Autor Tópico: Sym Gts 125 - BUM!!! O motor explodiu!  (Lida 32171 vezes)

AJA

  • Visitante
Sym Gts 125 - BUM!!! O motor explodiu!
« em: 10 de Outubro de 2013, 15:20 »
Boas,

Vinha eu ontem na minha vidinha de manhã para o trabalho no eixo Norte - Sul, via da esquerda, logo a seguir à saída para a Estados Unidos da América, quando.....BUM! - barulho que parecia uma bomba, fiquei envolto numa nuvem de fumo branco (que me parecia que a motoreta tinha pegado fogo), liguei os 4 piscas, comecei a esbracejar para os carros que vinham atrás de mim e lá consegui encostar à berma. Cortei a corrente por precaução, chamei a a assistência em viagem e lá foi para a Lombas e Curvas (que por acaso não foi onde comprei, mas onde tenho feito a assistência desde os 1000 km).

Lá chegados expliquei a situação e disseram-me prontamente que iriam acionar a garantia - motor novo (que espero que chegue rapidamente). Pelo que percebi já não é a primeira.

Porque é que aconteceu isto a uma mota de maio deste ano com 7501 Km? Com as revisões certinhas e em dia? Não sei!

Tinha verificado o nível do óleo no domingo (rotina que faço todos os fds), pressão dos pneus, etc... Sei que não aqueceu nem acendeu qualquer luz de aviso porque, à semelhança do hábito que tenho nos automóveis, estou frequentemente a olhar para o painél de instrumentos. De salientar que após este incidente, dá-se à chave, faz o "check" - tudo ok!!! Não fosse o facto de não pegar e o ruído (estridente) que faz quando se tenta por a trabalhar (efetuado durante 1 segundo na loja) e nem se daria por nada...

Enfim...Agora estou apeado  :'( espero que por pouco tempo (no L&C disseram-me que o motor poderia chegar ainda esta semana).

Abraços e até já  scooter_

AJA

 

« Última modificação: 23 de Dezembro de 2014, 07:53 por santos466 »

Offline MIGMATA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 602
  • Localidade: TERCENA
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TRICITY 300
Re: BUM!!! O motor explodiu!
« Responder #1 em: 10 de Outubro de 2013, 15:26 »
E pelo vistos infelizmente não vai ser a ultima.
Ainda esta semana foi para lá a do nosso companheiro PCosta, só não deitou fumo, de resto tudo igual.
Um abraço.
« Última modificação: 10 de Outubro de 2013, 15:28 por MIGMATA »
Enfrente seus medos, viva seus sonhos...


Offline jorgevaz

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 329
Re: BUM!!! O motor explodiu!
« Responder #2 em: 10 de Outubro de 2013, 15:34 »
 :o
Será o tal problema que tem levado à recolha para subsituição da cavilha da biela?!

Votos de uma rápida e satisfatória resolução desse problema

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: BUM!!! O motor explodiu!
« Responder #3 em: 10 de Outubro de 2013, 15:57 »
Já me aconteceu o motor (1.9TDI) com 9000km gripar no meio da A1.

Accionei a garantia, meteram-me um motor novo, mas disseram-me: "isto não é um motor a gasolina".

Pode acontecer aos melhores. Já agora digo-vos: toda a gente fala mal da Piaggio, mas aquilo é in-des-tru-tível.

Vai com calma no motor novo porque à segunda se calhar já não se chegam à frente....

AJA

  • Visitante
Re: BUM!!! O motor explodiu!
« Responder #4 em: 10 de Outubro de 2013, 16:07 »
Já me aconteceu o motor (1.9TDI) com 9000km gripar no meio da A1.

Accionei a garantia, meteram-me um motor novo, mas disseram-me: "isto não é um motor a gasolina".

Pode acontecer aos melhores. Já agora digo-vos: toda a gente fala mal da Piaggio, mas aquilo é in-des-tru-tível.

Vai com calma no motor novo porque à segunda se calhar já não se chegam à frente....

Pedro, desculpa discordar mas se voltar a acontecer AZAR O DELES - leia-se importador/marca (não o representante), e o meu que fico entretanto apeado. Terão que se chegar à frente nem que isso implique a colocação 1 motor novo por mês!!! Fiz tudo como mandam as regras - rodagem, revisões sempre a horas, verificações periódicas, etc...

Abraço,

AJA

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: BUM!!! O motor explodiu!
« Responder #5 em: 10 de Outubro de 2013, 16:21 »
Claro que sim, tens razão, mas estas coisas são sempre demoradas, chatas, metem às vezes advogados, e acabam por moer a mioleira.

Se vocês fizerem 'tuning' dizem logo que a culpa é vossa: é por isso que não faço 'tuning' e recomendo a todos que não façam.

A SYM tem que resolver o problema, até porque um motor normal 125 de 14 cavalos não está "esforçado".

Pedro, desculpa discordar mas se voltar a acontecer AZAR O DELES - leia-se importador/marca (não o representante), e o meu que fico entretanto apeado. Terão que se chegar à frente nem que isso implique a colocação 1 motor novo por mês!!! Fiz tudo como mandam as regras - rodagem, revisões sempre a horas, verificações periódicas, etc...

Abraço,

AJA

RCEu

  • Visitante
Re: BUM!!! O motor explodiu!
« Responder #6 em: 10 de Outubro de 2013, 16:28 »
Não tinha reparado que tinhas aberto este tópico e acabei por deixar os comentários no teu DB.


Espero mesmo que tudo se resolva rapidamente e que depressa tenhas a tua  scooter_

AJA

  • Visitante
Re: BUM!!! O motor explodiu!
« Responder #7 em: 10 de Outubro de 2013, 17:15 »
Não tinha reparado que tinhas aberto este tópico e acabei por deixar os comentários no teu DB.


Espero mesmo que tudo se resolva rapidamente e que depressa tenhas a tua  scooter_

Élio,

Sem problema  _pol_.

Se tudo correr bem talvez já a tenha hoje  _lool_ com motor novo  _pol_ (espero que este não tenha os tais problemas de cavilhas, ou bielas ou pistões ou o raio que o parta). Agora tenho que ouvir dos colegas... "pois, motas chinesas é o que dá!!!" e nem vale a pena explicar a diferença que existe para as "tais chinesas" de marcas por exemplo como a SYM e a Kymco.

Abraço,

AJA

tparracho

  • Visitante
Re: BUM!!! O motor explodiu!
« Responder #8 em: 10 de Outubro de 2013, 17:21 »
Boas, ainda bem que no meio de toda essa confusão, conseguiste sair ileso, isso é o mais importante.

Espero que o novo motor já tenha todos os problemas resolvidos pela Sym e te dê para muitos km.

problemas de fabrico, infelizmente, podem acontecer a qualquer um, mesmo em motores que não tenham sido alvo de mudanças por parte da marca. basta que uma série de um determinado componente do motor seja fabricada com material de inferior qualidade, ou cuja máquina que faz a peça está mal calibrada e pronto.

O que importa é que a assistência foi rápida a disponibilizar novo motor e dentro da garantia como mandam as regras.  _convivio_

AJA

  • Visitante
Re: BUM!!! O motor explodiu!
« Responder #9 em: 10 de Outubro de 2013, 18:22 »
Boas, ainda bem que no meio de toda essa confusão, conseguiste sair ileso, isso é o mais importante.

Espero que o novo motor já tenha todos os problemas resolvidos pela Sym e te dê para muitos km.

problemas de fabrico, infelizmente, podem acontecer a qualquer um, mesmo em motores que não tenham sido alvo de mudanças por parte da marca. basta que uma série de um determinado componente do motor seja fabricada com material de inferior qualidade, ou cuja máquina que faz a peça está mal calibrada e pronto.

O que importa é que a assistência foi rápida a disponibilizar novo motor e dentro da garantia como mandam as regras.  _convivio_

Nem mais!

Se vai dar para muitos Km....espero bem que sim. Mas se calhar nas mãos de outro(a) que já estou a tirar a carta e já tenho aí uns modelos em vista  _pol_

Abraço,

AJA

Johnny89

  • Visitante
Re: BUM!!! O motor explodiu!
« Responder #10 em: 10 de Outubro de 2013, 19:38 »
Dessa não estava à espera _confuso_

Nem sabia que tal já tinha acontecido com outras Sym!

Se vai dar para muitos Km....espero bem que sim. Mas se calhar nas mãos de outro(a) que já estou a tirar a carta e já tenho aí uns modelos em vista  _pol_

Eu não voltava a confiar numa marca após um acontecimento desses, pondo em risco o condutor e os demais.

m00n

  • Visitante
Re: BUM!!! O motor explodiu!
« Responder #11 em: 10 de Outubro de 2013, 19:51 »
Pode ter sido defeito de alguma peça de fabrica? Eu mudava de marca, eu com a honda problemas de motor nunca tive, e alem desta scooter tenho outra da honda com 21 anos e ando com ela aos fins de semana, mas isto é a minha opinião.

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: BUM!!! O motor explodiu!
« Responder #12 em: 10 de Outubro de 2013, 19:53 »
Companheiro, lembra-te que esse motor novo que te vão meter, a partir da data em que fores levantar a mota, tem mais 2 anos de garantia. Portanto se voltar a acontecer, as vezes que acontecer, eles não têm nada que abir a boca sequer... leva motor novo e pronto.

Se daqui a 1 ano e 11 meses, o motor berrar, metem novo.

Convem é trazeres uma copia da folha de obra, ou qualquer comprovativo, em como te instalaram nessa data um motor novo ao abrigo da garantia. Não te esqueças disto pois é muito importante caso venhas a ter mais alguma explosão inesperada.

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: BUM!!! O motor explodiu!
« Responder #13 em: 10 de Outubro de 2013, 20:36 »

Companheiro, boa sorte com o novo motor
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline PFSCOSTA

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2012
  • Mensagens: 131
  • Localidade: Barreiro
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-Adv
Re: BUM!!! O motor explodiu!
« Responder #14 em: 10 de Outubro de 2013, 22:11 »
Companheiros,

pois é... o motor da minha GTS também deixou de trabalhar, começou por fazer um barulho como se tivesse algo solto até que abanou, deu um esticão e desligou... por breves momentos pensei que aquilo ia correr mal mas lá a levei até a berma.... não deitou fumo nem nada, simplesmente parou.

O meu primeiro pensamento foi para a correia, teria partido ? não é normal com 8000Km mas podia ter sido, ainda tentei ligar a scooter de novo mas não dava nada.  :-[

Lá peguei no telefone e liguei para a Lombas e Curvas, depressa fui atendido pelo Carlos Lebre a quem expliquei o que tinha acontecido e que me disse imediatamente para não insistir com a scooter e acionar a assistência em viagem e mandar a mota para lá.

Resultado... motor novo.

Devo salientar a rapidez e profissionalismo com que a Lombas & Curvas na pessoa do Carlos Lebre que tratou de tudo acionando a garantia sem perguntas nem porquês, o mesmo digo do importador que rápidamente enviou um motor para substituição.

Continuo a acreditar e a confiar na SYM bem como na qualidade da mesma, uma peça com defeito não é o suficiente para eu deixar de confiar na marca, o que aconteceu pode acontecer em qualquer marca e todos nós sabemos muito bem disso.

Amanhã vou buscar a scooter... já está pronta.  _pol_

Abraços a todos.
Sym GTS 125i -»  Maxsym 600 -» Honda X-Adv

AJA

  • Visitante
Re: BUM!!! O motor explodiu!
« Responder #15 em: 10 de Outubro de 2013, 22:34 »
Companheiros,

pois é... o motor da minha GTS também deixou de trabalhar, começou por fazer um barulho como se tivesse algo solto até que abanou, deu um esticão e desligou... por breves momentos pensei que aquilo ia correr mal mas lá a levei até a berma.... não deitou fumo nem nada, simplesmente parou.

O meu primeiro pensamento foi para a correia, teria partido ? não é normal com 8000Km mas podia ter sido, ainda tentei ligar a scooter de novo mas não dava nada.  :-[

Lá peguei no telefone e liguei para a Lombas e Curvas, depressa fui atendido pelo Carlos Lebre a quem expliquei o que tinha acontecido e que me disse imediatamente para não insistir com a scooter e acionar a assistência em viagem e mandar a mota para lá.

Resultado... motor novo.

Devo salientar a rapidez e profissionalismo com que a Lombas & Curvas na pessoa do Carlos Lebre que tratou de tudo acionando a garantia sem perguntas nem porquês, o mesmo digo do importador que rápidamente enviou um motor para substituição.

Continuo a acreditar e a confiar na SYM bem como na qualidade da mesma, uma peça com defeito não é o suficiente para eu deixar de confiar na marca, o que aconteceu pode acontecer em qualquer marca e todos nós sabemos muito bem disso.

Amanhã vou buscar a scooter... já está pronta.  _pol_

Abraços a todos.

Companheiro,

A tua com 8000, a minha com 7501 km - para ser mais exato. Apesar do susto, que já lá vai, a tristeza que senti na altura...

As boas notícias são que....também já está pronta e já a fui buscar  _lool_ uma vez que trabalho perto do Lombas e Curvas.

Também quero deixar palavras de agradecimento especial a toda a equipa do Lombas e Curvas pelo profissionalismo, atenção e celeridade que dedicaram a este assunto. Um exemplo, sem dúvida, a seguir.

No entanto...
Mesmo sabendo que a celeridade se deveu, em parte, ao empenho do importador, que rapidamente, pelo menos no meu caso, disponibilizou um novo motor, não poderei de deixar de formalizar uma reclamação por escrito (endereçada ao importador) - era do seu conhecimento que este problema poderia acontecer numa série específica deste modelo. Não se compreende que não tenham verificado quais os modelos a circular e não tenham contactado de imediato os seus proprietários. No meu caso, não tenho dúvidas que aquela fumarada toda me salvou de um possível embate. Não esquecer que circulava na via da esquerda no eixo N-S, perto das 09h00, a cerca de 100 km/h com carros atrás, e nos lados nas restantes vias, tendo que as atravessar para imobilizar a mota na berma. Felizmente, tive o sangue frio de acionar a sinalização de emergência logo que ouvi e senti o estrondo e com o braço direito sinalizar (mais a abanar feito doido e com olhos de terror) a manobra aos restantes condutores.

O meu muito obrigado a todos pelos vossos comentários e em especial ao LOMBAS E CURVAS.

Abraços,

AJA     

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: BUM!!! O motor explodiu!
« Responder #16 em: 10 de Outubro de 2013, 23:30 »
Viva!

Independente da celeridade e profissionalismo, concordo que efectues uma exposição ao importador demonstrando o teu desagrado.

Quando a Sym se está a afirmar como uma marca das marcas com o maior rácio fiabilidade(qualidade)/custo no mercado, este tipo de problemas em nada ajuda a manter este rácio.

Estou certo que este problema é pontual e a Sym vai continuar a brindar-nos com excelentes scooters a um preço "acessível".

Agora é rodar o punho.  scooter_

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

jpgjpg

  • Visitante
Re: BUM!!! O motor explodiu!
« Responder #17 em: 11 de Outubro de 2013, 10:27 »
Que grande aborrecimento!!!!

Já se sabe quais os modelos afetados? Ou seja, são as produzidas entre que datas?

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: BUM!!! O motor explodiu!
« Responder #18 em: 11 de Outubro de 2013, 19:45 »
Pois eu tambem sinceramente não quero parecer contra a Sym, até porque todos os dias as vejo a andar e bem...

Agora realmente acho um pouco preocupante estarem a partir assim... uma coisa era se fosse um caso isolado, mas neste caso não o é...

Que seja defeito de fabrico, de montagem, ou o que for, infelizmente demonstra má qualidade...  :-\

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: BUM!!! O motor explodiu!
« Responder #19 em: 11 de Outubro de 2013, 20:33 »
Companheiro tem calma que tudo se resolve problemas? Vê o meu dB de uma scooter cara ,quem fala mal do material nem o conhece nem nunca o teve e MT menos percebe do assunto e o que me irrita ns carros pois tb  tenho um fiat e toda a gente diz mal pq houve daqui e dali e nunca os tiveram eu digo ,faço 30 por uma linha  a eles e não me dão problemas  e já tive 5 todos o diferentes.
Se esse motor tem defeitos azar o deles,lembra te que por lei o tempo de imobilização não conta para a data da garantia
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: BUM!!! O motor explodiu!
« Responder #20 em: 11 de Outubro de 2013, 22:10 »
Viva AJA, hoje fui eu que estive à conversa contigo em andamento ;)

Estava a dizer-te que julgo ter passado por ti no dia que a Sym deu o estoiro, já só te cumprimentei nesse dia pelo retrovisor, pois não ia muito devagar.

Boas curvas!

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: BUM!!! O motor explodiu!
« Responder #21 em: 11 de Outubro de 2013, 22:34 »
Estive a ler o que te aconteceu companheiro e pelas mensagens seguintes já percebi que não foste o único a quem o motor resolveu pregar uma valente partida.

O que há a retirar de bom nesta situação no mínimo desagradável, é que o concessionário e consequentemente o importador, deram uma boa prova de seriedade e o motor foi substituído.

RCEu

  • Visitante
Re: BUM!!! O motor explodiu!
« Responder #22 em: 12 de Outubro de 2013, 08:45 »
Mas aqui sou obrigado a tirar o chapéu, e faço-o com muito gosto, tanto à marca como ao concessionário que ficou com o problema para resolver.
É que, pelo que pude constatar, em 48 horas resolveram os problemas, que tive conhecimento.
Tudo bem, que foi a troca de um motor. Mas podiam atrasar as coisas e dizer que demorava.
Nada disso aconteceu e foram exemplares. Em minha opinião é assim que uma marca vai ganhando pontos às concorrentes.
Parabéns


Valter84

  • Visitante
Re: BUM!!! O motor explodiu!
« Responder #23 em: 12 de Outubro de 2013, 09:18 »
Eu confesso que se isso me sucedesse a mim em período de garantia não sei se não a venderia para ir para outra marca, tendo sido a assistência da sym maravilhosa ou não.

Boa sorte com o novo motor.

paulo hadyk

  • Visitante
Re: BUM!!! O motor explodiu!
« Responder #24 em: 12 de Outubro de 2013, 10:07 »
Estive a indagar aqui no porto e parece que foi um problema numa determinada sêrie de motores......aliás, como seria possível terem tantos motores para troca? Só mostra que o importador já estava de sobreaviso e que se precaveu para estas situações. Alguém foi informado dum possível recall???