Autor Tópico: PSP Esclarece Como Fazer Em Caso de Acidente Envolvendo Ciclista  (Lida 5942 vezes)

sol

  • Visitante
PSP Esclarece Como Fazer Em Caso de Acidente Envolvendo Ciclista
« em: 26 de Fevereiro de 2014, 10:30 »
Que não é obrigatório que os condutores de velocípedes (ciclistas) tenham um seguro para circular na estrada é ponto assente, mas muitas dúvidas persistem quanto ao modo de proceder quando um condutor de veículo a motor se envolve num acidente com um ciclista, sobretudo quando os danos superam os milhares de euros.

Imagine-se na situação em que teve um acidente com um ciclista, com culpa deste, mas em que existe insuficiência financeira para suportar os custos de reparação ...do automóvel, ou que não traz consigo identificação pessoal, o que fazer?

Deverá chamar as autoridades e/ou preencher a declaração amigável?

PSP Esclarece Como Fazer Em Caso de Acidente Envolvendo Ciclista

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: PSP Esclarece Como Fazer Em Caso de Acidente Envolvendo Ciclista
« Responder #1 em: 26 de Fevereiro de 2014, 19:56 »
Se tal situação me acontecer, com ou sem culpa, não confio unicamente  na declaração amigável. O melhor é após verificar a integridade física do ciclista, e ou  danos materiais associados, chamar as autoridades de modo a registarem a ocorrência.

Tal como nós que andamos em 2 rodas, os ciclistas ainda estão mais vulneráveis, e no entanto abusam e desrespeitam por tradição, os sinais vermelhos, passadeiras, passeios... enfim !

Bom post !  _pol_
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


sol

  • Visitante
Re: PSP Esclarece Como Fazer Em Caso de Acidente Envolvendo Ciclista
« Responder #2 em: 27 de Fevereiro de 2014, 09:28 »
completamente!!

e nem com ciclovias!!!

off-topic: a ver se dou uma volta novamente até à tua terra  _pol_

Offline Silver

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 274
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: PSP Esclarece Como Fazer Em Caso de Acidente Envolvendo Ciclista
« Responder #3 em: 27 de Fevereiro de 2014, 10:36 »
Bom dia _pol_

Na minha opinião, este novo C.E para velocípedes, é uma treta _reg_ _martelada_
Ora vejamos: se podem circular a par, ou mais, por vezes 10/15, e os automóveis para os ultrapassarem tem que guardar pelo menos 1,5 metros, então como fazemos se tivermos linha contínua? vamos atrás deles a 10 Kmh?
Depois a questão dos cruzamentos? eles passam com o sinal vermelho, levam uma panada, se não existirem testemunhas, de quem é a culpa?
Eles andam na estrada com bicicletas de 3 ou 4 mil euros sem seguro, e aqueles que andam numa scooter de 500/600 euros são obrigados a ter? se eu estragar uma bicicleta de 4 mil euros o meu seguro tem que pagar, e se um deles me estragar o carro eu vejo-me numa carga de trabalhos para o Fundo de Garantia Automóvel me pagar. _martelada_
Se eu for na estrada de maxi, se por algum motivo cometo uma aselhice e alguém me chama a atenção eu peço desculpa, muitos ciclistas quando são chamados à atenção, ainda começam a mandar vir com os automobilistas _Zang_
Por isto tudo e mais alguma coisa, é que eu acho que o C.E veio dar muita força ao ciclistas, se a intenção era protege-los mais, esta não é a melhor forma, então e os capacetes? não deveriam ser obrigatórios?

Atenção, eu não estou contra os ciclistas, até porque já fiz parte de um clube de cicloturismo.
É só a minha opinião.
Abraço
Pereira

Hopffer

  • Visitante
Re: PSP Esclarece Como Fazer Em Caso de Acidente Envolvendo Ciclista
« Responder #4 em: 27 de Fevereiro de 2014, 11:02 »
Ora Viva!

Silver, concordo plenamente!

Tenho amigos que são "apaixonados" pelas bicicletas, e mesmo estes não concordam.

Cada vez mais me convenço que quem faz as leis não tem competências técnicas, e neste caso psicológicas para decidir seja o que for.

Abraços


Rodrigues1

  • Visitante
Re: PSP Esclarece Como Fazer Em Caso de Acidente Envolvendo Ciclista
« Responder #5 em: 27 de Fevereiro de 2014, 11:43 »
Também sou Ciclista de estrada à 45 anos, por sorte, ou por ser cauteloso, felizmente nunca tive um acidente envolvendo outra viatura, apenas algumas quedas mais por culpa dos buracos que abundam nas nossas estradas,  _thumbdown_ então nas bermas nem se fala...

Assim que foi aprovado o novo C.E. fiquei apreensivo..quanto á viabilidade das novas normas envolvendo ciclistas, francamente não concordo com essa nova norma de podermos circular a par ou mais, já ficaria satisfeito se não nos obrigássemos a circular pela berma devido ao mau estado evidente de algumas assim como a quantidade de vidros partidos, mas pela minha parte, a par.. nunca, e então ao Domingo que circulam encartados ainda muito verdes que aproveitam o pouco trânsito para treinarem.

Concordo com a obrigatoriedade de seguro, eu próprio sou sócio da FPCUB que inclui seguro de acidentes nem chega a 30 euros por ano e segundo me disseram são pontuais na resolução do sinistro, dando desconto nas inscrições em eventos de grande dimensão de cicloturismo.

Também não concordo com os ciclistas incluindo companheiros meus, que passam sinais vermelhos, se queremos ser protegidos também temos de respeitar as regras, pela minha parte prefiro parar ou abrandar até ficar verde e depois reagrupar no pelotão mais á frente, por vezes não é fácil  _lol_ tal o ritmo que imprimem  _Rolley_

Respeito acima de tudo

Abraços

hmdacosta

  • Visitante
Re: PSP Esclarece Como Fazer Em Caso de Acidente Envolvendo Ciclista
« Responder #6 em: 28 de Fevereiro de 2014, 10:13 »
francamente não concordo com essa nova norma de podermos circular a par ou mais, já ficaria satisfeito se não nos obrigássemos a circular pela berma devido ao mau estado evidente de algumas assim como a quantidade de vidros partidos, mas pela minha parte, a par.. nunca, e então ao Domingo que circulam encartados ainda muito verdes que aproveitam o pouco trânsito para treinarem.

Concordo com a obrigatoriedade de seguro, eu próprio sou sócio da FPCUB que inclui seguro de acidentes nem chega a 30 euros por ano e segundo me disseram são pontuais na resolução do sinistro, dando desconto nas inscrições em eventos de grande dimensão de cicloturismo.

Para esclarecer umas coisas que julgo que entendeu mal no 'novo' código da estrada, ficam uns reparos:
- os ciclistas podem circular a par (mas não mais que isso), desde que não causem embaraço nem perigo ao trânsito. Se causarem embaraço/perigo circulando a par, a coima vai de 30 a 150 euros.
- se circularem em paralelo mais que dois ciclistas, que é proibido, cada infrator está sujeito a coima de 30 a 150 euros
- relativamente ao seguro, não passou a ser obrigatório na nova redação do Código da Estrada..

Podem consultar a maioria das multas a que os ciclistas estão sujeitos em http://www.multas.pt/codigo-da-estrada-traz-novas-regras-relativas-aos-ciclistas