Autor Tópico: Mudança de oleo na pcx  (Lida 43145 vezes)

Offline fantasma do lençol

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 273
  • Localidade: Lisboa
Mudança de oleo na pcx
« em: 31 de Outubro de 2013, 10:47 »
Bom dia companheiros

O manual da pcx indica que a muda de oleo na pcx devera ser de 8 em 8 k. Refere contudo que, numa utilizaçao mais agressiva, essa muda devera ser de 4 em 4 k.
Pergunto-me o que significa isto? Sera seguro mudar o oleo apenas de 8 em 8? Alguem tem esta experiencia?

Desculpem a escrita e ausencia de pontuaçao. O telemovel nao facilita.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2014, 11:04 por M.Careca »

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
mudança de oleo na pcx
« Responder #1 em: 31 de Outubro de 2013, 11:12 »
Olá!

Como faço muita AE a fundo, e já reparei que a minha PCX pode ter tendência a consumir algum óleo (especialmente no verão) não me importo de mudar de 4k em 4k... Até porque não posso correr o risco de ter problemas com ela...

Mas isto sou eu!


Sent from iPhone using Tapatalk
« Última modificação: 31 de Outubro de 2013, 11:22 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Manhas

  • Visitante
Re: mudança de oleo na pcx
« Responder #2 em: 31 de Outubro de 2013, 12:30 »
Normalmente, e tendo em conta o que se passam com os carros, um utilização agressiva decorre do serviço de estafetagem, frio ou calor extremos, circulação frequente em estradas de terra batida e situações afins.

Para quem se orgulha de anunciar que faz 2,1 l/100km de consumo, acho que a tua máquina não sofre de uma condução agressiva.

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: mudança de oleo na pcx
« Responder #3 em: 31 de Outubro de 2013, 12:44 »
Concordo com o Manhas!

Eu para fazer 2.2 l/100km tenho que andar a "pisar ovos".

Os meus consumos são aproximadamente 2.5 se ir pela A5 a cerca 90 km/h e voltar pela Marginal e 2.8 se fizer a A5 nós dois sentidos... E isso se não for sempre a fundo!

Penso que podes fazer de 8 em 8... Mas cada cabeça a sua sentença!




Sent from iPhone using Tapatalk
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline fantasma do lençol

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 273
  • Localidade: Lisboa
Re: mudança de oleo na pcx
« Responder #4 em: 31 de Outubro de 2013, 14:59 »
Eu não ando a 60km/h para fazer estes consumos. Também não ando a fundo. A minha velocidade de cruzeiro na pcx anda nos 80/90. Faço é arranques quase sempre calmos. Isso aliado à minha ser o modelo ESP creio que fará a diferença nos consumos.
Por outro lado, e como o Manhas referiu a estafetagem, a minha piquena apanha alguns kms em cidade.

Offline B_Black

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 311
  • Localidade: S. António da Caparica / Costa da Caparica
  • A rolar com style :P
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown 125i
Re: mudança de oleo na pcx
« Responder #5 em: 31 de Outubro de 2013, 21:25 »
E se for um meio termo???  Mudar o óleo de 6000 em 6000 km?
Sempre dá para fazer alguma poupança.
Membro CPM 2383
Fev. 2000 »»»»»» Honda SGX 50 Sky
Nov. 2012 »»»»»» Kymco DT 125i

hugoagostinho

  • Visitante
Re: mudança de oleo na pcx
« Responder #6 em: 08 de Novembro de 2013, 00:12 »
Eu não ando a 60km/h para fazer estes consumos. Também não ando a fundo. A minha velocidade de cruzeiro na pcx anda nos 80/90. Faço é arranques quase sempre calmos. Isso aliado à minha ser o modelo ESP creio que fará a diferença nos consumos.
Por outro lado, e como o Manhas referiu a estafetagem, a minha piquena apanha alguns kms em cidade.

Já agora o oleo que usas nao terá tb influencia no baixo consumo? Qual é que usas?
Neste momento ando a pesquisar o [url]http://www.belray.com/bel-ray-friction-modified-thumper-racing-4t/url] nao é caro, tem as viscosidades 10w30 API SM JASO MB(inverno) e 10w40 API SM JASO MB (verao) disponiveis e até excede os requisitos da Honda! Já alguem experimentou?

Pdiniz

  • Visitante
Re: mudança de oleo na pcx
« Responder #7 em: 17 de Dezembro de 2013, 17:53 »
Caríssimos,
Na PCX aconselho um oleo de viscosidade 10w30, o 10w40 retira performance ao motor (testado por mim e confirmado por um Eng da Honda).
Já agora, nunca atestar o cárter para além de 0,7l ( é o que muitos concessionários estão a fazer).
Abraços

Manhas

  • Visitante
Re: mudança de oleo na pcx
« Responder #8 em: 17 de Dezembro de 2013, 21:25 »
Tu ou o Eng da Honda recomendam algum/alguns óleo(s) em particular (verão/inverno)?

Pdiniz

  • Visitante
Re: mudança de oleo na pcx
« Responder #9 em: 17 de Dezembro de 2013, 22:35 »
Penso que os concessionários da honda passaram a utilizar óleo Honda.  Quando tinha a PCX colocava óleo Castrol 10w30. Na Forza, pelo menos para já, vai levando com o oleo Honda.

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: mudança de oleo na pcx
« Responder #10 em: 17 de Dezembro de 2013, 23:36 »
Serio que gostava de saber como a viscosidade altera o rendimento. Há tantos factores num óleo sendo a viscosidade apenas um. E no nosso clima,  na maior parte dos meses um 10w40 é mais indicado que um 10w30. Tal pode ser confirmado no proprio manual da moto.

Quanto ao mudar de 8000em 8000km, se está no manual é porque os testes feitos na marca demonstraram que não haveria problema.  Aliás,  os intervalos recomendados são sempre inferiores ao que realmente aguentará por motivos obvios.
Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: mudança de oleo na pcx
« Responder #11 em: 18 de Dezembro de 2013, 00:14 »
Tanto quanto sei, o oleo da Honda é fornecido pela Castrol... _pensador_ Pelo menos da pesquisa que fiz porque queria adquirir uma embalagem de 1l para ter em casas, só a Castrol é que tem a referência 10w30 para motos 4T...

Sent from my Nexus 7 using Tapatalk 4
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2013, 10:01 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Prendas

  • Visitante
Re: mudança de oleo na pcx
« Responder #12 em: 05 de Fevereiro de 2014, 03:43 »
A minha mudo-lhe o óleo aos 6000 Km's e uso o óleo da Bel Ray que o companheiro acima referiu. E coloco sempre menos 100mL. O manual recomenda 0,9L  e eu coloco 0,8L.

Normalmente uso Bel Ray e Putoline, pois são as marcas que usam especificações bastante elevadas.

AlexMontenegro

  • Visitante
Re: mudança de oleo na pcx
« Responder #13 em: 12 de Fevereiro de 2014, 10:49 »
Relativamente à mudança de óleo, só devemos fazer de 8.000 em 8.000 Km`s, independentemente do tipo de condução. Os óleos sintéticos possuem determinadas características (moleculares) que se alteram com o funcionamento do motor ao longo dos 8.000 Km`s, ao longo de etapas. Essas características servem para limpeza do motor, lubrificação, protecção de peças, etc.

Se alteramos as mudanças de óleo determinados pela marca, alteramos também o comportamento molecular do óleo e interrompemos este processo.

Devemos verificar periodicamente (semanal ou a cada 2 semanas) o nível do óleo e alertar nas revisões, algum consumo de óleo anormal.

Penso que a Honda é dos principais fabricantes de óleo do mundo mas vou confirmar esta informação.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Mudança de oleo na pcx
« Responder #14 em: 12 de Fevereiro de 2014, 12:53 »

Quer dizer.... se eu tiver a minha mota parada, mas ponho-a todos os dias a trabalhar durante 30min (vamos fazer a coisa por menos..... ponho a minha mota a trabalhar PARADA, durante 5horas por mês, e andar 1h por mês, fazendo apenas 10km.

Ora bem ..... o motor afinal trabalha 6horas por mês e apenas anda 10km.

Fazendo contas assim muito por alto  _pensador_

Uma média de 50kmh (não sei propriamente que media fizeram, mas vamos fazer esta de 50kmh) para fazer 8.000km tinha de fazer 160h (aquela temperatura especifica) para o Oleo ter as tais características de limpeza de motor e afins ..... o tal melhor Óleo da Honda XPTO....

Mas .............. porque há sempre um mas......

Seguindo aquilo que eu estava a dizer ..... eu somente faço 100km por mês, mas o motor trabalha 6h a mais nesse mês.....
Vamos fazer então as tais medias, ou tentar fazer-las. _Rolley_

São precisos perto de 6 anos e meio para eu ir à revisão (para ter esses tais 8.000km)
O motor trabalhou nesses 6,5 anos perto de 650h de trabalho !! isto porque tem o tal óleo, de fazer a limpeza programada pelo Óleo da Honda aos 8.000km ....

Então mas já repararam que 160h é diferente de 650h de trabalho ?

Então mas já repararam que uma mota leva 6 anos para fazer a revisão a outra leva muito menos (não fiz contas a quanto menos) 

E as propriedades do Óleo são as mesmas ao fim de alguns anos, fazendo ou não fazendo kilometros ? Podem estar motas paradas!
As propriedades dos Óleos são programadas para chegar aquela altura especifica e tungas ..... está na hora da limpeza para depois dar alarme para ir mudar ????

Companheiros......

Não se pode "vender" tudo o que se ouve.....

Há óleos específicos para este e aquele tipo de motor, para zonas frias e zonas mais quentes, sintéticos e não sintéticos etc etc.... agora com programação ..... naaaaa

Façam as mudanças de Óleo conforme as marcas dizem, mas se o óleo estiver parado, mesmo que não cheguem à quantidade de quilómetros, mudem o Óleo a mesma !!
Todos os óleos perdem propriedades, basta estarem parados oxidam, perdem propriedades.

Deveria ser bonito, um motor com Óleo XPTO programado para limpeza, com tantas horas de trabalho o motor ficava a brilhar por dentro ..... brilhava tanto da limpeza que gripava .....

Tentem pelo menos fazer uma muda de Óleo por ano extra (para quem tem a mota parada de inverno)
Os que andam diariamente sigam o que os fabricantes recomendam, mas com os Óleos tbm recomendados por eles para os motores poderem duram um pouco mais que o normal.

E não esquecer de ir vendo o nível de Óleo e Agua, isso sim devem fazer periodicamente.

Eu sou daqueles que alem do conta quilómetros deveriam tbm ter conta horas. Todos os motores mudavam Óleo às "X" Horas de trabalho, fosse qual fosse os quilómetros que tivessem.

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Manhas

  • Visitante
Re: Mudança de oleo na pcx
« Responder #15 em: 12 de Fevereiro de 2014, 13:12 »
AXE,

O exercício que fizeste é interessante mas não me parece que tenha grande utilidade prática.

Duvido que tenhamos companheiros no fórum que metam a mota a trabalhar meia hora dia para estar parada. Por outro lado e segundo julgo saber, o óleo deve mudado assim que se verificar uma das seguintes condições:
- Seja alcançada a quilometragem prevista para a substituição do óleo;
- 1 ano desde a última mudança de óleo.

Assim, se a PCX fizer 8.000 km em menos de 1 ano, não deverá haver problema. De notar que este valor de 8.000 km não foi inventado pelos utilizadores da PCX uma vez que o manual do proprietário da Honda PCX apresenta o seguinte texto na página 99:
«Substitua o óleo do motor nos intervalos prescritos no calendário de manutenção (página 89). Quando conduzir em condições de muita poeira, a substituição do óleo deve ser feita com maior frequência do que prescrito no calendário de manutenção.»

AlexMontenegro

  • Visitante
Re: Mudança de oleo na pcx
« Responder #16 em: 12 de Fevereiro de 2014, 14:40 »
Caro Axe,

Apesar do exercício que fizeste, na minha opinião não ter utilidade prática nenhuma, devemos procurar informação e não contrariar a informação dada por outros membros da comunidade.

Qualquer membro que coloque em funcionamento a mota como tu descreves, deverá ser dono de um museu ou não gosta de andar de mota e só a tem parada na garagem porque sim.

Bastaria um pouco de tentativa de busca de informação da tua parte, para entenderes e aceitares o que escrevi.

Refereste a um óleo da Honda todo XPTO, nunca me referi a marcas de óleo e esta informação é válida para todas as marcas.

Retirado da wikipédia e com pouco esforço, poderás ver o seguinte:

"Aditivos

Para conferir, retirar ou melhorar certas propriedades especiais dos lubrificantes, que não condizem com o desejado, especialmente quando o lubrificante é submetido a condições severas de trabalho, são adicionados produtos químicos aos óleos lubrificantes, que são chamados aditivos.
Os principais tipos de aditivos são: anti-corrosivos, anti-espumantes, detergente-dispersante, melhoradores do Índice de Viscosidade, agentes de extrema pressão, etc."

Estes aditivos já se encontram adicionados pelos fabricantes e quando menciono limpeza de motor, não me refiro a uma limpeza de vassoura e pá como efectuamos em nossas casas, mas sim a libertação de partículas metálicas e limalhas de ferro, resultantes da fricção existente nas partes internas e móveis, que serão removidas com a substituição do filtro de óleo mantendo a lubrificação do motor.

Cumprimentos

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Mudança de oleo na pcx
« Responder #17 em: 12 de Fevereiro de 2014, 15:09 »
Axe.

Compreendi onde queres chegar mas por algum motivo o oleo no livro manda mudar aos 8000km ou 1ano, logo o que acontecer primeiro.
Mas teu exercicio mostra algo que já cansei de comentar com amigos. Erradamente usa-se os quilómetros para a manutenção dos componentes do motor quando, deveria ser as horas de trabalho como se faz em quase tudo que é máquina de trabalho.

Alex, agradecia que fornecesses a fonte das tuas afirmações para me entreter a ler.
Não pondo em causa o que foi por ti escrito pois não tenho base para contrariar tal mas duvido muito que a Honda fabrique oleos. Em relação aos aditivos existem mas pelo que sei funcionam no inverso do que afirmastes, ou seja, com o tempo perdem as propriedades e por isso existe a quilometragem/tempo para serem mudados.

Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Mudança de oleo na pcx
« Responder #18 em: 12 de Fevereiro de 2014, 17:09 »


 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Bem ... por onde começar  _pensador_

Primeiro que tudo, eu falei sempre num modo subjectivo, e dei apenas um exemplo com números bizarros para perceberem que por mais propriedades que tenham os Oleos, só servem para o quotidiano, pois, penso eu, que é nessa base que todas as marcas, sejam elas quais forem, Honda, Yamaha, Sym, Kymco, Suzuki, etc, fazem os testes para que possam dizer que .......... esta marca (normalmente é referente ao Motor em causa) faz revisões de X em X tempo.

Falando do meu exemplo, visto que até pensam que são pessoas que têm museus em casa, digo que há, existe companheiros, felizmente ou infelizmente, que não chegam sequer a fazer 1500km anuais ....!!

Têm as motas paradas na garagem, vão 2 ou 3 vezes ao Cabo da Roca (tbm estou a dar como exemplo) e depois fazem uma viagem até Faro. Sim até vão à concentração de Faro.

Com o Exemplo que eu dei, fiz 100km por mês, o que dá 1200km por ano (mais coisa menos coisa e só serviu de exemplo) mas se repararem, não é um museu, é apenas alguém que só gosta de ir a concentrações e normalmente só vai a Faro!!!

Ora bem, segundo o que eu a algum tempo estudei de Óleos (já não me lembro de nada claro), mas o que me lembro de Óleos, a sua mineralização, composição, entre outros nomes esquisitos, tudo não passa de "como fazer um óleo bom, que dura bastante, que aguente intempéries, e principalmente que seja o mais barato possível.
Agora algumas coisas mudaram, concordo e aceito (embora pensem que não) mas a evolução vem trazendo outras especificações, outros nomes "sonantes" para que se distingam dos outros ÓLEOS TODOS IGUAIS !

É evidente, e não disse que não há bons Óleos, que de tão bons que sejam não consigam lubrificar o suficiente aquele tempo todo (tempo de revisão) no seu "máximo" de utilização sem que provoque desgaste ou algo que faça haver fissuras nas partes metálicas devido a falta de propriedades.
Talvez por isso tenham agora apostado em ter lubrificantes que durem mais, que para mim continua a ser um erro ser calculado em quilometros e não em Horas .....!

Agora e já que estamos a falar de Horas.....
Porque é que as maquinas industriais (que usam os mesmos Oleos que estamos aqui a falar) em vez de ter conta quilometros, têm conta Horas ???

Vamos dar mais um exemplo para que percebem o meu ponto de vista, sem ser agora irónico como fui na outra resposta, à qual responderam logo os defensores da marca Honda (mas Honda não tem nenhuma petrolífera, que eu saiba) que é motores dos que andam na cidade.
Os que andam na cidade, tem muito mais desgaste em tudo, estão mais horas a trabalhar no para arranca, estão mais horas parados a trabalhar nos semáforos, estão mais horas a trabalhar em acelerações absurdas sem ser constantes, etc, etc. e por acaso há diferenciação para os que são de fora das cidades ou centros urbanos ??? Não, a marca não faz distinção dos que moram (exemplo outra vez) no Alentejo, dos que moram em Lisboa.

Não me vão dizer que as circunstancias são as mesmas ou que o "Oleo está programado para lavar o Motor" (ironia pegando no que foi dito) de um ou de outro .......Fiz-me entender ?

O que eu referi, e o que no final quis dizer, é que não há características nenhumas de limpeza, ha sim é aditivos principalmente químicos, que fazem com que as "impurezas" sejam melhor "arrastadas/levadas/transportadas" pelos Óleos, mas que não voltem a subir, (não consigo explicar melhor) daí chamarem a essa "característica" detergente-dispersante onde "penso" que tbm tem características "anti-magnéticas".

Felizmente, e digo isso porque é bom inovar, mas não façam com que as pessoas se ajoelhem só a uma marca, seja ela qual for.
Honda é Honda, como outras marcas são outras marcas..... mas não passam de unica e exclusivamente NEGOCIO.

pgomes78, o que o AlexMontenegro que dizer de Oleos Honda, é uma coisa deste genero --> LINK
Onde o Imperio Honda (feito por muitos) impera com compras exclusivas de muita coisa. (e muito bem!)
Conseguem comprar e ser exclusivos de muitos projectos de "inventores" que andam sempre à procura de melhorar tudo e mais alguma coisa!

Qualquer dia temos Honda nas naves espaciais e nos Satelites, e não me admiro.

Companheiros, não concordar, não quer dizer que não é aceite da minha parte, mas que seja aceite tbm da vossa, ok ?

Vou reformular .... eu não disse para não fazerem revisões como manda a Honda.....apenas quis dizer que ha quem deva fazer antes só pelo facto da mota estar parada.
Não disse que o Oleo Honda (ou outra marca qualquer) não presta, apenas disse e volto a dizer, que tem de ser mudado mesmo que não se ande com a mota os tais 5.000, ou 6.000, ou 20.000 km que diz no papelinho que mandou o fabricante ....!

Ahhhh, outra coisa.....

Eu ou quem quer que seja, pode contrariar seja o que for que foi dito, basta não concordar, ou achar que a informação não está totalmente correcta.
Ainda estamos em democracia ..... por enquanto

Ngm têm é de levar a mal ......  _Rolley_

 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Mudança de oleo na pcx
« Responder #19 em: 12 de Fevereiro de 2014, 18:03 »
Que eu saiba o "Óleo Genuíno Honda" é feito pela Castrol Limited de acordo com as especificações definidas pela Honda Motor Co., Ltd. (especificamente o CASTROL POWER 1 4T 10W-30) _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_

Neste caso a Honda não inventou nada, apenas compra a alguém que sabe o que faz (óleos). O que a Honda sabe fazer (e bem, na minha modesta opinião) é motos, carros, etc. ...

 _pol_ _pol_ _pol_
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2014, 18:05 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Mudança de oleo na pcx
« Responder #20 em: 12 de Fevereiro de 2014, 22:24 »
Que eu saiba o "Óleo Genuíno Honda" é feito pela Castrol Limited de acordo com as especificações definidas pela Honda Motor Co., Ltd. (especificamente o CASTROL POWER 1 4T 10W-30) _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_

Neste caso a Honda não inventou nada, apenas compra a alguém que sabe o que faz (óleos). O que a Honda sabe fazer (e bem, na minha modesta opinião) é motos, carros, etc. ...

 _pol_ _pol_ _pol_

Concordo  _pol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Mudança de oleo na pcx
« Responder #21 em: 13 de Fevereiro de 2014, 15:03 »
Sera que alguem se dedica a ler os manuais das motas/carros?
Esta bem explicito em qualquer manual os tempos de manutencao e ,sublinho,em condicoes fora do normal funcionamento,encurtar sempre os intervalos das manutencoes.
Ah e atencao pq uma revisao nao e manutencao,isto pq nao vejo nenhuma oficina seja de quem for a respeitar o que o construtor manda fazer(reapertos em sitios mais profundos,lubrificacao de fechaduras,descansos,afinacoes,etc,etc)
Fazem sim a chamada muda de oleo e as vezes filtros e querem chamar a isso revisao,e o resto do veiculo?
Bom deixa estragar que se vende mais e as oficinas precisao de quem acredite no pai natal....

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

nribeiro

  • Visitante
Re: Mudança de oleo na pcx
« Responder #22 em: 09 de Outubro de 2014, 11:51 »
O que é que me aconselham? Usar o 10w30 da Honda ou o 5w40 da Castrol?
Estou para mudar agora o óleo a PCX.

Offline furianix

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 182
  • Marca: HONDA
  • Modelo: FORZA
Re: Mudança de oleo na pcx
« Responder #23 em: 05 de Janeiro de 2015, 13:08 »
Não sei quantos km tens mas aconselho a usar o mesmo que tens usado até agora,
como se costuma dizer se a equipe está a ganhar não vale a pena estragar a táctica.

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Mudança de oleo na pcx
« Responder #24 em: 05 de Janeiro de 2015, 13:22 »
O que é que me aconselham? Usar o 10w30 da Honda ou o 5w40 da Castrol?
Estou para mudar agora o óleo a PCX.


Eu optaria pelo 5w40. Além de ser superior a lubrificar a frio é mais indicado para nossas temperaturas de verão. O 10w30 fica no limite do aceitável para temperatiras altas de verão.
Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010