Autor Tópico: Consumos - Sym GTS 125i Evo  (Lida 15870 vezes)

Offline ruis

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 5
  • Localidade: Lisboa - Lumiar
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS EVO 125 SE 2013
Consumos - Sym GTS 125i Evo
« em: 31 de Outubro de 2013, 14:54 »
Olá a todos!

Será que me podem dizer (quem tem a mesma máquina que eu) quais os vossos consumos?

Estou a perguntar, porque sempre pensei que fizesse consumos menores. A minha máquina tem cerca de 500kms e apenas faz percursos na cidade (essencialmente Lumiar-Amoreiras) e nos dois depósitos que já enchi, a média foi de 4,7l... parece-me um pouco demais, ou não?

Abraços!

 _slb_

Offline PePeFerraz

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2012
  • Mensagens: 103
  • Localidade: Paço de Arcos
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 125 - 2019
Re: Consumos - Sym GTS 125i Evo
« Responder #1 em: 31 de Outubro de 2013, 15:03 »
companheiro,

deves ter algum problema na mota, eu estou a fazer consumos na ordem dos 2,9 l.

mesmo tu só fazendo cidade acho muito.

a minha mota é uma 125i de julho 2013.

abraço

bitolas

  • Visitante
Re: Consumos - Sym GTS 125i Evo
« Responder #2 em: 31 de Outubro de 2013, 16:58 »
Boas.
A minha nunca fez consumos de 2.9L como a do PePeFerraz  _thumbdown_ , mas anda na média dela (3.2, 3.4) sempre a abrir. Nestes últimos 2 meses tenho andado muitas vezes a 2, coloquei variador Malossi e filtro de ar, e não mudou muito o consumo. Mas a velocidade cruzeiro subiu mto (dos 80 para os 100, mantendo uma rotação de 7500). Mesmo mais rápido, gasta quase o mesmo...
A minha GTS ainda é a versão antiga (2012), mas é de injeção.
Por isso acho que esse consumo só se for devido a estar ainda na rodagem... senão a centralina deve estar toda marada.
Podes ver na minha assinatura os consumos...
Abraço

Dinispalma

  • Visitante
Re: Consumos - Sym GTS 125i Evo
« Responder #3 em: 31 de Outubro de 2013, 17:24 »
Boas
A minha x-max anda a fazer uma media de 2.70 L em condução mista. scooter_ scooter_
Pensava que as Sym ganhava menos.

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Consumos - Sym GTS 125i Evo
« Responder #4 em: 31 de Outubro de 2013, 17:25 »
Viva Companheiro.
A resposta natural, sem mais elementos, é que esse consumo não é de todo normal.

Será conveniente mais elementos/informação:
- Injecção ou carburador?
- A mota tem apenas 500km, como são os arranques? Suaves? Punho trancado? Velocidade normal? Rotações, etc.
- Como abasteces a mota? Estas a encher o depósito, ou poderá não estar completamente cheio?

Enfim, haverá muitas outras questões que te podem colocar para efectuar despistes, mas partindo do príncipio que estás a cumprir as normas de uma rodagem conveniente, eu inclino-me para a questão do abastecimento, ou seja, não estás a efectuar a média bem ou, por outro lado, não estás a encher a totalidade do depósito.
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

NBento

  • Visitante
Re: Consumos - Sym GTS 125i Evo
« Responder #5 em: 31 de Outubro de 2013, 17:41 »
Boas!
Partindo do pressuposto que tens uma EVO a carburador, igual à minha, os consumos deveriam andar na casa dos 3.1 a 3.4 l/100 na rodagem, e com tendência a diminuir. Isto numa utilização mista (cerca de 70% em estrada aberta + 30 % com oscilações de velocidade e/ou para-arranca).
A minha, neste momento com 3000 km's, mantem os consumos nos 3,2/3,3 l/100, sem grandes preocupações de consumos.
Por isso, parece-me que o valor que indicas não é de todo normal...  _pensador_
 _pol_

bitolas

  • Visitante
Re: Consumos - Sym GTS 125i Evo
« Responder #6 em: 31 de Outubro de 2013, 17:44 »
- Injecção ou carburador?
- A mota tem apenas 500km, como são os arranques? Suaves? Punho trancado? Velocidade normal? Rotações, etc.
- Como abasteces a mota? Estas a encher o depósito, ou poderá não estar completamente cheio?
Boas,
Pelo que o companheiro ruis tem no perfil, é de injeção.
O abastecimento encher ou não, não faz qualquer diferença (pior é encher e deitar para fora, como já me aconteceu). Se pões menos litros, vais andar menos Kms, mas a média é a mesma, e o valor gasto também...
Será mais a rodagem, e talvez os arranques a fundo, e poucos Kms... Andar 4 km e parar é diferente de andar 25... Andar sempre em cidade no para-arranca é bem diferente de vir pela autoestrada com velocidade fixa...
Tudo isto deve estar a contribuir, mas mesmo assim é um valor muito estranho...
« Última modificação: 31 de Outubro de 2013, 17:46 por bitolas »

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Consumos - Sym GTS 125i Evo
« Responder #7 em: 31 de Outubro de 2013, 18:49 »
Companheiro,
Admito que possa estar errado, mas eu só conheço dias formas de aferir a média, depósito completamente vazio, encher com X litros e fazer a conta, ou depósito completamente cheio.

"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Offline RogerNeto

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 204
  • Localidade: Lagoa - Algarve
  • Marca: HONDA
  • Modelo: FORZA 750
Re: Consumos - Sym GTS 125i Evo
« Responder #8 em: 31 de Outubro de 2013, 19:22 »
Companheiro ruis
Isso é uma média muito elevada para essa 125  scooter_

A minha com 20.000 Km já fiz médias entre os 2.8 até 3.2, vou muitas vezes ao limite (corte) e ando muito com pendura, nunca foi além dos 3.2.

Ou não estás a calcular bem as médias, como já foi dito por outro companheiro ou há problema.

Cumps.
R.Neto
Sym GTS125i CBS de 30/12/2011 a 01/02/2014 com 23.713,6Km de prazer.
Suzuki Burgman AN 400 L03-1/02/2014 a 16/10/2015, com 29.531Km de prazer.
Suzuki Burgman AN 650 Z Exec. 0Km 21/10/2015 a 26/08/2021, foram 69.180Km de prazer.
Honda Forza 750, 0Km 26/08/2021

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Consumos - Sym GTS 125i Evo
« Responder #9 em: 31 de Outubro de 2013, 20:31 »
Viva!

O consumo é perfeitamente normal.
Vê os primeiros consumos da Zulmira na minha assinatura.
Fazia percursos de 5kms aliado à minha nabice e motor novo tinha consumos dessa ordem de grandeza.

Agora faço 15kms para cada lado e o consumo anda nos 3.5L. Bem mais simpático....
Ah! A Zulmira é a carburador.

Abraço ;)

Sent from my Optimus_Madrid using Tapatalk

SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Offline ruis

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 5
  • Localidade: Lisboa - Lumiar
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS EVO 125 SE 2013
Re: Consumos - Sym GTS 125i Evo
« Responder #10 em: 01 de Novembro de 2013, 11:08 »
Viva Companheiro.
A resposta natural, sem mais elementos, é que esse consumo não é de todo normal.

Será conveniente mais elementos/informação:
- Injecção ou carburador?
- A mota tem apenas 500km, como são os arranques? Suaves? Punho trancado? Velocidade normal? Rotações, etc.
- Como abasteces a mota? Estas a encher o depósito, ou poderá não estar completamente cheio?

Enfim, haverá muitas outras questões que te podem colocar para efectuar despistes, mas partindo do príncipio que estás a cumprir as normas de uma rodagem conveniente, eu inclino-me para a questão do abastecimento, ou seja, não estás a efectuar a média bem ou, por outro lado, não estás a encher a totalidade do depósito.

Boas,

A moto é a de carburador. (peço desculpa se dei a ideia errada na assinatura, mas já alterei) e é deste ano.
Amoto só tem 500kms, pois comprei nova faz agora um mês... :) Sim, faço muito poucos kms por dia, é só sair da garagem no Lumiar e ir para a garagem nas Amoreiras!
Os arranques são... nem sei dizer, mas muitas vezes não são suaves, mas não são mais agressivos do que muitos companheiros que estão no semáforo comigo... Agora ando a ter mais cuidado com as rotações, para ver se não ando sempre com elas muito elevadas, mas...
Punho trancada? Não sei o que é... :) sorry...
Confesso que sou um nabo a a conduzir motos, pois nunca tinha conduzido e acho que isso pode influenciar... mas até acho que me desenrasco bastante bem!
Acreditem que abasteço como deve ser, é sempre até acima... até deitar fora! :) Na primeira vez enchi 12,05 l, o que tendo em conta que o depósito leva 12l mostra que abasteci até mesmo acima...

tparracho

  • Visitante
Re: Consumos - Sym GTS 125i Evo
« Responder #11 em: 01 de Novembro de 2013, 11:31 »
Boas, parece-me que deverias fazer um passeio mais longo com ela para perceber se será mesmo dos percursos demasiado pequenos que andas a fazer. Ainda por cima é um percurso com subidas íngremes, se o motor ainda não estiver na temperatura ideal, aumenta o consumo.

Até mesmo para ajudar a fazeres uma boa rodagem, devias mesmo considerar pegar nela no fim de semana e levá-la por exemplo até cascais ou algo do género (se não chover, é uma volta bonita pela marginal).

 _convivio_

bitolas

  • Visitante
Re: Consumos - Sym GTS 125i Evo
« Responder #12 em: 01 de Novembro de 2013, 11:47 »
Assim já está tudo mais explicado e o Saboga tinha razão no que dizia...
Sendo a carburador, nestes trajetos pequenos gasta muito mais que injeção. Basta pensar que de injeção, mesmo que rodasses punho, ela só lhe dava a gota necessária controlada pela centralina, com carburador, ela vai deitar a gota conforme o teu punho, mesmo que não o queime, e nós temos tendência de rodar mais do que devemos para acelerar mais rápido...
Como tens muitas subidas, paragens e arranques fortes, fazes poucos quilómetros que não dilui a média, mota nova em rodagem, está explicado. Segue a dica do tparracho, atesta antes de dares uma boa volta até Cascais, Sintra, Ericeira, uns bons 150 km, depois voltas a atestar e fazes a média...
Abraço

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1996
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Consumos - Sym GTS 125i Evo
« Responder #13 em: 01 de Novembro de 2013, 12:30 »
A minha GTS (carburador) até ao momento está a fazer a seguinte média:

2.535 Km - 85.20 L - média global 3.36 L/100 Km  _pol_

Nota: Geralmente ando quase sempre com pendura o que quer dizer 162 Kg
          Pouco auto-estrada (muita 2ª Circular e IC19)

Paulo Renato

Offline ruis

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 5
  • Localidade: Lisboa - Lumiar
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS EVO 125 SE 2013
Re: Consumos - Sym GTS 125i Evo
« Responder #14 em: 04 de Novembro de 2013, 16:23 »
Assim já está tudo mais explicado e o Saboga tinha razão no que dizia...
Sendo a carburador, nestes trajetos pequenos gasta muito mais que injeção. Basta pensar que de injeção, mesmo que rodasses punho, ela só lhe dava a gota necessária controlada pela centralina, com carburador, ela vai deitar a gota conforme o teu punho, mesmo que não o queime, e nós temos tendência de rodar mais do que devemos para acelerar mais rápido...
Como tens muitas subidas, paragens e arranques fortes, fazes poucos quilómetros que não dilui a média, mota nova em rodagem, está explicado. Segue a dica do tparracho, atesta antes de dares uma boa volta até Cascais, Sintra, Ericeira, uns bons 150 km, depois voltas a atestar e fazes a média...
Abraço

Ok. Vou tentar seguir o vosso conselho para ver se melhora os consumos, mas acredito que não melhore muito.
Isto de fazer apenas trajectos de 6/7 kms, no meio do trânsito da cidade e com as subidas que eu apanho, acredito que não tenha grandes melhoras a nível de consumos!

Obrigado a todos pelas sugestões, eu depois dou-vos feed-back.

Thanks!

TwisteR

  • Visitante
Re: Consumos - Sym GTS 125i Evo
« Responder #15 em: 05 de Novembro de 2013, 11:58 »
Punho trancado/punho enrolado..... mesma coisa :) Aceleração a fundo!
E como estás em rodagem, acho que não te deves comparar aos companheiros que saem disparados num semáforo.
Os primeiros km querem-se suaves, com rotação bastante limitada. Isto prolongará a vida do motor!

O consumo deve ser normal para os poucos km que fazes, e provavelmente um ou outro arranque mais "bruto" com um motor que não está solto.

rmsantos

  • Visitante
Re: Consumos - Sym GTS 125i Evo
« Responder #16 em: 05 de Novembro de 2013, 12:01 »
Boas,

Actualmente estou com media de 3.6/3.9Lts; 64kms diários (ir e vir) e com 140kgs em cima (2pax´s).
Apesar de estar um pouco desafinada, está a portar-se bem.  _palmas_

Para quem precisar de saber a formula de calculo da média:
 - nº de litros X 100 a dividir pelos kms efectuados.

Um abraço e boas curvas  scooter_
« Última modificação: 05 de Novembro de 2013, 13:21 por rmsantos »

Offline ruis

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 5
  • Localidade: Lisboa - Lumiar
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS EVO 125 SE 2013
Re: Consumos - Sym GTS 125i Evo
« Responder #17 em: 06 de Novembro de 2013, 12:18 »
Punho trancado/punho enrolado..... mesma coisa :) Aceleração a fundo!
E como estás em rodagem, acho que não te deves comparar aos companheiros que saem disparados num semáforo.
Os primeiros km querem-se suaves, com rotação bastante limitada. Isto prolongará a vida do motor!

O consumo deve ser normal para os poucos km que fazes, e provavelmente um ou outro arranque mais "bruto" com um motor que não está solto.

De facto não tenho acelerado a fundo... provavelmente no primeiro deposito, logo ao inicio, fazia-o, pois percebia muyito pouco de condução de motos! :-)
Claro que esporadicamente ainda o faço, mas muito raramente.
E quantos km's acham que deverei andar em rotações mais baixas? A rodagem devem ser quantos kms?

TwisteR

  • Visitante
Re: Consumos - Sym GTS 125i Evo
« Responder #18 em: 06 de Novembro de 2013, 13:05 »
Entre 500 e 1000. Conduz os primeiros 500 com toda a calma do mundo, depois vai progressivamente apertando mais com o motor. Acima dos 1000, o céu é o limite (leia-se, o red line :P)

Tens dezenas de tópicos a discutir a rodagem. Qualquer dúvida, é fazer uma pequena pesquisa.

Boas curvas! scooter_

Rui38

  • Visitante
Re: Consumos - Sym GTS 125i Evo
« Responder #19 em: 19 de Maio de 2015, 17:37 »
Boa tarde amigos
A minha tem agora 650km e hoje enchi o depósito outra vez e fez média de 3,9 o primeiro fez média de 3,5 e estranhei este último levou 12,49l aquilo não é só de 12 litros
O que acham da minha média com muito auto estrada
Abraços a todos

Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: Consumos - Sym GTS 125i Evo
« Responder #20 em: 19 de Maio de 2015, 18:42 »
 _convivio_ Olá
Caro Companheiro Rui a maxi é nova e ainda tem poucos kms por agora não te preocupes
com o consumo vais ver que a partir dos 3000 kms vai baixar a media mas se andares sempre
em A.E. a fundo a media não baixa e aconselho a subires de cc
o deposito a marca anuncia 12L mas na realidade leva 13L
abraço
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

Rui38

  • Visitante
Re: Consumos - Sym GTS 125i Evo
« Responder #21 em: 19 de Maio de 2015, 21:37 »
Pois isso era pó que eu gostava mas não tenho carta e subi de um pcx por causa de começar a andar de AE e já começo a sentir no consumo mas ok obrigado pela dica, dia 31 estamos o todos na ponte.
Abraço

Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: Consumos - Sym GTS 125i Evo
« Responder #22 em: 19 de Maio de 2015, 21:54 »
 _convivio_ Olá
Companheiro não desanimes por causa dos consumos
vais ver que vai baixar mas não tenhas muitas ilusões
abaixo dos 3,0L ou 3,2L é dificil
abraço
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?