O motor de moto de produção em série mais poderoso no Mundo!Muita gente pensará que o título pertence à gigantesca GoldWing da Honda, mas a verdade é que mesmo essa ainda se encontra a alguma distância da rainha dos centímetros cúbicos.
Claro que existem motores alterados e adaptados que poderão ter ainda maior capacidade, mas aquilo de que aqui falo é apenas relativo aos motores de produção em série....e existe um modelo que faz uso desse colossal motor.
Com apenas 3 cilindros, mas contando com uns impressionantes 2.294cc e uns não menos expressivos 221Nm logo às 2750Rpm, a Triumph Rocket III é um portento de força!!! Só para se ter ideia, tem um motor com mais cilindrada que um Mercedes C220 CDI....
A primeira Triumph Rocket III que me lembro de ter visto foi em Lisboa, na Rua dos Bombeiros Voluntários de Algés (perto da HM Motos) e no dia de hoje foi a segunda vez que me cruzei com este valente "bicho"....é uma moto que não se vê todos os dias, mas garanto que não se esquece facilmente quando tal acontece. Depois de ter sentido a enorme vibração por baixo dos pés provocada por aquele imenso motor, pensei de imediato que tinha de partilhar convosco este encontro e que, no meu caso, tenho a impressão que não ocorrerá tão depressa de tão raro que é este modelo.
A primeira reacção ao olhar para a Rocket III é a de que se trata de um modelo intimidativo, tanto pela dimensão que apresenta como pelo seu design old school e muito peculiar.
A pessoa que ía ao guiador teria meia-idade e de estatura mediana, pelo que apesar do seu peso próximo dos 400Kg, é fácil depreender que não se trata de uma moto só para Schwarzenegger's. Muita dessa "facilidade" provém do seu banco de estatura muito baixa e que permite um flectir das pernas suficiente para suster o peso deste modelo.
O guiador é muito largo e os braços vão numa posição muito afastada....pelo menos para o conceito scootard.
As rodas estão revestidas por pneus larguíssimos. O pneu da frente achei-o tão largo, mas mesmo tão largo, que de certeza deve ter as dimensões dos pneus traseiros de muitas motos. Naquele caso estavam novinhos, ou pelo menos assim aparentavam pois tinham rasgos profundos e uma cor preta muito profunda e...como hei-de dizer...como novos!
O barulho emitido por aqueles escapes, mesmo a baixa velocidade como foi o caso, é contagiante. Não sei se o dono lhes fez ou não alguma modificação de origem, mas o que ouvi foi uma espécie de gorgolejar forte que aumenta com o subir da rotação e que se vai tornando menos espaçado até à troca para a mudança seguinte. Só vos digo uma coisa....aquele som é fantástico!
Haveria mais para dizer, mas o contacto que tive com o modelo foi muito rápido e fortuito, tendo-me limitado a tentar apanhar o máximo de informação quando me cruzei com aquele modelo.
Para quem não conhece a Triumph Rocket III, aqui ficam umas imagens....
Um vídeo sobre o que é possível fazer com a Triumph Rocket III:
http://www.youtube.com/watch?v=MqpDP7HQMtg