Autor Tópico: Escolas de Condução "Low-Cost" levam a chumbos dos alunos!  (Lida 7726 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Escolas de Condução "Low-Cost" levam a chumbos dos alunos!
« em: 17 de Fevereiro de 2014, 15:45 »
A notícia está a ser veiculado por alguns meios de comunicação social e é motivo de atenção, pois estão a ser investigadas diversas Escolas de Condução "Low-Cost" por fazerem com que os alunos chumbem de propósito!

São vários os jornais que estão a dar destaque à notícia, mas transcrevo apenas uma delas (FONTE: Jornal Publico):


"Escolas de condução low-cost enfrentam queixas sobre chumbos para compensar preços!

Associação do sector fala em "concorrência desleal" e denuncia que alunos acabam por ir sem preparação aos exames, pagando para os repetir.

A Associação dos Industriais do Ensino da Condução (Anieca) diz que as escolas de condução conhecidas como low-cost estão a fazer com que os alunos chumbem mais vezes nos exames para compensar o baixo valor que cobram, pelo que foi feita uma queixa à Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Segundo a Anieca, citada pela Renascença, a queixa já chegou às entidades competentes. O presidente desta associação, Fernando Santos, adiantou que este comportamento promove aquilo a que chama “concorrência desleal”.

A Anieca alerta, ainda, que com esta necessidade de as escolas compensarem a redução de preços, os alunos acabam por gastar muito mais dinheiro até conseguirem completar a carta de condução.

A queixa foi acompanhada de um relatório que descreve o alegado funcionamento daquelas escolas e foi também pedida uma reunião à ASAE. A diferença de preços pode ser de 200 euros numa escola destas para os 600 a 700 euros, numa “normal”.

No final de Janeiro, o Automóvel Club de Portugal (ACP) já tinha referido o mesmo problema, considerando que é fácil verificar que as escolas estão a violar a lei, nomeadamente levando os alunos a exame sem cumprirem o número mínimo de aulas obrigatório por lei.

“Está na cara que é impossível dar-se todas as aulas obrigatórias. Isto é tão simples de verificar que nem é preciso ter um inspector em todo o lado. Basta ver que os carros têm x alunos e têm que ter x quilómetros feitos e que consumir x litros, têm que ter n instrutores para x alunos. Nem é preciso apanhá-los no acto, é uma auditoria base, linear, e prova-se rapidamente que isso é possível de acontecer”, disse, na altura, à Antena 1 Luís Figueiredo, do ACP.

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes está a recolher informações sobre estas denúncias."



Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Escolas de Condução "Low-Cost" levam a chumbos dos alunos!
« Responder #1 em: 17 de Fevereiro de 2014, 16:19 »
Em França, as escolas de condução tem o número de exames disponiveis, consoante a taxa de sucesso dos sues alunos. Assim combatem-se estas práticas.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Escolas de Condução "Low-Cost" levam a chumbos dos alunos!
« Responder #2 em: 17 de Fevereiro de 2014, 16:23 »


Neste país de corruptos e oportunistas acredito em tudo !

Antigamente bastava se tentar ser "Chico Esperto" que era-se preso só por tentar enganar o próximo... e agora?

Agora o Mundo é dos charlatões  _martelada_ _martelada_ _martelada_


Secalhar aí está a razão do Twin-pt ter chumbado 2 vezes  _Rolley_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Escolas de Condução "Low-Cost" levam a chumbos dos alunos!
« Responder #3 em: 17 de Fevereiro de 2014, 16:48 »
Secalhar aí está a razão do Twin-pt ter chumbado 2 vezes  _Rolley_

Não me parece ser o caso, porque segundo soube o nosso companheiro Twin-PT tem um excelente instrutor....repara que eu disse "tem", pois ele ainda não baixou os braços.  _pol_

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Escolas de Condução "Low-Cost" levam a chumbos dos alunos!
« Responder #4 em: 17 de Fevereiro de 2014, 16:55 »
Não foi o caso!

Tenho consciência que chumbei sempre por culpa minha! Aliás, o meu instrutor não me ensinou a passar no exame, mas sim a andar de moto o melhor possível nas poucas aulas que são as 16 aulas obrigatórias!

Quantos instrutores conhecem que gastam 2 aulas a ensinar a fazer técnicas de travagens de emergência com reduções de caixa? Ou a curvar com técnicas de pilotagem, usando a gravidade e o perfil dos pneus? E a escolher as trajectórias e a antecipação das curvas para contrabalançar a vertigem da inclinação? _pensador_

Em 2012, por exemplo, teve 0% de reprovações nos mais de 100 alunos que foram a exame! E em 2013 acho que fui a 2ª reprovação dele. E infelizmente fui o único aluno dele que chumbou duas vezes... :'(

Não, neste caso eu tenho a certeza que chumbei sempre por falha da concentração pelo stress do exame... Lido muito mal com a ansiedade do exame! O que não é um consolo, antes pelo contrário! Por isso é que optei dar uns meses e não insistir logo!  _corado_

Mas podem sempre perguntar ao Saboga e ao Guerreiro a opinião deles sobre o instrutor, eles conhecem-o bem, inclusive a volta de moto ao Guincho... _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_

Sent from iPhone using Tapatalk
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2014, 21:42 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Escolas de Condução "Low-Cost" levam a chumbos dos alunos!
« Responder #5 em: 17 de Fevereiro de 2014, 21:49 »
Não foi o caso!

Quantos conhecem que gastam 2 aulas a ensinar a fazer técnicas de travagens de emergência com reduções de caixa? Ou a curvar com técnicas de pilotagem, usando a gravidade e o perfil dos pneus? E a escolher as trajectórias e a antecipação das curvas para contrabalançar a vertigem da inclinação? _pensador_

Em 2012, por exemplo, teve 0% de reprovações nos mais de 100 alunos que foram a exame! E em 2013 acho que fui o 2ª reprovação dele. E o único aluno que chumbou duas vezes.

Caro companheiro,
Tenho a carta desde 1981, e já tive acidentes e quedas, a ultima prendi a perna esquerda da calça no ferrinho do descanso lateral(só caí eu).
Essas técnicas da gravidade,antecipação,vertigem,desconheço por completo. Quanto ao teu chumbo, foi bom para o instrutor conhecer o insucesso.
Desculpa o que te disse e o que te vou dizer,pois pode parecer que estou no gozo mas não estou.
Quando fores a exame como vai para um passeio, passas com toda a certeza. Esquece as técnicas e outras habilidades que são boas para conversarmos, pois no exame o que tens que fazer é o que já fazes, mais nada! Portanto simplifica!


Para não fugir ao tópico, o problema não é só enganar o pessoal com o preço final pago, o não ensinarem correctamente a conduzir é que é realmente grave.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2014, 21:50 por António Teles »
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Escolas de Condução "Low-Cost" levam a chumbos dos alunos!
« Responder #6 em: 17 de Fevereiro de 2014, 21:55 »
Oh pessoal, eu não estou a afirmar nada!!

Estou a fazer uma suposição, não uma afirmação!!

E a questão aqui não é o instrutor ser bom ou mau, é a corrupção que existe.... quem não me diz, e foi o que queria supor, não afirmar que não foi o Examinador que esperava receber umas "lecas" para que o Twin-pt passa-se no Exame ..... (estou a supor mas a Afirmar ao mesmo tempo agora)

Eu tenho conhecimento de casos, que é isso que aconteceu. Até em familiares próximos, foram-lhes questionado se não queriam dar algum por fora para ter a certeza que iriam mesmo passar !!

Sei que pode haver quem leia isto e seja possivelmente um examinador, mas se tem a consciência tranquila nem  se deve importar com o que estou a escrever, pois sabe perfeitamente que isto é real !!
Mas não estou a dizer que todos são corruptos, claro que não, tal como nem todos os policias, nem todos os médicos, nem todos os advogados e nem todos os políticos....

Mas que ha corrupção ha !!!

Se esse instrutor é assim tão bom, que continue assim a ser até se reformar.. se algum dia isso acontecer _pol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Manhas

  • Visitante
Re: Escolas de Condução "Low-Cost" levam a chumbos dos alunos!
« Responder #7 em: 18 de Fevereiro de 2014, 00:21 »
Eu tirei a carta numa escola eventualmente (não percebi completamente a definição) designada de low-cost - a carta custou-me entre os 245 e os 250 euros.

Fiz as aulas teóricas obrigatórias e o exame teórico. Só após a aprovação do exame teórico iniciei as aulas práticas e só efetuei o exame após ter feito a totalidade das aulas práticas. Passei à primeira no exame teórico com 0 respostas erradas e passei à primeira no exame de condução.

A menos que hajam elementos sólidos que comprovem essas alegadas irregularidades (estatísticas de taxas de reprovação é manifestamente pouco para ter sucesso numa queixa destas), fico com a sensação que esta notícia resulta da azia das escolas premium (em contraponto com low-cost) por estarem a perder quota. Se assim for, classifico esta atitude de marketing das escolas premium como ressabiada porque, ao invés de estarem a falar da qualidade das suas escolas, então a dizer mal da concorrência.

É o mercado a funcionar!

OFF-TOPIC 1: Companheiros que apenas têm carta de carro e acham que estão condenados a ter de comprar uma 125cc - Por 250 euros (menos de 10% do custo da generalidade das 125 novas à venda ou, se preferirem, pelo preço de um capacete e/ou um blusão), podem "comprar" a liberdade de terem a scooter que mais se adequa às vossas necessidades ou desejos. Pensem nisso!

OFF-TOPIC 2: Se fosse gestor de Marketing de um stand de motos, consideraria a hipótese de lançar uma campanha de oferta ou comparticipação da carta de moto para os compradores de modelos > 125cc. O custo desta campanha não seria muito diferente dos descontos (em PVP) que alguns vendedores fazem (oferta de equipamento e revisões).

Offline T. Elório

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2014
  • Mensagens: 563
  • Localidade: Ponte da Bica - Ramada - Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 125 ABS
Re: Escolas de Condução "Low-Cost" levam a chumbos dos alunos!
« Responder #8 em: 18 de Fevereiro de 2014, 05:26 »


A menos que hajam elementos sólidos que comprovem essas alegadas irregularidades (estatísticas de taxas de reprovação é manifestamente pouco para ter sucesso numa queixa destas), fico com a sensação que esta notícia resulta da azia das escolas premium (em contraponto com low-cost) por estarem a perder quota. Se assim for, classifico esta atitude de marketing das escolas premium como ressabiada porque, ao invés de estarem a falar da qualidade das suas escolas, então a dizer mal da concorrência.

É o mercado a funcionar!



Concordo  _palmas_

Faz lembrar a "guerra" das gasolineiras.

Cumprimentos _convivio_
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2014, 05:26 por T. Elório »
HONDA P......ão C......om X......óriço
HONDA FORZA 125 ABS...... JÁ RODA

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Escolas de Condução "Low-Cost" levam a chumbos dos alunos!
« Responder #9 em: 18 de Fevereiro de 2014, 09:24 »
Seria de uma insensatez gigantesca colocar todos no mesmo saco.
Como em tudo, existe sempre quem leve o seu negócio de forma justa e honesta.

Esperemos que tudo isto seja investigado a fundo, até porque existem dezenas de anúncios duvidosos que anunciam preços que chegam a ser inferiores a metade dos praticados pela restante maioria.

Se tudo não passar de um mal entendido, julgo que estas escolas "low cost" até sairão beneficiadas com isto. Mas se não for o caso....e para bem de todos os futuros condutores das 2 e 4 rodas, espero que tomem as medidas necessárias para que não volte a acontecer.

Mas voltando ao início, não é justo nem sensato colocar-se todos no mesmo saco!

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Escolas de Condução "Low-Cost" levam a chumbos dos alunos!
« Responder #10 em: 18 de Fevereiro de 2014, 10:39 »
Vamos aguardar desenvolvimentos. Neste momento é insensato tecer comentários sobre isto e aquilo em relação a este ou aquele tipo de escola!

Só gostava que este processo não caísse em saco roto como acontece com a maior parte dos processos deste tipo...

Pessoalmente acho que haverão abusos de várias partes, com prejuízo para os consumidores.

Lembro-me sempre do exemplo das telecom's, que muita gente aponta o dedo como sendo monopolista e sem concorrência por parte da PT, onde somos isto e aquilo (onde trabalho, para que não hajam dúvidas). A verdade é que com todos os problemas que tem, e não serão poucos mas oisso é para outra altura, ainda é um mercado onde existe realmente concorrência!

Duvidam? Experimentem olhar para a distribuição eléctrica, combustíveis, etc. ...
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)