Autor Tópico: Ajuda a um "Enlatado" de 2 rodas  (Lida 9638 vezes)

numibesi

  • Visitante
Ajuda a um "Enlatado" de 2 rodas
« em: 30 de Janeiro de 2014, 13:09 »
Boas pessoal,

Hoje de manha na minha vinda para o Cacém, no Eixo NS, após a saída para o Monsanto, trânsito parado _confuso_ .

Como sou ainda inexperiente, e no meio dos enlatados só mesmo na ponte SE e SÓ SE o transito estiver a fluir, caso contrário sou um enlatado de 2 rodas  _corado_

Então resolvi, sei que erradamente ir pela berma (mas na A2, para mim a berma é a "única" solução), fui sempre pela berma e lá mais à frente após a saída para 7 rios, vi o motivo do trânsito estar parado, um despiste de uma senhora já com alguma idade num Rover, na curva contra-curva que antecede a saída para a Radial (para onde vou), como vinha pela berma, avistei 3 colegas das 2 rodas no meio dos enlatados, eu assim que tive hipótese entrei na faixa da direita, depois fui para a da esquerda, ficando assim em frente dos colegas das 2 rodas, não por "esperteza" mas pelos motivos que já expliquei...

O que é certo é que assim que me viram, vai uma buzinadela  :-?, a minha questão é se estavam a reclamar ou se me estavam a cumprimentar! Algum dos companheiros aqui do CPM estava nesse grupo, que possa dizer de sua justiça  _pensador_

Depois acabaram por passar todos por mim, até eu sair para a Radial, mas ninguém disse mais nada! O que me levou a esta dúvida existêncial.

Ainda estou a dar os primeiros paços nesta "irmandade" das 2 rodas, e não conheço ainda os "códigos" entre motards na estrada, por exemplo antes deste episódio, na A2 vinha em "parelha" com uma GTS 125 Evo, e aprendi que para cedermos passagem aos colegas com mais cilindrada devemos apontar com a mão no sentido da faixa para indicar a cedência  _lool_

Abraço a todos e obrigado pelas opiniões.  _pt_
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2014, 14:15 por numibesi »

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: Ajuda a um "Enlatado" de 2 rodas
« Responder #1 em: 30 de Janeiro de 2014, 13:29 »
Provavelmente (digo eu ) a pedir passagem  scooter_

Se está a inciar-se no mundo das 2 rodas o conselho que lhe dou é que quando necessitar de andar no meio dos enlatados parados no transito e se aparecer um companheiro de 2 rodas, o deixe passar e ele ir á frente "abrir caminho" ,guarde uma distancia segurança (não vá ele fazer uma travagem de emergencia) e ganhe mais "calo" ....andar no meio dos enlatados requer atenção redobrada e por vezes alguma agilidade.

No meio do transito a cc da mota deixa de ter alguma importancia....(minha opinião)....falo do meu percurso diario (Marginal) que quando me aparece á frente motas maiores,só atrapalham e atrasam  _confuso_ >:D ...pelo curto espaço que temos para circular no meio dos enlatados.

Continuação de boas curvas   

numibesi

  • Visitante
Re: Ajuda a um "Enlatado" de 2 rodas
« Responder #2 em: 30 de Janeiro de 2014, 13:40 »
Provavelmente (digo eu ) a pedir passagem  scooter_

Não porque eles ficaram "presos" na zona do cruazento da faixa da dta com a da esq por causa do despiste.

 scooter_


Joaocruz

  • Visitante
Re: Ajuda a um "Enlatado" de 2 rodas
« Responder #3 em: 30 de Janeiro de 2014, 14:07 »
Boas,

Eu fiz exactamente o que tu fizeste no mesmo local, pois também por la passei!
E não tem a ver com experiência (ando há mais de 20 anos de moto), mas sim com escolher o caminho mais "seguro" e rápido para enfrentar os engarrafamentos e estorvando o mínimo possível os restantes utentes da via!

Não entendo é esta tua afirmação:
, e aprendi que para cedermos passagem aos colegas com mais cilindrada devemos.... _lool_

  _pt_

Ceder a passagem ás motos com mais cilindrada? Mas porquê? Se andarem mais rápidos do que tú, entendo, agora o facto de terem uma moto maior não lhes dá nenhuma "prioridade" em passarem-te.

Vai olhando pelos espelhos e se vires alguém permanentemente atrás de tí E SE PUDERES, deixa-o passar, mas não é por ter uma moto/veículo maior do que o teu.
Como diz o M.Careca, muitas vezes as motos maiores até estorvam mais do que as restantes!

Um abraço e boa aprendizagem,
JpC

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Ajuda a um "Enlatado" de 2 rodas
« Responder #4 em: 30 de Janeiro de 2014, 14:14 »
Eu ando diariamente com a minha GSX650F no meio dos carros e posso dar o meu conselho.

A minha mota é meia calmeirona e sedo passagem a quem eu me aperceba que tem mais agilidade para andar mais rápido do que que eu e pode ser uma RR ou uma PCX...

Se eu apanhar alguém á minha frente a "atrofiar", o que todos nos fazemos ao principio, sou capaz de pedir passagem, buzinando ou dando uma ou duas "bufadelas " de acelerador, não porque tenho mais CC ou porque a minha mota é maior, mas porque sinto que posso ir mais rápido.

Para ti, nesta fase, penso que o melhor é mesmo tentares acompanhar uma mota que vá a abrir caminho... ninguém leva a mal já o fizeram comigo várias vezes e mesmo eu se apanhar uma mota maior (BMW, Pan-European, XX) a abrir caminho aproveito a boleia...  _pol_

numibesi

  • Visitante
Re: Ajuda a um "Enlatado" de 2 rodas
« Responder #5 em: 30 de Janeiro de 2014, 14:25 »
Não entendo é esta tua afirmação:
Ceder a passagem ás motos com mais cilindrada? Mas porquê? Se andarem mais rápidos do que tú, entendo, agora o facto de terem uma moto maior não lhes dá nenhuma "prioridade" em passarem-te.

Não, pois se calhar não me expliquei bem!  :-?

O que aconteceu é que vínhamos nos os 3 (2 maxis mais uma Pan salvo erro!), na berma da A2, e quando nos aproximamos da saída para o centro-sul, o motard mais cilindrado  _careta_ ultrapassou-me e meteu-se entre nós os dois (maxis) e o companheiro da frente assim que se apercebeu, com a mão esquerda apontou para a faixa, o outro companheiro, levantou a mão direita e mandou-o seguir, lá mais à frente já no final da descida, o companheiro da scooter voltou a fazer o mesmo gesto, onde foi ultrapassado e levou um valente agradecimento  _palmas_

Obrigado a todos pela partilha de experiências e compreensão  _pt_


Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Ajuda a um "Enlatado" de 2 rodas
« Responder #6 em: 30 de Janeiro de 2014, 17:27 »
Enquanto não te sentes à vontade e se te sentires pressionado com quem lá vem...dá passagem e aproveita a 'boleia' !  Vais descobrir sempre uns mais gazeados da cabeça que pedem passagem mais à bruta e sem agradecer sequer esquecen que tambem eles já foram iniciados.
A berma da estrada é apelativa por ser mais rapido e menos perigoso, mas não recomendo porque dá multa, tens sempre detritos que podem furar pneus, andas mais perto dos rails, etc...
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

interceptor

  • Visitante
Re: Ajuda a um "Enlatado" de 2 rodas
« Responder #7 em: 30 de Janeiro de 2014, 22:20 »
Eu quando se juntam assim 2/3 motos a ultrapassar filas de carros gosto sempre de ficar para ultimo, o pior é quando apanho um que também quer :))

NadiaConceicao

  • Visitante
Re: Ajuda a um "Enlatado" de 2 rodas
« Responder #8 em: 31 de Janeiro de 2014, 10:56 »
Desculpem, tambem ando nestas andanças há pouco tempo, e não percebi a parte de levantar o braço para a faixa, para ceder passagem. Como devemos proceder?
Ainda tenho algum receio de andar no meio dos carros e vou sempre bastante devagar, é útil saber como fazer para os companheiros passarem, e não apanharem grandes "secas" atras de mim :-?


numibesi

  • Visitante
Re: Ajuda a um "Enlatado" de 2 rodas
« Responder #9 em: 31 de Janeiro de 2014, 11:20 »
Desculpem, tambem ando nestas andanças há pouco tempo, e não percebi a parte de levantar o braço para a faixa, para ceder passagem. Como devemos proceder?
Ainda tenho algum receio de andar no meio dos carros e vou sempre bastante devagar, é útil saber como fazer para os companheiros passarem, e não apanharem grandes "secas" atras de mim :-?

**OFF-TOPIK*** Colega, se desceres ao 1º andar eu explico como foi feito o gesto  _careta_

Agora para todos os outros que não trabalham no mesmo edificio  _Rolley_, encontrei ontem isto no forum:

Para evitar confusões, a versão correcta:


O que aconteceu foi uma espécie de "You Lead/Come"  _pol_

Abraço a todos e boas rodadas  _pt_

Offline Duas Rodas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2012
  • Mensagens: 719
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 300
Re: Ajuda a um "Enlatado" de 2 rodas
« Responder #10 em: 31 de Janeiro de 2014, 11:47 »
Com a experiência vem maior descontração para furar no meio dos carros... _pol_
Eu costumo ceder passagem tanto a PCX´s como a T-max´s, se verifico que eles já vêm colados  atrás de mim há algum tempo e estou a ser um obstáculo.
Foi aqui dito que por vezes as motas maiores costumam ser mais empatas do que desenrascadas, sobretudo se trazem malas materais como as Pan´s ou BMW´s, é verdade, mas também já vi autênticos "show de bola" de motards (nomeadamente em GS800´s todas artilhadas) com o dobro da minha largura e a paparem trânsito na marginal como autênticos bailarinos. _palmas_
Honda SW-T400 (09/2016) 27870 km>71380 km
Yamaha Xmax 300 (02/2021) 0km >

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Ajuda a um "Enlatado" de 2 rodas
« Responder #11 em: 31 de Janeiro de 2014, 12:52 »

Boas....

Para enriquecimento das respostas já dadas aconselho-te a ler alguns Topicos

Sabes andar de Maxi/Moto ?

Tbem é bom saber o Manual do Bom Pendura

Sendo muitíssimo importante ler Regras para conduzir em grupo

E muitos outros coisas que deves ler na secção SEGURANÇA

Espero ter ajudado  _pol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

TwisteR

  • Visitante
Re: Ajuda a um "Enlatado" de 2 rodas
« Responder #12 em: 31 de Janeiro de 2014, 13:53 »
Depois há esta sinalética...  _vinho_

Mas agora mais a sério.

Demora algum tempo a ganhar calo para andar no meio do transito. E depois de teres o calo, depende da montada.
Eu na S3 ia completamente à vontade, mas na minha papaléguas já não me enfio nos mesmos buracos com a mesma facilidade. Tanto que habitualmente meto-me entre enlatados - e paro, se necessario - para deixar passar outras máquinas.

Não tem a ver com CC pois uma PCX mete-se em qualquer buraco enquanto uma GoldWing já nem por isso.

No final, cabemos todos, e todos chegaremos ao destino: uns mais depressa do que outros.
Conhece as tuas limitações, conhece as limitações da tua montada (que no caso da GTS, para o transito, não são muitas!).

E acima de tudo, boas curvas! _lool_

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: Ajuda a um "Enlatado" de 2 rodas
« Responder #13 em: 31 de Janeiro de 2014, 14:02 »
No final, cabemos todos, e todos chegaremos ao destino: uns mais depressa do que outros.
Conhece as tuas limitações, conhece as limitações da tua montada....

Ora nem mais ....

 _palmas_

Hopffer

  • Visitante
Re: Ajuda a um "Enlatado" de 2 rodas
« Responder #14 em: 04 de Fevereiro de 2014, 17:02 »
Ora Viva!

Eu também me iniciei nestas andanças há pouco mais de 1 mês, e quando estou "enlatado" e tenho um companheiro de 2 rodas atrás, deixo sempre passar, pois além de ainda não ter a confiança de quem já tem mais experiência, ajuda-me pois vai abrindo caminho.(espertalhão lol).

numibesi

  • Visitante
Re: Ajuda a um "Enlatado" de 2 rodas
« Responder #15 em: 04 de Fevereiro de 2014, 17:20 »
Ora Viva!

Eu também me iniciei nestas andanças há pouco mais de 1 mês, e quando estou "enlatado" e tenho um companheiro de 2 rodas atrás, deixo sempre passar, pois além de ainda não ter a confiança de quem já tem mais experiência, ajuda-me pois vai abrindo caminho.(espertalhão lol).

Faço precisamente o mesmo, já fazia antes, mas desde que comecei nas 2 rodas a perspectiva mudou bastante das dificuldades que por vezes temos  _pol_

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Ajuda a um "Enlatado" de 2 rodas
« Responder #16 em: 04 de Fevereiro de 2014, 18:59 »
...... quando estou "enlatado" e tenho um companheiro de 2 rodas atrás, deixo sempre passar......

Peço um ALERTA para este facto

Por favor, lembrem-se sempre que pode vir outro companheiro do outro lado ......!

Eu passo a explicar....

Como sabem há sempre os das 2 rodas que andam com cuidado e diabo a sete .... na sua vida normal! Mas há os outros, os "espertalhões" que fazem de tudo para nos passar (sejam de mota ou de scooter),como vamos com cuidado, então eles passam para a outra faixa (quando existe 3 filas) podendo acontecer uma situação mesmo MUITO GRAVE, ao deixar passar um de um lado, pode estar a dar uma caqueirada no outro !!

A mim já me ia acontecendo varias vezes, muitas das vezes vou mais devagar .... ou pelo estado de espírito não estar a 100% , ou por outra qualquer razão, há sempre quem nos queira ultrapassar que em vez de esperarem, passam para a outra faixa fazendo com que os enlatados se desviem quase me batendo a mim .... por vezes a experiência prevalece, mas uma pequena distração é a morte do artista!

Nunca se desviem de nada, nem de ninguém, sem antes terem a certeza absoluta que o podem fazer


Normalmente eu conduzo sempre a olhar mais pelos espelhos que "para a frente", e normalmente estou sempre a par desse tipo de situações, quer de enlatado, quer de Maxi/Moto, por isso faço este alerta, o pessoal que normalmente só olha para a frente, ao desviarem-se de um companheiro de 2 rodas tomem a atenção necessária ao outro lado tbm, assim evitam males maiores!

Mas se possível, dêem espaço para os 2 rodas passarem, eles nem fazem mal a ngm, apenas seguem a sua vida, por vezes ao frio, aos calor, ao vento e tbm à chuva enquanto alguns invejosos (ou ricos) vão de enlatado no conforto do seu enlatado, mas que depois não facilitam em nada, muitas das vezes prejudicando ainda mais!

Um bem haja para eles tbm, esperando que alguns deles um dia sintam, o que muitos dos "Motociclistas" sentem, para depois poderem dar valor!

Boas curvas
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2014, 19:02 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Estica

  • Visitante
Re: Ajuda a um "Enlatado" de 2 rodas
« Responder #17 em: 07 de Março de 2014, 17:53 »
Caro amigo

Um conselho que posso dar é que tentes adquirir mais experiência no meio dos carros, isto porque a ultima vez que andei na berma da autoestrada fiquei 3 meses sem carta....
Vais ver que num instante vias apanhar o jeito da coisa.

Abraço

numibesi

  • Visitante
Re: Ajuda a um "Enlatado" de 2 rodas
« Responder #18 em: 07 de Março de 2014, 18:01 »
Caro amigo

Um conselho que posso dar é que tentes adquirir mais experiência no meio dos carros, isto porque a ultima vez que andei na berma da autoestrada fiquei 3 meses sem carta....
Vais ver que num instante vias apanhar o jeito da coisa.

Abraço

Na verdade, digamos que perdi o medo assim um bocado à "bruta"  _confuso_, mas não foi da maneira que devem estar a pensar  _careta_

Certo dia ao sair do Cacém, na bela da IC 19, rolando alegremente, pimba, descida para o palácio completamente atolada de enlatados  _confuso_, bem o que fazer, berma,  :-? bem... não há... :-? tou fdd (sorry)  _thumbdown_

Lá tive que me meter no "corredor" da esquerda a muito medo, e pior as raxas e buracos que existem no tracejado da estrada é uma coisa digna de se sentir ....  _policia_

Mas sem saber como cheguei à saída da radial, e desde aí...ladys and gentlemans seguimos pelo meio dos enlatados porque isto nesta altura de frio as x até dá jeito  _careta_

Mas sempre, com cautela, calma e atenção que não andamos em brincadeiras  _pt_

Abraço a todos,