Autor Tópico: Medo, receio ou fobia de andar de moto! Como vencer?  (Lida 44066 vezes)

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Medo, receio ou fobia de andar de moto! Como vencer?
« Responder #25 em: 09 de Abril de 2014, 13:59 »
Este tema é interessante. Tenho constatado que há pessoas, mesmo com experiência de 2 rodas, que se sentem intimidadas em andar como pendura.

Penso que existe risco real (sem dúvida), mas que é exacerbado por um receio de queda mais acentuado na parte de trás do banco.

Há menos controlo e isso intimida.

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Medo, receio ou fobia de andar de moto! Como vencer?
« Responder #26 em: 10 de Abril de 2014, 01:51 »
Boas pessoal.

Vou contar a minha pequena historia.

A primeira vez que andei de mota tinha 13 anos e foi numa Maccal 50 artilhada a 80, com a caixa de velocidades na fossa  _lol_, tipo tinha primeira e terceira e por ai fora, mas, a segunda era mentira não punha resultado final logicamente negativo ate arranquei bem e tal mas depois mandei-me para o chão e esquece não quis mexer em mota nenhuma tao depressa. Passado 1 mês um amigo meu também começou a andar na mota do pai uma Zundapp Famel Mirage 74 (grande maquina hehehe) também artilhada a 80 mas a coisa deu-se e não tive nenhum azar a não ser o meu pai saber e dizer que não queria que eu voltasse a andar. Dali a uns 2 anos um outro amigo comprou uma BWS 50 cheguei a andar também e mais uma vez o meu pai ralhou comigo. Agora 10 anos depois, o meu pai, tinha uma pessoa que lhe devia uns € e ficou com uma Vespa PX 125 T5 de 1989 (a minha idade  _careta_ ) ele até me aliciou a andar e houve um dia que decidi andar e foi sempre a evoluir até comprar uma scooter já a tenho estou a começar a andar e estou a gostar bastante da sensação.

Durante estes 10 anos de intervalo de motas tenho experiencias familiares muito más _martelada_ , 2 pessoas da minha família morreram em acidentes de mota (devido também a excesso de álcool) dai ter pensado bem no assunto sobre ter uma mota neste caso scooter. E como tudo é uma experiencia de vida vou agarrar nestes 2 exemplos daquilo que não se deve fazer. No inicio de andar tinha medo e tenho e irei ter pois é como um colega nosso disse atras o medo tem de estar sempre presente nem que seja uma pequena percentagem para nos fazer questionar as nossas atitudes e ações atras do volante/guiador.

Cumprimentos a todos.
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

nribeiro

  • Visitante
Re: Medo, receio ou fobia de andar de moto! Como vencer?
« Responder #27 em: 10 de Abril de 2014, 07:58 »
Grande post! Eu cai duas vezes com a minha PCX e levantei-me e toca a rolar. A minha mulher caiu uma na Vision 50 dela e nao apanhou medo. Em Fevereiro um carro bateu-lhe no lado direito e fraturou a tibia e o peronio. Operacao em que levou 14 parafusos e duas placas e diz que nunca mais anda na scooter. Nem a pendura!
Ainda se esta a pagar o credito, mota desfeita porque o GNR que lhe bateu nao tinha seguro no carro e esta a maquina desde Fevereiro para arranjar...
Gostava mesmo que pelo menos andasse comigo a pendura.

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk


Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Medo, receio ou fobia de andar de moto! Como vencer?
« Responder #28 em: 10 de Abril de 2014, 09:18 »
excelente tópico!

Esta questão dos receios de andar de mota é muito pertinente, tanto mais que a sociedade é levada a acreditar que as motas são um acidente em potencia. :-\

Invariavelmente tenho contactos com pessoas que acham que a probalidade de acidente na mota é de 99% . _reg_

Por exemplo, há um ano fui para uma semana na neve, Alpes , e ao fim de 2 minutos de curso, a instrutora foi atropelada por um que a levou 2 meses para o estaleiro, eu ao fim de 5 dias de formação intensa e a descer uma pista acabei por apanhar neve mole e dei cabo do joelho, felizmente sem gravidade, mas que me deixou sem correr 2 meses, mas fiquei a saber que ocorrem 20 acidentes deste na zona por dia , no entanto os meus colegas continuam a fazer neve, eu não, mas quando souberam que eu tinha comprado a mota, lembraram-me logo do grande perigo das motas!!! _mau_

A minha mulher detesta a mota, e só andou comigo uma vez, e embora sem percalços continua sem interesse.
Acusa-me de ter posto o vicio no puto que me ficou com a Pcx. _martelada_

Quando falo com amigos, todos me avisam perigo da mota.
Um deles passou o almoço a referir perigos, o quanto detesta scooters, porque lhe passam á frente nos semáforos , etc etc... nunca falo com este de motas...
Mas toda a gente refere as motas como acidente em potência! daí ás fobias é um passo!

Faço Btt desde 1993, já muitas descidas e pequenas quedas, tive dificuldade em passar da montanha para a estrada, passar de arvores estáticas para rochas rolantes não foi fácil, ganhei experiencia de ter 7 olhos ,de ter atenção redobrada, e de verificar por antecipação as atitudes dos condutores enlatados.

Para mim os enlatados têm sempre prioridade.
Para mim os enlatados nunca sabem o que fazem, por isso têm desconto
Para mim os enlatados podem sair do carro sempre que lhe dá na gana, por isso distancia segura, e mão nos travões

Sem duvida para quem conduz em diversos paises como é o meu caso, o fenomeno português no transito é um caos com regras impostas, coexistem normas com anarquia , os agentes de transito entretêm-se a controlar a velocidade exclusivamente, quando vemos diariamente e em escassos metros uma quantidade de manobras estupidas e perigosas. Nas filas tenho a sensação de ver enlatados convencidos que têm motas tal a forma como colocam as viaturas na diagonal e quase tentam passar entre os demais, isto sim é que faz o perigo.

Tal como inversões de marcha nos locais mais inesperados, entre outras manobras incoscientes perigo que me alertam é real se não formos cuidadosos e se confiramos em demasia no transito que nos rodeia.

Os dois maiores sustos em seis meses de experiencia de Scooter foram exactamente outras scooters no IC19, ia sendo atropelado por uma PcX e por outra sym por alguns herois da estrada, este ultimo numa manobra que merecia ter sido filmada para a galeria dos cretinos da estrada.

Enfim, realmente o grande argumento das fobias é que nas motas somos os pára-choques das mesmas _confuso_

abraços e boas voltas

Espirito Aventura

rodrigogomes

  • Visitante
Re: Medo, receio ou fobia de andar de moto! Como vencer?
« Responder #29 em: 11 de Abril de 2014, 17:49 »
Eu a minha experiencia com o alcatrão foram 2 vezes na minha tenebrosa Famel z3 ainda hoje não ando nela quando está tempo humido

NadiaConceicao

  • Visitante
Re: Medo, receio ou fobia de andar de moto! Como vencer?
« Responder #30 em: 04 de Junho de 2014, 10:38 »
Olá,

Penso que o perigo não são as motas em si, mas sim as coisas inacreditáveis que vejo os enlatados fazerem e que têm causado muitos dos acidentes que vejo todos os dias no IC19 com motas. Sinto-me invisível na estrada desde que ando de mota, já para não falar de termos sempre de estar a prever e a imaginar tudo o que possa acontecer (e muitas vezes acontece). Acho que o melhor é não confiar em ninguem e prever sempre o pior e irmos sempre muito atentos e preparados para isso. Desde as razias que fazem quando atravessam 3 faixas porque se lembraram que afinal vão sair ali, até se encostarem a 1 centímetro atrás de nós, ou "fecharem-nos" a passagem quando tentamos ir no meio dos carros, é a maldade que causa acidentes...  :-? E é isso que me mantém sem confiança 100% a andar de mota.
« Última modificação: 04 de Junho de 2014, 10:39 por NadiaConceicao »

Vaporeon

  • Visitante
Re: Medo, receio ou fobia de andar de moto! Como vencer?
« Responder #31 em: 04 de Junho de 2014, 10:52 »
Ora ai está...belo topico  _pol_ _pol_ _pol_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Medo, receio ou fobia de andar de moto! Como vencer?
« Responder #32 em: 05 de Junho de 2014, 00:42 »
Acho que o melhor é não confiar em ninguem e prever sempre o pior e irmos sempre muito atentos e preparados para isso.

Citei e destaquei esta tua frase companheira, porque...por muito injusto que possa parecer aos demais condutores (cautelosos ou não) que connosco circulam, é em nós que primeiramente deveremos confiar e essa mesma confiança terá forçosamente de se traduzir na prevenção e numa cuidada cautela/atenção ao que nos rodeia.

Muita gente tem por princípio qualquer coisa como "andar de moto é viver no fio da navalha", mas a questão dos acidentes muitas das vezes partem da incúria não dos próprios motociclistas, mas dos restantes utilizadores da via.
Eu não ando só em 2 rodas e também conduzo o meu automóvel com muita regularidade, mas faço por ter o mesmo tipo de atitude e correcção ao volante que tenho quando circulo na maxi. É um princípio!
Não sou nenhum santo...atenção!....já me saltou a tampa (com uns audíveis e enraivecidos impropérios largados janela fora), mas isso acaba também por ser o resultado do desrespeito e desprezo que alguns condutores me provocam.

A questão do medo de andar de moto pode ser muitas vezes confundida....mas a verdade é que algumas pessoas têm medo não propriamente do acto de andar de moto, mas sim pelo que já ouviram p. ex. em resultado de acidentes/quedas.

Fazes bem em ser cautelosa companheira Nadia e sempre que possível transmite aos demais que andar de moto deve ser um acto de prazer. Combate-se o medo, enfrentando-o.....mesmo que com ajuda!  _convivio_

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Medo, receio ou fobia de andar de moto! Como vencer?
« Responder #33 em: 05 de Junho de 2014, 22:49 »
"andar de moto é viver no fio da navalha", mas a questão dos acidentes muitas das vezes partem da incúria não dos próprios motociclistas, mas dos restantes utilizadores da via.


isto é que é assustador, dependermos dos outros o que em Portugal é um desespero _confuso_ _confuso_



Espirito Aventura

NadiaConceicao

  • Visitante
Re: Medo, receio ou fobia de andar de moto! Como vencer?
« Responder #34 em: 06 de Junho de 2014, 15:32 »
É isso mesmo, e o encontro de aniversário do CPM foi uma grande ajuda, pois estava mesmo no início desta experiência.
Companheiros que têm algum receio de aderir a estes eventos porque ainda não se sentem à vontade: acreditem que é uma grande ajuda para perder muitos medos e também receber muitas dicas dos companheiros com mais experiência  _pol_ _pol_ _pol_ _pol_

Offline marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
Re: Medo, receio ou fobia de andar de moto! Como vencer?
« Responder #35 em: 06 de Junho de 2014, 17:56 »
Eu devo ser dos poucos que anda mais de devagar de mota, do que de carro...

É que além da irresponsabilidade dos outros, temos também o factor sorte. Ao longo de 70-80 mil kms já encontrei óleo na estrada e areia em curva que me fizeram dançar, animais que se atravessam, buracos (crateras) e lombas na estrada, etc... 

Eu tenho medo porque existem mais situação de risco e em caso de acidente as consequências são proporcionais a velocidade. 
SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Medo, receio ou fobia de andar de moto! Como vencer?
« Responder #36 em: 11 de Junho de 2014, 08:48 »
concordo, de Scooter respeito 200% o código, tolerância zerinho... e sigo a regra de que" é excesso de velocidade quando não conseguimos parar no espaço de segurança á nossa frente"
Espirito Aventura

patricia.nogueira

  • Visitante
Re: Medo, receio ou fobia de andar de moto! Como vencer?
« Responder #37 em: 11 de Setembro de 2014, 17:00 »
Olá :)

Sempre quis ter mota, sem sucesso porque o meu pai nunca na vida me daria tal coisa e alias incutiu-me ate o medo de andar de bicicleta...
Aprendi a andar de bicicleta, mas nunca foi uma actividade que fizesse com frequência, atá porque a bicicleta era emprestada, tal como a mota, também houve a mesma problemática com a bicicleta, nunca tive uma....

Existiram várias discussões em casa sobre o tema "eu ter uma mota".
Tenho 36 anos e finalmente ganhei coragem e comprei uma SYM GTS 125, estou apaixonada por ela  ;D mas tenho-lhe muito medo... ate mesmo a andar num largo sem ninguém é pra mim assustador,  tal como a esposa do Sapiens21 eu cai exactamente nas mesmas circunstâncias... o meu medo cresceu mais ainda. Estou a nadar na mota devagarinho mas em total tensão :(

Venho para o trabalho de autocarro, e sinto-me terrivelmente frustrada, especialmente quando vejo gente de mota na estrada super à vontade e eu com a minha motinha que tanto quis enfiada na garagem ...
Não sei como vou superar isto, mas tenho que o fazer! Escusado será dizer que o meu pai ficou furioso e até mesmo desiludido comigo por ter comprado a minha motinha, acho que isso não me ajudou nada :(.

Obrigada pelo tópico, pelo menos há sempre alguém que perceba este meu "medo".

Offline PMarques

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 278
  • Localidade: Santa Cruz - Torres Vedras
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Medo, receio ou fobia de andar de moto! Como vencer?
« Responder #38 em: 11 de Setembro de 2014, 17:34 »
Olá :)

Sempre quis ter mota, sem sucesso porque o meu pai nunca na vida me daria tal coisa e alias incutiu-me ate o medo de andar de bicicleta...
Aprendi a andar de bicicleta, mas nunca foi uma actividade que fizesse com frequência, atá porque a bicicleta era emprestada, tal como a mota, também houve a mesma problemática com a bicicleta, nunca tive uma....

Existiram várias discussões em casa sobre o tema "eu ter uma mota".
Tenho 36 anos e finalmente ganhei coragem e comprei uma SYM GTS 125, estou apaixonada por ela  ;D mas tenho-lhe muito medo... ate mesmo a andar num largo sem ninguém é pra mim assustador,  tal como a esposa do Sapiens21 eu cai exactamente nas mesmas circunstâncias... o meu medo cresceu mais ainda. Estou a nadar na mota devagarinho mas em total tensão :(

Venho para o trabalho de autocarro, e sinto-me terrivelmente frustrada, especialmente quando vejo gente de mota na estrada super à vontade e eu com a minha motinha que tanto quis enfiada na garagem ...
Não sei como vou superar isto, mas tenho que o fazer! Escusado será dizer que o meu pai ficou furioso e até mesmo desiludido comigo por ter comprado a minha motinha, acho que isso não me ajudou nada :(.

Obrigada pelo tópico, pelo menos há sempre alguém que perceba este meu "medo".
Muito bem vinda a estas paragens :)
Isso foi preciso coragem sem dúvida tomar essa atitude e no fundo concretizar um sonho antigo  _palmas_ _palmas_

Para vencer o medo não há nada melhor do que andar e praticar, a evolução será gradual e natural _pol_
Começar por pequenas voltas de preferência em sítio com espaço e sem carros e movimento, mas não haver nada para atrapalhar, depois ir circulando em estradas pouco movimentadas até que te sintas com confiança para andar normalmente e até ir nela para o trabalho.

O importante é sempre muita atenção ao que estamos a fazer e 10vezes mais ao que nos rodeia e tudo correrá bem.

O pai certamente irá compreender e perceber que não és uma irresponsável que irá colocar a vida em risco.

Qualquer dúvida vai perguntando que esta comunidade fantástica vai ajudar de certeza.

Medos de parte, muitos km de prazer com a tua nova mota e sempre sem precalços  scooter_
Boas curvas
Jet4 0km (06-2011) - 12694km (18-03-2014)
GTS 0km (18-03-2014) - 5600km (11-09-2014)
NC750X 0km (11-09-2014) < scooter_

Offline NunoMM

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 826
  • Localidade: VNGaia
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 i
Re: Medo, receio ou fobia de andar de moto! Como vencer?
« Responder #39 em: 11 de Setembro de 2014, 18:23 »
   Colega Patrícia,

   Antes de mais, os meus parabéns pela tua coragem de comprar a mota e pela sinceridade que expuseste aqui.
   O colega PMarques já te deu bons conselhos.
   De início, não te obrigues a fazer mais do que aquilo em que te sentes à vontade, por pressão da família. Evita estes dias de mau tempo e vento. Começa com terreno seco e pouco movimento.
   A minha mulher também conduz scooter, mais alta que a Sym. Tu também vais conseguir!
   Conduz descontraída e com confiança!

   Continuação de bons kms para ti.
Todas as grandes viagens começam com um pequeno passo.

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Medo, receio ou fobia de andar de moto! Como vencer?
« Responder #40 em: 11 de Setembro de 2014, 18:25 »
Olá :)

Sempre quis ter mota, sem sucesso porque o meu pai nunca na vida me daria tal coisa e alias incutiu-me ate o medo de andar de bicicleta...
Aprendi a andar de bicicleta, mas nunca foi uma actividade que fizesse com frequência, atá porque a bicicleta era emprestada, tal como a mota, também houve a mesma problemática com a bicicleta, nunca tive uma....

Existiram várias discussões em casa sobre o tema "eu ter uma mota".
Tenho 36 anos e finalmente ganhei coragem e comprei uma SYM GTS 125, estou apaixonada por ela  ;D mas tenho-lhe muito medo... ate mesmo a andar num largo sem ninguém é pra mim assustador,  tal como a esposa do Sapiens21 eu cai exactamente nas mesmas circunstâncias... o meu medo cresceu mais ainda. Estou a nadar na mota devagarinho mas em total tensão :(

Venho para o trabalho de autocarro, e sinto-me terrivelmente frustrada, especialmente quando vejo gente de mota na estrada super à vontade e eu com a minha motinha que tanto quis enfiada na garagem ...
Não sei como vou superar isto, mas tenho que o fazer! Escusado será dizer que o meu pai ficou furioso e até mesmo desiludido comigo por ter comprado a minha motinha, acho que isso não me ajudou nada :(.

Obrigada pelo tópico, pelo menos há sempre alguém que perceba este meu "medo".

 _palmas_ _palmas_
Assim é que é!! Ter a motinha já é o principal e devido ao teu post do receio de andar, eu sugeria-te que 1 dia destes andasses à pendura ( tu no lugar do pendura !! ) com 1 companheiro(a) com + experiência no meio do trânsito e depois em estrada aberta e assim poderias analisar e perceber melhor as nuances de conduzir uma Scooter em diversos ambientes e depois, num Domingo de manhã ias tu dar umas voltas ( acompanhada de outras scooters se necessário ) para ganhares confiança......Vais ver que daqui uns tempos até te vais rir dos "medos" iniciais e até vais levar o teu Pai a dar 1 voltinha.
Bjs
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

paulodio21

  • Visitante
Re: Medo, receio ou fobia de andar de moto! Como vencer?
« Responder #41 em: 11 de Setembro de 2014, 18:35 »
Ficava feliz se a minha pendurinha passasse a condutora da minha Maximus, uii as noites de ralis tascas eram outras ahah.
Claro que para aprender, ganhar experiência deve ser com calma e tempo seco..  Aos poucos a confiança aparece ahah.

SVR

  • Visitante
Re: Medo, receio ou fobia de andar de moto! Como vencer?
« Responder #42 em: 11 de Setembro de 2014, 18:47 »
Patricia
Tens que ir dando umas voltas, primeiro sem muito trânsito e aos poucos vais conhecendo melhor a moça e a confiança vem com o tempo! Com muita calma vais ver que superas o medo! A vontade que tens já é meio caminho andado!
Boa sorte


SVR

montanha

  • Visitante
Re: Medo, receio ou fobia de andar de moto! Como vencer?
« Responder #43 em: 11 de Setembro de 2014, 19:24 »
Ola. Sobretudo não andes tensa! Isso e como o stress de palco que tantos sentem na minha profissão. Só se
Vence por insistência! A pouco e pouco vais andando e quando fores relaxando vai alargando a área e o tempo!  Muitas vezes pouco tempo e
Percursos curtos e SEMPRE A SECO. BOA SORTE!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Paulo Coelho

  • Visitante
Re: Medo, receio ou fobia de andar de moto! Como vencer?
« Responder #44 em: 11 de Setembro de 2014, 20:25 »
O meu conselho é o seguinte:
Se poderem tirem a carta indepentemente da cilindrada que conduzam
Não imaginam o que se aprende e o que se ganha em pequenos aspectos em que somos alertados nomeadamente em segurança passiva e activa.
 _pt_

SVR

  • Visitante
Re: Medo, receio ou fobia de andar de moto! Como vencer?
« Responder #45 em: 11 de Setembro de 2014, 21:26 »

O meu conselho é o seguinte:
Se poderem tirem a carta indepentemente da cilindrada que conduzam
Não imaginam o que se aprende e o que se ganha em pequenos aspectos em que somos alertados nomeadamente em segurança passiva e activa.
 _pt_

Verdade!


SVR

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Medo, receio ou fobia de andar de moto! Como vencer?
« Responder #46 em: 11 de Setembro de 2014, 21:35 »
......Outra solução bem + barata, é comprar o livro de aprendizagem onde vem imensa coisa ( lê-lo com atenção 2 ou 3 vezes ) e ir a uma tertúlia CPM e falar com os companheiro(a)s que já " viraram muitos frangos" .
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

escape_roto

  • Visitante
Re: Medo, receio ou fobia de andar de moto! Como vencer?
« Responder #47 em: 12 de Setembro de 2014, 09:25 »
Olá Patrícia

Eu, também como tu, tive receio de voltar a este mundo, mas a necessidade aguça o engenho, pelo que regressei a olhar para a frente.

Sim e é isso que deves fazer, pois se olhas para as rodas cais e se olhas para os outros a andarem de scooter, desanimas.

Existe sempre em mim o receio de cair ou de ter um acidente. Não existe dia nenhum em que não sinta isso, no entanto estou a transformar os meus medos em respeito.
Respeito pela máquina onde vou “montado” e principalmente respeito por mim e por todos os que circulam pela estrada.

Quanto ao teu pai, na minha pequena opinião, terás que lhe mostrar os teus pontos de vista, pois foi o que fiz com os meus pais, principalmente com a minha mãe, que só soube que eu iria conduzir uma scooter quando já a tinha comprado.

Ficou triste e apreensiva, no entanto após lhe ter explicado as minhas razões, de a ter levado comigo a levantar a scooter, ela até já considerou andar comigo à pendura. O meu pai já anda comigo à pendura. Eu. que tinha receio de andar de scooter, já transporto pessoal.

Como vez, terás que combater primeiro os teus receios/duvidas (um/a de cada vez) e depois a esclarecer o teu pai.

E teres a certeza que se acontecer azar, fizeste tudo o que estava ao teu alcance para que não acontecesse, porque existem coisas que não podemos controlar.

Controla aquilo que está ao teu alcance (os teus medos/receios e a tua máquina) e antevê o máximo do que pode acontecer-te no trânsito e isso só acontecerá com a experiência.

Considera também a participação numas aulas ou frequentar um curso de condução segura.
Boa sorte e espero ver-te aos comandos dessa bonita máquina.

tparracho

  • Visitante
Re: Medo, receio ou fobia de andar de moto! Como vencer?
« Responder #48 em: 12 de Setembro de 2014, 17:02 »
@ Patrícia,

Considera ires ao stand onde compraste a GTS e pede para dar uma volta numa scooter mais pequena. Pode ser que te ajude a perderes o medo.

Ou então tenta combinar com alguem que já ande de scooter, dás primeiro umas voltas a pendura para ganhares o feeling de andar em cima de uma maxi, depois avanças para a conduzires, em linha reta, sem transito, piso seco. tenta ir combatendo o medo por fases.

Todos nós, sentimos nem que seja uma ponta de medo (uns mais que outros), é normal. Eu sou como o Mauricius, ando mais devagar de mota do que de carro, porque tenho muito respeito, por mim, pelos outros, e pela máquina na qual vou montado.

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Medo, receio ou fobia de andar de moto! Como vencer?
« Responder #49 em: 12 de Setembro de 2014, 18:30 »
medo e respeito é o meu lema na mota :-?


Regra simples e de ouro, manter um perímetro de de 15 metros entre mim e os enlatados.. _pensador_

claro que existem sempre uns motards que nos fazem umas razias a 200... _Zang_ _Zang_ _Zang_e esses também me preocupam porque têm uma cruz no capacete e não têm o mínimo de noção da velocidade deles relativamente aos outros veiculos    _policia_
Espirito Aventura