Autor Tópico: E agora?......eliminamos um dos auriculares?  (Lida 22494 vezes)

Joaocruz

  • Visitante
Re: E agora?......eliminamos um dos auriculares?
« Responder #25 em: 10 de Janeiro de 2014, 14:08 »
Eu nestas coisas, prefiro sempre ouvir a "voz" das autoridades do que de "comerciais" e revistas e outros.
Porquê?
Lembram-se há uns valentes anos de uma lei (ridícula) que obrigava os capacetes terem 2 faixas refletoras na parte de trás?
Pois a Motojornal defendia que não as devíamos usar, pois segundo as marcas, colar autocolantes nas calotes dos capacetes iria enfraquecer a resistência da mesma e coisa e tal e que a lei isto e aquilo.
Era "puto" e vá de achar que eles é que tinham razão!
Até que um dia a PSP me mandou parar e "toma la bananas" por não ter os reflectores.
No final lembro-me bem o que o Policia me disse: "Fale com os "seus" amigos da Motojornal, pode ser que lhe queiram pagar a multa!

Está tudo dito não?

O que seria muito bom é que os importadores dos intercomunicadores se unissem e juntos fizessem que esta lei fosse vista/revista na AR, pois não podemos andar na rua e uns são multados porque o  polícia interpretou a lei de uma forma e 50 km mais à frente outra entidade tenha uma leitura diferente.

Um abraço e boas curvas e com música (se possível),
JpC


RicardoGP

  • Visitante
Re: E agora?......eliminamos um dos auriculares?
« Responder #26 em: 07 de Fevereiro de 2014, 20:36 »
Boas Amigos (desculpem a longa ausência)

Temos que ver a diferença entre auriculares e os sistema que estão instalados dentro dos capacetes. Falo por mim quando digo que em nenhuma Op.Stop fiscalizo o interior dos capacetes do pessoal de mota, logo, não sei se têm o sistema instalado ou não.
Caso tragam os auriculares que vêm com os telefones (mais parecidos com phones dos MP3), é uma questão de ver se trazem os dois nos ouvidos ou não.

Antes de mais a Polícia actua com bom senso, e não é por trazeres 1 auricular no ouvido que te vão autuar. Agora, se trazem os dois a conversa é outra. Pensem que alguém que venha com os dois auriculares nos ouvidos fica completamente abstraido dos sons à sua volta, log coloca em perigo a sua condução e a dos restantes utilizadores da via.

Diferença grande entre Auriculares e Sistemas de Comunicação Sem Fios

Abraços

RCEu

  • Visitante
Re: E agora?......eliminamos um dos auriculares?
« Responder #27 em: 09 de Fevereiro de 2014, 09:05 »
Eu continuo na minha... É tudo uma questão de bom senso. Primeiro porque os Cardo são operados por voz e portanto as mãos continuam onde devem estar. Depois, porque os Cardo são um sistema de comunicação avançado e de apoio à condução.


Acho que se andássemos como muito boa gente, dentro de carros, como vejo diariamente (e infelizmente cada vez mais) a enviarem SMS... isso sim, seria motivo de preocupação.


Agora um auricular... já estive parado em filas de transito com um auricular no ouvido e o outro pendurado e com polícia bem perto. Nunca me disseram nada. E já nessa ocasião era proibido.


Usem o v/ auricular nos enlatados, com um dos auriculares para dentro da roupa (bolso da camisa, por exemplo) e vejam se vos dizem alguma coisa.




hmdacosta

  • Visitante
Re: E agora?......eliminamos um dos auriculares?
« Responder #28 em: 28 de Fevereiro de 2014, 10:28 »
As coimas relativas a esta questão estão neste ponto de situação:


 Utilização, pelo condutor, durante a marcha do veículo, de equipamento (ou aparelho) suscetível de prejudicar a condução, que não seja auscultadores sonoros (ou aparelho radiotelefónico).
 LEVE - Coima: € 120 a € 600 - art.o 84.o n.o 4

 Utilização, pelo condutor, durante a marcha do veículo, de auscultadores sonoros (ou de aparelho radiotelefónico).
 GRAVE “n) n.o 1 art.o 145.o” - Coima: € 120 a € 600 - art.o 84.o n.o 4

 Utilização, pelo condutor, durante a marcha de velocípede, de equipamento (ou aparelho) suscetível de prejudicar a
condução, que não seja auscultadores sonoros (ou aparelho radiotelefónico).
 LEVE - Coima: € 60 a € 300 - art.o 84.o n.o 4 e art.o 96.o

 Utilização, durante a marcha do velocípede, de auscultadores sonoros (ou de aparelho radiotelefónico).
 GRAVE - Coima: € 60 a € 300 - art.o 84.o n.o 4 e art.o 96.o - Não há lugar a aplicação da S.A. de inibição de conduzir, uma vez que esta apenas se refere a veículos a motor – art.o 147.o n.o 2


Mais informações: TABELAS RESUMO PARA AS MULTAS (atualizadas) http://www.multas.pt/psp-divulga-resumo-atualizado-de-infracoes-codigo-da-estrada

hlw

  • Visitante
Re: E agora?......eliminamos um dos auriculares?
« Responder #29 em: 14 de Março de 2014, 17:03 »
Boas camaradas!

Habemus resposta! ;D

No dia 1 de Janeiro  enviei o seguinte email:


 À atenção da Unidade de Prevenção Rodoviária.

Serve o presente contacto para questionar acerca do Artigo 84º do novo Código da Estrada.
Gostaria de saber se a Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária considera estar contemplado a aplicação do artigo 84º à utilização de equipamentos polivalentes de comunicação para instalação em Capacetes.
No caso, questiono  equipamentos como o do link seguinte :

http://www.cardosystems.com/scala-rider/scala-rider-g9

Aguardo resposta.
Cumprimentos,



Recebi hoje um email de resposta no qual pedem desculpa pelo tempo de resposta, justificando a necessidade de uma cuidada análise técnica e jurídica em relação à minha questão.
Referem que este aparelho em concreto, uma vez que não impeça a audição do ambiente rodoviário, são equivalentes a altifalantes e não a auriculares.

Abraços!


RCEu

  • Visitante
Re: E agora?......eliminamos um dos auriculares?
« Responder #30 em: 14 de Março de 2014, 17:19 »
Tungas.  _pol_


Obrigado companheiro

Manhas

  • Visitante
Re: E agora?......eliminamos um dos auriculares?
« Responder #31 em: 27 de Abril de 2014, 12:01 »
De modo a estar dentro da lei, independentemente da subjectividade de interpretação dos Agentes Reguladores de Trânsito, optei por investir € 2,66 nesta maravilha.

Ainda não testei em condução mas depois partilho a minha avaliação.

Manhas

  • Visitante
Re: E agora?......eliminamos um dos auriculares?
« Responder #32 em: 02 de Maio de 2014, 22:38 »
De modo a estar dentro da lei, independentemente da subjectividade de interpretação dos Agentes Reguladores de Trânsito, optei por investir € 2,66 nesta maravilha.

Ainda não testei em condução mas depois partilho a minha avaliação.

Já testei ouvir as instruções do GPS no trãnsito de Lisboa com o capacete modular aberto e ouve-se bem até aos 60 km/h.

Para as chamadas telefónicas convém fechar o capacete.