Boa tarde companheiros.
Venho partilhar convosco a óptima experiência que tive esta tarde
Vou eu a chegar á Yamaha Moto Racing aqui em Faro, para encomendar um novo pneu traseiro para a X-Max, pois o de origem está já com 26000km no papo, e a começar a dar os primeiros sinais de desgaste ehehe, quando á porta vejo uma bela Japonesa, com um traseiro invejavel e uma prateleira de sonho ehehe
Pois é, trata-se da nova MT-09, que eu nem sabia que já tinha saido... (não tenho andado muito atento aos media...)
Conversa prá qui, conversa prá li, e chaves pra cá, que eu vou dar uma voltinha ehehe
a primeira coisa que me saltou á vista foram 3 colectores de escape... e eu... oi ? 3 cilindros ??? Brutal !!!
Á primeira vista, assim que se olha para a moto, apercebemo-nos imediatamente que estamos perante a tipica moto de um fora da lei ehehe um pneu enorme atrás, um pneu normal á frente, um motor ao meio, e uma tirinha de esponja para nos sentar-mos... e chega!
Rabiosque pra cima da bicha, chave na ignição e a primeira coisa que vejo é que o mostrador é de boa dimensão, e mostra muito bem a informação. Mostra o essencial vá... velocidade, uma barrinha fininha que vai até ás 12000RPM
e o indicador da mudança engrenada. Tento achar o botão de start, e aqui estranhei, pois normalmente é um botão que carregamos, mas na MT-09, o mesmo botão que faz o corte de corrente de emergência, desliza para trás para colocar o motor a trabalhar... (sinceramente acho estranho e não gostei) e lá os 3 cilindros ganharam vida...
Vida... sim companheiros... mas que vida... que som, que ronco!!! é a primeira vez que ouço 3 cilindros numa moto... e meu Deus que melodia!!!
É como nos carros... os motores de 3 cilindros têm sempre um som caracteristico... mais rouco... Agora imaginem isso mas numa moto com um escape curtissimo e com as goelas abertas... alem disso temos 3 modos de condução, em que o mais desportivo altera ainda o ruido que o mesmo produz... para mais claro
Bem mas chega de apreciação, e vamo-nos fazer á estrada eheh. Primeira engatada e lá vai ela... as mudanças são grandes e bem escalonadas, pois apesar de 3 cilindros e 800cc, parece mais uma 1000cc de 4, mas com muito... muito mais binário... mas muuuuuuuito mais mesmo ehehhe.
Dei a tipica voltinha pelo estadio Algarve, fiz um bocadinho da baixa de Faro, e depois para descomprimir, uma voltinha até á praia de Faro
Impressões mais superficiais... e aqui sou muito critico... a primeira coisa que notei foi que o motor requer uma condução especifica... se formos a muito baixa rotação, com pouco acelerador (ritmo de cruzeiro a pastar mesmo vá...) ele engasga-se... soluça vá. Aqui notei que um pouco mais de rotação resolve a coisa... mas lá está, andei cerca de meia hora e a moto tem 300km... é provavel que a coisa fique mais macia com o tempo
O motor em si tem mais uma vez muito muito binário mesmo... dá pra ir a 60kmh em 6ª e abrir ligeiramente só o acelerador, que ela sai disparada que nem uma besta... a unica moto que senti assim foi a Super Tenere... esta MT-09 é parecida, mas muito mais rotativa... incrivel mesmo.
Em termos de ciclistica, parece que estamos com uma DT-50 entre as pernas... é tão leve, curva tao tao bem a baixa velocidade ou a alta, é igual... é o tipo de mota que dá para brincar, e para nos sentirmos demasiado á vontade logo nos primeiros Km, o que é muito mau, pelo que vou relatar a seguir...
No inicio disse que esta mota é a tipica mota do Fora da Lei ehehe, e aqui falo por mim... Este é o tipo de mota, que pela confiança que nos dá, pelo som completamente viciante que produz, pelo binário estupido que gera, se apodera completamente de nós... num piscar de olho estamos a fazer cavalo em 3ª
, estamos a acelerar desnecessariamente no meio da cidade, nos semafros, nas passadeiras, nas ruas estreitas (dá pra ter uma ideia né ? ), estamos a queimar pneu, a fazer travagens (não ha ca ABS pra ninguem
), resumindo... todo o tipo de coisas que não se devem fazer, pois colocam em risco a segurança dos outros e a nossa...
Alem disto, o motor de tanto binario que tem, torna-se brusco para uma utilização citadina confortavel... mesmo no modo touring, basta passar num buraco e a mão estremecer ligeiramente o acelerador em 2ª, que damos logo um safanão lol
No fundo adorei a moto... é algo que adoraria conduzir, mas que não queria ter... primeiro porque não ia ter mão em mim quando em cima dela... e depois porque infelizmente, é mesmo um motor com 2 rodas agarradas... protecção é 0 hehe.
O que me faz voltar a falar na CB500X, que até agora tirando as várias Maxis que por ai andam, foi a mota assim sem ser maxi que mais me agradou... é rapida, é super divertida, canta muito bem, mas ao mesmo tempo é docil quanto baste para dar margem de manobra para uma utilização diaria e citadina, sem termos de nos tar a preocupar em sair disparados caso nos enganemos na mudança e na dosagem do acelerador...
Resumindo... adorei mas venha de lá a minha CB500X
Já mais alguem experimentou ?