Autor Tópico: Carga máxima SW-T400  (Lida 12350 vezes)

FM_M

  • Visitante
Carga máxima SW-T400
« em: 28 de Outubro de 2013, 21:45 »
Mais alguns Kms… e até agora tudo perfeito… tirando a chuva…
Tenho no entanto uma dúvida:
No manual da SW-T400 vem a referência ao peso máximo admissível: 169Kgs!!!
Este valor é verdadeiro? Será mais uma gralha do manual? ou somente um valor recomendado?

Qual foi o peso máximo com que carregaram a vossa máquina?

Obrigado!

Abc!


Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Carga máxima SW-T400
« Responder #1 em: 28 de Outubro de 2013, 21:56 »
Contando que há pessoas XL ou L pesadotas  _corado_  e que também viajam como todas as outras, acho um valor normal para servir de aviso à carga máxima para o que as suspensões terão sido desenhadas.

Imagina um casal: ele 90kgs, ela 65kgs  - Já vais em 155kgs.  Se fosses de fim de semana para a passeata com a mobilia toda atras ( o que não é dificil ) tinhas 14kgs para carregar .  O que possivelmente até é exagerado se for num fim de semana , mas numas férias é um valor que talvez se atinja.

*Agora não sei se estás admirado por ser pouco o valor !? Mas parece-me normal .
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Carga máxima SW-T400
« Responder #2 em: 28 de Outubro de 2013, 21:58 »
Não me parece ser uma gralha companheiro, não me parece de todo ser uma gralha.
Quase 170Kg em cima de uma maxi é um peso muitíssimo alto e as suas reacções tendem a ser bastante imprevisíveis e perigosas quando se ultrapassa o que é indicado pelo fabricante.

Naturalmente que é um peso recomendável e foi previamente estudado pelos técnicos da Honda por forma a que a suspensão, os orgãos de travagem e o próprio chassis consigam garantir a estabilidade e condições de circulação, sem colocar em causa a segurança e integridade do condutor e passageiro. Se pode ser ultrapassado...claro que sim! Se é recomendável fazê-lo....a resposta é NÃO!

Tens uma belíssima maxi companheiro.  _pol_

FM_M

  • Visitante
Re: Carga máxima SW-T400
« Responder #3 em: 28 de Outubro de 2013, 22:09 »
 _confuso_

Mas a PCX pode levar 184kgs (se bem me lembro…)

Tenho que perder peso  :)) o meu peso a seco é mais de 100kgs …


Abc!

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Carga máxima SW-T400
« Responder #4 em: 28 de Outubro de 2013, 22:10 »
_confuso_

.....

Tenho que perder peso  :)) o meu peso a seco é mais de 100kgs …


Abc!


ahahahahhaha  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_  E bem regado?! ahahahhaha
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Manhas

  • Visitante
Re: Carga máxima SW-T400
« Responder #5 em: 29 de Outubro de 2013, 10:17 »
Essa comparação com a PCX é curiosa!

Realmente, o manual da PCX refere que "o peso total dos acessórios e bagagem, adicionados ao peso do condutor e do passageiro não deve exceder 180 kg, que é a capacidade máxima de carga".
« Última modificação: 30 de Outubro de 2013, 14:58 por Manhas »

FM_M

  • Visitante
Re: Carga máxima SW-T400
« Responder #6 em: 29 de Outubro de 2013, 20:53 »
Essa comparação com a PCX é curiosa!

Realmente, o manual da PCX refere que "o peso total dos acessórios e bagagem, adicionados ao
peso do condutor e do passageiro não deve exceder 180 kg, que é a capacidade máxima de carga".

Exactamente... Não e estranho que a PCX possa "carregar" 180kgs e a SW possa somente suportar 169kgs?

Offline BoulderP

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 715
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • BoulderP = Carlos Cunha = Pepe
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T_400 - Forza300
Re: Carga máxima SW-T400
« Responder #7 em: 29 de Outubro de 2013, 21:00 »
No manual da minha Sw diz 180kg! Ou seja o mesmo da pcx...

A minha ja andou com mais de 180kg... mas não convem abusar

FM_M

  • Visitante
Re: Carga máxima SW-T400
« Responder #8 em: 29 de Outubro de 2013, 21:03 »
No manual da minha Sw diz 180kg! Ou seja o mesmo da pcx...

A minha ja andou com mais de 180kg... mas não convem abusar

Ainda mais estranho  _confuso_

Offline Somedevil

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2013
  • Mensagens: 87
  • Localidade: Caldas da Rainha
  • Marca: Vespa
  • Modelo: Vespa GTS 300 Super
Re: Carga máxima SW-T400
« Responder #9 em: 29 de Outubro de 2013, 22:18 »
Exactamente... Não e estranho que a PCX possa "carregar" 180kgs e a SW possa somente suportar 169kgs?

Não convém esquecer que a SW-T já "carrega" uns bons kilos em cima, resultantes da sua própria estrutura. A PCX é muito mais leve no seu todo, logo as suspensões (que é a isso, principalmente, que se referem as limitações de peso) têm mais margem...
Vespa GTS 300' 09

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Carga máxima SW-T400
« Responder #10 em: 29 de Outubro de 2013, 22:32 »
Eu leio com cada coisa... minha nossa !!

Uma SW só suporta 169 kg ?? Uma Maxi que se diz dona e senhora de qualidade e considerada uma das melhores do mercado com 2 cilindros e diabo a 7 não pode levar mais do que 2 pessoas com 80kg + bagagem, calças e casacos????

Minha nossa !!!

Oh companheiro, mete os quilos que queiras em cima da maxi pahhh ?!?!

Estraga amortecedores, ya .... daqui a 2  ou 3 anos metes outros !!

Era o que mais faltava uma 400cc nao poder suportar com 2 pessoas de 90 ou 100kg, principalmente uma Honda ... ou Honda só é Honda para se pagar caro? Mas temos de ser leves...senão a integridade dos seus passageiros estão em causa !!

Qualquer mota/maxi ou outro veiculo qualquer não se desintegra só porque sim, e em caso de acidente, vai tudo a mesma pá sucata!! leve com 100 ou 200kg em cima!

Boas curvas
« Última modificação: 29 de Outubro de 2013, 22:33 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Carga máxima SW-T400
« Responder #11 em: 30 de Outubro de 2013, 09:12 »
Um casal que pese 100kg +70 já não podem andar de SW _lol_ _lol_ _lol_

...e leram nos "manuais" quantos kgs pode suportar o apoio da Topcase? Vel. Máx com top case?

Uma vez fiz uma viagem de quase 4000kms com a SW, sempre a andar bem, e levava mais ou menos 180kg !! Era Alforges todos abertos cheios, a TopCase mal fechava de tanta tralha, o banco, quase que ia ovalizado tal a quantidade de sacos lá debaixo...

Quando a SW não tiver estrutura para levar algum peso,mais nenhuma tem!!! (atenção pesos e volumes bem distribuidos, não ponham tudo em cima da topcase _lol_)


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Carga máxima SW-T400
« Responder #12 em: 30 de Outubro de 2013, 10:10 »
Parece-me que está a haver aqui alguma confusão e a isso junta-se uma valente dose de ironia.

Aquilo que aqui está em causa não é se a SW pode levar mais de 180Kg, porque está claríssimo que pode e julgo que aqui ninguém tem dúvidas disso!!!!

Mas estamos é a falar do peso recomendado pela marca, eu vou voltar a dizer...peso recomendado!

Que pode levar mais, pois está claro que sim! Julgo que ninguém tem dúvidas disso...

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Carga máxima SW-T400
« Responder #13 em: 30 de Outubro de 2013, 10:44 »
Tenho no entanto uma dúvida:
No manual da SW-T400 vem a referência ao peso máximo admissível: 169Kgs!!!
Este valor é verdadeiro? Será mais uma gralha do manual? ou somente um valor recomendado?

Qual foi o peso máximo com que carregaram a vossa máquina?

Obrigado!

Abc!

http://geral.honda.pt/#/moto/modelos/fichatecnica/732

a SW-T 600 tem a mesma capacidade de carga máxima admissivel 169kg

abraço

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Carga máxima SW-T400
« Responder #14 em: 30 de Outubro de 2013, 11:24 »
Companheiro Panda, ainda bem que indicas o link da própria Honda para se fazer prova do que se está aqui a escrever e não vir alguém dizer que estamos para aqui a dizer absurdos!  _pol_

No entanto volto a dizer, sem mudar uma vírgula ao que já escrevi anteriormente, que este é um peso recomendável e naturalmente que pode ser ultrapassado.


Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Carga máxima SW-T400
« Responder #15 em: 30 de Outubro de 2013, 12:49 »
Companheiro Sapiens21, a minha ironia é e sempre será a mesma, sempre foi e sempre será.

Não estou a dizer que isso não está escrito no manual, ou em outro lado qualquer, por mim ate podia ser o manual do Papa!

O peso recomendávell pela marca são uns míseros 169kg, isso sim é bizarro em todos os aspectos !!

Primeiro que tudo, todas as marcas metem nos manuais as indicações que são somente favoráveis para a marca !!
Isso que fique ciente para todos !
Onde está o censo de uma PCX (ou outro modelo de outra marca qualquer) ter como recomendado um peso maior de carga!
Só porque a mota é mais pesada não é de todo razoável, se assim for que reforcem a estrutura, que façam com que o modelo seja forte o suficiente para que aguente pelo menos (recomendáveis) 200kg ou mais. Podendo exceder mais que isso certamente sem por em causa a estrutura e principalmente nunca pondo em causa a segurança e integridade dos seus usuários !!


Se a Honda é uma grande marca, ninguém discorda disso, mas que não faz sentido fazerem uma Maxi de 400cc ou 600cc com menos porte de carga que uma 50cc ou 125cc ou até mesmo 300cc. Quanto maior for a cilindrada, maior deve ( e tem de ter ) a sua capacidade de carga !!

Onde já se viu uma SW 400cc ou 600cc não ser recomendável para um casal com 100kg de peso cada ???

Eles fazem uma Maxi que não seja recomendável acima desse peso, acho que está errado !!

Fazendo contas:

Uma pessoa com 95kg, que tem como pendura outra com 85kg, mas que levam vestido como fatos de protecção 10kg cada um, (luvas,botas, calças e casaco) e que nessa viagem tem na top case mais 10kg, mas ainda levam os alforges com 5kg cada um. Mas como têm espaço, ainda levam umas coisas debaixo do banco (com aquele espaço de carga todo vão aproveitar) levam 2 garrafas de agua, uns chouriços, pão e mais umas coisas com um total de 10kg (tudo números redondos para facilitar as coisas)..... isso dá todo um total de 230kg.
Se fazem isso frequentemente o que acontece a Maxi ?
Pelos vistos a Honda não assume nada de problemas (mesmo na garantia) porque não cumpriram o peso estipulado por eles como recomendado??

Não, não estou a menosprezar a marca, mas tal como isto, há muita coisa que se escreve em manuais que só servem para safar as marcas, para que as responsabilidades deles sejam postas de lado e sempre com a finalidade de haver somente um único culpado, o utilizador !!

Devia ser bonito a Burgmam 650 que pesa mais só poder levar 100kg de peso recomendável ..... (sendo a justificação do peso da maxi ser grande)

Enfim ......


Nota: lembrem-se que estou a dar a minha opinião, lembrem-se que não quero, não estou, nem nunca tive intenções de ofender alguém ou melindrar que deu as suas opiniões (mesmo sendo diferentes da minha).
Por este andar, estou a ver que ninguém pode opinar diferente, que alguém se sente ofendido ou melindrado....

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Carga máxima SW-T400
« Responder #16 em: 30 de Outubro de 2013, 13:31 »
Olá _AXE_,

Primeiro que tudo, tu, tal como qualquer outro companheiro, pode e deve dar a sua opinião. E respondendo mais em concreto, NÃO, não ofendeste ninguém! Devo inclusivamente dizer que, na maioria das vezes, aprecio inclusivamente aquilo que partilhas e com grande conhecimento de causa.

Sobre o que acabas de escrever concordo com quase tudo, pois partes com base numa premissa em que o peso a suportar deveria ser maior! Na verdade e como tu próprio o referes, até o é! E é claro que é possível transportar mais do que os tais 169Kgs numa maxi como esta.

No entanto a questão volta à sua base, a segurança!
O peso recomendado assenta pilares fundos na segurança, algo transversal à grande maioria das marcas e como tal, mesmo sendo possível colocar-lhe bastante mais peso que o indicado no manual por parte fabricante, a verdade é que a linha a partir da qual as reacções começam a colocar em causa a sua normal condução, leva a que seja indicado o valor concreto de peso já aqui divulgado.

Aliás, reforço esta ideia com um ícone da indústria do motociclismo, como o é a majestosa Goldwing, com os seus impressionantes 413Kg de peso.....a qual tem como capacidade de carga máxima apenas mais 21Kg que a SW. Sim, leram bem....uns míseros 21Kg.

Ora analisando a questão a fundo, volta-se novamente ao que iniciou toda esta conversa, pois naturalmente que é possível transportar mais carga que a indicada, mas as reacções manifestadas por parte de toda a estrutura e orgãos mecânicos levam a que a marca, perante um comportamento e atitude diferentes do esperado, tenha que fazer disso indicação expressa no manual. Não digo que será uma diferença como do dia para a noite, mas é bastante diferente para a moto/maxi conduzir-se com 100Kgs ou 250Kgs em cima.

Resumindo, tudo tem como princípio a questão fundamental que os levou a indicar esse valor: a transparência da segurança!

TwisteR

  • Visitante
Re: Carga máxima SW-T400
« Responder #17 em: 30 de Outubro de 2013, 16:13 »
Pode ter algo a ver com o chassis ser dos mais compridos, e isso afectar (ainda mais) o comportamento em curva. (é só um bitaite)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Carga máxima SW-T400
« Responder #18 em: 30 de Outubro de 2013, 17:45 »
E voltando à questão da segurança porque é que a pcx pode transportar 180kg?? Terá um quadro mais resistente que a SW? É que suspensões melhores não tem certamente e o meu corpinho é testemunha _lol_

Será que haverá algum erro na informação?

A questão que colocas é extremamente pertinente companheiro, muito bem feita de facto!
Mas como em questão de engenharia mecânica eu percebo o mesmo que cirurgia oftalmológica, apenas poderia especular em torno da razão. Mas é uma questão muito bem colocada e não sei se não a farei à Honda Portugal.

Na PCX seriam portanto 124Kg+180Kg, o que faria com que se tivesse que deslocar uma massa com o peso máximo admissível (pelo fabricante) de 304Kg.

Na SW, mesmo tendo em consideração a sua maior estrutura e consequente robustez dos órgãos mecânicos, o peso máximo admissível (pelo fabricante), após efectuado o mesmo cálculo que antecede, ou seja, peso da maxi + carga, seria de 416Kg.

Na Goldwing, nem vos vou dizer o peso máximo que os coitados dos pneus e suspensão têm de suportar! Num carro é uma coisa, numa moto não é bem a mesma coisa....

O que nos leva a concluir em tudo isto é que a carga máxima não terá uma relação directa com a cilindrada ou o porte do motociclo em questão, mas....e vou especular atenção, o próprio peso do veículo em questão concorre para a indicação da carga máxima admissível. Sendo o mesmo já bastante alto, não existe a proporcionalidade esperada quando comparado com um veículo de características mais citadinas.
Agora se me for perguntado se concordo com isso, a resposta será obviamente não, sendo esta uma situação que não se resume a esta marca.
Bela questão Fantasma do Lençol.  _pol_
« Última modificação: 30 de Outubro de 2013, 18:43 por Sapiens21 »

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Carga máxima SW-T400
« Responder #19 em: 30 de Outubro de 2013, 20:14 »
O que nos leva a concluir em tudo isto é que a carga máxima não terá uma relação directa com a cilindrada ou o porte do motociclo em questão, mas....e vou especular atenção, o próprio peso do veículo em questão concorre para a indicação da carga máxima admissível. Sendo o mesmo já bastante alto, não existe a proporcionalidade esperada quando comparado com um veículo de características mais citadinas.

Amigo Isaac e restantes companheiros.
Esta questão já tinha surgido em tempos quando o nosso ex-companheiro JC_eos teve uma SW-T400 e reparámos que no manual dizia 169kg de carga máxima. Especulámos na altura sobre a razão para a ENORME diferença em relação à Maxsym (374kg de carga máxima!) e não encontrámos justificação para o problema.
O facto de a SW-T pesar mais que a Maxsym não pode ser justificação porque a diferença são apenas cerca de 23kg o que não pode dar uma discrepância tão grande.

Por tudo isto inclino-me para uma destas justificações:
1- Engano nos dados (e ninguém ainda reparou)
2- Alguma razão "mecânico-estrutural" que me escape (a "moleza" da suspensão traseira vem-me à memória...), pois comparativamente, outras motas têm mais capacidade de carga.
3- A minha má interpretação do que diz no manual: "[170kg] inclui o peso do condutor, do passageiro, da totalidade da carga e dos acessórios."

O manual diz claramente que NÃO se devem exceder os limites de carga e até especifica quanto é que se pode levar em cada compartimento: porta-luvas esquerdo (1kg), porta-luvas direito (0,5kg), espaço debaixo do banco (10kg).

Abraços.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline Somedevil

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2013
  • Mensagens: 87
  • Localidade: Caldas da Rainha
  • Marca: Vespa
  • Modelo: Vespa GTS 300 Super
Re: Carga máxima SW-T400
« Responder #20 em: 30 de Outubro de 2013, 21:24 »
Tinha ideia de já ter levantado a questão da carga nas suspensões, logo na 1ª página...  _Rolley_

As suspensões das scooters são, comparativamente a outras motos, muito mais limitadas em curso e carga... Não é facil conjugar tudo, suavidade, rigidez, resposta em cursos de suspensão naturalemente curtos... Mais carga a suportar, mais pressão nas câmaras, menos curso, menos conforto e eventualmente menos segurança.
___

Se 169Kg na SW-T parecem pecar por excesso de zelo, os 374Kg da Maxsym parecem-me absurdamente elevados. Parece-me esses 374Kg incluém o peso da própria scooter... Ora, se a Maxsym pesa 210Kg, a carga que "poderá" transportar é de 164Kg...  _confuso_

Aliás, se forem aqui à página 1-9, os pesos até são diferentes do site português da SYM e, surpresa, a carga máxima é de 150Kg: http://symwiki.ru/images/e/e9/MaxSym400_-_service_manual.pdf

De qualquer modo, acho que este é só mais um pormenor a ter atenção quando se pretende adquirir uma moto/scooter. Não salta imediatamente à vista, é um facto, mas é mais uma daquelas coisas que se devia conhecer préviamente.

Sinceramente não me perturba, nem pelos valores em questão nem muito menos altera a opinião que tenho da SW-T. Não é certamente esse o factor decisivo para a compra/não compra...

Que possa ser uma protecção da parte do fabricante para "fugir" a responsabilidades, acredito que sim.

Que possa causar transtorno a alguns companheiros, também acredito que sim, mas nem tudo é perfeito... Eu também gostava que a BMW GS 1200 Adventure fosse feita para baixinhos, mas não é e não é por isso que é melhor ou pior  8)
« Última modificação: 30 de Outubro de 2013, 21:50 por Somedevil »
Vespa GTS 300' 09

FM_M

  • Visitante
Re: Carga máxima SW-T400
« Responder #21 em: 30 de Outubro de 2013, 21:55 »
Por motivos profissionais compreendo perfeitamente maximos admissiveis, maximos estruturais e até mesmo a margem de segurança que cada fabricante afere e publica ...
No entanto ter no manual da máquina que a carga máxima admissível (mantendo as caracteristicas que conferem a garantia da ciclistica e de segurança) é um valor tão preciso (169 kgs), parece que foi má verificação do manual antes da sua publicação.
Ex.:
SW do BoulderP - 180kgs
PCX - 180 kgs
Vision 110 - 180 kgs
Forza - 177 kgs

Um representante oficial da Honda disse-me que esse valor só podia estar errado e que a SW não se ficava pelos 169kgs...

A minha dúvida é meramente teórica... visto que na prática (todos concordam) a SW aceita 180kgs sem corromper a segurança.

Abc!!
« Última modificação: 30 de Outubro de 2013, 23:14 por FM_M »

cesarcerqueira

  • Visitante
Re: Carga máxima SW-T400
« Responder #22 em: 20 de Setembro de 2017, 23:50 »
Manual oficial da Honda(2005) para Silver Wing 400 FJS menciona 180 kgs.

Ccarvalho

  • Visitante
Carga máxima SW-T400
« Responder #23 em: 21 de Setembro de 2017, 07:51 »
Manual oficial da Honda(2005) para Silver Wing 400 FJS menciona 180 kgs.

A isto se chama desenterrar um tópico...

Mas já agora, carga máxima da SW 400 é 180 kgs, da Sw-T é 169 kg. Mas a minha já levou mais de 200 kgs e não se queixou...
« Última modificação: 21 de Setembro de 2017, 07:52 por Ccarvalho »

cesarcerqueira

  • Visitante
Re: Carga máxima SW-T400
« Responder #24 em: 24 de Setembro de 2017, 13:33 »
Eheh
Estava numa vala pouco profunda, apesar de tudo.
Como adquiri a minha (de 2006) há pouco e tinha acabado de receber o Manual oficial , em formato digital , pela Honda.pt achei por bem confirmar os dados.
Já agora há alguma razão para o modelo seguinte suportar menos 11kg? Mota mais pesada?