Autor Tópico: Motor de moto de produção em série mais poderoso no Mundo!  (Lida 9168 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Motor de moto de produção em série mais poderoso no Mundo!
« em: 21 de Janeiro de 2014, 20:36 »
O motor de moto de produção em série mais poderoso no Mundo!

Muita gente pensará que o título pertence à gigantesca GoldWing da Honda, mas a verdade é que mesmo essa ainda se encontra a alguma distância da rainha dos centímetros cúbicos.

Claro que existem motores alterados e adaptados que poderão ter ainda maior capacidade, mas aquilo de que aqui falo é apenas relativo aos motores de produção em série....e existe um modelo que faz uso desse colossal motor.

Com apenas 3 cilindros, mas contando com uns impressionantes 2.294cc e uns não menos expressivos 221Nm logo às 2750Rpm, a Triumph Rocket III é um portento de força!!! Só para se ter ideia, tem um motor com mais cilindrada que um Mercedes C220 CDI....

A primeira Triumph Rocket III que me lembro de ter visto foi em Lisboa, na Rua dos Bombeiros Voluntários de Algés (perto da HM Motos) e no dia de hoje foi a segunda vez que me cruzei com este valente "bicho"....é uma moto que não se vê todos os dias, mas garanto que não se esquece facilmente quando tal acontece. Depois de ter sentido a enorme vibração por baixo dos pés provocada por aquele imenso motor, pensei de imediato que tinha de partilhar convosco este encontro e que, no meu caso, tenho a impressão que não ocorrerá tão depressa de tão raro que é este modelo.

A primeira reacção ao olhar para a Rocket III é a de que se trata de um modelo intimidativo, tanto pela dimensão que apresenta como pelo seu design old school e muito peculiar.
A pessoa que ía ao guiador teria meia-idade e de estatura mediana, pelo que apesar do seu peso próximo dos 400Kg, é fácil depreender que não se trata de uma moto só para Schwarzenegger's. Muita dessa "facilidade" provém do seu banco de estatura muito baixa e que permite um flectir das pernas suficiente para suster o peso deste modelo.

O guiador é muito largo e os braços vão numa posição muito afastada....pelo menos para o conceito scootard.  :P

As rodas estão revestidas por pneus larguíssimos. O pneu da frente achei-o tão largo, mas mesmo tão largo, que de certeza deve ter as dimensões dos pneus traseiros de muitas motos. Naquele caso estavam novinhos, ou pelo menos assim aparentavam pois tinham rasgos profundos e uma cor preta muito profunda e...como hei-de dizer...como novos!

O barulho emitido por aqueles escapes, mesmo a baixa velocidade como foi o caso, é contagiante. Não sei se o dono lhes fez ou não alguma modificação de origem, mas o que ouvi foi uma espécie de gorgolejar forte que aumenta com o subir da rotação e que se vai tornando menos espaçado até à troca para a mudança seguinte. Só vos digo uma coisa....aquele som é fantástico!

Haveria mais para dizer, mas o contacto que tive com o modelo foi muito rápido e fortuito, tendo-me limitado a tentar apanhar o máximo de informação quando me cruzei com aquele modelo.

Para quem não conhece a Triumph Rocket III, aqui ficam umas imagens....









Um vídeo sobre o que é possível fazer com a Triumph Rocket III: http://www.youtube.com/watch?v=MqpDP7HQMtg
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2014, 20:55 por Sapiens21 »

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Motor de moto de produção em série mais poderoso no Mundo!
« Responder #1 em: 21 de Janeiro de 2014, 21:22 »
Sapiens: se não me engano foi assim:

Começaste a pensar na Forza 300... bom talvez não chegue, o ideal seria a Integra 750.... mesmo essa acaba por fartar... VFR1200, mas 1200 não é assim tanto... GoldWing 1800. GoldWing? Para isso mais vale uma a sério: já sei: Triumph Rocket III Roadster.

Mmmm... só 2300 ? E porque não uma moto para homens exigentes: Uma Boss Hoss 6200 cc com 450 Cavalos:

http://www.bosshoss.com/view_bike.asp?x=BHC3LS445

Espera aí: mas ainda é pouco. E se eu um dia precisar de potência a valer? Pode acontecer:

http://www.marineturbine.com/motorcycles.asp


?
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2014, 21:40 por pedroareias »

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Motor de moto de produção em série mais poderoso no Mundo!
« Responder #2 em: 21 de Janeiro de 2014, 21:38 »
Vi uma destas junto ao CC Colombo conduzida por um rapaz nos seus 30 anos... Parecia um trovão!


Sent from iPhone using Tapatalk
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Motor de moto de produção em série mais poderoso no Mundo!
« Responder #3 em: 22 de Janeiro de 2014, 00:42 »
Sapiens: se não me engano foi assim:

Amigo Pedro, neste momento não foi, não é, nem poderá ser até final do ano outra que não a que tenho actualmente.  :-[ O repto foi-me lançado muito recentemente cá por casa e a ideia eu que tinha tem de ficar na "gaveta" durante pelo menos mais 11 meses....  :-X

------------

Sobre a Rocket III, fiquei tão deliciado com o que vi, que fui pesquisar umas curiosidades sobre o modelo...

- Segundo um site dedicado ao modelo, cada cilindro da Rocket tem as mesmas dimensões dos cilindros utilizados no Dodge Viper!!!
- Ainda segundo a mesma publicação (...e não tenho razões para duvidar), este modelo faz de 0-60mph em apenas 2,8seg. e dos 0-100mph em menos de 7seg....atenção que é em milhas.  _Rolley_ _pol_
- A roda traseira é calçada por um impressionante pneu com as medidas de 240/50-16
- Pesquisei no Sprintmonitor e os consumos até os achei relativamente baixos, pois variam entre o mínimo de 6,3L/100Kms e o máximo de 9,2L/100Kms.

É um valente "bicho"!

interceptor

  • Visitante
Re: Motor de moto de produção em série mais poderoso no Mundo!
« Responder #4 em: 22 de Janeiro de 2014, 00:44 »
E quanto é que paga de iuc? _Rolley_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Motor de moto de produção em série mais poderoso no Mundo!
« Responder #5 em: 22 de Janeiro de 2014, 00:55 »
Deveria ter um escalão próprio, pois devia.....mas como não existe um específico para a Rocket, segundo sei pagará em 2014 a quantia de €122,47.

Já agora, mais uma curiosidade....leva praticamente 6L de óleo.  _confuso_  _martelada_

Offline Duas Rodas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2012
  • Mensagens: 719
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 300
Re: Motor de moto de produção em série mais poderoso no Mundo!
« Responder #6 em: 22 de Janeiro de 2014, 10:58 »
Já agora, mais uma curiosidade....leva praticamente 6L de óleo.  _confuso_  _martelada_

Só de pensar que este motor leva mais do dobro da quantidade de óleo que o meu carro.  _lol_
Honda SW-T400 (09/2016) 27870 km>71380 km
Yamaha Xmax 300 (02/2021) 0km >

Offline JPGargoyle

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 113
  • Localidade: Mem-Martins
  • Free at last!!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra S :D
Re: Motor de moto de produção em série mais poderoso no Mundo!
« Responder #7 em: 22 de Janeiro de 2014, 11:09 »
Bolas!
Um gajo dá à chave e gastou o equivalente a um dia a andar de PCX :P
Grande canhão! 400 kilos? Mas tem uma presença do caraças.
Alguém faz ideia do preço?
Em tempo de guerra todo o buraco é trincheira ;D

Integra S:

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Motor de moto de produção em série mais poderoso no Mundo!
« Responder #8 em: 22 de Janeiro de 2014, 11:32 »
19000 Euros aproximadamente:

http://www.motociclismo.pt/index.php?option=com_novas&Itemid=141&maid=51

Já me sentei numa, rodei para a esquerda e direita e .... é top-heavy. A GoldWing tem o mesmo peso, mas o motor está todo rente ao chão.

Parece-me que ultrapassa o que é aceitável numa moto como meio de transporte.

Offline carlos fonseca

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2010
  • Mensagens: 81
  • Localidade: sobreda
  • Marca: Honda
  • Modelo: VFR 1200 X
Re: Motor de moto de produção em série mais poderoso no Mundo!
« Responder #9 em: 22 de Janeiro de 2014, 11:54 »
Uma moto diferente sem duvida.... não tem a facilidade de condução de uma  Goldwing mas também não é muito mais exigente.
Uma mota que me traz uma boas memorias

Há uns largos anos certamente para cima de meia dúzia quando a Triumph em Portugal ainda era importada pela Cimpomovel era norma realizar test drives a toda a gama. Num sábado era possível chegar pela manhã à Rua Agostinho Lourenço no Areeiro e sair de lá ao fim do dia depois de ter testado 7 / 8 modelos da gama num percurso previamente definido pelas ruas da capital normalmente em zonas de menor transito e vias largas.
Era um sábado de barriga cheia não só pelo contacto com os variados modelos da marca como também pela troca de impressões com os presentes e o saudável espirito motard que se vivia. Mesmo não tendo olhado para alguns modelos voltava-se a apreciar a gama de forma totalmente distinta do que se fizera antes quer pelo leitura dos testes em revistas ou pela simples impressão de olhar para cada uma das motos.
Recordo-me bem até aos dias de hoje de quanto gostei  e continuo a gostar da speed triple e de antes me passar completamente despercebida.
O objetivo era mesmo esse dar a conhecer  a gama toda. Trabalhava-se bem naquele tempo.

Lembro-me da Rocket me ter calhado em rifa logo no primeiro teste drive do dia.
E de pensar que nem sequer ia com intenção de a testar quanto mais logo no 1º!

E foi com as devidas cautelas que dentro do grupo percorri o percurso definido tendo ficado com a sensação que era aquela par motor e as dimensões do toda a moto que traçavam a experiencia de condução.
Mais que conduzir senti-me conduzido e ultrapassado por toda aquela exuberância.

As seguintes foram mais fáceis e comuns.
Foi uma experiencia que não esqueci.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2014, 11:55 por carlos fonseca »

Offline JPGargoyle

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 113
  • Localidade: Mem-Martins
  • Free at last!!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra S :D
Re: Motor de moto de produção em série mais poderoso no Mundo!
« Responder #10 em: 22 de Janeiro de 2014, 12:01 »
19000 Euros aproximadamente:

http://www.motociclismo.pt/index.php?option=com_novas&Itemid=141&maid=51

Já me sentei numa, rodei para a esquerda e direita e .... é top-heavy. A GoldWing tem o mesmo peso, mas o motor está todo rente ao chão.

Parece-me que ultrapassa o que é aceitável numa moto como meio de transporte.

Bem mais barata que uma GoldWing e até do que a maioria das Harleys.

É gira mas é grande demais, e para passear mais vale uma GoldWing :)
Em tempo de guerra todo o buraco é trincheira ;D

Integra S:

Offline carlos fonseca

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2010
  • Mensagens: 81
  • Localidade: sobreda
  • Marca: Honda
  • Modelo: VFR 1200 X
Re: Motor de moto de produção em série mais poderoso no Mundo!
« Responder #11 em: 22 de Janeiro de 2014, 12:07 »
Bem mais barata que uma GoldWing e até do que a maioria das Harleys.

É gira mas é grande demais, e para passear mais vale uma GoldWing :)

A concorrente directa é a F6B e não a Goldwing

http://powersports.honda.com/Cruiser/2013/gold-wing-f6b/options.aspx

O preço é mais em linha.

http://www.motociclismo.pt/index.php?option=com_novas&Itemid=141&maid=22&moid=2548

 
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2014, 12:09 por carlos fonseca »

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Motor de moto de produção em série mais poderoso no Mundo!
« Responder #12 em: 22 de Janeiro de 2014, 19:17 »
Ja esteve uma ca no hotel que trabalho em cascais e digo que aviao...
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline marcio_s

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 547
  • Localidade: Loures
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS Evo 125
Re: Motor de moto de produção em série mais poderoso no Mundo!
« Responder #13 em: 20 de Novembro de 2015, 13:50 »
Só de pensar que este motor leva mais do dobro da quantidade de óleo que o meu carro.  _lol_
Ahahah. Até os pneus são maiores que os do meu carro

Marco46

  • Visitante
Re: Motor de moto de produção em série mais poderoso no Mundo!
« Responder #14 em: 20 de Novembro de 2015, 20:02 »

Em portimão estavam varios British que vieram ver as SBK e que ficaram no espaço de acampamento com muita malta.

Um deles tinha uma Rockett. Estivemos à conversa com umas boas Cervejas, e ele tinha vindo de Northampton em viagem, e diz que o que ela quer é andar, andar e andar. O peso ano s efaz sentir em andamento, e tem um conforto soberbo. Gasta é bastante, o unico defeito que o Ingles dizia ter.


e sim ela ao vivo é imponente, e mete muito respeito. tem um sonoridade unica!



 _convivio_

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Motor de moto de produção em série mais poderoso no Mundo!
« Responder #15 em: 21 de Novembro de 2015, 20:34 »
Alguém perguntou sobre o IUC mas como de 750cc para cima pagam todas o mesmo, paga tanto quanto uma tiger 800 (123euros se não me engano). Acham 6 litros de óleo muito? A minha bandit leva quase 5 litros por isso a diferença não é muita. Aquele motor se minimamente estimado deve durar uma vida porque em 99,99% das vezes não deve passar das 3000-4000rpm. Não me importava de ter uma mas não cabe na garagem...pois...