Geral > Capacetes

Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens

(1/9) > >>

Ferro:
O capacete é o único acessório obrigatório por lei para conduzir uma scooter.
Em função da utilização que lhe irá dar, escolha entre 4 segmentos diferentes : Jet, Integrais, Modulares e de Cross.


Jet - ligeiro, arejado e económico
É o capacete mais agradável de utilizar … mas protege menos. Oferece um bom campo de visão e um excelente arejamento, no entanto não protege a cara. É acima de tudo um capacete confortável, ideal para a cidade, para pequenos trajectos ou para o verão.


Integral – protecção máxima
Porque envolve a totalidade do rosto, o capacete integral é o mais “seguro”. A viseira regulável em abertura permite gerar mais ou menos ar no seu interior (evacuação rápida do embaciamento) sem deixar que a água entre no interior. Este capacete oferece a melhor relação segurança/conforto/preço. A sua principal desvantagem é o reduzido o ângulo de visão, o que é prejudicial ao nível da protecção activa.


Modular - polivalência
É um misto de capacete integral e capacete jet , o modular é polivalente : cidade, estrada, auto-estrada… Podemos abri-lo a baixas velocidades e fechá-lo em estrada. Assegura uma boa protecção conferindo um óptimo conforto, no entanto é sempre mais pesado e mais caro. Alguns modelos estão homologados como integrais e modulares.


Cross – vocacionado para o todo o terreno
Utilizado principalmente para as provas TT, o capacete de Cross protege particularmente bem ao mesmo tempo que permite um arejamento muito bom. Concebido para a condução a baixa velocidade, a sua forma está pouco adaptada aos grandes trajectos em estrada ou auto-estrada, acima de tudo porque é bastante ruidoso e não dispõe de viseira. Acessório indispensável: óculos compatíveis.

Fontes:
http://www.norauto.pt/index.php?id=259&serv=6&fs=69
http://www.inter-bike.co.uk/features-motorcycling/motorcycle-feature-articles/2810-the-difference-between-motorcycle-helmet-brands.html
Traduzido e adaptado por
Amadeu Ferro/2010

Paulo Varela:
Antes de mais, excelente Tópico...
Eu, quando comecei nisto das scooters e tinha a minha Gilera Stalker 50, só tinha um capacete... um Jet CMS (ainda o tenho para os penduras). Era fresquinho no Verão e no Inverno, nada que um cachecol não resolvesse...
Mas depois, quando comprei a X-Max, pensei melhor em segurança e já comprei blusão com protecções e claro, outro tipo de capacete... e a pancada foi tão grande que comprei integral... muito mais seguro...
Agora acho que não se deve estar nem tanto ao mar nem tanto à terra... tenho um modular... é muito mais versátil... Dá para o Inverno e para o Verão sem comprometer tanto a segurança...
Para mim é importante mais uma coisa, a viseira interior para o Sol... tipo Top Gun... sempre que comprar um capacete, tem de ter isto... para além de usar óculos e dar um jeitão, a verdade é que uso mais a mota de manhã e ao fim do dia... e todos nós sabemos o quanto chateia aquele sol baixo...

kota:
Sobre os capacetes; sem dúvida que os Integrais são os de maior segurança, os Modulares vêm a seguir, mas meus amigos, como eu gosto de usar os jet.
Há uns modelos que são jet, mas com queixeira que é removível são muito fixes, embora mais carotes.

PALMABLUE:
Olá Companheiros,
Excelente tópico.
Tudo isto é tão natural para quem já anda à muito tempo que, por vezes, nem pensa como é importante para quem começa!
Fiquei completamente elucidado!
Abraços e... Boas Curvas

ondando:
Boas!
O que pensam do nolan n90 (modular)? comprei um e estou contente embora o peso, principalmente à frente seja menos agradável. O que não gosto é do pinlock, preferia uma viseira normal anti-embaciamento e não sei se dá para mudar!
Cumprimentos e boas curvas.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa