Geral > Segurança

Os 12 Mandamentos do Maxiscootard

(1/6) > >>

Ferro:
Estas são algumas normas básicas que devem ser seguidas por aqueles que não querem fazer parte das estatísticas de mortes nas estradas.
 
1 – Mantenha a sua MaxiScooter sempre em ordem.
Verifique a calibragem e o estado geral dos pneus; verifique o funcionamento dos faróis e da luz de travagem (stops); verifique o cabo, pastilhas, fluido e a regulação se tiver travões hidráulicos; confira que os amortecedores não têm fugas.
 
2 – Conduza utilizando equipamentos de segurança.
Utilize Capacete devidamente homologado; casaco/blusão de tecido resistente (couro ou cordura ); botas ou sapatos reforçados e luvas (de preferência de couro).
 
3 – Reduza a velocidade.
Quanto menor a velocidade, maior será o tempo disponível para lidar com o perigo de uma condição adversa ou situação inesperada, como a mudança súbita de trajectória de outro veículo.
 
4 – Atenção e concentração.
A condução de MaxiScooters exige muita atenção, por isso evite distrair-se. A utilização de 2 auscultadores para ouvir música ou rádio durante a condução para além de ilegal, diminui muito a capacidade de atenção.
 
5 – Respeite asinalização de trânsito.
Conheça e respeite todos os sinais e regras de trânsito.
 
6 – Cuidado nos cruzamentos e rotundas.
Os cruzamentos e rotundas são os locais de maior incidência de acidentes de trânsito. Redobre aqui a sua atenção e reduza a velocidade na aproximação, principalmente quando não há sinalização por semáforos.
 
7 – Cuidado nas ultrapassagens.
Sinalize todas as manobras com antecedência e certifique-se de que realmente foi visto pelo condutor do veículo a ser ultrapassado. Não são recomendadas as passagens entre veículos, se tiver que as fazer tenha muito cuidado, principalmente com autocarros e camiões.
 
8 – Cuidado com peões.
Lembre-se de que o peão tem prioridade no trânsito urbano. Seja cordial e fique alerta relativamente a peões mais desatentos, principalmente crianças e idosos.
 
9 – Seja visto.
Ao conduzir de dia ligue sempre os médios. De noite, utilize correctamente o sistema de iluminação da sua MaxiScooter e vista roupas claras e com materiais reflectores.
 
10 – Alcool, drogas ou medicação que afecta as capacidades de reacção.
Está mais que comprovado que álcool/drogas e condução de Maxiscooters não combinam. Evite beber e não recorra a estupefacientes. Se o fizer, não conduza. Peça conselho ao seu médico relativamente a medicamentos que podem diminuir a sua atenção durante a condução. Garanta sempre que está alerta durante a condução.
 
11 – Mantenha a distância.
É imprescindível manter uma distância segura relativamente aos veículos que seguem à nossa frente. A distância de segurança aumenta com a velocidade. Para além da distância deve manter uma trajectória que permita evitar o veículo da frente em caso de travagem brusca.
 
12 – Cuidado com a chuva.
Redobre a atenção, reduza a velocidade e evite travagens bruscas; lembre-se de que nestas condições o tempo de travagem é pelo menos duas vezes maior que o normal.

Elaborado por LucasPimentel, presidente da Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM).
http://www.abrambrasil.org.br/not_12.html
Adaptado por Amadeu Ferro/2009©

megafalcon:


Parece tudo evidente, mas deve ser lido de vez em quando como se fosse um check list, para nos relembrar-nos.

Sapiens21:
Gostei do que li...é importante respeitar quem circula na estrada e manter a cautela a todo o momento. Moderação e cuidado nunca fizeram mal...pelo contrário!  scooter_

Paulo Viegas:

--- Citação de: megafalcon em 19 de Outubro de 2010, 23:35 ---
Parece tudo evidente, mas deve ser lido de vez em quando como se fosse um check list, para nos relembrar-nos.

--- Fim de Citação ---

Bom post e concordo com o megafalcon

Boas curvas

crossfire:
Obrigado pela partilha. Concordo com o ler de tempos a tempos para recordar como se fosse uma checklist!

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa