Autor Tópico: Nova Honda NC750X (1º Contacto)  (Lida 50882 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Nova Honda NC750X (1º Contacto)
« em: 16 de Janeiro de 2014, 23:12 »
Nova Honda NC750X (1º Contacto)

Este novo modelo...ou melhor, esta nova motorização, é aguardada com expectativa por muitos daqueles que acompanham as novidades do sector das 2 rodas.

A nova 750X está de pleno direito nesse lote de novidades, não porque o seu design tenha sofrido alguma mudança que lhe tenha dado novas "feições", mas porque apresenta ao mercado uma motorização mais potente (54cv), maior cilindrada (745cc) e um expressivo binário de 68Nm às 4750Rpm...mas não se fica por aí como se verá adiante.

O mais incrível disto tudo é que, por via do enorme know-how da Honda, consegue apresentar um consumo em ciclo combinado capaz de envergonhar modelos com cilindrada inferior a metade da que tem...3,4Lt/100km (método WMTC).

E hoje fui conhecê-la porque andam a passar-me pela cabeça umas "maluqueiras"...!!!

Como habitualmente e porque o meu horário não me permite ir ao concessionário a uma hora mais favorável, lá fui eu já perto da hora de fecho.

Tratava-se de uma novíssima NC750X pronta para ser vendida e já preparada pela oficina. Agora chegado a casa e apelando à minha memória, não me recordo de facto de ter visto qualquer preçário junto ao guiador, o que significará que já tem dono. Anseio por um test-ride, mas de momento não existe uma previsibilidade por parte do concessionário para ter uma unidade com esse propósito.

Voltando ao modelo...

Posso dizer que existe algo que permite a este modelo ser distinguido da NC700 de imediato e até mesmo a alguma distância!
Não...não estou a falar do lettering lateral a indicar tratar-se da 750X....existe outra coisa bem mais visível.

Agora na NC750X e à semelhança do que sucede com algumas NC's vendidas fora do território nacional, toda a zona do motor e grande parte dos elementos mecânicos deixaram de ter a cor original do metal, para dar lugar a um preto de tonalidade mais baça que abrange uma grande parte da zona inferior da moto e lhe assenta muito bem, permitindo distingui-la de imediato. Fiquei com ideia que aquela moto em branco, em conjugação com o contrate do indicado preto baço, resultará muito bem.

Mas apesar de não ter a possibilidade de a experimentar, não deixei de a analisar bem e pude constatar com agrado que as diferenças não se ficam por aí...
Tendo três NC700X ali ao lado, a comparação tornou-se inevitável e vi-me quase imerso num jogo do "descubra as diferenças".

Esta nova NC750X trás agora um banco com estofamento radicalmente diferente (....na minha opinião melhor), possuindo uma espécie de leve granulado que agarra muito melhor as calças e evitará o escorregar que conheço das NC700's. Até mesmo através do tacto e visualmente é possível verificar uma diferença notória neste estofo aplicado no banco da NC750X e que certamente irá abarcar a restante família (NC750S e Integra).

Outra coisa que me chamou à atenção foi a utilização de pneus com um perfil um pouco diferente das anteriores 700's. Os DUNLOP presentes naquela unidade transportam um pouco mais a ideia de se tratarem de utilização mista e não para uso exclusivo em estrada....sobretudo o pneu traseiro de medida 160/60-ZR17M/C apresenta-se agora com um perfil diferente e gomos um pouco mais profundos que lhe dão mais aquele ar de trail tão próprio à "X". Mas as novidades não ficam por aqui...as jantes de alumínio fundido permitem agora, isto segundo a própria Honda, a instalação de pneus verdadeiramente off-road, como os Pirelli Scorpion Trail.

A manete de travão mereceu também a atenção por parte dos técnicos da Honda, pois oferece agora regulação em 6 níveis, facilitando o encontrar da posição ideal conforme a vontade do seu condutor.

O painel de instrumentos também não ficou arredado do caderno de encargos e teve direito a algo muito útil, pois passou a incluir indicação da mudança engrenada a cada momento. Mas o painel, além de todas as informações que já indicava, regista agora outras como o consumo instantâneo, médio e, quando em reserva, a autonomia restante. Mas ainda....indicador da temperatura do líquido de arrefecimento e da temperatura ambiente. Digamos que se trata de um computador de bordo bastante completo!

Tenho conhecimento que o sistema DCT (conduzi com este sistema na 700X e Integra) apresenta agora francas melhorias na sua actual 2ª geração e a nova NC750X vai passar a usufruir destes updates. Estou mesmo muito curioso com estas alterações na já conhecida Dual Clutch Transmission e com aquilo que significará em termos de sensibilidade e na sua relação directa com o aumento de potência e binário agora disponíveis.

Haverá mais algumas coisas que sofreram mudança para melhor, mas com o que vi fiquei convencido que este modelo tem uma relação preço/qualidade/características muitíssimo boa....só me falta constatar o restante num test-ride a realizar brevemente.

Espero que vos tenha agradado a leitura desta minha análise ao modelo e agora...as merecidas fotos.













« Última modificação: 17 de Janeiro de 2014, 13:34 por Sapiens21 »

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Nova Honda NC750X (1º Contacto)
« Responder #1 em: 17 de Janeiro de 2014, 01:05 »
 _pol_ _pol_ ...gostei .... ficamos a aguardar o test - ride... _pol_
É claro que para mim só as~~~~  scooter_ scooter_ ~~~~ é que são boas... _lool_
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Nova Honda NC750X (1º Contacto)
« Responder #2 em: 17 de Janeiro de 2014, 02:18 »
 _palmas_ _palmas_
Boa análise visual amigo Sapiens, e é como dizes, essa 750X em branco,com o vidro + alto,proteções motor e faróis nevoeiro deve ficar um espetáculo....No fim de Fevereiro vou até aí nem que seja só para as ver, esta e a nova integra ( sem rodar punho ) e aproveito e como umas boas migas!! E se calhar não vou sózinho  _pensador_
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Nova Honda NC750X (1º Contacto)
« Responder #3 em: 17 de Janeiro de 2014, 11:45 »
A seguinte imagem não é uma foto tirado por mim.
Os botões laterais ao painel digital permitem aceder a algumas das novas indicações da NC750X, tornando-se um pouco mais completo.  _pol_



Já agora gostaria de partilhar o seguinte e que se encontra na página da própria Honda Portugal relativamente a este modelo: ".....as relações de transmissão estão 6% mais altas, o que dá mais 12Km/h a este modelo....."

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Nova Honda NC750X (1º Contacto)
« Responder #4 em: 17 de Janeiro de 2014, 11:56 »
Então chega aos 212 km/h, o que é espectacular.

tparracho

  • Visitante
Re: Nova Honda NC750X (1º Contacto)
« Responder #5 em: 17 de Janeiro de 2014, 11:58 »
Nova Honda NC750X (1º Contacto)

E hoje fui conhecê-la porque andam a passar-me pela cabeça umas "maluqueiras"...!!!



Parece-me que é um mal do qual todos nós padecemos  _Rolley_

Elas dão a volta à nossa cabeça  _lol_

Offline apra

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 422
  • Localidade: Ponte de Sor
  • Cuidado com as curvas, Sym?
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400i
Re: Nova Honda NC750X (1º Contacto)
« Responder #6 em: 17 de Janeiro de 2014, 12:00 »
Muito bom relato, Isaac.  _palmas_
Já parece um daqueles posts do ZeZeZoom (que saudades!  _corado__lol_
Gosto da mota embora também acredite que em branco será (muito) mais bonita.
Espero pela segunda parte...
António Prates
Honda SH 125i ABS-31.5.13-0km-->18.9.13-2016km
Maxsym 400i - 19.8.2013-15204km--> .....................

Offline Lone Wolf

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 846
  • Localidade: Amadora City
  • Com civismo cabemos lá todos...
  • Marca: Honda
  • Modelo: SD04
Re: Nova Honda NC750X (1º Contacto)
« Responder #7 em: 17 de Janeiro de 2014, 13:12 »
Excelente relato  _pol_
é sem duvida uma excelente máquina a ter em conta numa aquisição ponderada e equilibrada  _pol_
O bom-senso é o ultimo dos sensos...
Sendo que a coerência é por vezes incoerente...

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Nova Honda NC750X (1º Contacto)
« Responder #8 em: 17 de Janeiro de 2014, 13:35 »
Sapiens: acabei de ler na Honda Portugal, nas outras é 6%, mas em 6ª relação é apenas 3% o aumento da razão de transmissão.

De qualquer forma, não se reflecte necessariamente no aumento de vmax, já que raramente se chega ao corte de injecção em 6ª.

É uma medida para baixar os consumos e ficar mais "long-legged".

Talvez seja boa ideia não nos desgraçarmos... quando é que terão para test-drive?
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2014, 13:49 por pedroareias »

Offline LeoLopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2011
  • Mensagens: 1284
  • Localidade: Lagoa-Algarve
  • CPM nº 1654
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 400
Re: Nova Honda NC750X (1º Contacto)
« Responder #9 em: 17 de Janeiro de 2014, 13:45 »
 _pol_ _pol_ _pol_

 _palmas_ _palmas_ _palmas_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Nova Honda NC750X (1º Contacto)
« Responder #10 em: 17 de Janeiro de 2014, 13:49 »
Eu transcrevi a expressão mencionada no seperador "Apresentação"....o que indicas está um pouco mais à frente e descreve de forma pormenorizada a alteração, ou seja:

1ª à 5ª relação - 6% mais longa.
6ª relação - 3% mais longa.

Agradeço a tua atenção.  _pol_

CIMENTO

  • Visitante
Re: Nova Honda NC750X (1º Contacto)
« Responder #11 em: 17 de Janeiro de 2014, 13:56 »
Bom relato Sapiens  _pol_

Eu quero é ver a nova integra 750  _Rolley_ _Rolley_

daniel

  • Visitante
Re: Nova Honda NC750X (1º Contacto)
« Responder #12 em: 17 de Janeiro de 2014, 18:43 »
O que já é bom (NC700X), tornou-se ainda melhor com esta nova NC750X. Uma boa proposta por um preço justo.

paulo hadyk

  • Visitante
Re: Nova Honda NC750X (1º Contacto)
« Responder #13 em: 17 de Janeiro de 2014, 19:30 »
E qd julgavamos que em boa equipa não se mexe......eles mexem para melhor......!

oiram1

  • Visitante
Re: Nova Honda NC750X (1º Contacto)
« Responder #14 em: 17 de Janeiro de 2014, 20:23 »
 _lool_

Grande azar o meu!!
Foi preciso comprar a minha NC700X, para esta aparecer já  _thumbdown_
Pensei que fosse só para o meio do ano.....agora é aguentar e desfrutar da minha menina........

Excelente relato Sapiens21!!!

O Scooterado diz que vai em fevereiro e eu vou com ele!!  _convivio_

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Nova Honda NC750X (1º Contacto)
« Responder #15 em: 18 de Janeiro de 2014, 15:09 »
Daqui a 2 anos chega a NC800 a gastar 2l/100km e nessa altura trocas  _pol_


_lool_

Grande azar o meu!!
Foi preciso comprar a minha NC700X, para esta aparecer já  _thumbdown_
Pensei que fosse só para o meio do ano.....agora é aguentar e desfrutar da minha menina........

Excelente relato Sapiens21!!!

O Scooterado diz que vai em fevereiro e eu vou com ele!!  _convivio_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Nova Honda NC750X (1º Contacto)
« Responder #16 em: 18 de Janeiro de 2014, 21:10 »
Aqui pode ser visto um teste em vídeo, levado a cabo em Inglaterra e que menciona de forma genérica as sensações vividas por via das alterações efectuadas:
 VER AQUI - First Ride

Parece que a mecânica demonstra mais carácter.  ;D

oiram1

  • Visitante
Re: Nova Honda NC750X (1º Contacto)
« Responder #17 em: 19 de Janeiro de 2014, 20:44 »
Daqui a 2 anos chega a NC800 a gastar 2l/100km e nessa altura trocas  _pol_

Parece-me bem!
Só falta saber se terei dinheiro para a comprar  _Rolley_
Desde que a minha NC não desvalorize muito e a honda não se estique no preço  _careta_

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Nova Honda NC750X (1º Contacto)
« Responder #18 em: 06 de Fevereiro de 2014, 18:25 »
Os primeiros testes começam a chegar, este é da visordown.com (cliquem na imagem)...



Boas curvas!
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

oiram1

  • Visitante
Re: Nova Honda NC750X (1º Contacto)
« Responder #19 em: 06 de Fevereiro de 2014, 18:39 »
Os primeiros testes começam a chegar, este é da visordown.com (cliquem na imagem)...



Boas curvas!

Belo artigo  _lool_

A 750 vem muito melhor que a 700, também com o aumento de cc e de cv's as coisas sao faceis de melhorar :)
Afora só resta esperar para podermos experimentar  _palmas_ _palmas_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Nova Honda NC750X (1º Contacto)
« Responder #20 em: 06 de Fevereiro de 2014, 19:51 »
A imagem aqui postada está muito bem conseguida. Um céu como esse e uma moto com a NC750X dão um poster lindíssimo.  _pol_

Sobre aquilo que li, existe algo que destaco pois já conduzi a NC700X (eu disse a 700) com o sistema DCT e havia ali uma certa indecisão da caixa, mais notória quando se circulava a determinada velocidade e entre a 2ª e 3ª relações.

Mas agora e depois de ter lido isto.... "This is the second generation of DCT, which Honda says has a new ‘intelligence’ allowing it to adapt to throttle input. So if it detects that you’re getting a bit more lary, it will too. It seems to work. Even in Drive, if you accelerate hard, then shut off, it doesn’t immediately change back to a fuel-saving gear. It holds a low one, expecting you to roll on again. If you’re next throttle input is gentle, it will then revert to saving the planet."...estou convencido que mexeram onde deviam e fizeram-no bem!

Pelo que relatam neste artigo, é fácil perceber que a actual 2ª geração DCT tornou-se mais inteligente e parece "ler" melhor as intenções do condutor, tornando igualmente a relação motor/caixa ainda mais agradável em condução pura.

Bela moto, sem dúvida.  _pol_

Busas

  • Visitante
Re: Nova Honda NC750X (1º Contacto)
« Responder #21 em: 06 de Fevereiro de 2014, 22:02 »
Sapiens,

Será que é desta que a emoção vence a razão tão caracteristica da tua pessoa ? esperemos que sim... _vinho_

Abraço

Joaocruz

  • Visitante

Carreta

  • Visitante
Re: Nova Honda NC750X (1º Contacto)
« Responder #23 em: 10 de Fevereiro de 2014, 19:13 »
Este é do "nosso tuga Cager"


Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Nova Honda NC750X (1º Contacto)
« Responder #24 em: 10 de Fevereiro de 2014, 23:20 »
Tenho visto os videos dele e são bem porreiros e explicitos.   _pol_
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz