Autor Tópico: Trancar rotundas  (Lida 65682 vezes)

Rodrigues

  • Visitante
Re: Trancar rotundas
« Responder #150 em: 20 de Julho de 2015, 17:25 »
Boas

Permitam-me só uma sugestãozinha,...

Ao circularmos em caravana e depararmos com a rotunda trancada por um companheiro, penso que nunca devemos baixar a guarda pois pode aparecer um destemido que odeia motas e se mete no meio sem qualquer respeito pelo evento.

Tenho dito,... apesar de ser dos poucos que raramente comparece a eventos  _corado_



Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Trancar rotundas
« Responder #151 em: 20 de Julho de 2015, 17:35 »

Ao circularmos em caravana e depararmos com a rotunda trancada por um companheiro, penso que nunca devemos baixar a guarda pois pode aparecer um destemido que odeia motas e se mete no meio sem qualquer respeito pelo evento.


ISTO É MUITO IMPORTANTE!!!
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

TMaxer

  • Visitante
Re: Trancar rotundas
« Responder #152 em: 21 de Julho de 2015, 11:24 »
Eu acho engraçado por vezes o que leio ...

Claro que cortar rotundas é efectivamente contra as leis, sem duvida, mas é a única forma para se manter 20 ou 30 ou 40 motas (veículos) seguidas e em grupo. (PONTO)



Vou deixar a minha opinião, que obviamente valerá o que valerá e não tem qualquer intenção em ferir susceptibilidades, mas 30 ou 40 motos em grupo numa via que não seja via rápida ou AE é um comboio muito grande  _confuso_ _confuso_


Basta um companheiro ter algum azar e perder o controlo da scooter  para arrastar um grande numero de outras scooters para uma queda _thumbdown_ tipo isto:

  _confuso_ _thumbdown_ _thumbdown_


Isto para não falar que qualquer enlatado que queira passar a caravana vai ter que forçar a passagem, e infelizmente todos sabemos que na estrada se encontram todo o tipo de gente, para ficarem expostos a um risco desnecessário  _pol_



 _pol_  scooter_

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Trancar rotundas
« Responder #153 em: 21 de Julho de 2015, 12:38 »
Claro que tudo com regras TMaxer, não como apresenta o Video, mas sim como se tem feito sempre, basta leres o que sempre é pedido aos companheiros em todos os Eventos que são feitos. É quase uma norma lerem 10 Regras para conduzir em Grupo
do qual eu saliento tbm, Como circular em caravana

Tal como tbm se costuma fazer (embora pouco ainda) é levar o grupo separado (por grupos) mas à vista (não espaçados por minutos) ... distancias para que os carros possam nos ultrapassar em rectas! Caso contrário quanto mais juntos melhor para que não haja tentativas dos enlatados passarem e ao mínimo perigo mandam-nos a nós para a valeta! Os enlatados até têm a oportunidade de nos passar várias vezes, pois ha situações em que nós formamos uma fila só, dando passagem a todos os que andam na nossa retaguarda!

Existem uma serie de coisas que só exemplificando e "treinando/entendendo/interiorizando" é que se vai perceber a funcionalidade da coisa ...!!

Relembro que há situações em que só juntando um pouco destas regras todos, claro que o Giroscópio está inserido nelas, é que se consegue levar todos juntos e em segurança para bom rumo.

Voltei a dizer algo  _martelada_

Achei que devia dizer, para explicar que as coisas têm organização e não é tudo a balda.
Não vamos ao molho nem com pistolas na mão para nos deixarem passar  _lol_

Boas curvas
« Última modificação: 21 de Julho de 2015, 12:40 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Trancar rotundas
« Responder #154 em: 21 de Julho de 2015, 13:28 »

Vou deixar a minha opinião, que obviamente valerá o que valerá e não tem qualquer intenção em ferir susceptibilidades, mas 30 ou 40 motos em grupo numa via que não seja via rápida ou AE é um comboio muito grande  _confuso_ _confuso_


Basta um companheiro ter algum azar e perder o controlo da scooter  para arrastar um grande numero de outras scooters para uma queda _thumbdown_ tipo isto:

https://www.youtube.com/watch?v=es1c9o7lzIo  _confuso_ _thumbdown_ _thumbdown_


Isto para não falar que qualquer enlatado que queira passar a caravana vai ter que forçar a passagem, e infelizmente todos sabemos que na estrada se encontram todo o tipo de gente, para ficarem expostos a um risco desnecessário  _pol_



 _pol_ scooter_

Quando vai o pardal á frente e eu atrás, vamos SEMPRE em contacto, e quando há carros atrás de nós, faço-lhes sinal para aguardar, e aviso o pardal. Assim que há espaço para ultrapassar, ele avisa-me, abranda a caravana e passa a fila única, e eu faço sinal aos carros para passar.

Já perdi a conta ás viagens que fizemos assim. Normalmente carrego o telemóvel porque em caravanas grandes, o scala rider não tem alcance, e por isso, normalmente faço um carregamento substancial, e vamos em comunicação telefónica para não correr o risco de perder o sinal.
A única vez em que perdemos o contacto foi mesmo no 1º ENM porque na mata de S. Pedro de Moel não havia rede  _martelada_

Quanto á possibilidade de acidente em cadeia, se todos cumprirem as regras de circulação em caravana, mantendo-se no lugar, não ultrapassando e não andando ao meio ou a mudar constantemente de lado, todos ficamos com espaço para reagir, e infelizmente até já pudemos comprová-lo pelo menos 2 vezes, pois já tivemos um companheiro a "ir pastar" (o conhecido extraterrestre relvas  _lol_ ) e o Migmata que caiu numa rotunda.
Como ambas as caravanas circulavam em cumprimento das regras, ninguém foi arrastado, e ninguém mais caiu  _palmas_

S800

  • Visitante
Re: Trancar rotundas
« Responder #155 em: 21 de Julho de 2015, 14:01 »
Problema clássico de andar em caravana. Em regra, o sistema de rotação ao penúltimo é o melhor (muito usado por ex. nos passeios de enduro), mas para ser franco não sei se se adapta bem aos passeios que costumam organizar.

Não fiquem chocados com o que vou dizer (não é nenhuma crítica ao modo de actuação do CPM), pessoalmente não gosto de andar em caravana (leia-se fila na estrada com uma certa extensão, grosso modo 10 a 200 motos/scooters). É uma opção minha, não tem nada a ver com ser o grupo A ou B, o clube C ou D. As caravanas ou são demasiado lentas, ou demasiado confusas, ou demasiado regradas, ou é demasiada gente. Em regra trazem mais perigos do que vantagens, os níveis de conhecimento dos participantes são muito díspares, empata-se o trânsito, etc. Faz-me sempre lenbrar uma sardinha dentro da lata. Para mim é a antítese da liberdade que representa andar de moto. Adoro andar sozinho ou num grupo pequeno, caravanas (de moto ou de carro) não é para mim.
 _convivio_

TMaxer

  • Visitante
Re: Trancar rotundas
« Responder #156 em: 21 de Julho de 2015, 14:58 »
Axe e Cristina, pois ha que cumprir e estar sempre atento as regras e tambem tem que haver uma excelente comunicação entre o fim e o inicio para evitar que algum apressadinho force uma ultrapassagem  _pol_ . Aquando do teste de consumo da Forza ia no fim da mini-coluna e recordo que a velocidade praticada em estrada era de apenas 80-90 (e as vezes menos) e como era o ultimo por varias vezes fiquei praticamente "sentado" em cima do capot de vários carros  _lol_ _lol_ pois eram condutores domingueiros que apesar de ate terem bons carros não tinham a destreza para passar 5 ou 6 motos  _thumbdown_ em estradas em que as rectas eram medidas em kilometros...  e à medida que a sua frustração ia aumentado senti que a distancia do seu parachoques para a minha roda traseira diminuía na mesma proporção  _thumbdown_ _thumbdown_


Mas o que interessa mesmo é a parte da segurança e nisso da-me ideia que as caravanas do CPM é assunto prioritario  _pol_, é chato ler que um companheiro foi multado num episodio em que o que está escrito na lei chocou com alguma legitimidade moral que ele possa ter tido para executar uma manobra, mas bem mais chato é ler que alguém caiu e se aleijou.. isso ninguem quer ler   _thumbdown_ _thumbdown_

 _convivio_ scooter_