Autor Tópico: Porquê apagar os n.ºs de matricula das fotos?!  (Lida 19799 vezes)

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Porquê apagar os n.ºs de matricula das fotos?!
« em: 05 de Julho de 2010, 11:09 »
Viva!
 
Desde que comecei a frequentar fóruns de veiculos automóveis fui logo alertado para apagar os n.ºs de matricula. Tenho este hábito e não publico nenhuma foto sem antes fazer uns graffites  _rir_  na matricula.
 
Escondo a "matricula" para não haver utilizações abusivas.
 
Será este procedimento eficaz?! Na rua não vejo nenhuma matricula escondida para evitar utilizações abusivas...
 
Está lançada a discussão.
 
Abraço ;)
 
 
« Última modificação: 05 de Julho de 2010, 11:15 por CCM »
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Offline kota

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 397
  • Localidade: Quinta do Anjo
  • Nova experiência (Roda Alta)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Citycom 300i
Re: Porquê apagar os n.ºs de matricula das fotos?!
« Responder #1 em: 05 de Julho de 2010, 16:42 »
Normalmente não apago os nºs da matrícula da minha Bichana nas fotos.

    O Porquê apagarem?
 - Será porque através da matrícula podem saber quem é o proprietário da minha Princesa? (sou eu _careta_ )
 - Será porque assim poderão aceder aquele sítio que indica quem não tem o seguro em dia?
 - Será para que o patrão não saiba que fulano tal anda nas voltinhas com pessoal do melhor e depois fica invejoso?
 - Enfim,... Revelem aí o segredo, porque se fôr por alguma razão de força maior, eu também começo a fazer graffites.
Membro CPM nº5

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Porquê apagar os n.ºs de matricula das fotos?!
« Responder #2 em: 05 de Julho de 2010, 16:51 »
Estou com o Kota... alguém que explique pois também nunca percebi... _rir_


AntonioAlves

  • Visitante
Re: Porquê apagar os n.ºs de matricula das fotos?!
« Responder #3 em: 05 de Julho de 2010, 17:52 »
Algumas sugestões de alguém que não percebe muito destas maroscas:
- o nosso veiculo aparecer á venda em algum site ilicitamente
- Eu vou fazer uma viagem Porto->Algarve e procuro na net um carro igual ao meu para colocar a matricula dele no meu carro e passar nas portagens sem pagar, dificultando assim a defesa da vitima
- fácil identificação de um automóvel alterado com sistemas de som, por exemplo, para furto do mesmo
- com os conhecimentos certos podes obter a morada do proprietário do veiculo para futuro furto do mesmo

Não custa nada apagar as matriculas e sempre é menos informação pessoal a circular na net.

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Porquê apagar os n.ºs de matricula das fotos?!
« Responder #4 em: 05 de Julho de 2010, 18:04 »
Vou um bocado na linha do primeiro e último item do António. O primeiro item tem sido caso recorrente por exemplo num dos maiores sites de classificados em Portugal e na Europa, o olx.pt como forma de efectuar burlas a potenciais compradores.

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Porquê apagar os n.ºs de matricula das fotos?!
« Responder #5 em: 05 de Julho de 2010, 18:23 »
Mas quando circulamos na via pública também se vê a nossa matrícula... como resolver essa situação? _pensador_


AntonioAlves

  • Visitante
Re: Porquê apagar os n.ºs de matricula das fotos?!
« Responder #6 em: 05 de Julho de 2010, 18:45 »
Mas quando circulamos na via pública também se vê a nossa matrícula... como resolver essa situação? _pensador_
Se só circulares em Lisboa, "dificilmente" te irão ver a matricula no Porto... no entanto se colocares a fotografia na internet em qualquer parte do mundo têm acesso á mesma.

O facto de se ocultar a matricula nas fotografias colocadas online não evita que sofras esse tipo de problemas, mas vais diminui-los drasticamente.

Já agora faço uma pergunta, costumas receber spam no teu email? Experimenta abrir uma conta de email e usa essa conta só para contactos profissionais. Vais ver que não recebes spam nenhum. Porque será? Será por não haver divulgação da mesma para toda a internet?
Agora abre outra conta e coloca-a em todo o lado na internet, envia montes de email para os teus amigos  (daqueles que pede para reenviar para 10 amigos, por exemplo) que passado pouco tempo tens a caixa de entrada atulhada de spam.

Concluindo, quanto maior a divulgação de informações pessoais na internet maior a probabilidade de virmos a ter problemas por causa dessa divulgação.

nneves2

  • Visitante
Re: Porquê apagar os n.ºs de matricula das fotos?!
« Responder #7 em: 05 de Julho de 2010, 19:11 »
A questão de usarem a tua matricula pode acontecer sempre, mas se estiver na NET tem muito mais visibilidade. Ainda antes da Existência da NET o meu pai foi suspeito de vários roubos na zona do grande Porto a ourivesarias. Um carro do mesmo modelo e cor, com a matricula dele. Por sorte como o meu pai era comercial o carro tinha logotipos da empresa nas portas e porta traseira. Facto que as testemunhas confirmaram o veiculo utilizado não ter. Apesar do carro estar em nome da empresa até a resolução do caso ficou sujeito a apresentações na GNR embora lhe tenham desde logo dito que seria mera formalidade.
Conclusão, só de andarmos com a matricula estamos expostos, mas se as publicarmos em fotos na NET aumenta exponencialmente essa hipótese. Não para este tipo de casos que devem ser raros, mas podes ver a tua bebe à venda NET por exemplo ( até pode acontecer sem matricula ), ou venda de outras da mesma marca e cor( roubadas eventualmente ) com documentação falsa tendo a tua matricula, mas circulando noutro canto do pais.

Enfim, há muita coisa que pode acontecer mesmo não tendo as matriculas na NET. A NET apenas potencia inumeras possiveis fraudes.

Conclusão, eu deixo a matricula visivel na mesma... _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ quando tenho inumeros motivos para nao o fazer.

Offline kota

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 397
  • Localidade: Quinta do Anjo
  • Nova experiência (Roda Alta)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Citycom 300i
Re: Porquê apagar os n.ºs de matricula das fotos?!
« Responder #8 em: 06 de Julho de 2010, 01:14 »
Sendo assim, vou ter que exigir que me graffitem a matrícula em todas as fotos que já tiraram à minha Bichana. E a partir de agora vou graffitar a minha matrícula, se o Bófia embirrar expilico.  _Rolley_
« Última modificação: 06 de Julho de 2010, 15:24 por kota »
Membro CPM nº5

RazoR

  • Visitante
Porquê tapar matriculas???
« Responder #9 em: 01 de Março de 2011, 20:45 »
Ali no diário de bordo do companheiro da Bubu 125 ele tapa e corta as matriculas, ainda não percebi bem para quê...

Andam todos a fazer ilegalidades ou têm medo que vos gamem a scooter numa rede organizada de gamanço de scooters que conseguem saber tudo através da matricula???

Eu já ando em foruns à muito tempo, e nunca tapei nenhuma matricula, inclusive tenho videos no youtube com matriculas à mostra.


Gostava só  de saber o que motiva alguns users a fazerem isso.

Offline zacli

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2010
  • Mensagens: 229
  • Localidade: São João da Talha, Loures
  • Zacli «-» Rui C
  • Marca: Honda
Re: Porquê tapar matriculas???
« Responder #10 em: 01 de Março de 2011, 20:48 »
 _pensador_ Boa pergunta, tambem não faço a minima ideia o porquê de o fazermos, até é util, estar bem visivel, para os avistamentos...  _pol_

 _convivio_

MariaSilvaNunes

  • Visitante
Re: Porquê apagar os n.ºs de matricula das fotos?!
« Responder #11 em: 01 de Março de 2011, 21:10 »
Hoje o Razor tocou neste ponto e eu que "aldrabei" a minha matrícula nas fotas para algo tão banal como 77-LL-77, que diga-se que era uma matrícula engraçada, apenas serviu para brincar com a minha mana... enviei-lhe uma foto com a dita assim à minha irmã e foi a praxe das praxes porque ela pensou ser a verdadeira quando na verdade tem as letrinhas LB! _lol_ _lol_ _lol_  Claro que sempre deu para brincar. Agora, realmente, por tudo o que li aqui penso que não faz muito sentido a alteração até porque todos os dias andamos na estrada e quem quiser bem pode olhar para ela.
Em Castelo Branco o pessoal conhecia bem a minha Yamaha e a matrícula. Acontecia-me muitas vezes pegarem nela e mudarem-na de local mas mudarem 80 kg é diferente de 140...  _lol_ _lol_  ok... o seguro está em dia, a chefe já me viu com ela e sabe que estou inscrita no clube... os polícias veêm a "Abelhiha" todos os dias e ainda há pouco brinquei com um porque hoje de manhã tinha um dos carros de um agente da esquadra a impedir-me de sair.... portanto porque a mantenho alterada... por embirração, só pode ser isso!  _corado_ 

josegon_calves

  • Visitante
Re: Porquê apagar os n.ºs de matricula das fotos?!
« Responder #12 em: 02 de Março de 2011, 09:10 »
Bom dia Companheiros e Companheiras,

Vou falar por mim e apenas pela minha forma de actuação.

Ao "esconder" a matrícula, impede-se que alguém saiba, através da mesma, a morada do proprietário.

Se bem que em "Grupo" até que é fixe sabermos que esta é a scooter de A ou de B através da matrícula, e mais fácilmente nos identificariamos na estrada, também é verdade que aqui vem muito boa gente que de boas intenções tem muito pouco ou quase nada!!! Isto para não dizer Absolutamente NADA!!!

E pode acontecer que agendemos aqui um encontro , aqui ou ali, e durante esse tempo de ausência, possamos permitir uma rápida visita à nossa residência sem ninguém para os receber!!! Convenhamos que é desagradável o Amigo do Alheio nºao ter o dono da casa para lhe prestar a recepção à altura, não???

É apenas por esse motivo que procurarei sempre omitir a matrícula, para não permitir ou facilitar a vida a quem a já tem demasiado facilitada!!!

Estarei a pensar bem??? Ou será imaginação a mais???

Um abraço,

delirius

  • Visitante
Re: Porquê apagar os n.ºs de matricula das fotos?!
« Responder #13 em: 02 de Março de 2011, 13:02 »
Este assunto é uma discussão que nunca mais acaba....

Mas resumidamente, quanto menos puderes expor informações sobre a tua vida na internet melhor.
A não ser que gostes de partilhar as tuas coisas com os amigos do alheio.

Acho que é cultura geral o que tem de mau a internet...

ZeLuz

  • Visitante
Re: Porquê apagar os n.ºs de matricula das fotos?!
« Responder #14 em: 03 de Março de 2011, 00:48 »
E pode acontecer que agendemos aqui um encontro , aqui ou ali, e durante esse tempo de ausência, possamos permitir uma rápida visita à nossa residência sem ninguém para os receber!!!

Por isso não vou aos encontros... dá menos trabalho que tapar a matrícula...  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

RazoR

  • Visitante
Re: Porquê apagar os n.ºs de matricula das fotos?!
« Responder #15 em: 03 de Março de 2011, 11:01 »
Mas resumidamente, quanto menos puderes expor informações sobre a tua vida na internet melhor.
A não ser que gostes de partilhar as tuas coisas com os amigos do alheio.

Acho que é cultura geral o que tem de mau a internet...

Os gandulos sabem que não se podem meter com o lider da máfia, sou da margem sul man.

Os amigos do alheio, se soubessem a minha vida, iam roubar a outros pra me dar...

Não tenho nada a esconder, e não tenho medo. Deixem-se de ser picuinhas. Amarrem a scooter e não se chateiem com matriculas.

MariaSilvaNunes

  • Visitante
Re: Porquê apagar os n.ºs de matricula das fotos?!
« Responder #16 em: 07 de Março de 2011, 16:40 »
Bom... Razor... tenho a maxi com correntes e cadeados sempre... perto da polícia como é sabido, mais depressa dou um murro num amigo do alheio do que fujo a sete pés... mas ainda que diga sempre que quando têm que acontecer, acontecem, não me apetece aborrecer-me com coisas que posso evitar. A matrícula escondida ou não, é sempre algo que vai atrair as mais distintas posições/opiniões. As minhas  _Rolley_  (riam-se, se quiserem) até eu tenho que pensar duas vezes para não as misturar e dizer um disparate. No que respeita a segurança... sempre evitei, aqui em Lisboa, que as pessoas soubessem os meus passos de forma precisa.  _rir_  Manias ou simples feitio!! _rir_

jam

  • Visitante
Re: Porquê apagar os n.ºs de matricula das fotos?!
« Responder #17 em: 18 de Dezembro de 2011, 22:25 »
Depois de 40 anos a andar de moto também ainda não percebi porque se apagam as matriculas nas fotos.
Com as matriculas que são minhas, não ligo nenhuma e nuca as apaguei.