Autor Tópico: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens  (Lida 37158 vezes)

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #25 em: 30 de Janeiro de 2017, 14:33 »
Este topico já tem 2 anos, mas pelo que percebi o capacete mais seguro é o integral correto?

O modelar apesar de ter a vantagem de obstruir menos a visão angular e ser mais pesado tem a desvantagem se cair-mos não proteger a parte frontal em caso de ir aberto é isso?

Capacete de uma única peça será mais resistente, que outros tipos com queixeiras rebatíveis, amovíveis ou sem elas.
Contudo há capacetes e capacetes, por isso será uma observação genérica. Um capacete aberto do tipo jet será mais fraco na proteção frontal, rosto e queixo, mas pode ter boa proteção lateral ou traseira.
Também já vi quem circule com capacetes integrais por cima da cabeça ou totalmente desapertados. A maior segurança é obtida pela melhor qualidade mas também no tamanho e uso correto  _pol_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Paulo Coelho

  • Visitante
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #26 em: 30 de Janeiro de 2017, 14:38 »
Este topico já tem 2 anos, mas pelo que percebi o capacete mais seguro é o integral correto?

O modelar apesar de ter a vantagem de obstruir menos a visão angular e ser mais pesado tem a desvantagem se cair-mos não proteger a parte frontal em caso de ir aberto é isso?
É isso...embora eu pense que o modular é o melhor capacete devido à sua polivalência. A questão do peso depende do modelo porque eu tenho um shubert modular C3 e aquilo não pesa nada, mas custou umas maças. Ando sempre com ele faça sol ou chuva inverno ou verão e seja qual for a mota  _pol_

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #27 em: 30 de Janeiro de 2017, 19:02 »
Existem modulares com classificação de segurança acima dos integrais. Por exemplo o Caberg Duke tem 5* Sharp. Vês aqui muitos capacetes integrais que não tem essa classificação. Não quero dizer que seja a regra mas sugiro que cada caso seja visto com ponderação
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #28 em: 30 de Janeiro de 2017, 19:10 »
Existem modulares com classificação de segurança acima dos integrais. Por exemplo o Caberg Duke tem 5* Sharp. Vês aqui muitos capacetes integrais que não tem essa classificação. Não quero dizer que seja a regra mas sugiro que cada caso seja visto com ponderação

Mas ai o preço também sobe muito mais não é?

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #29 em: 30 de Janeiro de 2017, 19:25 »
Não necessariamente, o Duke ( não estou a vender o meu) ;) custa para aí uns 170€.
Mas tem atenção para fazer estrada em mota desportiva ou inclinado na condução é melhor um integral. Os modulares foram mais desenhados para cidade e posição de condução mais vertical. Para andar depressa também não aconselho o Duke porque é barulhento (uso tampões nos ouvidos)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #30 em: 30 de Janeiro de 2017, 21:10 »
Pois, por acaso o que eu noto é que o pessoal das scooter mais cotas ou os das motas tipo gold wing usam mais o estilo de capacete modulare

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #31 em: 30 de Janeiro de 2017, 21:34 »
Pois, por acaso o que eu noto é que o pessoal das scooter mais cotas ou os das motas tipo gold wing usam mais o estilo de capacete modulare

Bem observado  _pol_ são os cotas que usam modulares, isso é porque andam de scooter de costas erguidas  _lol_ Há quem ande de mota também de costas erguidas com modular  _lol_ _lol_ _lol_  Há ainda quem ande a pé com costas erguidas, sem capacete. às vezes é preciso uma vida para ter o orgulho de andar de costas erguidas  _careta_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #32 em: 30 de Janeiro de 2017, 21:42 »
 _pol_ Bem eu estou a entrar na idade de cota tb, ser cota tb tem uma vantagem somos mais maduros e temos mais noção do perigo logo a condução é mais responsável e aprendemos a desfrutar mais uma condução, do que um jovem na casa dos 25 ou 29 anos que só dá adrenalina andar a 299km/h porque não marca mais apenas as rotações é que continuam a subir.... _confuso_

Hoje em dia se tivesse dinheiro tirava a carta e se compra-se mota seria uma shopper, ai sim desfruta-se a viagem e a paisagem, como não tenho dinheiro nem carta vai uma scooter anda-se menos mas vê-se a paisagem mais ao detalhe  _careta_  _lol_

Offline ljdiasc1960

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2017
  • Mensagens: 136
  • Localidade: Setúbal
  • Membro CPM Nr.11174
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X DCT
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #33 em: 11 de Agosto de 2018, 20:12 »
Boa tarde a todos.

Pela primeira vez meti-me na autoestrada para ir ate Almada/Setúbal/Almada.

Julguei que o meu capacete seria  ou tinha sido uma excelente compra,talvez ate fosse só para andar dentro da cidade e arredores.

Bem,quando cheguei a Almada tinha uma dor de cabeça nem imaginam.

A barulheira que  o vento fazia a entrar pelo capacete.

Um barulho muito forte,e eu a pensar no capacete que tinha comprado,e num tópico que tinha visto aqui,de um colega que aconselhava a usar tampões .

Um bom capacete insonorizado pode custar quanto.

Uma vez que estou quase a trocar de mota por uma com mais cilindrada,300cc ou talvez 750,o que é que voces aconselham a comprar.

Obrigado

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta"
Famel zundapp 50CC...casal boss 50CC(ambas ja nao existem)..Actual,yamaha Nmax 125 perto dos 7000quilometros...Honda Forza 300 2018 1760Km...Actual NC750X DCT

pjmartinho

  • Visitante
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #34 em: 11 de Agosto de 2018, 22:21 »
Boa tarde a todos.

Pela primeira vez meti-me na autoestrada para ir ate Almada/Setúbal/Almada.

Julguei que o meu capacete seria  ou tinha sido uma excelente compra,talvez ate fosse só para andar dentro da cidade e arredores.

Bem,quando cheguei a Almada tinha uma dor de cabeça nem imaginam.

A barulheira que  o vento fazia a entrar pelo capacete.

Um barulho muito forte,e eu a pensar no capacete que tinha comprado,e num tópico que tinha visto aqui,de um colega que aconselhava a usar tampões .

Um bom capacete insonorizado pode custar quanto.

Uma vez que estou quase a trocar de mota por uma com mais cilindrada,300cc ou talvez 750,o que é que voces aconselham a comprar.

Obrigado

Para as velocidades que uma 125cc dá, e andando maioritáriamente em cidade, qualquer capacete serve. Uma 300cc anda um pouco mais depressa pelo que a diferença não é grande... uma 750 anda mais e aí, faz toda a diferença.

Não faço ideia de qual o capacete usado actualmente mas, além da insonorização, uma coisa que também é importante é a sua aerodinâmica pois, se esta não for a melhor, além do barulho há as dores de pescoço derivadas de tentar segurar a cabeça quando o vento "pega" no capacete e faz abanar a cabeça.

Há capacetes indicados para se andar numa posição mais direita, outros para uma posição ligeiramente inclinada e outros para uma posição "racing".

NunoFRocha

  • Visitante
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #35 em: 11 de Agosto de 2018, 23:02 »
Boa tarde a todos.

Pela primeira vez meti-me na autoestrada para ir ate Almada/Setúbal/Almada.

Julguei que o meu capacete seria  ou tinha sido uma excelente compra,talvez ate fosse só para andar dentro da cidade e arredores.

Bem,quando cheguei a Almada tinha uma dor de cabeça nem imaginam.

A barulheira que  o vento fazia a entrar pelo capacete.

Um barulho muito forte,e eu a pensar no capacete que tinha comprado,e num tópico que tinha visto aqui,de um colega que aconselhava a usar tampões .

Um bom capacete insonorizado pode custar quanto.

Uma vez que estou quase a trocar de mota por uma com mais cilindrada,300cc ou talvez 750,o que é que voces aconselham a comprar.

Obrigado

Eu tenho uma forza 125 e incialmente comprei um Nolan N87, mas sempre que baixava o vidro era um barulho muito incomodativo.
Recentemente comprei um HJC Rpha 70 e a mudança é enorme. Claro que falamos de um capacete já caro a rondar os 400€ mas faz realmente a diferença para o Nolan que custa a rondar os 200€

Offline motociclista

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 150
  • Localidade: Santarém
  • JAFERREIRA
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: AN650 BURGMAN EXC/2019
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #36 em: 12 de Agosto de 2018, 00:32 »
Boa tarde a todos.

Pela primeira vez meti-me na autoestrada para ir ate Almada/Setúbal/Almada.

Julguei que o meu capacete seria  ou tinha sido uma excelente compra,talvez ate fosse só para andar dentro da cidade e arredores.

Bem,quando cheguei a Almada tinha uma dor de cabeça nem imaginam.

A barulheira que  o vento fazia a entrar pelo capacete.

Um barulho muito forte,e eu a pensar no capacete que tinha comprado,e num tópico que tinha visto aqui,de um colega que aconselhava a usar tampões .

Um bom capacete insonorizado pode custar quanto.

Uma vez que estou quase a trocar de mota por uma com mais cilindrada,300cc ou talvez 750,o que é que voces aconselham a comprar.

Obrigado


                 Um bom capacete com uma insonorização acima da média, só pode ser Schuberth ou Shoei. O C3 Pro e o Neotec respetivamente, estão a ser vendidos em vários sites a bons preços. Vai por exemplo a www.louis.de e www.motocard.com
José António Ferreira

Offline wime

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 82
  • Localidade: Carcavelos
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS300i ABS/SS
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #37 em: 12 de Agosto de 2018, 15:00 »
A melhor coisa que tens a fazer é usar tampões nos ouvidos, é o melhor investimento que podes fazer.

Já são mais de 30 anos de duas rodas com capacetes topo de gama e baratuchos, desde máquinas RR a scooters e o problema apenas se resolve com protetores de ouvidos, aliás depois de se usar nunca se vai querer outra coisa. Nas voltinhas na cidade normalmente não uso, mas se tiver que fazer algum troço de estrada aberta/ autoestrada é a primeira coisa a fazer.

Boas escolhas !!    _convivio_
DT125LC-VFR750F-B200-GTS300i ABS/SS

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #38 em: 15 de Agosto de 2018, 16:35 »
A melhor coisa que tens a fazer é usar tampões nos ouvidos, é o melhor investimento que podes fazer.

Já são mais de 30 anos de duas rodas com capacetes topo de gama e baratuchos, desde máquinas RR a scooters e o problema apenas se resolve com protetores de ouvidos, aliás depois de se usar nunca se vai querer outra coisa. Nas voltinhas na cidade normalmente não uso, mas se tiver que fazer algum troço de estrada aberta/ autoestrada é a primeira coisa a fazer.

Boas escolhas !!    _convivio_
É o melhor conselho. Há capacetes mais insonorizados que outros,, mas para AE é sempre recomendável tampões, e fica muito mais barato que um capacete topo de gama :)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Júlio Brandão

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jan 2023
  • Mensagens: 6
  • Localidade: Alverca
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: MP3 LT400
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #39 em: 06 de Fevereiro de 2023, 13:45 »
Existem vários tipos de capacetes para as mais variáveis situações e tipos de utilização, acho que isso é do conhecimento geral.
A minha pergunta é:

Existem capacetes para uma condução mais vertical em estrada que não afetem a aerodinâmica?

Peço desculpa pela minha ignorância.

Offline motociclista

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 150
  • Localidade: Santarém
  • JAFERREIRA
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: AN650 BURGMAN EXC/2019
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #40 em: 06 de Fevereiro de 2023, 14:12 »
Existem vários tipos de capacetes para as mais variáveis situações e tipos de utilização, acho que isso é do conhecimento geral.
A minha pergunta é:

Existem capacetes para uma condução mais vertical em estrada que não afetem a aerodinâmica?

Peço desculpa pela minha ignorância.

Condução vertical? O que é condução vertical????
José António Ferreira

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #41 em: 06 de Fevereiro de 2023, 14:24 »
Existem vários tipos de capacetes para as mais variáveis situações e tipos de utilização, acho que isso é do conhecimento geral.
A minha pergunta é:

Existem capacetes para uma condução mais vertical em estrada que não afetem a aerodinâmica?

Peço desculpa pela minha ignorância.


Convém começar por escolher que tipo de capacete, jet, modular ou integral?, depois podes procurar por urban, comute, road ou touring, como por exemplo aqui:

https://www.motocard.com/en/blog/comparisons-and-rankings/helmets/best-motorcycle-helmets-price-opinions/

  ou   aqui:   

https://www.revzilla.com/motorcycle-helmets?view_all=true&page=1&limit=96&price_min=19&price_max=4096&has_loyalty_discount=false&is_new=false&is_sale=false&is_made_in_usa=false&is_holiday=false&is_blemished=false&sort=best_seller&fit=

ou neste mesmo fórum  ;)


« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2023, 14:28 por moto2cool »
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Júlio Brandão

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jan 2023
  • Mensagens: 6
  • Localidade: Alverca
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: MP3 LT400
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #42 em: 06 de Fevereiro de 2023, 15:20 »
Condução vertical? O que é condução vertical????
[/quote

Peço desculpa se não me fiz entender pois sou leigo nestas coisas...
Eu chamo a uma condução vertical o andar com a cabeça direita e não com a cabeça curvada/baixa,... quando sentado na mota ter uma postura direita, com a cabeça direita.

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #43 em: 07 de Fevereiro de 2023, 11:42 »
Companheiro Júlio
A meu ver, a tua preocupação com a escolha do capacete resume-se ao tipo (Jet, Modular ou Integral) porque, por norma, as scooters veem equipadas com vidros frontais "suficientemente grandes" para nos protegerem do vento.
É a minha opinião
 _convivio_
Rui