Autor Tópico: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens  (Lida 37154 vezes)

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« em: 25 de Dezembro de 2009, 20:21 »
O capacete é o único acessório obrigatório por lei para conduzir uma scooter.
Em função da utilização que lhe irá dar, escolha entre 4 segmentos diferentes : Jet, Integrais, Modulares e de Cross.


Jet - ligeiro, arejado e económico
É o capacete mais agradável de utilizar … mas protege menos. Oferece um bom campo de visão e um excelente arejamento, no entanto não protege a cara. É acima de tudo um capacete confortável, ideal para a cidade, para pequenos trajectos ou para o verão.


Integral – protecção máxima
Porque envolve a totalidade do rosto, o capacete integral é o mais “seguro”. A viseira regulável em abertura permite gerar mais ou menos ar no seu interior (evacuação rápida do embaciamento) sem deixar que a água entre no interior. Este capacete oferece a melhor relação segurança/conforto/preço. A sua principal desvantagem é o reduzido o ângulo de visão, o que é prejudicial ao nível da protecção activa.


Modular - polivalência
É um misto de capacete integral e capacete jet , o modular é polivalente : cidade, estrada, auto-estrada… Podemos abri-lo a baixas velocidades e fechá-lo em estrada. Assegura uma boa protecção conferindo um óptimo conforto, no entanto é sempre mais pesado e mais caro. Alguns modelos estão homologados como integrais e modulares.


Cross – vocacionado para o todo o terreno
Utilizado principalmente para as provas TT, o capacete de Cross protege particularmente bem ao mesmo tempo que permite um arejamento muito bom. Concebido para a condução a baixa velocidade, a sua forma está pouco adaptada aos grandes trajectos em estrada ou auto-estrada, acima de tudo porque é bastante ruidoso e não dispõe de viseira. Acessório indispensável: óculos compatíveis.

Fontes:
http://www.norauto.pt/index.php?id=259&serv=6&fs=69
http://www.inter-bike.co.uk/features-motorcycling/motorcycle-feature-articles/2810-the-difference-between-motorcycle-helmet-brands.html
Traduzido e adaptado por
Amadeu Ferro/2010
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2010, 23:17 por Ferro »


Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #1 em: 25 de Dezembro de 2009, 20:57 »
Antes de mais, excelente Tópico...
Eu, quando comecei nisto das scooters e tinha a minha Gilera Stalker 50, só tinha um capacete... um Jet CMS (ainda o tenho para os penduras). Era fresquinho no Verão e no Inverno, nada que um cachecol não resolvesse...
Mas depois, quando comprei a X-Max, pensei melhor em segurança e já comprei blusão com protecções e claro, outro tipo de capacete... e a pancada foi tão grande que comprei integral... muito mais seguro...
Agora acho que não se deve estar nem tanto ao mar nem tanto à terra... tenho um modular... é muito mais versátil... Dá para o Inverno e para o Verão sem comprometer tanto a segurança...
Para mim é importante mais uma coisa, a viseira interior para o Sol... tipo Top Gun... sempre que comprar um capacete, tem de ter isto... para além de usar óculos e dar um jeitão, a verdade é que uso mais a mota de manhã e ao fim do dia... e todos nós sabemos o quanto chateia aquele sol baixo...
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


Offline kota

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 397
  • Localidade: Quinta do Anjo
  • Nova experiência (Roda Alta)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Citycom 300i
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #2 em: 25 de Dezembro de 2009, 22:48 »
Sobre os capacetes; sem dúvida que os Integrais são os de maior segurança, os Modulares vêm a seguir, mas meus amigos, como eu gosto de usar os jet.
Há uns modelos que são jet, mas com queixeira que é removível são muito fixes, embora mais carotes.
Membro CPM nº5

Offline PALMABLUE

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 510
  • Localidade: Cascais
  • Honda Integra
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC700D Integra
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #3 em: 04 de Dezembro de 2010, 14:42 »
Olá Companheiros,
Excelente tópico.
Tudo isto é tão natural para quem já anda à muito tempo que, por vezes, nem pensa como é importante para quem começa!
Fiquei completamente elucidado!
Abraços e... Boas Curvas
Sym Fidlle II
Peugeot Geopolis 250 premium
Honda NC700D Integra

ondando

  • Visitante
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #4 em: 24 de Outubro de 2012, 23:05 »
Boas!
O que pensam do nolan n90 (modular)? comprei um e estou contente embora o peso, principalmente à frente seja menos agradável. O que não gosto é do pinlock, preferia uma viseira normal anti-embaciamento e não sei se dá para mudar!
Cumprimentos e boas curvas.

fernandosimoes

  • Visitante
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #5 em: 27 de Abril de 2014, 23:04 »
Boas!

Apesar de vários capacetes que tenho,  o modular é o que prefiro pela sua diversidade de utilização. 

BC.

interceptor

  • Visitante
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #6 em: 27 de Abril de 2014, 23:11 »
Eu continuo a preferir o integral pela segurança e principalmente pelo conforto oferecido pela ligeireza do mesmo. Já tive um modular, era bastante pesado e ao fim de pouco tempo provocava-me dores no pescoço. Não lhe nego qualidades mas para mim não serve.

LWillow

  • Visitante
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #7 em: 27 de Abril de 2014, 23:38 »
A compra de um modular só se justifica pela parte económica do assunto  _reg_ pois se na "época boa" (Primavera/  Verão)  90% dos possuidores andam com a viseira levantada equivale a andar com um jet , com o inconveniente de ser mais pesado que um jet (pois não acredito que andem a levantar e a baixar a viseira sempre que aparece uma curva ou que façam uma ultrapassagem  _pensador_) . 
Eu tenho 2 capacetes : um jet Nolan para 7 meses do ano e um integral Caberg para algumas das outras saídas que acontecem de Novembro a Março . Tenho também um modular mas está pendurado ainda praticamente sem uso  _Rolley_ .

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 819
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #8 em: 28 de Abril de 2014, 09:35 »
Boas!

Apesar de vários capacetes que tenho,  o modular é o que prefiro pela sua diversidade de utilização. 

BC.

Então para mim que tenho óculos  _Rolley_  é muuiiiiitoooooooooo mais pratico  _pol_

Abraço
s
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...

pedro diniz.

  • Visitante
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #9 em: 28 de Abril de 2014, 18:40 »
 Eu durante algum tempo usei um jet para o verão que é muito bom quando chegava ao inverno a coisa já estava mal _thumbdown_.
 Fiz a compra de um novo capacete optei pelo um integral pelo o motivo ser mais seguro e mais leve  _pol_ habituem ao integral para tudo que é sitio e já pouco uso o jet.
Eu tanho reparado no pessoal que anda com motos R e outras usam muito o integral .
Tirando a queles senhores já como alguma idade nas suas 50cc andam com chapéu na cabeça e uma espece de capacete por cima do chapéu _policia_ _martelada_ já não falando da fivela que não vai  apertada .
Sobre a resposta do tipo de capacete eu prefiro o integral _pol_

Abraços scooter_     

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #10 em: 28 de Abril de 2014, 19:53 »
Bom post principalmente para maçaricos como eu  _corado_ ainda à pouco adquiri um capacete e escolhi o AGV Longway 2 é modular e tem pala do sol externa gosto bastante pois como também uso óculos acaba por ser bem versátil.  _lool_

Cumps
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Gabry2977

  • Visitante
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #11 em: 29 de Julho de 2014, 17:07 »
Muito bom tópico.
Vou brevemente adquirir uma SYM gts evo 125 e não sabia que capacete comprar... Obrigado.

speed78

  • Visitante
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #12 em: 20 de Agosto de 2014, 17:52 »
Eu tenho um jet da Nexx e um modular da LS2 que comprei em Espanha, a um otimo preço.
O Jet só mesmo se for andar durante o dia com muito calor, pois não é muito confortável e faz muito barulho.
O Modular LS2, a meu ver, preço qualidade é otimo, apenas a qualidade da viseira interior de sol poderia ter uma melhor qualidade.Tenho instalado o sistema de som da Nexx e funciona lindamente e até é silencioso e não muito pesado.Não podemos esquecer que custou apenas 90 euros, ou seja, não tem q qualidade de um Araia ou Shoei que custam 500-600 euros  :)

Marco46

  • Visitante
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #13 em: 20 de Agosto de 2014, 18:13 »

Tenho os melhores e mais belos capacetes do Mundo e sao integrais. AGV VR46 Replicas K3 

um deles com viseira espelhada laranja para se ver bem nos dias de nevoeiro e neblina

Integrais só têm um defeito, no Verão sao quase impossiveis de serem usados a certas horas do dia, de resto sempre integrais.


Pá voltinha saloia e com bom tempo tenho um jet LS2 que dá para a filha tambem! ;)


Saudações

 _convivio_




« Última modificação: 20 de Agosto de 2014, 18:17 por Marco46 »

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #14 em: 20 de Agosto de 2014, 20:39 »
Desde há um ano que uso integral, um HJC-IS17 e não quero outra coisa. E mesmo em dias muito quentes, não tive qualquer problema pois tem boa ventilição e se foor preciso abre-se a viseira.

A segurança acima de tudo!
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #15 em: 14 de Abril de 2015, 20:47 »
Obrigado  por este tópico, muito elucidativo, como faço quase só cidade e acessos à cidade, optei por um jet. No inverno logo verei  _pensador_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Jojozeus

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 9
  • Localidade: sintra
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 125 ABS
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #16 em: 10 de Agosto de 2015, 19:06 »
 8)olá a todos, andei a ver vários capacetes das mais variadas marcas ( sempre capacetes modelares) e fiquei entre o CABERG DUKE E O GIVI X.09, depois de falar com vários entendidos na matéria ( vendedores), qualidade versus preço, decidi comprar um capacete, da marca CABERG DUKE PRETO BRILHANTE c/pin lock ( modelar) paguei 179€, gostaria de saber a vossa opinião.
acerca deste modelo e da marca.

obrigado,

abraço a todos
 scooter_

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #17 em: 10 de Agosto de 2015, 20:53 »
O caberg duke tem peço acessível porque já não é um modelo recente, e tem classificação máxima no teste sharp (5 estrelas). Há para aí capacetes bonitos, caros e de marcas famosas que têm classificação de segurança inferior.
Eu tenho um caberg duke branco ;)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Du Art

  • Visitante
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #18 em: 10 de Agosto de 2015, 22:17 »
Boas, parabéns pelo excelente tópico.

Eu comecei a andar de mota no final de Abril, comprei um AGV K3 SV integral de cor branca, estou super contente e não passo mal com o calor a ventilação é óptima e a segurança para mim vem em primeiro.

Abraço a todos.

Gnlopes

  • Visitante
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #19 em: 10 de Agosto de 2015, 23:17 »
Eu comprei um modelar da Haisen cinzento com óculos de sol incorporados e até á data não tenho queixas. Constou-me 60€. Abraço.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

VPB1970

  • Visitante
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #20 em: 28 de Agosto de 2015, 00:43 »
Boas.

Eu tenho um modular Schubert c3 branco para as viagens e voltas maiores e um Hjc fb-jet branco para a "scoot"

Deixem que acrescente que os capacetes abertos (jet) não são todos iguais. Há os "meio capacete" (half helmet), os abertos convencionais (sem viseira (o típico "penico") e os 3/4 , que é o caso do meu jet. São capacetes quase fechados, faltando apenas a queixeira, onde as laterais chegam quase á boca , abarcando as bochechas, e com viseira que protege toda a cara até ao queixo.

Nada protege como um integral, basta ver as classificações "Sharp". No meu caso, por usar óculos, os modulares e mesmo o 3/4 são o ideal, um bom compromisso.

Uma regra que cumpro há muito tempo é o capacete ser branco. Existem estudos que confirmam que o uso de um capacete branco diminui o risco de acidente, conferindo mais visibilidade ao motociclista, facto potenciado por ser sempre o ponto mais alto do binómio motociclista-moto.

« Última modificação: 28 de Agosto de 2015, 12:30 por VPB1970 »

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #21 em: 28 de Agosto de 2015, 09:39 »

Uma regra que cumpro há muito tempo é o capacete ser branco. Exitem estudos que confirmam que o uso de um capacete branco diminui o risco de acidente, conferindo mais visibilidade ao motociclista, facto potenciado por ser sempre o ponto mais alto do binómio motociclista-moto.

Aqui 100% de acordo. Os meus dois capacetes em uso, são brancos e algum que venha a adquirir no futuro, tentarei que seja branco também, acho que um capacete branco é muito mais eficaz, no que á visibilidade diz respeito, do que por exemplo um colete refletor, a maioria de nós usa top case, para quem segue atrás nós ou que circule em sentido contrário, apenas vai ver o sair fora da linha da top case e do vidro da scooter/mota, ora é nessa lógica, que eu acho que capacete com uma cor branca ou fluorescente conforme o gosto, se torna muito mais eficaz.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline las125

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2015
  • Mensagens: 288
  • Localidade: Corroios
  • Devagar, devagarinho...
  • Marca: BMW
  • Modelo: F700GS
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #22 em: 18 de Novembro de 2015, 23:38 »
Totalmente de acordo, a cor do capacete branco ajuda grandemente na visibilidade.
Eu, a minha mulher e os meus 2 filhos usam capacetes totalmente brancos.
Eu como enlatado noto isso constantemente.
Outro dia vi um k7 laranja vivo que também saltou à vista.
Na zona onde moro tem troços de estrada escuros e, de noite, tudo faz diferença.
Mota de cor clara, reflectores nas rodas, colete de alta visibilidade, tudo ajuda e muito.
A moda do preto mate é 'cool' mas nada bom para a segurança passiva.
BMW F700GS
Yamaha yp250
Piaggio Ciao x2 - infinitas!

Offline las125

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2015
  • Mensagens: 288
  • Localidade: Corroios
  • Devagar, devagarinho...
  • Marca: BMW
  • Modelo: F700GS
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #23 em: 18 de Novembro de 2015, 23:44 »
Contribuo com a minha experiência de idas ao 'tapete'.
Fui 2 únicas vezes, uma óleo numa curva e outra um enlatado faz inversão de marcha sem me ver.
Das duas vezes o queixo (do k7) tocou no chão.
Não tenho qualquer dúvida quanto à segurança de um integral e modelar (fechado).
BMW F700GS
Yamaha yp250
Piaggio Ciao x2 - infinitas!

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Os diferentes tipos de capacetes - vantagens e desvantagens
« Responder #24 em: 30 de Janeiro de 2017, 14:05 »
Este topico já tem 2 anos, mas pelo que percebi o capacete mais seguro é o integral correto?

O modelar apesar de ter a vantagem de obstruir menos a visão angular e ser mais pesado tem a desvantagem se cair-mos não proteger a parte frontal em caso de ir aberto é isso?