Sem duvida nenhuma Uma das coisas que me agarra ao CPM é a forma civilizada com que se organizam as coisas e se cumprem / tentam cumprir as regras em total segurança
Certeza nao tenho, mas quando circulamos em coluna a prtir de x elementos e com identificaçao de "road Leader" e "back Leader" julgo que há algo na lei que permite o "controlo em rotundas e outras situaçoes identicas", mas repito certeza nao tenho.
Para mim e isso aprendi num tópico impecável apresentado pelo Axe e que geralmente é utilizado e bem em todos os Eventos relacionados com a segurança (apesar de muitas vezes quando os eventos são alargados a elementos que não são do CPM não o lerem e depois fazem burrada, como também já assisti) e que resumidamente, se me é permitido, o mais importante no andamento da caravana é a minha atenção pelo Companheiro que vem imediatamente atrás de mim; se ele trava e perde velocidade, eu faço o mesmo, se ele encosta, eu encosto. Aliado a esta preocupação é respeitar as dicas que me chegam emanadas pelo road leader (coluna de dois, de um, os sinais relacionados com a segurança, buracos, lombas, animais, etc.) e outro aspecto, o terceiro, que também é importante cumprir, não ultrapassar e manter o meu lugar na coluna
Bom...Tentando dar a minha opinião sobre as tuas questões.1º - Sim2º - Em limite são todos culpados: o que está parado na rotunda porque não o pode fazer, o que ia a entrar na rotunda porque o fez sem tomar a devidas precauções (mesmo que o outro esteja a cortar a rotunda) e o condutor poderá alguma culpa por não tomar as devidas precauções na manobra, mas o mais certo e nem ter culpa nenhuma.3º - Eu penso que não seja uma postura de acima da lei mas sim uma questão de "bom samaritano", para o grupo não se separar e a contar com a boa vontade das pessoas...
Quando vou para um passeio do CPM, estou à espera que existam os tais "batedores" que me indiquem o caminho e que me possibilitem a oportunidade de circular descontraidamente numa caravana, de amigos, a observar a paisagem e sem me preocupar em levar GPS ou mapas ou a ir com atenção às placas das localidades.
Viva,Cito o parte do teu texto porque me parece importante efectuar uma ressalva.É minha opinião que todos, repito, todos os participantes em qualquer evento devem obrigatoriamente saber qual o percurso a efectuar e conhecer em detalhe o caminho.Os batedores na sua génese não existem para conduzir as pessoas, servem para garantir a segurança da caravana e garantir que ninguém fica para trás. Não para “levar” as pessoas, até porque essa função a existir pertence ao chamado front leader.O principio que não tenho que me preocupar com mapas ou percursos é errado, pois se todos se preocuparem a entreajuda é maior.Qualquer dia estamos transformados numa espécie de agência de viagens com tudo incluído.É apenas a minha opinião e é claro que o evento do último fim-de-semana é excepção a este entendimento, por decisão de quem o organizou.Quanto às rotundas e afins, com a "profissionalização" dos eventos e passeios aumenta-se o risco de acontecer o que aconteceu. Coletes com inscrições de staff levam a que as autoridades tenham em mente que se trata de passeio organizado e sendo-o, terá de cumprir aquilo que a lei (mal ou bem) prevê.O corte de rotundas é ilegal. Ponto. E quem as corta sabe (espero eu) o risco que corre, seja ao nível da sua própria segurança, seja ao nível da infracção estradal em que incorre.Concordo com quase tudo o que o Paulo Renato Ferreira escreveu, mas ressalvo em particular o que o Bairrada ressalvou, o cuidado de todos é imprescindível, não ultrapassar, manter a formação e ter sempre em atenção o veículo à sua frente e o imediatamente atrás é imprescindível. E infelizmente nem sempre este ponto correu sobre rodas.A verdade é que ao fim destes anos todos foi a primeira vez que alguém foi autuado (e de forma ligeira pois devem ter noção que poderia ter sido muito pior), o que só por si é sinal que as caravanas desta casa, por norma, decorrem de forma ordeira e em cumprimentos das regras impostas pelo Código da Estrada e pelo respeito pelos restantes utilizadores da via pública. Para terminar gostaria de ver este assunto com mais debate, com mais intervenção dos membros CPM pois o mesmo merece, sem dúvida, e este debate deverá envolver-nos a todos.