Autor Tópico: E agora?......eliminamos um dos auriculares?  (Lida 22570 vezes)

Offline Xquim

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 663
  • Localidade: P.de Santa Iria
  • Membro CPM.4060
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
E agora?......eliminamos um dos auriculares?
« em: 01 de Janeiro de 2014, 21:19 »
Boa noite companheiros.
Antes de mais um bom ano para todos.
Como sabemos foi alterada a legislação em relação aos auriculares.
Só um se tiver 2 dá multa,se cortar o outro esté legal.
Quanto a nós,que no capacete temos 2,(falo por mim e por todos aqueles que se encontram nestas  circunstancias),como vai ser?????
As autoridades vão fiscalizar o interior do capacete???-Vamos pura e simplesmente dar uma«tesourada» num dos frágeis fios???- Vamos adaptar num deles uma ficha para ligar/desligar???  _pensador_ _pensador_
Ainda não vi as alterações. Será a lei omissa nas «duas rodas/capacetes??
O que acham ???.

Se ouvires "apitar"é o XQUIM a cumprimentar!*
Downtown 125--08/2012--Jul2015--38.000 Km
Downtown 300I-ABS --08/07/2015..0km13/03/2018..27800Km.
Suzuki Burgman 650Euro4-16/03/2018--0Km....

hlw

  • Visitante
Re: E agora?......eliminamos um dos auriculares?
« Responder #1 em: 01 de Janeiro de 2014, 21:35 »
Boas companheiro!

Não tem muito que saber... vai haver uma valente confusão nos próximos tempos  ;D
Eu tenho um Scala Rider G9, que dei um valente balúrdio para ter qualidade de som nos auriculares. Ora pois tá claro que não vou cortar um auricular até receber resposta ao email que enviei à ANSR sobre o caso dos aparelhos para capacetes como é o caso dos scala rider. Ora vamos lá ver que é que me respondem...

Quanto à lei propriamente dita, o que diz é o seguinte:

Nos termos do art. 84º – Proibição de utilização de certos aparelhos – do Código da Estrada, é proibida a utilização de auscultadores sonoros e aparelhos radiotelefónicos, salvo se forem dotados de um auricular ou de microfone com sistema de alta voz, cuja utilização não implique manuseamento continuado. A utilização de telemóveis dotados de dois auriculares é proibida.
Fonte : sítio da Autoridade Nacional Segurança Rodoviária.


Abraços!

Offline TG

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 80
  • Localidade: EVORA
  • Marca: HONDA
  • Modelo: ADV 350
Re: E agora?......eliminamos um dos auriculares?
« Responder #2 em: 01 de Janeiro de 2014, 22:02 »
Boa Noite Companheiros

Correndo o risco de dar uma opinião que até pode não ser correta, além não ter um conhecimento profundo da lei relativa aos auriculares, a duvida que se me levanta é se os aparelhos que se utilizam dentro dos capacetes serão ou não auriculares.

Na minha opinião, que vale o que vale, auricular é um aparelho que se introduz dentro do canal auricular (telemóveis) e que impede quase por completo ouvir outros sons além dos transmitidos por esse aparelho.

No caso dos intecomunicadores o som é enviado por pequenas colunas de som dentro dos capacetes e que não impedem a audição de sons exteriores.

Para se proibir estes intercomunicadores também dentro dos carros só poderia haver uma coluna de som, o que não faz qualquer sentido.

Não sei se estou certo ou errado, no entanto perece-me ter alguma lógica.

O tempo o dirá.

Abraços
Honda SH 125 - 18000 Kms;Honda Swing 125 - 38000 ks;Honda Forza 300 - 42000 kms; Honda Integra 750 - 30000 kms; Honda ADV 350.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: E agora?......eliminamos um dos auriculares?
« Responder #3 em: 01 de Janeiro de 2014, 22:19 »
Foste bastante claro na tua explicação TG e, desconhecendo também o alcance total desta nova alteração no Cód. da Estrada, especificamente no que toca à sua inclusão em capacetes (sendo neste caso diferentes), creio também que não poderão ser colocados no mesmo saco.
O sistema não é, como dizes e bem...aplicado no canal auditivo, o que levanta esta dúvida, pois a sua interacção na condução não é tão intrusiva como os demais.

No entanto e apesar do que eu acho, estou ciente que não é um tema consensual.


Offline Armelão

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2010
  • Mensagens: 160
  • Localidade: Quinta do Anjo
Re: E agora?......eliminamos um dos auriculares?
« Responder #4 em: 01 de Janeiro de 2014, 22:21 »
Só para que não se esqueçam,..................os sistemas que montamos nos capacetes quando novos e com as defenições  originais só tocam numa das colunas ou seja em mono,e costumam trazer um papelinho chamado livro de instruções (que quase ninguem gosta de ler) onde diz que é ilegal utilizar os dois sendo da nossa responsabilidade faze-lo.
Rui Armelão

Manhas

  • Visitante
Re: E agora?......eliminamos um dos auriculares?
« Responder #5 em: 01 de Janeiro de 2014, 23:20 »
Respondendo ao post inicial, se a solução for dar uma tesourada a um dos phones que são vendidos com o telemóvel, não terei problemas em fazê-lo.

A minha questão é saber se essa tesourada colocar-me-á ao abrigo da lei?  _pensador_

Offline Xquim

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 663
  • Localidade: P.de Santa Iria
  • Membro CPM.4060
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: E agora?......eliminamos um dos auriculares?
« Responder #6 em: 02 de Janeiro de 2014, 00:13 »
Respondendo ao post inicial, se a solução for dar uma tesourada a um dos phones que são vendidos com o telemóvel, não terei problemas em fazê-lo.

A minha questão é saber se essa tesourada colocar-me-á ao abrigo da lei?  _pensador_
OK.Cada um faz como muito bem entender,mas eu  e que ( como diz o hlw) e muito bem, não estou para  inutilizar  o meu G9Powerset que tb me custou  muito caro.
Se ouvires "apitar"é o XQUIM a cumprimentar!*
Downtown 125--08/2012--Jul2015--38.000 Km
Downtown 300I-ABS --08/07/2015..0km13/03/2018..27800Km.
Suzuki Burgman 650Euro4-16/03/2018--0Km....

RCEu

  • Visitante
Re: E agora?......eliminamos um dos auriculares?
« Responder #7 em: 02 de Janeiro de 2014, 08:08 »
Caro Xquim... Grande abraço e um bom ano.


Ao que sei esta pratica já não é recente. Recordo-me quando andava de carro e sem auricular Bluetooth, andar nas lojas da Nokia à procura do auricular mono porque o que vinha com o telele era stereo (duplo).


A questão que coloco é a seguinte:
-Como é que a Polícia sabe se existem um ou dois alto falantes /phones no capacete? Eu pelo menos não faço tensões de os deixar meter aquilo na cabeça e nem acho que seja obrigado a tal.


- A outra questão tem a ver com uma questão técnica... é que o que temos são phones e não auriculares. Esses sim, são proibidos.


Alguém que possa ajudar ???


Obrigado

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2632
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: E agora?......eliminamos um dos auriculares?
« Responder #8 em: 02 de Janeiro de 2014, 13:05 »
Eu sempre tenho entendido, e se a redacção se mantiver idêntica á que estava em vigor, irei manter esse entendimento, que o Scala rider não é um auricular, mas sim um sistema de colunas de som, identicas ás do automóvel.
Ainda não lia a norma legal em causa, mas se continuar a referir-se a auricular,... continuarei a usar o meu scala rider, e se por algum acaso um dia vier a ser multada, então irei discutir e fazer jurisprudência (se é que ainda não existe) nas instâncias competentes.

hlw

  • Visitante
Re: E agora?......eliminamos um dos auriculares?
« Responder #9 em: 02 de Janeiro de 2014, 13:45 »
A utilização de auscultadores poderá ser um factor de distração e logo poderá provocar situações de  perigo na condução.
Mas, interrogo-me, e sem querer ir contra quem quer que seja, por que razão os surdos podem conduzir ?

Realmente é uma questão pertinente.
Por acaso sempre que escuto os Senhores Doutores da Segurança Rodoviária e afins, fico com vontade de questionar se não seria melhor ser proibido falar com os passageiros... _pensador_

Continuo a aguardar pela resposta da ANSR em relação ao scala rider...

Offline jcsc

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2013
  • Mensagens: 330
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125i
Re: E agora?......eliminamos um dos auriculares?
« Responder #10 em: 02 de Janeiro de 2014, 15:58 »
Ha uma lei que me faz confusao, os senhores dos camioes do lixo, pendurados nas traseiras dos camioes, é de uma "segurança espetacular". Mas nao tem nada a ver com o assunto.  _martelada_
SYM GTS 125i

Offline Xquim

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 663
  • Localidade: P.de Santa Iria
  • Membro CPM.4060
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: E agora?......eliminamos um dos auriculares?
« Responder #11 em: 02 de Janeiro de 2014, 16:03 »
Eu sempre tenho entendido, e se a redacção se mantiver idêntica á que estava em vigor, irei manter esse entendimento, que o Scala rider não é um auricular, mas sim um sistema de colunas de som, identicas ás do automóvel.
Ainda não lia a norma legal em causa, mas se continuar a referir-se a auricular,... continuarei a usar o meu scala rider, e se por algum acaso um dia vier a ser multada, então irei discutir e fazer jurisprudência (se é que ainda não existe) nas instâncias competentes.
Caro Xquim... Grande abraço e um bom ano.


Ao que sei esta pratica já não é recente. Recordo-me quando andava de carro e sem auricular Bluetooth, andar nas lojas da Nokia à procura do auricular mono porque o que vinha com o telele era stereo (duplo).


A questão que coloco é a seguinte:
-Como é que a Polícia sabe se existem um ou dois alto falantes /phones no capacete? Eu pelo menos não faço tensões de os deixar meter aquilo na cabeça e nem acho que seja obrigado a tal.


- A outra questão tem a ver com uma questão técnica... é que o que temos são phones e não auriculares. Esses sim, são proibidos.


Alguém que possa ajudar ???


Obrigado
Boas.
Muito bem,esta questão tem ainda muito para «espremer»,sem não ter ainda lido as alterações à lei ou questionado pessoas que laboram nesta área (e há-os por aqui!!),gostava de saber como é que estes Sr.s actuam,se vistoriam o capacete (o meu nem  com touca!)se confiam na N/palavra,se a Lei é omissa neste ponto (duvido). De facto nós não temos auriculares,mas sim phones,creio eu.
Se na lei so for mencionada a palavra auriculares,devemos estar safos,mas ...............e os marretas ??????
Se ouvires "apitar"é o XQUIM a cumprimentar!*
Downtown 125--08/2012--Jul2015--38.000 Km
Downtown 300I-ABS --08/07/2015..0km13/03/2018..27800Km.
Suzuki Burgman 650Euro4-16/03/2018--0Km....

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: E agora?......eliminamos um dos auriculares?
« Responder #12 em: 02 de Janeiro de 2014, 18:08 »
Quando eu disse que este não é um tema consensual, de alguma forma estava mesmo a adivinhar que surgissem muitas opiniões.
E ainda bem que existem....e ainda bem que se fala no assunto....e ainda bem que se "esgrimem" opiniões.

Estou curioso por saber qual será a resposta da ANSR, ainda que neste caso, mesmo não sendo eu pessimista por natureza, pressinto que vai dali sair uma resposta que acaba por colocar auriculares, phones/colunas de instalação nas almofadas e afins...tudo no mesmo saco! Oxalá me engane.  _pensador_
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2014, 18:11 por Sapiens21 »

Offline Somedevil

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2013
  • Mensagens: 87
  • Localidade: Caldas da Rainha
  • Marca: Vespa
  • Modelo: Vespa GTS 300 Super
Re: E agora?......eliminamos um dos auriculares?
« Responder #13 em: 02 de Janeiro de 2014, 20:22 »
A minha questão é saber se essa tesourada colocar-me-á ao abrigo da lei?  _pensador_

Ontem no telejornal de uma das nossas tv's, não me lembro qual, esteve presente em estúdio um representante da GNR. Essa questão do corte do fio de um auricular foi colocada e a resposta foi positiva. Se se cortar um dos fios, a utilização dos auriculares é permitida!


Quanto aos sistemas de comunicação para capacete, não seio o enquadramento legal, mas por mim continuo a utilizar tal como antes...

Vespa GTS 300' 09

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: E agora?......eliminamos um dos auriculares?
« Responder #14 em: 02 de Janeiro de 2014, 23:24 »
Penso que o bom-senso vai imperar, como aliás, é costume. Os sistemas de som dentro do capacete são obviamente equivalentes a colunas de automóveis. Não são colocados dentro dos canais auriculares e não impedem o som exterior de aceder ao canal auditivo.
Um auricular bloqueia o acesso do som sendo, como é óbvio, algo que não é bem-vindo durante a condução.

Outra questão que é levantada e que me parece muito interessante é o facto dos surdos poderem ter carta de condução, ao contrário dos cegos. Parece-me haver aqui uma contradição doutrinal:
1. por um lado um condutor não pode bloquear os dois canais auditivos com auriculares pois isso é considerado um risco acrescido para os utentes da via;
2. por outro lado um surdo bilateral pode conduzir, não sendo isso considerado um risco acrescido para os utentes da via;
Esquisito, não é?
E a cereja no topo do bolo: se um individuo surdo circular com os dois auriculares colocados vai ser autuado, mesmo sabendo que os auriculares não o estão a afetar nada pois não está a ouvir nada...

Não tenha nada contra os deficientes auditivos.. Só estou a discutir este assunto do ponto de vista de filosofia de base da justiça.
 _convivio_


Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: E agora?......eliminamos um dos auriculares?
« Responder #15 em: 03 de Janeiro de 2014, 09:13 »
Bem.....

Acho que todos os responsáveis por esta lei, apenas querem dizer o seguinte .....

São auriculares/auscultadores que tapam por completo o canal auditivo? Tem ambos de ser usados apenas de um único lado!

Como normalmente os auriculares agora só trazem um auricular, e um microfone, o pessoal adapta aquilo para os "phones normais" (com 2 auriculares) mas como só é permitido um......vai fazer com que o outro fio ande solto! Isso implica que haja distracções, perturbações na própria condução, daí ter de ser eliminado/cortado!

Se repararem bem, a questão que se está a gerar é em torno do 2º auricular pendurado que pode perturbar (e perturba bastante) a condução podendo aquele fio andar ali pendurado.

Como os Scala-Rider, e todos os outros não têm fios pendurados, e geralmente o pessoal até tem o telemóvel no bolso porque está ligado através de Bluetooth , não existe qualquer problema em usar um aparelho desses.

Se repararem bem, só se está a levantar problema para os auriculares com fio, e o que acontece ao segundo fio.... e sim, mais vale corta-lo para não andar ali pendurado a perturbar a condução dos motoristas.

Clique --> Alteração ao código de estrada E sigam ate ao Artigo 84º e leiam.

Diz que .....Exceptuam-se do número anterior:
a) Os aparelhos dotados de um auricular ou de microfone com sistema alta voz, cuja utilização não
implique manuseamento continuado;

Que eu saiba, nós de mota não vamos a manusear continuamente, nem o telefone, nem o auricular, por isso acho que não vai haver problemas para os motociclistas. O que já nao acontece com quem anda de enlatado, vai sempre com o telefone na mão ou nas orelhas (agora só é permitido numa orelha)

É a minha opinião, e tal como foi dito os sistemas de som Scala-Rider (entre outros) são como se fossem as colunas dos carros. Nem tão pouco vão a tapar as orelhas nem os canais auditivos sequer, existe sempre um afastamento, por pequeno que seja, existe!

Mas a ver vamos o que vão fazer as autoridades competentes.....
Ou ligam a este pormenor, ou não incluem estes sistemas no mesmo "saco" como sempre assim foi.

Estes sistemas até são permitidos por lei durante o ensino de condução e respectivos exames....por isso, sem stress pessoal. Se são permitidos aí é porque não fazem mal nenhum poder usa-los!!

Boas curvas
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2014, 10:13 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: E agora?......eliminamos um dos auriculares?
« Responder #16 em: 03 de Janeiro de 2014, 19:46 »
Já existe resposta da parta da ANSR, companheiro hlw?


Manhas

  • Visitante
Re: E agora?......eliminamos um dos auriculares?
« Responder #17 em: 03 de Janeiro de 2014, 21:07 »
Ontem no telejornal de uma das nossas tv's, não me lembro qual, esteve presente em estúdio um representante da GNR. Essa questão do corte do fio de um auricular foi colocada e a resposta foi positiva. Se se cortar um dos fios, a utilização dos auriculares é permitida!


Quanto aos sistemas de comunicação para capacete, não seio o enquadramento legal, mas por mim continuo a utilizar tal como antes...

Obrigado pela dica!!!

interceptor

  • Visitante
Re: E agora?......eliminamos um dos auriculares?
« Responder #18 em: 06 de Janeiro de 2014, 22:08 »
A motociclismo publicou hoje um artigo sobre a duvida que paira no ar acerca dos intercomunicadores. E esta foi a resposta da cardo scala rider:

Citar
“Os sistemas Scala Rider possuem colunas e não auscultadores, uma vez que não se introduzem nos pavilhões auriculares e, como tal, não os obstruem nem impedem a consequente audição, à semelhança do que acontece com as colunas dos sistemas de som dos automóveis. Contudo, cabe ao utilizador a utilização responsável. Todos os sistemas Scala Rider possuem sistema VOX (comandos por voz) e gestão de prioridades para uma utilização completamente mãos-livres, evitando que utilizador tenha de manusear continuamente o sistema.

Na verdade, não é sequer necessário manusear o sistema enquanto se conduz. Todas as pré-configurações podem e devem ser feitas através do telemóvel ou do computador, e claro, sem necessitar de ter o veículo em marcha. Assim, não me parece haver violação do artigo, desde que exista uma utilização responsável. Posso ainda adiantar que várias forças policiais portuguesas  (ex.: GNR) e estrangeiras, utilizam sistemas semelhantes e compostos por duas colunas e microfone”.


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: E agora?......eliminamos um dos auriculares?
« Responder #19 em: 06 de Janeiro de 2014, 22:54 »
Parece confluir naquilo que aqui tem sido discutido e com o mesmo entendimento final.  _pol_

Li a notícia integralmente e de momento aguardam por algumas respostas por parte das entidades oficiais...veremos o que dizem.

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: E agora?......eliminamos um dos auriculares?
« Responder #20 em: 07 de Janeiro de 2014, 09:18 »
Eu tenho o Scala Rider e considero-o um sistema de mãos livres, como tal está dentro da lei, tudo o resto é levantar lebres...
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

RCEu

  • Visitante
Re: E agora?......eliminamos um dos auriculares?
« Responder #21 em: 07 de Janeiro de 2014, 10:40 »


Citar“Os sistemas Scala Rider possuem colunas e não auscultadores, uma vez que não se introduzem nos pavilhões auriculares e, como tal, não os obstruem nem impedem a consequente audição, à semelhança do que acontece com as colunas dos sistemas de som dos automóveis. Contudo, cabe ao utilizador a utilização responsável. Todos os sistemas Scala Rider possuem sistema VOX (comandos por voz) e gestão de prioridades para uma utilização completamente mãos-livres, evitando que utilizador tenha de manusear continuamente o sistema.

Na verdade, não é sequer necessário manusear o sistema enquanto se conduz. Todas as pré-configurações podem e devem ser feitas através do telemóvel ou do computador, e claro, sem necessitar de ter o veículo em marcha. Assim, não me parece haver violação do artigo, desde que exista uma utilização responsável. Posso ainda adiantar que várias forças policiais portuguesas  (ex.: GNR) e estrangeiras, utilizam sistemas semelhantes e compostos por duas colunas e microfone”.





Embora concorde com a opinião deste senhor, convém apenas repor alguns factos. Quem disse isto foi o responsável de Markerting da Golden  Bat  e não a Scala Rider. Como todos sabem a Golden Bat é o representante da marca em Portugal. Mas existe algum documento de conformidade?


Não creio, até porque a posição da Golden Bat é defensiva e está a aguardar um parecer e resposta a questões que foram entretanto colocadas.


Continuo a achar que não sendo um auricular e não tendo uso manual continuado, não se encontra abrangido e não existe necessidade para alarmes.


No entanto a Golden Bat deveria ter um plano B para o caso de algum Iluminado começar a ter ideias tristes.


É que no meu caso comprei 2 e um acessório de aplicação extra. Creio que andam ali 400,00€ que podem vir a servir para cozer com batatas.
E quantos de nós não estarão nas mesmas condições.

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: E agora?......eliminamos um dos auriculares?
« Responder #22 em: 07 de Janeiro de 2014, 11:17 »
Eu acho que os utilizadores estão a levantar lebres e estão a chamar a atenção para uma possivel fragilidade da lei, que nem as autoridades estavam a dar qualquer importância, temos que ter o discurso como a Golden Bat, não porque nos convém, mas porque realmente aquilo é um sistema de alta voz.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

basapistas

  • Visitante
Re: E agora?......eliminamos um dos auriculares?
« Responder #23 em: 08 de Janeiro de 2014, 20:42 »
O artigo 84 CE não tem grandes alterações, excepto a situação dos dois auriculares que ira ser aplicado com bom senso, pois o que não falta é pessoal ao telemovel e ter um dou dois auriculares é algo secundário.
Relativamente aos intercomunicadores, o art 84 não se aplica a estes casos, pois estamos perante um aparelho que na sua essência não exige qualquer manuseamento e é constituído por duas colunas, não é um aparelho radiotelefonico, logo nada tem haver com o art 84.

hlw

  • Visitante
Re: E agora?......eliminamos um dos auriculares?
« Responder #24 em: 09 de Janeiro de 2014, 18:21 »
não é um aparelho radiotelefonico, logo nada tem haver com o art 84.

Olá companheiro.
Na realidade é o scala rider até é uma aparelho radiotelefónico...
Contudo a Lei 84 realmente não se deve aplicar em função do aparelho ter colunas e não auriculares.

Abraços!