Autor Tópico: EVOLVE Titanium - Mais uma eléctrica Made in USA  (Lida 7695 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
EVOLVE Titanium - Mais uma eléctrica Made in USA
« em: 23 de Outubro de 2013, 13:43 »
Esta marca e o modelo indicado no título não é de todo uma novidade para quem está razoavelmente documentado com os últimos lançamentos no campo das scooters/motos eléctricas, mas tendo tido conhecimento que a marca tem continuado a apresentar novos modelos, não o poderia deixar de partilhar convosco.

A marca é americana e pratica no seu país de origem preços que ficam um pouco abaixo do que é pedido por uma Vectrix, ou seja, $5.400 dólares.

Por cá já vi um modelo na net com um design que é quase uma cópia, nomeadamente no OLX, a chamarem-lhes Storm....quando na verdade a marca é a EVOLVE e o modelo em questão é o Titanium.

Alguns dados:
100% eléctrica
Motor: 5000W
Bateria na versão XR: 100ah LIFe PO4
Autonomia na versão XR: Aprox. 160Kms
velocidade náxima: aprox. 120Km/h

Ficam aqui umas imagens da mesma:











Offline marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
Re: EVOLVE Titanium - Mais uma eléctrica Made in USA
« Responder #1 em: 23 de Outubro de 2013, 16:14 »
A marca é americana mas o modelo é Chinês. Há uma destas a circular em Aveiro. Foi importada da China do fabricante Yiben  e cá instalou 8kwh de baterias suficientes para fazer mais de 200kms com uma carga. Esta mota faz entre 2000km a 3000km por mês.

Diário de bordo: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=62&t=17322

No inicio surgiram algumas dificuldades porque o motor era de qualidade inferior ao usado por exemplo na minha Predator. Já os acabamentos e os plásticos, são bons tendo em conta o padrão de qualidade chinesa.

Quanto ao carregador... o proprietário quis gastar o mínimo possível, por isso tem um carregador de 10 horas (quando completamente descarregada). A autonomia é mesmo muito grande dá para todas as necessidades do dia. A mota carrega apenas em casa durante a noite é indiferente se demora 4 ou 10 horas, o que interessa é que de manha tem sempre o "deposito" cheio!
Era possível carregar em 1h com tomada trifasica... 3h em tomada monofasica de 16Ah (CEE azul), ou 5h numa tomada convencional. A diferença está no preço dos carregadores!
« Última modificação: 23 de Outubro de 2013, 16:39 por marcopns »
SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: EVOLVE Titanium - Mais uma eléctrica Made in USA
« Responder #2 em: 23 de Outubro de 2013, 18:11 »
Já estive a dar uma espreitadela no link que partilhaste companheiro Marco e agradeço igualmente as tuas explicações.  _pol_

O desenvolvimento futuro das baterias irá ditar, mais cedo ou mais tarde, a massificação das vendas por parte de marcas que, até agora, se mantêm renitentes em sair dos motores de combustão.

Offline marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
Re: EVOLVE Titanium - Mais uma eléctrica Made in USA
« Responder #3 em: 23 de Outubro de 2013, 18:28 »
Eu dei uma pequeníssima ajuda neste projecto. Aprendi muito!

Eu trabalho no sector alimentar, mas sempre que posso fujo para uma oficina de motas eléctricas que fica perto do meu trabalho...

Afinal... a mota está a fazer 3600 kms por mês _confuso_
« Última modificação: 23 de Outubro de 2013, 18:38 por marcopns »
SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas

Markito

  • Visitante
Re: EVOLVE Titanium - Mais uma eléctrica Made in USA
« Responder #4 em: 24 de Outubro de 2013, 00:28 »
Ora boas pessoal do CPM  ;)

A MaxiScooter que o marcopns fala é a minha  :)
Visito este forum diariamente e já aprendi imenso  ;)

Esta é a 2ª Scooter eléctrica que possuo, tive uma equivalente a 50cc na qual espetei-lhe em 12 meses 20.000 quilometritos  _careta_
E o mais giro foi o gasto em combustivel... O   _lool_
Entre carregar no meu posto de trabalho ou em casa da sogra  _anjo_, não gastei um cêntimo nestes 20.000 quilometros  _Rolley_
Mesmo que o tivesse feito em casa, a quantia seria irrisória, pois a minha antiga scooter gastava a quantia exorbitante de 0.60 centimos aos 100  _careta_
Mas por razões que podem ler no meu DB, adquiri esta maxiscoter, que como o marcopns disse, consegue fazer 200 quilómetros com uma só carga e tem uma velocidade máxima a rondar os 115 km/h.
Para o inicio do ano vou-lhe acrescentar um carregador, ficando a carregar em 5 horas (estando completamente vazias).
O consumo desta Maxi, se bem que ainda não confirmei, não deve fugir muito dos 0.80 cêntimos aos 100. Uma exorbitância  >:D
Devo aqui dar uma palavra ao Jorge Rocha, que foi a pessoa a quem eu comprei a minha primeira scooter e a pessoa que preparou a Faisca Negra, a ele todo o mérito deve ser dado, pois é uma excelente pessoa e profissional  :)
Em breve faço também aqui o meu DB.

Boas curvas  ;)

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: EVOLVE Titanium - Mais uma eléctrica Made in USA
« Responder #5 em: 24 de Outubro de 2013, 02:00 »
Boa companheiro Markito, Eu sou 1 dos que vou seguir com interesse o teu DB pois a ideia de uma Scooter elétrica ( sem ser com pneus de bicicleta ) num futuro próximo é bem viável e penso que em breve o mercado vai "explodir" e exigir veículos elétricos e até os americanos ( habituados aos V8s e afins ) estão a dar passos firmes nesse sentido ( aquele Tesla S está 1 espetáculo apesar do preço elevado ).....Eu ainda espero que a tecnologia evolua rapidamente e crie uma Tmax a lithium que dê para ir até Lx com uma carga...isso é que era.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: EVOLVE Titanium - Mais uma eléctrica Made in USA
« Responder #6 em: 25 de Outubro de 2013, 12:46 »
Venha de lá um Diário de Bordo desta máquina.  _pol_

Estou muito curioso, isto pelo que foi avançado....200Kms por carga não é mesmo nada mau!  scooter_