Geral > Capacetes

Como escolher o seu capacete

(1/7) > >>

Ferro:
Como saber a medida do seu capacete?
Meça a circunferência da sua cabeça com uma fita métrica horizontalmente sobre as sobrancelhas e orelhas.
55/56 cm - S
57/58 cm - M
59/60 cm - L
61/62 cm - XL
63/64 cm - XXL
Escolha o capacete com o tamanho mais próximo do perimetro da sua cabeça. Por vezes o modelo/forma do capacete pode não corresponder exactamente ao seu tamanho. Em caso de dúvida escolha o tamanho mais pequeno.

É necessário experimentar antes de comprar?
Está fora de questão comprar um capacete apenas pelo seu design… É indispensável experimentá-lo. É necessário que se sinta bem com o capacete colocado. É também necessário que as manobras de abertura e fecho se façam naturalmente. A visão nos retrovisores e a visão lateral deve ser boa sem que tenha de virar muito a cabeça.

Como colocar o capacete na cabeça?
Um capacete de 800€ vai oferecer menos protecção do que um de 40€, se não for utilizado correctamente. Para colocar o seu capacete segure as cintas laterais com as mãos e coloque o capacete na cabeça, puxando as cintas laterais e ajustando-o à sua cabeça (Diagram A e B). Se não estiver habituado poderá sentir um ligeiro desconforto quando colocar o capacete, pois este deverá estar justo à sua cara e é normal que fique "um pouco" apertado.


Como verificar se o capacete é do tamanho correcto?
1. Verifique se o capacete está justo na sua cabeça.
2. Verifique se as almofadas superiores do capacete estão encostadas à parte superior da sua cabeça.
3. Verifique se as almofadas laterais estão encostadas às suas bochechas.
4. Verifique-se de que não há espaço entre o capacete e a sua cabeça.
5. Segure o capacete com as mãos e tente movê-lo sem mexer a cabeça, faça movimentos laterais e para cima e para baixo.
6. Você deve sentir que o capacete está encostado à sua pele em toda a área da sua cabeça.
7. Se você conseguir mover o capacete facilmente significa que ele está muito grande. neste caso deve experimentar um capacete de tamanho inferior.

Como verificar o sistema de fecho?
1. Aperte a correia deixando-a justa ao seu queixo, mas sem sentir dor ou desconforto.
2. Com a correia ajustada tente movimentar o capacete para a frente e para trás, colocando as mãos na parte frontal do capacete. Se o capacete sair significa que está muito grande ou que a correia não está fixada correctamente.
3. Sempre que trocar ou usar um capacete novo/emprestado, siga estas instruções, pois um capacete que não esteja correctamente colocado, não pode protegê-lo.



Um capacete novo deve estar muito apertado?
Não deve estar largo nem muito apertado. É normal sentir-se um pouco apertado no capacete novo. Será necessário algum tempo até que o capacete se adapte à sua morfologia, deixando de o comprimir. Nunca compre um capacete que lhe fique um pouco largo logo de início, este vai-se alargando com o tempo.

Depois de uma queda, é necessário substituir o capacete?
Sim, sempre, uma vez que após uma queda a estrutura do capacete pode ficar danifica e assim perder a sua rigidez. Desta forma, o capacete perde a sua capacidade protectora e pode apresentar riscos acrescidos com a sua utilização.

Está certificado?
Todos os capacetes vendidos em Portugal devem possuir a certificação ECE22.05 de padrão europeu para assegurar a qualidade do produto, apresentando uma etiqueta costurada na correia com essa indicação. Para garantir a qualidade do produto procure sempre a etiqueta, pois existem cascos à venda que não estão certificados e, consequentemente, não garantem a melhor segurança em caso de acidente. Podem existir outras certificações como a ACU (Auto Cycle Union) para capacetes de competição, que não é uma indicação da qualidade do capacete, mas apenas uma aceitação da sua utilização nas provas.
 

Fontes:
www.shoei.com.br
http://www.norauto.pt/index.php?id=259&serv=6&fs=69
http://www.inter-bike.co.uk/features-motorcycling/motorcycle-feature-articles/2810-the-difference-between-motorcycle-helmet-brands.html
Traduzido e adaptado por
Amadeu Ferro/2010©

Scooty:
Muito bom este tópico  _palmas_ _palmas_

Gostei de ler , informação muito util

 _convivio_

Scooty

Paulo Varela:
BOA!

Isto sim, é serviço público!!!
 _pol_

paulo valido:

--- Citação de: Ferro em 25 de Dezembro de 2009, 21:09 ---Como saber a medida do seu capacete?

--- Fim de Citação ---

Em Off-topico ... E depois ver se cabe dentro ca Scooter, pois o meu compreio em separado ( dias diferentes ) e quando vou a algunlado tenho que andar com ele debaixo do braço ... _lool_
Afora tenho de comprar um Tp+ case pu trocar de xinica com a barriga maior  _martelada_

PALMABLUE:
Olá Companheiros,
Agradeço ao companheiro Ferro a informação aqui colocada sobre capacetes. Além de útil é indispensável que todos saibamos "usar correctamente" um capacete. Aproveito, já agora, para perguntar qual o tipo de capacete que se deve escolher e se a escolha tem haver com o tipo de Scooter, se é apenas uma questão estética ou, uma também uma questão técnica. 
Obrigado
Abraço e ... Boas Curvas!

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa