Autor Tópico: Yamaha MT-09  (Lida 8765 vezes)

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Yamaha MT-09
« em: 29 de Outubro de 2013, 16:39 »
Boa tarde companheiros.

Venho partilhar convosco a óptima experiência que tive esta tarde  ;D

Vou eu a chegar á Yamaha Moto Racing aqui em Faro, para encomendar um novo pneu traseiro para a X-Max, pois o de origem está já com 26000km no papo, e a começar a dar os primeiros sinais de desgaste ehehe, quando á porta vejo uma bela Japonesa, com um traseiro invejavel e uma prateleira de sonho ehehe  >:D











Pois é, trata-se da nova MT-09, que eu nem sabia que já tinha saido... (não tenho andado muito atento aos media...)

Conversa prá qui, conversa prá li, e chaves pra cá, que eu vou dar uma voltinha ehehe  >:D a primeira coisa que me saltou á vista foram 3 colectores de escape... e eu... oi ? 3 cilindros ??? Brutal !!!  _confuso_  _lool_

Á primeira vista, assim que se olha para a moto, apercebemo-nos imediatamente que estamos perante a tipica moto de um fora da lei ehehe um pneu enorme atrás, um pneu normal á frente, um motor ao meio, e uma tirinha de esponja para nos sentar-mos... e chega!  _anjo_

Rabiosque pra cima da bicha, chave na ignição e a primeira coisa que vejo é que o mostrador é de boa dimensão, e mostra muito bem a informação. Mostra o essencial vá... velocidade, uma barrinha fininha que vai até ás 12000RPM  _confuso_ e o indicador da mudança engrenada. Tento achar o botão de start, e aqui estranhei, pois normalmente é um botão que carregamos, mas na MT-09, o mesmo botão que faz o corte de corrente de emergência, desliza para trás para colocar o motor a trabalhar... (sinceramente acho estranho e não gostei) e lá os 3 cilindros ganharam vida...

Vida... sim companheiros... mas que vida... que som, que ronco!!! é a primeira vez que ouço 3 cilindros numa moto... e meu Deus que melodia!!!

É como nos carros... os motores de 3 cilindros têm sempre um som caracteristico... mais rouco... Agora imaginem isso mas numa moto com um escape curtissimo e com as goelas abertas... alem disso temos 3 modos de condução, em que o mais desportivo altera ainda o ruido que o mesmo produz... para mais claro  >:D

Bem mas chega de apreciação, e vamo-nos fazer á estrada eheh. Primeira engatada e lá vai ela... as mudanças são grandes e bem escalonadas, pois apesar de 3 cilindros e 800cc, parece mais uma 1000cc de 4, mas com muito... muito mais binário... mas muuuuuuuito mais mesmo ehehhe.

Dei a tipica voltinha pelo estadio Algarve, fiz um bocadinho da baixa de Faro, e depois para descomprimir, uma voltinha até á praia de Faro  ;)

Impressões mais superficiais... e aqui sou muito critico... a primeira coisa que notei foi que o motor requer uma condução especifica... se formos a muito baixa rotação, com pouco acelerador (ritmo de cruzeiro a pastar mesmo vá...) ele engasga-se... soluça vá. Aqui notei que um pouco mais de rotação resolve a coisa... mas lá está, andei cerca de meia hora e a moto tem 300km... é provavel que a coisa fique mais macia com o tempo  :)

O motor em si tem mais uma vez muito muito binário mesmo... dá pra ir a 60kmh em 6ª e abrir ligeiramente só o acelerador, que ela sai disparada que nem uma besta... a unica moto que senti assim foi a Super Tenere... esta MT-09 é parecida, mas muito mais rotativa... incrivel mesmo.

Em termos de ciclistica, parece que estamos com uma DT-50 entre as pernas... é tão leve, curva tao tao bem a baixa velocidade ou a alta, é igual... é o tipo de mota que dá para brincar, e para nos sentirmos demasiado á vontade logo nos primeiros Km, o que é muito mau, pelo que vou relatar a seguir...

No inicio disse que esta mota é a tipica mota do Fora da Lei ehehe, e aqui falo por mim... Este é o tipo de mota, que pela confiança que nos dá, pelo som completamente viciante que produz, pelo binário estupido que gera, se apodera completamente de nós... num piscar de olho estamos a fazer cavalo em 3ª _thumbdown_ , estamos a acelerar desnecessariamente no meio da cidade, nos semafros, nas passadeiras, nas ruas estreitas (dá pra ter uma ideia né ? ), estamos a queimar pneu, a fazer travagens (não ha ca ABS pra ninguem  >:D ), resumindo... todo o tipo de coisas que não se devem fazer, pois colocam em risco a segurança dos outros e a nossa...

Alem disto, o motor de tanto binario que tem, torna-se brusco para uma utilização citadina confortavel... mesmo no modo touring, basta passar num buraco e a mão estremecer ligeiramente o acelerador em 2ª, que damos logo um safanão lol  _lol_

No fundo adorei a moto... é algo que adoraria conduzir, mas que não queria ter... primeiro porque não ia ter mão em mim quando em cima dela... e depois porque infelizmente, é mesmo um motor com 2 rodas agarradas... protecção é 0 hehe.

O que me faz voltar a falar na CB500X, que até agora tirando as várias Maxis que por ai andam, foi a mota assim sem ser maxi que mais me agradou... é rapida, é super divertida, canta muito bem, mas ao mesmo tempo é docil quanto baste para dar margem de manobra para uma utilização diaria e citadina, sem termos de nos tar a preocupar em sair disparados caso nos enganemos na mudança e na dosagem do acelerador...  :))

Resumindo... adorei mas venha de lá a minha CB500X  ;D

Já mais alguem experimentou ?
« Última modificação: 29 de Outubro de 2013, 16:47 por |R|olLKaGe! »

Johnny89

  • Visitante
Re: Yamaha MT-09
« Responder #1 em: 29 de Outubro de 2013, 19:05 »
Já tinha comentado este modelo noutro tópico aqui no CPM mas ainda não tinha oportunidade de a testar, estava curioso em ver com os próprios olhos este tri-cilíndrico então fui até à Yamaha MJ Paiva no Estoril onde é possivel fazer o test drive à MT. Passado quase uma hora, os pontos negativos foram as relações muito curtas e achei desconfortável. Não deixa de ser uma excelente Streetfighter com os melhores componentes e tecnologia mas que não compraria para mim pela simples razão de que uma 600cc/4 cilindros oferece as mesmas prestações e consumos que esta 800cc _pol_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Yamaha MT-09
« Responder #2 em: 29 de Outubro de 2013, 19:07 »
Gostei muito de ler esse 1º contacto com o modelo e que aqui nos trouxeste com grande pormenor.  _pol_

Só de olhar para o "bicho" fico logo com ideia que anda que se farta e é capaz de elevar bem alto a fasquia da adrenalina, aliás...é precisamente essa a ideia que retiro daquilo que relatas!

Mas a cidade é de facto a sua grande limitação em termos de usabilidade, não só por causa dessa descarga de binário difícil de dosear, mas também pelo conforto que infelizmente deve ser quase todo filtrado pelo esqueleto do condutor.  _martelada_

Mas já percebi que o teu coração tem uma nova paixão...também ela Japónica.  _pol_

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Yamaha MT-09
« Responder #3 em: 29 de Outubro de 2013, 19:29 »
Curiosamente a suspensão é muito confortavel... agora o assento e a posição de condução é que não fazem milagres ehehe  ;D

Offline Somedevil

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2013
  • Mensagens: 87
  • Localidade: Caldas da Rainha
  • Marca: Vespa
  • Modelo: Vespa GTS 300 Super
Re: Yamaha MT-09
« Responder #4 em: 29 de Outubro de 2013, 22:12 »

... as mudanças são grandes e bem escalonadas,

Citação de: Johnny89
Passado quase uma hora, os pontos negativos foram as relações muito curtas e achei desconfortável.

Companheiros, afinal são longas ou curtas? Corfortável ou desconfortável?

Não que isso tenha grande importância, mas este pequeno exemplo mostra bem a subjectividade das coisas... Para uns é uma coisa, para outros é outra.  ;)

Vespa GTS 300' 09

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Yamaha MT-09
« Responder #5 em: 30 de Outubro de 2013, 00:15 »
Pah... em relação por exemplo ás da CB500 nova, são grandes... para mim são normais para uma 1000, sendo que é uma 800.

Digo que são grandes porque não se tem de andar sempre a trocar de mudança... dá pra ir em 3ª quase a qualquer velocidade, dos 30 aos 130 lol

Conforto ? Pah o que achei foi que a suspensão absorve, mas a falta de protecção aerodinamica e o assento tornam desconfortavel para algo que não a cidade...

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Yamaha MT-09
« Responder #6 em: 30 de Outubro de 2013, 00:31 »
Bem, as reacções deste nosso companheiro PT que fala em Ingles ehehe, representam perfeitamente aquilo que eu senti  ;D

Edit: Ups faltou o link:

« Última modificação: 30 de Outubro de 2013, 19:14 por |R|olLKaGe! »

Johnny89

  • Visitante
Re: Yamaha MT-09
« Responder #7 em: 30 de Outubro de 2013, 10:06 »
As relações comparadas com uma 600 são mais curtas foi isso que quis dizer. Num ápice já tens que estar a trocar de mudança pois é um motor bastante rotativo. Como é uma mota um pouco diferente de todas as outras acaba por deixar confuso e até desconfortável quem anda ao volante diariamente com outra do mesmo segmento. Nada como cada um tirar a sua opinião ao volante de uma.

Boas curvas

Johnny89

  • Visitante
Re: Yamaha MT-09
« Responder #8 em: 30 de Outubro de 2013, 10:15 »
Eu por exemplo já andei uma semana com uma FZ6N S2 emprestada e posso dizer que achei MUITO mais confortável tanto para o condutor como para o passageiro,  com a mesma pujança e secalhar até com melhores consumos que esta 800 que acaba por beber quase tanto como uma superbike.

Diogo Moreira

  • Visitante
Re: Yamaha MT-09
« Responder #9 em: 24 de Fevereiro de 2014, 19:54 »
Só tenho uma palavra "Brutal", experimentei, adorei, apaixonei-me, quero...

Completamente diferente da minha BT, mas é facil de manusear e muito boa a curvar, se não fosse a Troika já estava a trocar a BT.

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Yamaha MT-09
« Responder #10 em: 24 de Fevereiro de 2014, 20:28 »
É a moto ideal para quem quiser manter a Scooter:)

Ou seja, para brincar nos fins de semana.

Para duas pessoas em cima ou para o dia-a-dia fica aquém de outras 800 como a excelente BMW F800GT.

Esta Yamaha tem um motor sensacional, ciclística excelente (já vi testes que dizem que é superior à das Ducati), preço imbatível mas é uma StreetFighter.

Claro que se puder fazer um test-drive, faço, deve ser brutal.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2014, 20:54 por pedroareias »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Yamaha MT-09
« Responder #11 em: 24 de Fevereiro de 2014, 21:41 »
Em termos de design, dentro do seu género, está de facto muito bem conseguida e não me admiro nada com os favoráveis adjectivos que lhe possam atribuir....são inteiramente merecidos, na minha opinião.

Mas lá está, como moto do dia-a-dia não deve ser muito fácil de conviver.
Tem o seu público alvo muito específico e é aí que aquela possante mecânica japonesa vai ser apreciada em toda a sua plenitude.  scooter_

Diogo Moreira

  • Visitante
Re: Yamaha MT-09
« Responder #12 em: 24 de Fevereiro de 2014, 21:51 »
Eu concordo que temos que ter uma mota que nos traga conforto, mas para mim a mota é um objecto de paixão e por isso comprei a BT, esta MT é a minha nova paixão...esqueço tudo o resto...