Autor Tópico: Reparação GTS-125 de escape/catalizador  (Lida 30408 vezes)

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Reparação GTS-125 de escape/catalizador
« em: 23 de Janeiro de 2014, 23:53 »
Antes de começar, quero agradecer ao nosso companheiro Fernando Sousa pela disponibilidade e ajuda que me deu para resolver esta avaria  _palmas_ _pol_

Na passada quinta-feira após 3 dias de descanso da menina,logo pela manhã faço a minha rotina normal ,coloco a aquecer enquanto me vou equipando. Ao retirar da garagem e nas pequenas manobras no quintal noto um bater muito estranho metálico...pensei com os meus botões ...."não estás habituada a estar parada"  :))

Mas ao fim de uns 3 kms e quando entro na Marginal e começo a passar entre os carros noto que o barulho persistia ,mas em andamento normal não ouvia. Quando chego ao trabalho,dou umas acelaradelas e assim que a roda começava a rodar o barulho aparecia. _pensador_

Fiz uma chamada á oficina que levo a minha menina e disseram "vem cá para se ver que pode ser transmissão,embraigem,correia,roletes ,etc,etc . _pensador_ €€  _pensador_

(O barulho a cada vez que a utilizo sempre a aumentar e a intensificar-se)

Como já vou fazendo alguma manutenção á mota tentei arriscar e nesta terça feira coloquei mãos á obra,retirei a tampa para verificar a correia ou algo solto no interior ,mas rapidamente fiquei de mãos atadas pois me faltava a chave para retirar o variador _confuso_ ... e lembrei-me de ligar a quem percebe (Fernando Sousa) que logo se prestou a ajudar,depois de alguma conversa com o Fernando combinamos para dia seguinte ele ir dar uma mão....decidi arriscar no dia seguinte a leva-la a um local onde houvesse condições para trabalhar,ferramenta em condições,mais espaço e até um elevador.

Ás 18 horas iniciamos a troca de correia,roletes e depois de tudo montado ela estava na mesma _martelada_ _martelada_ ....novamente o Fernando ,mexe daqui,mexe dali,começamos a falar de algum possivel problema no motor.... _Zang_,mas o Fernando decide retirar o escape e voilá! _lool_ ...descoberto enigma o catalizador solto no interior do escape.

Como o escape novo da SYM por 750€  _confuso_ estava logo fora de questão restou-me o mais em conta,retirar a peça solta.

Aqui vos deixo  descrição do que foi feito.

Inicialmente foi aproveitar o solda de origem para fazer o corte ,mas ai não dá pois tem uma parede para o interior e três tubo que fazem circular os gases em varias curvas (imagem mais á frente).



Segundo corte a meio



O interior do escape com o tubo mais largo com aquela malha é o que faz de catalizador e é de uma ponta á outra do escape.



O restante que saiu da outra extremidade cortada do escape.



A parte de cima era a peça que andava aos "saltos" dentro do escape.



Alem de partir e com a trepidação a peça que partiu tapou os "poros" da passagem de gases e ai razão de ela não passar dos 100 kms



Soldado e lixado e colocado na mota ......vai andar uns kms para ver se não há poros na solda ,só então será retirado o resto da ferrugem e pintado.



Entretanto um colega aparece-me com este brinco para proteção de escape (é pintura)



Colocado no local e hora de teste (devo confessar que estava nervoso) , coloco a trabalhar e o som com uma pequena diferença no som ao relantim,depois foi hora de dar gás e ai parece que coloquei um AKRAPOVIC  _mau_ ..nada de irrelevante mas com uma diferença ,mas á maneira! _Rolley_

Depois o teste de estrada ,e ai vos digo que a mota ganhou vida nova ...devo confessar que até me estiquei um pouco demais hoje no regresso a casa  _reg_

No fim de semana espero poder sentir melhor a diferenças e vos relatar melhor,mas para já é bem positivo,além de que o problema ficou resolvido.

Agradeço mais uma vez ao Fernando de Sousa por tudo (ele sabe),Fernando (meu colega) que prontamente se prestou a fazer este trabalho e ao Alexandre pela pintura da proteção de escape.  _pol_ _pt_




Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Reparação GTS-125 de escape/catalizador
« Responder #1 em: 24 de Janeiro de 2014, 00:07 »
Ainda bem que a coisa se resolveu com uma boa dose de paciência, tentativas para perceber o que se passava e depois, claro, umas horas de trabalho pela frente.
É que colocar um escape da SYM novo está sempre fora de opção ....custam quase o peso em ouro.  _martelada_

Agora é continuar a rolar e sem problemas.  scooter_

Offline mauricius

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 430
Re: Reparação GTS-125 de escape/catalizador
« Responder #2 em: 24 de Janeiro de 2014, 09:36 »
Viva

Gostei da ideia e dos pormenores, falta saber se a nivel de power notas alguma diferença. Depois diz alguma coisa por aqui pois estamos curiosos

Boas Curvas  scooter_

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: Reparação GTS-125 de escape/catalizador
« Responder #3 em: 24 de Janeiro de 2014, 11:55 »
Gostei da ideia e dos pormenores, falta saber se a nivel de power notas alguma diferença. Depois diz alguma coisa por aqui pois estamos curiosos

Viva Mauricius

Sim já deu para sentir alguma diferença ,não quebra até aos 105kms mesmo que seja em leves subidas ...mas só fiz ainda Marginal.

Mas quero referir que isto foi feito porque estava mesmo partido o catalizador e não foi com o intuito de dar Power ou fazer barulho.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Reparação GTS-125 de escape/catalizador
« Responder #4 em: 24 de Janeiro de 2014, 12:03 »


Excelente  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Gosto destes bricos  _pol_

Esperemos que agora que isso ande nas horas  scooter_ scooter_ scooter_ scooter_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Reparação GTS-125 de escape/catalizador
« Responder #5 em: 24 de Janeiro de 2014, 12:15 »
Viva Mauricius

Sim já deu para sentir alguma diferença ,não quebra até aos 105kms mesmo que seja em leves subidas ...mas só fiz ainda Marginal.

Mas quero referir que isto foi feito porque estava mesmo partido o catalizador e não foi com o intuito de dar Power ou fazer barulho.


 _palmas_ _palmas_ ...Obrigado pela partilha, em tempos houve companheiros que tiveram esse problema mas como identificaram o barulho como sendo do escape e como o preço do escape é absurdo optaram por andar assim, acho que ao nosso companheiro... _careta_  sepossivel... _careta_ ...também aconteceu o mesmo e apesar da gts 125 estar dentro da garantia nunca lhe substituíram o escape... _pensador_ ...disseram que era desgaste.... _thumbdown_
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

Offline mauricius

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 430
Re: Reparação GTS-125 de escape/catalizador
« Responder #6 em: 24 de Janeiro de 2014, 12:35 »
Viva

Não é um intuito de dar power, mas como referiste atrás ao retirares a peça partida verificas-te que alguns orificios estavão obstruidos  _thumbdown_, só isso prejudicava o andamento da tua scotter, pois se reparaste no meu DB ao por um escape novo também a notei mais solta. Ou seja um brico a tirar essa peça poderá ser que elas (scotters) fiquem soltinhas  _pol_, dêm um pouco mais de power e também ao fazer um pouco mais de ruido no transito dá imenso jeito porque assim seriamos ouvidos pelos outros.
è a minha maneira de ver as coisas e fica mais barato do que o escape de rendimento  _reg_, não concordas?

Abraço e depois diz algo pois estou curioso

Boas Curvas  scooter_

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: Reparação GTS-125 de escape/catalizador
« Responder #7 em: 24 de Janeiro de 2014, 13:14 »

è a minha maneira de ver as coisas e fica mais barato do que o escape de rendimento  _reg_, não concordas?


Sem qualquer duvida!!  :))

@AXE assim que ouvi o barulho dela .... lembrei-me logo da DT do HF  >:D ...parecido,mas muito mais soft _pol_

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Reparação GTS-125 de escape/catalizador
« Responder #8 em: 24 de Janeiro de 2014, 14:39 »
Aconteceu-me o mesmo na GTS, dentro da garantia tinhas uns 20.000 km. mas a mim substituiram ao abrigo da garantia.

Depois disso ja ca anda um c 80 mil e nada a dizer apesar dos espalhos e amolgadelas que ja leva.

Abraço e obrigado pela partilha
[/URL]

interceptor

  • Visitante
Re: Reparação GTS-125 de escape/catalizador
« Responder #9 em: 24 de Janeiro de 2014, 19:38 »
Já estavas a fazer um cenário tão pessimista e afinal a coisa até se resolveu de uma forma mais ou menos fácil. Quando está a trabalhar a frio não fica um odor forte a gasolina?

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: Reparação GTS-125 de escape/catalizador
« Responder #10 em: 25 de Janeiro de 2014, 00:10 »
Para já não notei nada de diferente a não ser o som ,mas só quando inicio a acelarar....ao relantim é tudo normal!

 
« Última modificação: 17 de Abril de 2014, 16:32 por M.Careca »

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: Reparação GTS-125 de escape/catalizador
« Responder #11 em: 12 de Fevereiro de 2014, 00:53 »

Para terminar o trabalho e depois de alguns dias para ver se estava tudo ok com a soldaduras,coloquei mãos á obra.

Retirei o escape que estava completamente cheio de ferrugem:






Depois de umas valentes lixadelas.




O  produto para ferrugem:


Este produto teve que ser aplicado a pincel e com algum cuidado , luvas e óculos.
E ao fim de  16 horas :



Lixado novamente mas com lixa muito fina para retirar o produto seco


finalmente a  tinta de alta temperatura



e  já no local




O trabalho ainda não terminado, irá ficar a secar umas boas horas e ainda levar uma ultima camada de tinta.

Nota: Não gostei muito da tinta ser brilhante ,ainda vou ver se encontro em preto baço.

...continua...

Offline sestevao

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 165
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i 2008
Re: Reparação GTS-125 de escape/catalizador
« Responder #12 em: 12 de Fevereiro de 2014, 01:50 »
Usa o preto baço de alta temperatura da Motip. é 5 estrelas, fácil de pintar e dura...

interceptor

  • Visitante
Re: Reparação GTS-125 de escape/catalizador
« Responder #13 em: 12 de Fevereiro de 2014, 12:42 »
Isso tambem só fica brilhante no primeiro dia, depois de apanhar umas chuvadas fica num tom baço natural ;D

pneto

  • Visitante
Re: Reparação GTS-125 de escape/catalizador
« Responder #14 em: 12 de Fevereiro de 2014, 13:46 »
Infelizmente também já me aconteceu o mesmo.
Em piso irregular, parecia que tinha pregos no escape. Era cá uma barulheira.
Claro que colocar um escape novo e de origem estava completamente fora de questão, 1.000€, mais cêntimo menos cêntimo. Estão loucos os tipos da Sym!!!  _Zang_ _Zang_ _Zang_
Fiz uma brico do género do Marco, ficou como novo depois de lixado e pintado com preto fosco de alta temperatura.
Custo - 8€ da lata de tinta, passeio até perto de Mafra e ainda me deram almoço.

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: Reparação GTS-125 de escape/catalizador
« Responder #15 em: 12 de Fevereiro de 2014, 14:04 »
Aquele brilhante todo está fora de questão _martelada_

Já arranjei tinta alta temperatura preto fosco ....agora é mais uma lixadela e mais uma pintura.   

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Reparação GTS-125 de escape/catalizador
« Responder #16 em: 12 de Fevereiro de 2014, 17:32 »
Nesse caso, ficamos a aguardar as cenas do próximo episódio, pois também acredito que em preto fosco o escape apresente um resultado final mais apelativo.

Ficou um belo trabalho do que já pudemos testemunhar, de qualquer das formas.  _pol_

rmsantos

  • Visitante
Re: Reparação GTS-125 de escape/catalizador
« Responder #17 em: 16 de Abril de 2014, 01:28 »
Boas,

Conhecem mais alguém que possa fazer essa "manutenção estética"ao escape (comerciantes)? Pergunto isto porque também preciso de fazer o mesmo ao meu escape.

Um abraço e boas curvas

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: Reparação GTS-125 de escape/catalizador
« Responder #18 em: 17 de Abril de 2014, 15:53 »
Aquele brilhante todo está fora de questão _martelada_

Já arranjei tinta alta temperatura preto fosco ....agora é mais uma lixadela e mais uma pintura.   

Para terminar o relato aqui vos deixo o trabalho final.



Já montadinho




Boas,

Conhecem mais alguém que possa fazer essa "manutenção estética"ao escape (comerciantes)? Pergunto isto porque também preciso de fazer o mesmo ao meu escape.

Um abraço e boas curvas

Companheiro o que aqui está feito (em relação á estética) não é nada de outro mundo e facil de fazer se tiveres um tempinho fazes isso na boa. ,mas de qualquer acho que qualquer oficina te faz isso ,tanto de motas como de carros ,agora não te sei quantos €€€€ vão te cobrar.
« Última modificação: 17 de Abril de 2014, 15:55 por M.Careca »

rmsantos

  • Visitante
Re: Reparação GTS-125 de escape/catalizador
« Responder #19 em: 17 de Abril de 2014, 16:01 »
Boas.
Ok.
Thkz

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk


nribeiro

  • Visitante
Re: Reparação GTS-125 de escape/catalizador
« Responder #20 em: 17 de Abril de 2014, 16:11 »
Muito fixe e ainda bem que ficou resolvido. Eu ja troquei o da PCX e que diferenca no andamento! Retirei o DB killer e parece uma XT ao vivo!
Se a policia implicar um dia toca de meter o db killer mas com uma mod pois este faz quase parecer escape de origem...

Enviado do meu bq Aquaris 5 HD através de Tapatalk


rmsantos

  • Visitante
Re: Reparação GTS-125 de escape/catalizador
« Responder #21 em: 18 de Abril de 2014, 00:08 »
Sabes como e que foi soldado? Soldadura por arco ou outro tipo? Em principio o meu sogro vai-me ajudar ehehehhe

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk


rmsantos

  • Visitante
Re: Reparação GTS-125 de escape/catalizador
« Responder #22 em: 18 de Abril de 2014, 22:38 »
Viva,
O problema relatado é exactamente igual ao que eu tenho /tive com a minha bike. Depois de muita análise quer a nivel de correia, roletes, blablabla, continuava com o mesmo problema que era "não respirar". A minha mota era xoxa (palavras do Luis Tuning no qual concordei ehehehe). Este não respirar notava-se claramente no andamento em que sentia-se claramente uma concentração excessiva de qualquer coisa que não permitia que andasse mais do que 100KM/H. Suspeitámos que fosse qualquer coisa relacionado com o escape. Ora como sabemos, o escape acaba por ser uma das peças mais caras e não estou com disposição de "largar" 700 e tal € por um escape novo, ou algum valor que considerasse elevado. Então como andava com uma enorme vontade de mexer no escape, este post foi a luz  _convivio_

Bem, deixemo-nos de conversa e passemos à mood;

O miolo que está dentro de uma tubagem de escape e que faz parte do mesmo; no entanto, a parte mais compressa, estava do lado da junção com o colector;


O patrocinio da tarde;


Depois da solda - solda utilizada: eléctrica por arco (com eléctrodos).




Depois de passar a rebarbadora para corrigir os excessos de solda;


Depois de ter visto o post do nosso colega, concordo plenamente que a cor que fica bem é o opaco;
6,75€ no BricoMarché


Após pintura de um dos lados;


Após a pintura do outro lado;


Como ficou pintado;



Amanhã leva a outra demão e depois do final assembly, mostro os resultados.

Boa Páscoa a todos.

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: Reparação GTS-125 de escape/catalizador
« Responder #23 em: 18 de Abril de 2014, 23:24 »
Ainda bem que já resolveste  _pol_ _pol_
 _palmas_ _palmas_

Só uma questão, deixas-te lá o resto do catalisador a que faz a ligação aos tubos?

Depois diz qual as diferenças que notaste  _pensador_ .... principalmente nas subidas  _Rolley_


rmsantos

  • Visitante
Re: Reparação GTS-125 de escape/catalizador
« Responder #24 em: 19 de Abril de 2014, 22:06 »
Boas,

limpei o miolo todo; ficou apenas os tubos de circulação dos gases, a rede lateral com a lã de vidro. Sei claramente que irá fazer mais barulho mas para já, quero "tirar a minha pedra no sapato" que é pôr a bike a respirar melhor.
Fiquei de boca aberta por ver que do lado do colector, o "miolo" estava completamente tapado (até acredito que assim seja, mas fiquei com sérias dúvidas sobre a passagem dos gases).
Hoje até comprei uma pasta isolante para escapes (colectores e escapes) da marca Holts na Roady, para isolar qualquer fuga que possa ter. Acaba por ser ideal para a junção entre o colector e a ponta do escape.

Vamos ver como irá ficar. Amanhã é dia de assembly e final test.

Mais uma vez, obrigado pela partilha das experiências de cada um.

Um abraço