Autor Tópico: Rotundas (Nova Lei) - BOM SENSO ou cumprir escrupulosamente?  (Lida 31593 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Rotundas (Nova Lei) - BOM SENSO ou cumprir escrupulosamente?
« em: 08 de Janeiro de 2014, 15:04 »
Este é um assunto que na minha opinião merece o início de um tópico específico, apesar de o companheiro Ferro ter em tempo próprio abordado a temática num contexto alargado e referente a várias medidas em alteração.

Mas no meu ver o problema é sério e a mim afigura-se essencial escalpelizar a Lei 72/2013, de 03 de Setembro no que concerne à circulação em rotundas


---------

No dia de ontem vi-me perante a uma situação de controlo numa rotunda da cidade com 2 agentes estrategicamente colocados (desconheço se a intenção era a que aqui se trata), que me fez ponderar vir aqui escrever ou não, mas sendo esta uma medida que nos afecta a todos e com a agravante do n.º 3 da supra mencionada Lei mencionar que quem infringir as regras é sancionado com coima de €60,00 a €300,00, o caso tomou para mim uma atenção redobrada. Resumindo: por um lado temos as autoridades a tomar (ainda) maior atenção à circulação em rotundas e por outro lado temos as malfadadas coimas para quem não circular como agora está legislado.

Vamos ao que interessa....

A dita lei é esta:
"Artigo 3.º - Aditamento ao Código da Estrada

----------

Artigo 14.º-A - Rotundas
       1 - Nas rotundas, o condutor deve adotar o seguinte comportamento:

              a) Entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por onde o façam;
              b) Se pretender sair da rotunda na primeira via de saída, deve ocupar a via da direita;
              c) Se pretender sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando-se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções;
              d) Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino.

       2 - Os condutores de veículos de tração animal ou de animais, de velocípedes e de automóveis pesados, podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores que circulem nos termos da alínea c) do n.º 1.
       3 - Quem infringir o disposto nas alíneas b), c) e d) do n.º 1 e no n.º 2 é sancionado com coima de € 60 a € 300."


Agora vou colocar um exemplo prático para se perceber como a Lei passou a indicar expressamente a circulação em rotundas...e não só, para ilustrar como a própria Brigada de Trânsito assim faz questão de indicar:



Até aqui está tudo muito bonito, mas quem anda habitualmente de carro ou de moto sabe que as coisas por vezes não são tão taxativas como aquilo que nos pintam e, seja por via das características do local, da configuração da rotunda ou mesmo da distância entre as diversas saídas, o caso acaba por tomar proporções potencialmente perigosas para os utilizadores das rotundas.

Imaginemos então uma rotunda com 5 ou 6 saídas e em que a distância das mesmas é muito reduzida e queremos sair na 2ª saída!!!
Segundo a Lei 72/2013, de 03 de Setembro só deveremos circular na via do interior da rotunda mais à direita para sair na 1ª saída....mas se a 2ª saída estiver separada por brevíssimos metros, à luz da nova Lei parece fechar-se essa possibilidade, implicando que tenhamos de ir mais para o interior da rotunda para então sair logo de seguida.

O que é que isto provoca?
Verdadeiros ziguezagues na condução...nem mais nem menos...passamos a fazer verdadeiros "S's" em plena rotunda.

Ora é precisamente aqui que eu quero chegar!

Apesar de devermos cumprir a Lei e não é contra ela que eu estou aqui a escrever, o que deve imperar acima de tudo é o BOM SENSO!

Esta imagem que se segue é um daqueles casos em que, apesar de não se levar em linha de conta e taxativamente o que a lei agora diz, segue uma linha de raciocínio em linha com aquilo que deve ser o aludido Bom Senso.
Como disse anteriormente, a Lei deve ser cumprida e seguidas as indicações do Código da Estrada, disso não restem dúvidas, mas há situações e situações, pelo que em casos específicos a segurança de todos terá de implicar alguma adaptação!



Após esta explicação, temos e devemos praticar sempre uma condução defensiva e ir adaptando a nossa condução às características do local que se nos é apresentado, sem menosprezar o trânsito e cultivando práticas que sigam o caminho do respeito dos direitos de quem connosco circula.


« Última modificação: 08 de Janeiro de 2014, 22:55 por Sapiens21 »

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 819
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: Rotundas (Nova Lei) - BOM SENSO ou cumprir escrupulosamente?
« Responder #1 em: 08 de Janeiro de 2014, 15:08 »
Concordo contigo companheiro  _pol_

Eu já fazia questão de assim circular nas rotundas, mas realmente quando elas são pequenas torna-se MUITO complicado seguir as regras  _reg_

Abraço

J. Garcia
 scooter_
 _pt_
ps. bom post  _pol_ _pol_
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2014, 15:09 por JGarcia »
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Rotundas (Nova Lei) - BOM SENSO ou cumprir escrupulosamente?
« Responder #2 em: 08 de Janeiro de 2014, 15:21 »
Julgo que a regra estradal mais importante de todas é precisamente o Bom Senso.
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Offline artman

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2013
  • Mensagens: 131
  • Localidade: Almada
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC750XD
Re: Rotundas (Nova Lei) - BOM SENSO ou cumprir escrupulosamente?
« Responder #3 em: 08 de Janeiro de 2014, 15:48 »
Eu acho que está regra foi criada para aproximar à regra dos cruzamentos e evitar aqueles maçaricos que para saírem na última saída de uma rotunda faziam a rotunda sempre na faixa mais à direita...o que era bonito de se ver. Então quando batiam era um espetáculo.

Enviado do meu W100 através de Tapatalk

Kymco Downtown 125i: 16/08/2013: 4040Km > 20700Km
Honda Nc750x: 22/10/2015: 0 km

Spritmonitor.de" border="0

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Rotundas (Nova Lei) - BOM SENSO ou cumprir escrupulosamente?
« Responder #4 em: 08 de Janeiro de 2014, 16:12 »
Existem 3 ou 4 websites/artigos que dizem ser permitida a circulação pela via mais à direita da rotunda e sair na 1ª e/ou 2ª saída.....mas devo salientar que não é isso que diz a Lei 72/2013 de 03/Set.

No entanto, o tal Bom Senso e as próprias condições da via assim o poderão permitir e aconselhar para bem da segurança.  _pol_

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Rotundas (Nova Lei) - BOM SENSO ou cumprir escrupulosamente?
« Responder #5 em: 08 de Janeiro de 2014, 16:37 »
Esta lei é muito bonita e eu sempre que posso respeito-a, mas só que tudo isto envolve muita coisa. Deveria haver legislação para a construção de rotundas, no tamanho, na sinalização, na marcação do asfalto. Existem rotundas onde é literalmente impossivel cumprir a lei, pela sua dimensão, se eu vou a uma cidade que não conheço e apanho uma rotunda e não sei em que saída devo sair e os pesados na maioria das rotundas não conseguem cumprir, etc
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Rotundas (Nova Lei) - BOM SENSO ou cumprir escrupulosamente?
« Responder #6 em: 08 de Janeiro de 2014, 17:54 »
Em primeiro lugar saliento que saiu informacao semelhante no facebook em que indica isto e ainda mais importante e que antes de nos aproximarmos da saida que nos convem e ao termos que encostar mais direita se la estiver alguem temos de ceder passagem pois estamos a mudar de faixa e nao e nem nunca foi o que aconteceu na pratica,digo sem medo e sem vergonha e sendo um ser errante,isto e simplesmente tornar legal o que os ignorantes ou os espertinhos que pensam que ao fazer a rotunda a direito poupa-se um deposito,isto seria bom se quem anda na estrada fosse cumprir pois bom senso nao e de maneira nenhuma e de boas intensoes esta o mundo cheio.
Sei que isto e conversa de treta mas so cabe a nos humanos cumprir regras que foram e sao inventadas para a sociedade ser mais,ou menos,correta e nao fazer como cada um quer .
Eu como sempre fiz e sempre que possivel cumpro mas nao tou para levar com gente BURRA ,gente que anda na sofridao ,que me apita por eu fazer bem ,se tem pressa acordem mais cedo,se nao custa a ganhar ,a mim custa e confesso nao cumprir com uma regra do codigo ,a da velocidade.

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Rotundas (Nova Lei) - BOM SENSO ou cumprir escrupulosamente?
« Responder #7 em: 08 de Janeiro de 2014, 18:03 »
Era bom que todas as rotundas fossem assim, não é companheiro Mpaneves?

As chamadas "Rotundas Turbo"....ou ainda e de forma mais irónica.....Rotundas para TóTós.



Mas percebo as tuas palavras relativamente ao Bom Senso....infelizmente nem todos o têm na mesma medida!

interceptor

  • Visitante
Re: Rotundas (Nova Lei) - BOM SENSO ou cumprir escrupulosamente?
« Responder #8 em: 08 de Janeiro de 2014, 19:49 »
Já dizia o meu instrutor de condução: a regra para circular nas rotundas é entrar e sair sem bater em ninguém. Eu honestamente e tendo em conta a viatura com que circulo diariamente por motivos profissionais quando pretendo sair na 1ª ou 2ª continuo a usar a faixa da direita.

basapistas

  • Visitante
Re: Rotundas (Nova Lei) - BOM SENSO ou cumprir escrupulosamente?
« Responder #9 em: 08 de Janeiro de 2014, 20:36 »
Caros colegas,
O anterior código da estrada já previa este tipo de circulação para rotundas, este novo código veio sim especificar concretamente o modelo de circulação para não existirem duvidas!
O problema é que os nossos o condutores não conduzem de acordo com o novo CE e quem conduzir corre sérios de riscos de ter um acidente... Bom senso é o que se pede!
Logo, o CE é claro quem circular pela via mais a direita numa rotina é obrigado a sair na 1 saída.
Quem pretender sair na 2 saída tem que circular pela esquerda e após passar a 1 saída deve se aproximar progressivamente do limite direito!
Agora quem conduzir desta forma atualmente deverá ter muito cuidado, pois poucos o fazem e sabem

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Rotundas (Nova Lei) - BOM SENSO ou cumprir escrupulosamente?
« Responder #10 em: 08 de Janeiro de 2014, 23:01 »
A Lei é para cumprir e as indicações dadas pelo Código da Estrada devem ser sempre levadas em linha de conta quando se conduz.
Mas existem os tais casos que, por via das características inerentes à própria rotunda, implicam uma adaptação.

Dois bons exemplos foram referidos pelo companheiro José Bairrada, pois tanto pela pequena dimensão de algumas rotundas, como o desconhecimento das saídas a tomar numa cidade que se desconhece, implicam por vezes uma certa adaptação em nome da segurança rodoviária. É isto o chamado BOM SENSO.  _pol_

daniel

  • Visitante
Re: Rotundas (Nova Lei) - BOM SENSO ou cumprir escrupulosamente?
« Responder #11 em: 09 de Janeiro de 2014, 10:47 »
Segundo as autoridades com quem já falei, o tipo de circulação em rotunda que está indicado na 2ª imagem no início do tópico, é perfeitamente aceite.
O que não é pretendido é os abusos, ou seja, fazer uma rotunda inteira por fora.

Isto foi com base no que me foi dito por 2 agentes de autoridade.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Rotundas (Nova Lei) - BOM SENSO ou cumprir escrupulosamente?
« Responder #12 em: 09 de Janeiro de 2014, 13:04 »
Eu entrando numa rotunda que não conheço, num sitio onde nunca estive antes, "andando às aranhas" como se costuma dizer vou fazer o quê e como ??
Acho que esse é um dos grandes problemas, principalmente o grande problema, porque de resto é só "Chicos Espertos" como diz ali o mpaneves.

Em Portugal e muitos dos outros países, é-se obrigado a andar a direita, quem faz isso?

Manda a Lei que, as ultrapassagens terão de ser feitas o mais rapidamente possível, para desimpedir a via mais a esq, volto a perguntar, quem faz isso?
Casos de estradas com 2 ou mais faixas, e em casos das mesmas entrarem  nas rotundas.....afinal a Lei de circular à direita serve para quê ? (lembrem-se da situação que nunca se esteve naquela rotunda)
Ok....passa-se a andar na Esq, devagar até encontrar a saída e fazer uma linha recta ate sair....se bater são os outros que estão a minha direita.....é isto o correcto não é ?? Pelo menos assim dizem ser.....

Tento seguir o código à risca, tento! pk na Velocidade tbm sou dos que mais desrespeito, isso eu assumo!

De resto.... de resto é viver na selva, onde com esta Lei apenas haverá quem mais fará as Rotundas a Direito sem se preocupar com os outros pensando que são donos e senhores das estradas, e onde principalmente agora todos lhes têm de dar a prioridade....!

Claro que eu farei e continuarei a fazer as rotundas como sempre fiz..... nunca totalmente por fora, mas sempre o mais à direita possível sem estorvar ngm, a não ser que esteja a fazer "inversão" (saindo na 3ª ou 4ª saída)

A 2ª imagem do tópico e esta ultima para mim seria a perfeição e se todos assim o fizerem haverá menos acidentes, e ninguém tem de dar, ou receber bom senso de ngm.....

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Rotundas (Nova Lei) - BOM SENSO ou cumprir escrupulosamente?
« Responder #13 em: 09 de Janeiro de 2014, 13:15 »
A 2ª imagem do tópico e esta ultima para mim seria a perfeição e se todos assim o fizerem haverá menos acidentes....

Precisamente onde queria chegar com a abertura deste tópico.
Percebeste-me perfeitamente.

----

A Lei parece vedar a possibilidade de apanhar a 2ª saída se circularmos por fora, mas o Bom Senso das autoridades certamente compreenderão aquela que é uma manobra segura e que permite o fluir do trânsito.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2014, 13:19 por Sapiens21 »

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Rotundas (Nova Lei) - BOM SENSO ou cumprir escrupulosamente?
« Responder #14 em: 09 de Janeiro de 2014, 13:22 »

Só não percebo quando não quero .....

Mas volto a questionar.... e quem não conhece a rotunda em causa ?  _pensador_

Afinal faz o quê e como?

Causa embaraços? Tenta ir para o centro? Tenta ler as tabuletas de saída?....mas se está no centro da rotunda, as tabuletas estão nas pontas....vai pela direita? mas é proibido! vai ao centro e leva com o da esquerda que quer sair e agora tem prioridade ??

Isto é que vai uma açorda ahhhhhh ...........  _lol_ _lol_

Enfim...........

Acho que já perceberam onde quero chegar (eu e mais umas centenas de Portugueses) mas diga-se que a maior parte estão a borrifar-se, fazem rotundas a direito e agora se baterem têm prioridade sobres os que a sua direita andam .... lol

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Rotundas (Nova Lei) - BOM SENSO ou cumprir escrupulosamente?
« Responder #15 em: 09 de Janeiro de 2014, 13:38 »
Quando não se conhece a zona por onde se circula (e quem não passou já por isso...), na verdade o melhor é ir fazendo como até aqui têm feito e em segurança.

Reduzir a velocidade, estar atento a possíveis placares de informação antecedente a rotundas (quando os há  _Rolley_), evitar manobras bruscas mesmo que haja um engano numa das saídas, etc.

A questão com esta Lei é que, partindo do pressuposto que desconheço para onde vou e porque a sinalização nalguns locais é o que se sabe (pouca), na minha opinião, entre uma via interior da rotunda ou a outra, parece-me ser preferível ir por dentro até se visualizar a saída correcta e então assinalar a mudança de direcção, tomando as naturais precauções.

Mas é claro que ainda assim, todos sabemos que quando não se conhece uma localidade as dificuldades não são tão lineares quanto a teórica e temos de estar atentos a tudo e todos.

Offline faisca66

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 306
  • Localidade: Sintra - Cacém
  • Uma vez CPM, CPM para sempre
  • Marca: HONDA
  • Modelo: VFR 800
Re: Rotundas (Nova Lei) - BOM SENSO ou cumprir escrupulosamente?
« Responder #16 em: 09 de Janeiro de 2014, 15:42 »
Só não percebo quando não quero .....

Mas volto a questionar.... e quem não conhece a rotunda em causa ?  _pensador_

Afinal faz o quê e como?

Causa embaraços? Tenta ir para o centro? Tenta ler as tabuletas de saída?....mas se está no centro da rotunda, as tabuletas estão nas pontas....vai pela direita? mas é proibido! vai ao centro e leva com o da esquerda que quer sair e agora tem prioridade ??

Isto é que vai uma açorda ahhhhhh ...........  _lol_ _lol_

Enfim...........

Acho que já perceberam onde quero chegar (eu e mais umas centenas de Portugueses) mas diga-se que a maior parte estão a borrifar-se, fazem rotundas a direito e agora se baterem têm prioridade sobres os que a sua direita andam .... lol

Boas curvas
Sempre podes dar varias voltas a rotunda....ainda não vi nada na lei contra  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
FAISCA66

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Rotundas (Nova Lei) - BOM SENSO ou cumprir escrupulosamente?
« Responder #17 em: 09 de Janeiro de 2014, 15:45 »
Sempre podes dar varias voltas a rotunda....ainda não vi nada na lei contra  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Yap  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Oscar1958

  • Visitante
Re: Rotundas (Nova Lei) - BOM SENSO ou cumprir escrupulosamente?
« Responder #18 em: 09 de Janeiro de 2014, 22:21 »
Hoje temos automobilistas, motociclistas ou ambos que não sabiam nem sabem e possivelmente nunca saberão circular numa rotunda e já se esqueceram como se aborda um cruzamento quando dão de caras com eles.

Para muitos impera a regra do "aguenta que agora passo eu"

Eu pessoalmente deste que ando de mota tenho muito receio das rotundas, porque já não é a 1ª vez que vou abordar a faixa de rodagem correcta para a saída que pretendo e como vou de mota, a regra é se não paras levas com enlatado que vem da direita e provas o alcatrão. Esta situação  também já me aconteceu quando ando de enlatado mas nestas alturas não tenho o bónus de provar o alcatrão

Houve alturas que voltei a dar uma volta ao redondel para voltar abordar a faixa de saída.

Isto para não falar nos cruzamentos vs regras da prioridade,  e estradas supostamente principais vs secundárias.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Rotundas (Nova Lei) - BOM SENSO ou cumprir escrupulosamente?
« Responder #19 em: 10 de Janeiro de 2014, 13:35 »
O grande problema e mesmo o civismo,ja que aquele sinal em forma de triangolo que esta virado para baixo quase ninguem sabe o que e nem a sua funcao ,as rotundas vao ser sempre um problema e esta lei so da razao a quem sempre as fez e faz a direito (para poupar muito combustivel claro)e sem respeitar os outros ou os tracos das faixas de rodagem,mas isto sao so promenores de uma vida ja feita complicada pelo proprio HOMEM.

Sent from my tmn smart a7 using Xparent Green Tapatalk 2

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Joaocruz

  • Visitante
Re: Rotundas (Nova Lei) - BOM SENSO ou cumprir escrupulosamente?
« Responder #20 em: 10 de Janeiro de 2014, 14:01 »
Acho que os Humanos são mesmo assim, não gostamos que nos alterem os hábitos!
Eu sinceramente não estou de acordo com esta nova "abordagem ás rotundas", pois penso que vai dar azo a haver ainda mais acidentes.

Mas pegando neste ponto, questiono eu:
Então para que existem rotundas com 3 e mais faixas de rodagem (Marque de Pombal, por exemplo), se só se podem usar a exterior (para quem vai sair) e a interior (para quem circula)?

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Rotundas (Nova Lei) - BOM SENSO ou cumprir escrupulosamente?
« Responder #21 em: 10 de Janeiro de 2014, 14:24 »
Na minha opinião as leis cumprem-se primeiro e depois podemos dizer se concordamos ou não com elas. Se for óbvio e consensual que a lei foi mal feita organizamos uma petição para apresentar na AR com vista à mudança da lei. Penso que é prático e objetivo e não puramente opinativo e já que vivemos numa democracia devemos aproveitar todos os instrumentos de cidadania que estão ao nosso dispôr... como dizia o outro: estou farto de os ouvir falar mas não os vejo a fazer nada...  _lol_

Agora a minha postura: Eu cumpro esta lei.
Na minha opinião é uma melhoria em relação à lei anterior pois é mais clara.
No entanto, tenho uma dúvida: se um condutor que cumpra a lei precisa de mudar de faixa para sair na 2ª saída e embate num condutor que não cumpre a lei e circula na faixa da direita para sair na 3ª saída, de quem é a culpa sabendo que o cumpridor muda de faixa para cumprir a lei e o infrator não muda de faixa.
Há por aí algum perito de seguradora que possa lançar luz sobre este assunto?

Boas curvas Companheiros!!
 _convivio_


Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Rotundas (Nova Lei) - BOM SENSO ou cumprir escrupulosamente?
« Responder #22 em: 10 de Janeiro de 2014, 21:28 »

No entanto, tenho uma dúvida: se um condutor que cumpra a lei precisa de mudar de faixa para sair na 2ª saída e embate num condutor que não cumpre a lei e circula na faixa da direita para sair na 3ª saída, de quem é a culpa sabendo que o cumpridor muda de faixa para cumprir a lei e o infrator não muda de faixa.
Há por aí algum perito de seguradora que possa lançar luz sobre este assunto?

Boas curvas Companheiros!!
 _convivio_


Ora aí está. A pensar nisso já fiquei com os pés frios dentro da cabeça ::)

Essa questão foi posta a um oficial da GNR! tendo dito, que nesse caso, quem muda de uma via para outra tem por obrigação de ceder passagem 

Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Rotundas (Nova Lei) - BOM SENSO ou cumprir escrupulosamente?
« Responder #23 em: 10 de Janeiro de 2014, 22:16 »


Temos aqui um exemplo embora seja do ano de 2012  _pensador_ _pensador_
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2014, 22:18 por José »
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Rotundas (Nova Lei) - BOM SENSO ou cumprir escrupulosamente?
« Responder #24 em: 11 de Janeiro de 2014, 10:37 »
Ai esta a controversia,se muda de faixa logico que tem de ceder passagem,quem sabe se o que vai na direita entrou na ultima entrada?logo, se sai logo a seguir esta bem colocado.
Os embates dao-se sempre qd esta alguem a mudar de faixa e embate no que ja la esta a sua direita,e sempre a mesma historia que se pensa que se tem prioridade e nao se olha para os riscos,se estamos a trocar de faixa e batemos em quem ja la esta e mt simples,JA FOMOS...


casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves