Autor Tópico: Comparativo Suzuki Burgman 125 ABS (MY2014) e a Yamaha X-Max 125 ABS (MY2014)  (Lida 16410 vezes)

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Achei importante postar aqui, uma vez que é um comparativo entre duas novidades de 2014.  A scooter-station.com publicou um comparativo entre a nova Suzuki Burgman 125 (MY2014) ABS e a Yamaha X-Max 125 ABS!

Cliquem na imagem para irem para a página (em francês)



Ou, se preferirem a tradução do Google para "Português":



Boas curvas!
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Comparativo Suzuki Burgman 125 ABS (MY2014) e a Yamaha X-Max 125 ABS (MY2014)
« Responder #1 em: 31 de Janeiro de 2014, 11:45 »
Antes de mais, obrigado pela partilha, João.

Apesar de eu considerar a X-Max um pouco melhor (é de facto a minha opinião), esta Burgman está muitíssimo mais bonita que anteriormente, tem uma óptima protecção aerodinâmica logo de série, tem um histórico de fiabilidade absolutamente incrível e é sobejamente conhecido o seu conforto.

A Suzuki fica um pouco mais económica na altura da aquisição, mas mesmo assim "arrancou" no teste a seguinte expressão e que tive de ler 2 vezes para não cair na dúvida:

"De plus, le Burgman offre un rapport qualité/prix plus avantageux que le X-Max. "

Tradução: "Além disso, a Burgman oferece uma relação qualidade/preço mais vantajosa que a X-Max."

Um óptimo negócio a ter em conta no panorâma das 125cc, mas é que sem margem para dúvidas!!

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: Comparativo Suzuki Burgman 125 ABS (MY2014) e a Yamaha X-Max 125 ABS (MY2014)
« Responder #2 em: 31 de Janeiro de 2014, 15:47 »
A xmax é muito bonita mas o preço é "lunático" com esse preço compra-se uma 300cc melhor em praticamente tudo. A burgman está muito boa e é uma forte aposta nas 125. Por outro lado basta ver a foto, aquele "francês" não deve ser minorca e tem de estar em bicos dos pés. Agora pensem em andar uma horas na cidade de Lisboa a parar nos semáforos e ao final do dia têm uma tendinite nos gémeos. Xmax boa para a estrada e com aquele preço???? só para os fanáticos da XMAX. Todas as outras 125 são mais apelativas para o dia a dia nas grandes cidades e afinal foi para isso que as scooters foram criadas ou não?
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Comparativo Suzuki Burgman 125 ABS (MY2014) e a Yamaha X-Max 125 ABS (MY2014)
« Responder #3 em: 31 de Janeiro de 2014, 17:36 »
Por outro lado basta ver a foto, aquele "francês" não deve ser minorca e tem de estar em bicos dos pés.

Muito bem observado!
O tipo não me parece de todo baixo e o banco da X-Max é de tal forma alto, que já estou a ver a cena de um potencial cliente um pouco mais baixo ir experimentá-la e depois acabar por preteri-la por outro modelo.

Mas a X-MAX é um modelo muito bonito.

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Comparativo Suzuki Burgman 125 ABS (MY2014) e a Yamaha X-Max 125 ABS (MY2014)
« Responder #4 em: 31 de Janeiro de 2014, 20:09 »
......O francês da Xmax tem 1.83 e não consegue colocar os pés totalmente no chão mas, companheiros, eu tive uma Xmax 125 modelo 2010 e fiz quase 20000 kms com ela e apesar de ter ter apenas 1.70 não tive qualquer dificuldade nas manobras e condução da menina e esta de 2014 mantém a altura e o peso iguais!
O pessoal habitua-se a colocar apenas um dos pés no solo e com a prática isso não é problema e a facilidade de condução quase parada é impressionante.
Claro que, também gosto muito da burgman e quem a comprar ficará muito bem servido.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Dinispalma

  • Visitante
Realmente a X-max é a mais  cara mas vale todo o dinheiro que custa. E gosto não se discute. _palmas_ _palmas_

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Os preços da Yamaha em muitos modelos (não em todos) são ridículos.

Entre uma TMAX530 e uma Integra 750 há diferenças de acabamentos. Sem dúvida.

Mas também há diferenças de caixa de velocidades, motor e alguns aspectos da ciclística.

Tal como a Tmax, esta Xmax é cara.
« Última modificação: 05 de Março de 2014, 21:14 por pedroareias »

Marco46

  • Visitante
Excelente comparativo sem duvida!  _pol_

Mas a minha escolha recaia sempre sobre a Suzuki. Maxi belissima, muito atraente, bem mais evoluida que a anterior, e com dimensoes já consideraveis. Juntando todos os recentes modelos actualmente no mercado, certamente que a Burgman e a K-XCT se destacariam de todas as demais, pois sao actualmente as melhores 125 do mercado!

Quanto à Xmax, é mesmo scooter que nao me assiste!!


Saudações

 _convivio_


« Última modificação: 05 de Março de 2014, 18:50 por Marco46 »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Existe naturalmente quem goste mais de uma que outra e isso é perfeitamente normal e ainda bem que assim acontece.

O cliente alvo de uma e de outra também me parece ser um pouco diferente...não é diferente no sentido de ter gostos completamente opostos, mas por ter ou sentir outro tipo de prioridades  na altura da aquisição.

Porém, nada como experimentar uma e outra e assim conseguir dissipar a maior parte das dúvidas.
Gosto muito desta nova Burgman 125/200 e a qualidade, conforto e fiabilidade da sua mecânica (pouco alterada nesta geração) é por demais conhecida e reconhecida; Quanto à X-Max, o seu design está muito bem conseguido, tem uma unidade bem espevitada e um chassis que tem recebido muito boa crítica.

Ainda bem que o mercado está a ficar bem servido de novidades.  _pol_

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Não cheguei a ver a Suzuki por falta de conhecimento e porque estava embevecido pela XMax, não resisti ao desconto de € 900 com que comprei a minha € 3,925 com oferta de documentação e top Case 47 lts, mas se não fosse isto acho iria refletir, até porque o posicionamento dos pés dos test-drivers diz-me algo, principalmente quando estou a manobrar em empedrado inconstante, como por exemplo as novas passadeiras junto á cidade universitária onde tive de apoiar os pés para passar entre enlatados indisciplinados  :-\ , ia arranjando uma tendinite nos pés ???_

Já agora...alguém sabe o valor proposto pela Suzuki Burgman 125??
« Última modificação: 09 de Abril de 2014, 21:17 por Fijoma »
Espirito Aventura

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Podias não saber disso na altura em que compraste a tua X-Max companheiro Fijoma, mas também não estás mesmo nada mal servido, diga-se de passagem.  _pol_

A Burgman 125 (2014) tem agora um estilo muito mais limpo e moderno que a anterior e é de facto uma concorrente de peso face à X-Max, disso restarão poucas dúvidas.
Tem certamente adeptos naquele tipo de cliente que presa o conforto, a protecção aerodinâmica (melhorada nesta versão) e a mecânica feita para durar. Mas a X-Max por outro lado joga +/- com as mesmas armas, tendo adicionalmente uma dinâmica mais apurada.

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Alguém sabe os preços desta burgman, já andei a pesquisar mas ainda não os encontrei atualizados. Por outro lado como podem ver no teste apesar de ter mais dois cv de potencia a xmas não se distancia muito da burgman, os consumos são praticamente idênticos  e no conforto....todos sabemos que não é o forte da xmax.

 Vitesse maximale :
- Suzuki Burgman 125 ABS 2014 : 113 km/h chrono, 125 km/h au compteur
- Yamaha X-Max 125 2014 : 118 km/h chrono, 126 km/h au compteur

Accélération de 0 à 100 m (moyenne de 4 chronométrages) :
- Suzuki Burgman 125 ABS 2014 : 8’47 sec.
- Yamaha X-Max 125 2014 : 8’28 sec.

Poids tous pleins faits (balance Moto-Station) :
- Suzuki Burgman 125 ABS 2014 : 163,2 kg (AV 67,2 kg ; AR 96 kg)
- Yamaha X-Max 125 2014 : 176 kg (AV 76,4 kg – AR 99,6 kg)

Consommation du comparatif :
- Suzuki Burgman 125 ABS 2014 : 4 l/100 km
- Yamaha X-Max 125 2014 : 3,9 l/100 km

Rayon de braquage :
- Suzuki Burgman 125 ABS 2014 : 3,77 m
- Yamaha X-Max 125 2014 : 3,24 m
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Marco46

  • Visitante

- Yamaha X-Max 125 2014 : 176 kg  _confuso_


Até doi!!!!  Como é que nao hei-de passar por elas.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Sim, tem um peso avantajado e que se afasta um pouco da média dentro da gama das 125cc, mas não deixa de se mexer muito bem.  _pol_

Pode não ter o arranque de outras 125cc...porventura para isso concorre o tal peso que referiste e bem, mas acaba por contrapor com um bom top-speed e óptima estabilidade.


Marco46

  • Visitante


É muita alta Sapiens, e o centro de gravidade tb nao a favorece, mas pronto para quem gosta, nunca há-de ter defeitos! :)


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Sim, lá alta é ela e quando se conhecia aqui à uns meses apenas de imagens da web ou por via de testes levados a cabo por revistas da especialidade, já se conseguia antever essa situação.

Aqui neste comparativo e em qualquer outro que acabe por resultar de dúvidas da parte de quem pretenda adquirir um novo modelo, o conselho que dou é simples...experimentar.

Nem tudo é estilo, nem tudo tudo é design, nem tudo é velocidade....comprar um motociclo "às cegas" só porque se gosta muito e depois de ter as chaves na mão constatar que afinal não era a indicada, é muito d€sagradáv€l. A questão da altura é por exemplo um desses exemplos (variável consoante a estatura de cada um). Mas por outro lado, reconheço sem problemas que nem tudo deve ser racional e metódico ao ponto de se olhar a um caderno de encargos inalterável e inabalável. A escolha de um motociclo deve ter um pouco de emocional e racional, na medida do possível.

Aqui a Burgman 125 (2014) e a X-Max 125 (2014) são dois bons exemplos neste segmento e qualidades...boas qualidades não lhes faltam.  _pol_

Offline Sanheiro

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 765
  • Localidade: Setúbal
  • A (H)onda do Rio Sado
  • Marca: Honda
  • Modelo: Africa Twin
Como já aqui foi dito, cada um é como cada qual, e gostos não se discutem, de qualquer forma e em relação á altura se for a mesma que o modelo anterior, não vejo qualquer problema, mas isso sou eu... tenho 1,80m e praticamente em 2 anos nunca tive qualquer problema pela altura da x-max, a minha pendura é que se queixa algumas vezes, é claro que, quem fôr mais baixo poderá realmente ter algumas dificuldades e se andar muito em cidade pode ser realmente um problema.

Considero que as maxi's ou outras, são como a roupa a uns servem a outros nem por isso  _lol_ a diferença maior é os €€€ que se gasta e se depois não nos adaptamos torna-se complicado.  _pensador_ apesar de ser um grande admirador das x-max, não colocaria de parte esta burgman  _pol_
Yamaha X-Max 125:Mai/12 a Dez/15- 0km aos 87 000km - Honda NC750D Integra: Dez/15 a Maio/19 - 0Km aos 117 875km - Honda África Twin 1000: Maio/19 a Jul/20 - 0km aos 36 700km - Honda Africa Twin 1100: Jul/20 - 55 000Km