Autor Tópico: Duração pneus Forza 300  (Lida 21634 vezes)

Offline furianix

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 182
  • Marca: HONDA
  • Modelo: FORZA
Re: Duracão pneus Forza 300
« Responder #25 em: 10 de Outubro de 2014, 06:22 »
  Ontem fui verificar o rasto do pneu traseiro e estava em muito bom estado ja conta com 4200km, mas vou estar atento a esta situação.
  Estava a pensar tambem pode ser algum problema com o sistema de travagem da Forza que esteja a desgastar o pneu traseiro, na minha basta exagerar um pouco o travao e sinto a resvalar um pouco de rabo.

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Duracão pneus Forza 300
« Responder #26 em: 10 de Outubro de 2014, 10:51 »
Olá.
Acho estranho estes relatos.  Meu traseiro  (na frente aonda tenho o de origem, um Metzeler feelfree com practicamente com 29000km e ainda com piso para mais uns 5000km), é um Dunlop scootsmart e já conta com praticamente 9000km e aparentemente tem piso para outros tantos.
A moto anda 60% com dois e apesar da minha esposa ser meiga com ela, eu ando sempre a acelerar pois dá -me gozo fazer arranques a fundo com ela.
Quando comprei o pneu sinceramente pensei que durasse menos pois é bastante mole a frio ficando ainda bem mais a quente. E estranho que a Sh300 tem mais cavalos e binario que a forza300 o que teoricamente ajudaria a provocar mais desgastes.
Terá a ver com alguma serie e/ou tamanho do pneu (meu é um 130/70 R16). Será o peso da forza que é  superior à  minha? Ou ambos factores?

Eu estou super satisfeito com o pneu. Muito confortável e seguro mesmo à chuva que com a minha condução permite-me andar da mesma forma.
Dado isto, mesmo que durasse apenas 10000km ficava contente mas irá durar bem mais!! O proximo pneu que tenha de meter, certamente será novamente um Dunlop scootsmart.
Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

S800

  • Visitante
Re: Duracão pneus Forza 300
« Responder #27 em: 10 de Outubro de 2014, 11:13 »
Algumas scooters são mais sensíveis do que outras ao desgaste.
No pneu traseiro (10 polegadas) a minha CN - que é uma espécie de avó da Forza - nunca faz mais de 7k  a 8k kms, com o pneu mais adaptado e recomendado para ela, o Bridgestone ML.
Com Dunlop faz 5k. Com Pirelli faz menos do que isso. E com Metzeler ME7 rebentou na lona com 3k e um mês de uso. De há um tempo para cá só leva Bridgestone e já me deixei de experiências.
Mas isto dá para terem uma ideia das diferenças de desgaste de borrachas na mesma scooter, nas mesmas mãos. As condições podem não ser exactamente iguais, mas de qualquer forma há pneus que duram o dobro e não posso dizer que noto diferenças substanciais em termos de grip entre eles.

A minha Vespa GTS300 (Pirelli de origem) tem 6k kms e o pneu traseiro está acabado. E faz pouquíssima autoestrada.

S800

  • Visitante
Re: Duracão pneus Forza 300
« Responder #28 em: 10 de Outubro de 2014, 11:27 »
Olá.
Acho estranho estes relatos.  Meu traseiro  (na frente aonda tenho o de origem, um Metzeler feelfree com practicamente com 29000km e ainda com piso para mais uns 5000km), é um Dunlop scootsmart e já conta com praticamente 9000km e aparentemente tem piso para outros tantos.

Atenção que se estivermos a falar do mesmo composto de borracha, para peso idêntico e condução semelhante, um pneu de 16 polegadas vai durar muito mais do que um de 13, e este dura muito mais do que um de 10, para os mesmos kms percorridos.

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Duracão pneus Forza 300
« Responder #29 em: 10 de Outubro de 2014, 11:30 »
Atenção que se estivermos a falar do mesmo composto de borracha, para peso idêntico e condução semelhante, um pneu de 16 polegadas vai durar muito mais do que um de 13, e este dura muito mais do que um de 10, para os mesmos kms percorridos.

E qual a razão desse motivo?

Pena não ter roda 20 :))

Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

S800

  • Visitante
Re: Duracão pneus Forza 300
« Responder #30 em: 10 de Outubro de 2014, 11:37 »
E qual a razão desse motivo?

Pena não ter roda 20 :))

Um abraço,

Uma roda 10 tem de rodar mais para percorrer a mesma distância do que uma roda 16. Teoricamente o desgaste é sempre maior.
Claro que depois entram na equação outros factores como potência da scooter/peso/binário/utilização/etc. Nalguns casos equilibra, noutros agrava ainda mais a diferença.

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Duracão pneus Forza 300
« Responder #31 em: 10 de Outubro de 2014, 12:12 »
Uma roda 10 tem de rodar mais para percorrer a mesma distância do que uma roda 16. Teoricamente o desgaste é sempre maior.
Claro que depois entram na equação outros factores como potência da scooter/peso/binário/utilização/etc. Nalguns casos equilibra, noutros agrava ainda mais a diferença.


Tem toda a lógica mas acho que no caso da Sh e da Forza não será pelo menos o principal motivo da diferença do desgaste do pneu. Mas certamente que também terá a sua quota parte.
Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Offline furianix

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 182
  • Marca: HONDA
  • Modelo: FORZA
Re: Duracão pneus Forza 300
« Responder #32 em: 19 de Dezembro de 2014, 13:21 »
Boas

 A minha Forza já vai com 6.500km e não noto nenhum problema com os pneus, peso 85kilos faço 50% do trajecto em auto estrada e não faço grandes arranques ou tento evitar. Por isso espero fazer mais uns bons 4.000km.
 Noto sim de vez em quando apanho sustos com o pneu  da frente basta o piso estar um pouco sujo e já sei que vou apanhar um susto mas o pneu esta em bom estado deve ser mesmo do centro de gravidade da mota _pensador_

domingues

  • Visitante
Re: Duração pneus Forza 300
« Responder #33 em: 11 de Setembro de 2015, 22:30 »
Boas,
A minha tem 10350 e esta quase, quase no limte, mass e ha um mas... E que nao e o original. comprei com pouco mais de 6300 e este pneu estava bom, devia ter 2 ou 3 mil que ainda se via um bocadito das riscas de tinta. Andei com pendura algumas vezes, fiz alguns passeios e o resto casa trabalho.  Falamos de 7 a 8 mil. Os originais sao feitos na indonesia e o que tenho atras e feito na eslovenia. O pneu tem data de fabrico a semana 27 do ano 2014 logo tinha menos de 1 ano de uso. Eu depreendo que como o bacalhau da minha burra foi cortado o anterior dono ao cortar o bacalhau deve ter estragado o pneu semi querer e teve que por um novo. _Rolley_ Eu vou se calhar optar poelo bridgestone SC1 porque esta muito beam cotado no teste.

Abracos e boas curvas

Offline furianix

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 182
  • Marca: HONDA
  • Modelo: FORZA
Re: Duração pneus Forza 300
« Responder #34 em: 05 de Outubro de 2015, 12:47 »
 Boas

 Neste momento tenho 16.000 e o pneu traseiro está a chegar ao limite, por isso brevemente vou colocar um novo a trás.
  Na Motorway pediram me 66€ já com montagem da Bridegstone o da frente ficava em 90€!!!

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Duração pneus Forza 300
« Responder #35 em: 06 de Outubro de 2015, 14:08 »
Uma duração de 16.000kms para os ScootSmart (que sempre me pareceram um pouco macios) montados nessa NSS300l, parece-me uma duração muito razoável.   _pol_

Mex

  • Visitante
Re: Duração pneus Forza 300
« Responder #36 em: 11 de Outubro de 2015, 11:46 »
Boas Companheiros,
venho dar o meu testemunho....3.º pneu traseiro tendo a mota 16.000 km. Só quem anda no limite é que encontra explicação para o desgaste do pneu ou então só quem não tem sensibilidade e anda sempre a derrapar com o pneu traseiro.

Não percebo como é que as pessoas ficam "aterrorizadas" com a pouca duração do pneu. Tem umas prestações incríveis logo a sua duração fica comprometida. E quererem comprar o torque de uma pcx com o de uma forza é no mínimo estranho.

Boas curvas.

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Duração pneus Forza 300
« Responder #37 em: 11 de Outubro de 2015, 12:06 »
Talvez quem chega a este mundo tenha a referência automóvel e esteja habituado a quilometragem muito superiores com o conjunto de borrachas,. O valor do preço dum pneu para mota é, comparando mais uma vez com automóvel,  de valor elevado .
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida