudo integrado  e portam-se todos muito bem!  _Rolley_  ;)      _lol_
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: União Europeia "aperta" Inspecções
« Responder #3 em: 16 de Março de 2014, 07:28 »
"Não há fumo, sem fogo..."  _pensador_
Quando se (re)começa a falar de qualquer coisa que implique receitas para o Estado, o melhor é ficar atento, pois, mais cedo ou mais tarde, as medidas serão implementadas nem que tenha que se dizer que a culpa é das "medidas comunitárias", "das Convenções Internacionais" ...

Busas

  • Visitante
Re: União Europeia "aperta" Inspecções
« Responder #4 em: 16 de Março de 2014, 07:49 »
Até ser posto em prática...com meios para tal...ainda é aprovada a categoria café racer... _convivio_ _lol_ em que tudo não é defeito...é feitio :) _vinho_

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: União Europeia "aperta" Inspecções
« Responder #5 em: 16 de Março de 2014, 09:13 »
Sou e serei a favor das inspecções pois anda muito cancro na rua sem ter condições de segurança,por outro lados semelhança das 4 rodas vai haver muita corrupção ,gente que prefere pagar a andar seguro e legal.sou contra e se me quiserem xumbar por mesquinhices  chamo a policia e não pago a inspeção e escrevo no livro
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: União Europeia "aperta" Inspecções
« Responder #6 em: 16 de Março de 2014, 10:52 »
Eu tenho a mesma opinião que tinha quando se falou deste assunto aqui à uns meses atrás....sou a favor das inspecções.

Existem casos e casos e bem sei que por uns pagam todos, mas tenho visto casos de "quitanços" de motos que não lembram a ninguém, com escapes não certificados que se ouvem a +de 500m e extremamente incomodativos, alterações das jantes de forma exagerada, motos que andam com pneus a dar as últimas e que representam um perigo constante para eles e para os outros, motos sem luzes de indicação de mudança de direcção, motos sem ter os stop's a funcionar, motos que ao invés de terem um farol....substituíram por um foco manhoso de luzes Led que só serve para o estilo...e a lista continuava.

Por isso, eu sou dos que estão A FAVOR das Inspecções aos motociclos.

Offline adolfo lima

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2011
  • Mensagens: 273
  • Localidade: Monte Redondo - Leiria
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 400 K7
Re: União Europeia "aperta" Inspecções
« Responder #7 em: 24 de Março de 2014, 00:37 »
Eu tenho a mesma opinião que tinha quando se falou deste assunto aqui à uns meses atrás....sou a favor das inspecções.

Existem casos e casos e bem sei que por uns pagam todos, mas tenho visto casos de "quitanços" de motos que não lembram a ninguém, com escapes não certificados que se ouvem a +de 500m e extremamente incomodativos, alterações das jantes de forma exagerada, motos que andam com pneus a dar as últimas e que representam um perigo constante para eles e para os outros, motos sem luzes de indicação de mudança de direcção, motos sem ter os stop's a funcionar, motos que ao invés de terem um farol....substituíram por um foco manhoso de luzes Led que só serve para o estilo...e a lista continuava.

Por isso, eu sou dos que estão A FAVOR das Inspecções aos motociclos.


Subscrevo inteiramente o que escreves-te.  _palmas_ _palmas_ _palmas_


Adolfo
Casal K180, Sash Fuego V5, Yamaha tarjet, Yamaha xt 600, Honda Africa Twin, Hyosung Ms3 250, Suzuki Burman 400k7.

Consumo actual 4,0lts Suzuki Burgman - 52.100km
CPM nº 1908

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: União Europeia "aperta" Inspecções
« Responder #8 em: 24 de Março de 2014, 08:01 »
Os escapes que se ouvem a 500m têm um objectivo:

"Loud pipes save lives"

Se são incomodativos, paciência, têm outro objectivo mais nobre.


Eu tenho a mesma opinião que tinha quando se falou deste assunto aqui à uns meses atrás....sou a favor das inspecções.

Existem casos e casos e bem sei que por uns pagam todos, mas tenho visto casos de "quitanços" de motos que não lembram a ninguém, com escapes não certificados que se ouvem a +de 500m e extremamente incomodativos, alterações das jantes de forma exagerada, motos que andam com pneus a dar as últimas e que representam um perigo constante para eles e para os outros, motos sem luzes de indicação de mudança de direcção, motos sem ter os stop's a funcionar, motos que ao invés de terem um farol....substituíram por um foco manhoso de luzes Led que só serve para o estilo...e a lista continuava.

Por isso, eu sou dos que estão A FAVOR das Inspecções aos motociclos.

power-full

  • Visitante
Re: União Europeia "aperta" Inspecções
« Responder #9 em: 24 de Março de 2014, 08:50 »
eu nao sou nem a favor nem contra.. se tiver que fazer é na boa,,. se nao tiver de fazer é a mesma coisa,,lol
 la vao fazer-me montar os estranguladores na piaggio..lol

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: União Europeia "aperta" Inspecções
« Responder #10 em: 24 de Março de 2014, 13:06 »
Os escapes que se ouvem a 500m têm um objectivo:

"Loud pipes save lives"

Se são incomodativos, paciência, têm outro objectivo mais nobre.

Oh Pedro, o teu escape (da moto  _careta_) consegue ouvir-se bem e consegue cumprir a função sem ser desumanamente incomodativo; aqueles a que me refiro têm muito mais décibeis do que aquilo que pude testemunhar na tua.
E mais....o que colocaste não estará certificado, tenho ideia que sim?  _pensador_

Mas pronto, isto dos escapes é apenas e só uma de muitas coisas que vão mal nas estradas...sendo uma das piores o facto de haver quem ande com pneus que já passaram à muito todos os limites de desgaste.

« Última modificação: 24 de Março de 2014, 13:28 por Sapiens21 »

Rodrigues1

  • Visitante
Re: União Europeia "aperta" Inspecções
« Responder #11 em: 24 de Março de 2014, 14:06 »
Só estão á espera que os 4 anos de isenção de inspeção terminem após o boom das Scooters 125 poderem ser conduzidas com carta auto.

Começaram pelo IUC e agora....

Neste momento não compensa alterar os centros de inspeção para receberem as motas, mas preparem-se para daqui a 3 ou 4 anos ou talvez menos, voltarem a colocar tudo de origem porque vai chover dinheiro em reinspeções, principalmente as alteradas em cilindrada, existem tabelas de CO2 que detetam logo qual a cilindrada que a scooter possui, e se não estiver de acordo com o livrete sai uma multa grave equivalente a conduzir uma Moto sem carta.

Deixem estar as vossa meninas como vieram ao mundo, exceto as de corrida  _lol_



 




power-full

  • Visitante
Re: União Europeia "aperta" Inspecções
« Responder #12 em: 24 de Março de 2014, 16:30 »
Só estão á espera que os 4 anos de isenção de inspeção terminem após o boom das Scooters 125 poderem ser conduzidas com carta auto.

Começaram pelo IUC e agora....

Neste momento não compensa alterar os centros de inspeção para receberem as motas, mas preparem-se para daqui a 3 ou 4 anos ou talvez menos, voltarem a colocar tudo de origem porque vai chover dinheiro em reinspeções, principalmente as alteradas em cilindrada, existem tabelas de CO2 que detetam logo qual a cilindrada que a scooter possui, e se não estiver de acordo com o livrete sai uma multa grave equivalente a conduzir uma Moto sem carta.

Deixem estar as vossa meninas como vieram ao mundo, exceto as de corrida  _lol_

essa parte da cilindrada nao é bem assim.. pois conheço muitos carros 1200cc que tem motores 1400cc e nunca foi detectado nada
mas acho bem que isso seja visto,.,,lol

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: União Europeia "aperta" Inspecções
« Responder #13 em: 24 de Março de 2014, 18:26 »
Boas. Aí vai uma colherada.
Inspecções aos veículos, por princípio de acordo. Isto partindo do princípio (outra vez...) de que estas são transparentes e servem para melhorar a segurança dos condutores; e também, porque não dizê-lo?, como forma de controlo da qualidade das revisões feitas pelas oficinas às viaturas. Escrevi "por princípio" porque vejo demasiadas viaturas na estrada que me fazem interrogar se foram alvo de inspecção, e não me refiro somente aos "bafos" imensamente escuros dos escapes de alguns veículos... Falei em transparência. Não me alongarei no capítulo em relação às estórias de postos de inspecção que são mais... "exclusivos" e "liberais" que outros... É negócio, e o controlo público (entidades avaliadoras) deixa muito a desejar.
No que toca às motos, também a favor, se não for muito caro. Se for proporcional, e é de proporcionalidade que falarei a seguir.
Gostaria de testar o estado da minha suspensão, luzes, estado do motor... assim controlo a segurança do meu veículo e a qualidade do concessionário - eu não considero "expert" na matéria, sabem? E o concessionário pode ser um "gajo porreiro"... mas não é meu irmão.
Inspecções também por alguma Civilidade. Tal como há motos e também há motas... também há culturas e "kulturas". Como não alinho em "tribalismos": tanto me enoja ver um carro a tapar um passeio por completo, hipotecando a passagem aos peões, como ver uma mota atravessada "à Lagardère" obrigando alguém com um carro de bebé a passar pela rua; Dana-me sobremaneira levar com tangentes dos "enlatados" (dois amigos, ciclistas, mortos só porque dois filhos da mãe estavam convencidos que o "pisca" é só para encarecer o automóvel já é demais), mas também não gosto nada de ter um "moto-sexual" a carregar na embraiagem e no acelerador aos meus ouvidos para me dizer que tem "uma maior que a minha". Estamos a falar de inspecções, não me esqueci: talvez as inspecções lembrem a esta fauna com problemas de afirmação que sim, já inventaram a buzina para as motos há dezenas de anos! Motas sem piscas, escapes para resolver problemas psicológicos, luzes mais decorativas que outra coisa...
Inspecções sim, mas não para o negócio. Eu sei, estamos em Portugal... e isso preocupa-me, quando eu falo em Segurança outras pensam em Euros. Sim, esses mesmos que nos fazem pagar, proporcionalmente, mais impostos que os carros. Aqui incluo as portagens, "impostas" sem moralidade e proporcionalidade.
E, por fim, o já aqui falado IUC. Posso estar a atravessar "a linha que divide" do "off topic" mas arrisco. Há algo que nunca me convenceu no imposto de circulação sobre as 125: O espírito da "Lei das 125" era fazer com que encartados com determinadas condições (idade, etc.) pudessem substituir o seu automóvel por um veículo mais económico, menos gastador de combustível e menos ocupante do espaço das cidades, isto é, mais ecológico. Boa ideia! Eu e mais uns milhares de pessoas fomos nessa, deixámos o carro na garagem - parado, lembro, e pelo qual estamos a pagar Imposto de Circulação, também lembro. A ideia: "Você paga imposto de circulação por uma viatura de quatro rodas que está parada mas não paga pela de duas rodas de 125; é a compensação que lhe damos por não entupir a cidade e andar à chuva ao vento e, já agora, sujeito a ter duas vezes mais probabilidades de ter um acidente". Assim sendo, o que este governo fez não foi apenas sacar uns cobres à malta - "Ah, é só 5 euros", disseram os mais "compreensivos"... Não! O espírito sob o qual comprámos a 125 foi traído. Ao menos podiam ter reduzido as portagens a quem se fizesse transportar numa 125... nem isso!, paga-se o mesmo que se levássemos um SUV.
E não, não me apetece ter na mota a "via verde" que não tenho no carro só para ter "um desconto", quero equidade. Respeito!
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: União Europeia "aperta" Inspecções
« Responder #14 em: 06 de Abril de 2014, 20:37 »
Tens toda a razão companheiro ha e vai haver interesses e corrupção de certeza e vamos continuar a ver aberrações na estrada.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Marco46

  • Visitante
Re: União Europeia "aperta" Inspecções
« Responder #15 em: 06 de Abril de 2014, 21:16 »
quantos charutos andam ai a circularem todos decrepitos, quitanços que mais parecem chaminés da sacor, e não vejo nenhuma autoridade a multar e apreender esses carros.

Depois quem nao deve nao teme! E pelo que já ouvi, 50´s e 125´s estão fora do baralho, o que eles querem é motoes, porque esses veículos é que sao passivos de grandes alterações, sejam elas manhosas ou não!

Sem stress! ;)
« Última modificação: 06 de Abril de 2014, 22:37 por Marco46 »

Offline jiujiman

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2014
  • Mensagens: 293
  • Localidade: Loures
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Xciting 400i
Re: União Europeia "aperta" Inspecções
« Responder #16 em: 06 de Abril de 2014, 22:23 »
O meu ponto de vista é que se é obrigatório deve ser gratuito _lool_
Na vida ao olhares para trás, o que valeu foi a viagem e quem te acompanhou na dita

aseravat

  • Visitante
Re: União Europeia "aperta" Inspecções
« Responder #17 em: 06 de Abril de 2014, 23:03 »
Boas. Aí vai uma colherada.
Inspecções aos veículos, por princípio de acordo. Isto partindo do princípio (outra vez...) de que estas são transparentes e servem para melhorar a segurança dos condutores; e também, porque não dizê-lo?, como forma de controlo da qualidade das revisões feitas pelas oficinas às viaturas. Escrevi "por princípio" porque vejo demasiadas viaturas na estrada que me fazem interrogar se foram alvo de inspecção, e não me refiro somente aos "bafos" imensamente escuros dos escapes de alguns veículos... Falei em transparência. Não me alongarei no capítulo em relação às estórias de postos de inspecção que são mais... "exclusivos" e "liberais" que outros... É negócio, e o controlo público (entidades avaliadoras) deixa muito a desejar.
No que toca às motos, também a favor, se não for muito caro. Se for proporcional, e é de proporcionalidade que falarei a seguir.
Gostaria de testar o estado da minha suspensão, luzes, estado do motor... assim controlo a segurança do meu veículo e a qualidade do concessionário - eu não considero "expert" na matéria, sabem? E o concessionário pode ser um "gajo porreiro"... mas não é meu irmão.
Inspecções também por alguma Civilidade. Tal como há motos e também há motas... também há culturas e "kulturas". Como não alinho em "tribalismos": tanto me enoja ver um carro a tapar um passeio por completo, hipotecando a passagem aos peões, como ver uma mota atravessada "à Lagardère" obrigando alguém com um carro de bebé a passar pela rua; Dana-me sobremaneira levar com tangentes dos "enlatados" (dois amigos, ciclistas, mortos só porque dois filhos da mãe estavam convencidos que o "pisca" é só para encarecer o automóvel já é demais), mas também não gosto nada de ter um "moto-sexual" a carregar na embraiagem e no acelerador aos meus ouvidos para me dizer que tem "uma maior que a minha". Estamos a falar de inspecções, não me esqueci: talvez as inspecções lembrem a esta fauna com problemas de afirmação que sim, já inventaram a buzina para as motos há dezenas de anos! Motas sem piscas, escapes para resolver problemas psicológicos, luzes mais decorativas que outra coisa...
Inspecções sim, mas não para o negócio. Eu sei, estamos em Portugal... e isso preocupa-me, quando eu falo em Segurança outras pensam em Euros. Sim, esses mesmos que nos fazem pagar, proporcionalmente, mais impostos que os carros. Aqui incluo as portagens, "impostas" sem moralidade e proporcionalidade.
E, por fim, o já aqui falado IUC. Posso estar a atravessar "a linha que divide" do "off topic" mas arrisco. Há algo que nunca me convenceu no imposto de circulação sobre as 125: O espírito da "Lei das 125" era fazer com que encartados com determinadas condições (idade, etc.) pudessem substituir o seu automóvel por um veículo mais económico, menos gastador de combustível e menos ocupante do espaço das cidades, isto é, mais ecológico. Boa ideia! Eu e mais uns milhares de pessoas fomos nessa, deixámos o carro na garagem - parado, lembro, e pelo qual estamos a pagar Imposto de Circulação, também lembro. A ideia: "Você paga imposto de circulação por uma viatura de quatro rodas que está parada mas não paga pela de duas rodas de 125; é a compensação que lhe damos por não entupir a cidade e andar à chuva ao vento e, já agora, sujeito a ter duas vezes mais probabilidades de ter um acidente". Assim sendo, o que este governo fez não foi apenas sacar uns cobres à malta - "Ah, é só 5 euros", disseram os mais "compreensivos"... Não! O espírito sob o qual comprámos a 125 foi traído. Ao menos podiam ter reduzido as portagens a quem se fizesse transportar numa 125... nem isso!, paga-se o mesmo que se levássemos um SUV.
E não, não me apetece ter na mota a "via verde" que não tenho no carro só para ter "um desconto", quero equidade. Respeito!
[/quote

Boas

Estou de acordo em tudo o que disseste, também é verdade que estou de acordo com inspeções justas, realizadas por pessoas competentes, a minha dúvida é, onde andam essas pessoas ? Já tive muitos carros, visitei vários centros de inspeções e até hoje todos deixam muito a desejar. Enfim cabe a nós utentes continuar a verbalizar as nossas insatisfações, água mole em pedra dura............

Abreijos e boas S

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: União Europeia "aperta" Inspecções
« Responder #18 em: 07 de Abril de 2014, 01:41 »
Concordo com tudo o que o companheiro Karloxilva postou e muito bem escrito por sinal _pol_
Venham as inspeções para pelo menos, moderar os tunnings excessivos e tirar da estrada autênticas aberrações que por lá andam mas, lá está, é + 1 tiro ao bolso do cada vez + nas lonas português e seria justo, para quem tivesse as motos/scooters sem mácula que o valor a pagar fosse apenas simbólico e quem tivesse falhas + graves nas montadas fosse obrigado a pagar com agravamento. _pensador_
Scooterado  scooter_ _slb_

P.s. ...Com a rapinagem geral a que temos assistido qualquer dia até os Skates e Segways terão de ser inspecionados _lol_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!