Autor Tópico: Troca Roletes+correia_especificações sym gts evo  (Lida 27255 vezes)

scooteraddict

  • Visitante
Re: Troca Roletes+correia_especificações sym gts evo
« Responder #25 em: 28 de Maio de 2014, 00:28 »
Deixa-me que discorde com a tua afirmação.

Se tens de origem 10,5 grs, ao colocares uns roletes de 9,5 grs vai perder velocidade de ponta e ganhar mais aceleração. Assim perdias o tal efeito de andares a uma velocidade mais alta, com uma RPM mais baixa (que é isso que fazem os roletes mais pesados).

Isso seria verdade se substituísse  roletes convencionais por roletes convencionais. Estou a falar de roletes Dr, Pulley e nestes para teres sensivelmente o mesmo efeito deves reduzir o peso entre 10 a 15% ( já tinha explicado isso anteriormente  >:()
Se os meus de origem forem de 10.5gr (sublinho o se) dá, com uma redução de 10% - 9.5gr (+-). Estamos a falar de roletes com uma forma diferente e que permitem o variador fechar mais com a rotação. Daí poderes reduzir peso mantendo as mesmas prestações.
A coisa não é assim tão linear mas poderei outro dia com mais tempo tentar explicar melhor.

Quanto a eu dizer que os roletes de origem pesam 10.5 gr...foi o que pude apurar e não dei a certeza...mas ainda vou tirar isso a limpo.
« Última modificação: 28 de Maio de 2014, 00:45 por scooteraddict »

psyvenon

  • Visitante
Re: Troca Roletes+correia_especificações sym gts evo
« Responder #26 em: 28 de Maio de 2014, 00:34 »
Isso seria verdade se substitui-se roletes convencionais por roletes convencionais. Estou a falar de roletes Dr, Pulley e nestes para teres sensivelmente o mesmo efeito deves reduzir o peso entre 10 a 15% ( já tinha explicado isso anteriormente  >:()
Se os meus de origem forem de 10.5gr (sublinho o se) dá, com uma redução de 10% - 9.5gr (+-). Estamos a falar de roletes com uma forma diferente e que permitem o variador fechar mais com a rotação. Daí poderes reduzir peso mantendo as mesmas prestações.
A coisa não é assim tão linear mas poderei outro dia com mais tempo tentar explicar melhor.

Quanto a eu dizer que os roletes de origem pesam 10.5 gr...foi o que pude apurar e não dei a certeza...mas ainda vou tirar isso a limpo.

Esclarecido  _pol_

scooteraddict

  • Visitante
Re: Troca Roletes+correia_especificações sym gts evo
« Responder #27 em: 28 de Maio de 2014, 00:43 »
De qualquer das formas há aqui qualquer coisa que não está bem.
Já aqui temos 3 pesos diferentes (9 - 10,5 e 13 gr) para roletes de origem >:( _pensador_
A diferença entre estes valores é muito grande... mesmo muito. 0.5 gr a + ou a - já fazem diferença. Estamos a falar de diferenças de 4 gr por cada rolete _confuso_. Não pode ser
Só se os variadores fossem diferentes e não me parece _pensador_

psyvenon

  • Visitante
Re: Troca Roletes+correia_especificações sym gts evo
« Responder #28 em: 28 de Maio de 2014, 00:44 »
De qualquer das formas há aqui qualquer coisa que não está bem.
Já aqui temos 3 pesos diferentes (9 - 10,5 e 13 gr) para roletes de origem >:( _pensador_
A diferença entre estes valores é muito grande... mesmo muito. 0.5 gr a + ou a - já fazem diferença. Estamos a falar de diferenças de 4 gr por cada rolete _confuso_. Não pode ser
Só se os variadores fossem diferentes e não me parece _pensador_

Eu mandei a minha posta mas o mecânico também não tinha a certeza!  _Rolley_

scooteraddict

  • Visitante
Re: Troca Roletes+correia_especificações sym gts evo
« Responder #29 em: 28 de Maio de 2014, 00:50 »
No site da Dr. Pulley (vala o que vale...não é a SYM...) os nossos roletes de origem pesam 10,5 gr. Mas vou tentar tirar isto a limpo. Apesar de a SYM fazer um "segredo de estado" de tudo e de mais alguma coisa.
http://www.drpulley.info/drpulley_docs/Typenliste.pdf

psyvenon

  • Visitante
Re: Troca Roletes+correia_especificações sym gts evo
« Responder #30 em: 28 de Maio de 2014, 00:55 »
No site da Dr. Pulley (vala o que vale...não é a SYM...) os nossos roletes de origem pesam 10,5 gr. Mas vou tentar tirar isto a limpo. Apesar de a SYM fazer um "segredo de estado" de tudo e de mais alguma coisa.
http://www.drpulley.info/drpulley_docs/Typenliste.pdf

 _pol_

Rponte

  • Visitante
Re: Troca Roletes+correia_especificações sym gts evo
« Responder #31 em: 28 de Maio de 2014, 01:55 »

No site da Dr. Pulley (vala o que vale...não é a SYM...) os nossos roletes de origem pesam 10,5 gr. Mas vou tentar tirar isto a limpo. Apesar de a SYM fazer um "segredo de estado" de tudo e de mais alguma coisa.
http://www.drpulley.info/drpulley_docs/Typenliste.pdf

Eu também pensei que fosse 10,5gr...

scooteraddict

  • Visitante
Re: Troca Roletes+correia_especificações sym gts evo
« Responder #32 em: 23 de Junho de 2014, 15:18 »
Como não gosto de deixar os assuntos a meio aqui fica a informação:
Os roletes da minha GTS tem 18mmx14mm e pesam 10gr cada.

Cromix

  • Visitante
Re: Troca Roletes+correia_especificações sym gts evo
« Responder #33 em: 23 de Junho de 2014, 18:46 »
Estranho, segundo a.minha fatura da.revisao dos 12mil na.minha antiga GTS levei com roletes de 13g. :/

Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk


psyvenon

  • Visitante
Re: Troca Roletes+correia_especificações sym gts evo
« Responder #34 em: 15 de Maio de 2015, 21:43 »
Montei hoje uns roletes de 10grs na minha GTS 125 EVO!!

Aquilo agora basta dar ao punho e a rotação chega num instante às 8000 rpm!!

Mandei vir também os deslizadores que eles recomendam e não servem também na minha!!!  _Zang_

marzvolta

  • Visitante
Re: Troca Roletes+correia_especificações sym gts evo
« Responder #35 em: 20 de Maio de 2015, 17:48 »
Pergunta básica  _pensador_

o que sao os roletes??  _martelada_

Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: Troca Roletes+correia_especificações sym gts evo
« Responder #36 em: 20 de Maio de 2015, 17:53 »
 _convivio_ Olá
Os roletes são umas peças pequenas redondas em plástico rijo
que estão dentro do variador dos relógios suiços  _lool_  _palmas_
abraço
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

João Borges

  • Visitante
Re: Troca Roletes+correia_especificações sym gts evo
« Responder #37 em: 17 de Junho de 2015, 10:37 »
Olá!
Tenho uma Sym 125i GTS Evo.n _pol_

Venho mostrar aqui alguma da minha ignorância neste assunto! :-?

Na verdade pensava que deslizadores e roletes fossem sistemas diferentes, ou se usava roletes ou deslizadores!

Agora após ler este tópico fiquei com a ideia que se usam no mesmo sistema ao mesmo tempo!

É mesmo assim? E que vantagem, ou desvantagem advém do uso dos 2 em simultâneo?

Obrigado pela paciência a quem responder e desculpem se acabei de escrever uma barbaridade!  _martelada_

 _pt_

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Troca Roletes+correia_especificações sym gts evo
« Responder #38 em: 17 de Junho de 2015, 10:45 »
Bom dia a todo/as:

Companheiro João Borges, dá uma olhadela a esta página e ficarás a perceber o que está dento da tua scooter:

http://www.bikzshop.pt/bkzpt/artigos-tecnicos/como-funciona-a-transmissao-automatica

Cumps.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Troca Roletes+correia_especificações sym gts evo
« Responder #39 em: 17 de Junho de 2015, 12:20 »


Podem ver tbm isto --> Link


Boas curvas

As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

João Borges

  • Visitante
Re: Troca Roletes+correia_especificações sym gts evo
« Responder #40 em: 29 de Julho de 2015, 00:43 »
Muito obrigados!
 scooter_
 _pt_

Contudo a minha duvida mantém-se. Deslizadores,  roletes ou tudo ao mesmo tempo?
« Última modificação: 29 de Julho de 2015, 01:18 por João Borges »

Marco46

  • Visitante
Re: Troca Roletes+correia_especificações sym gts evo
« Responder #41 em: 29 de Julho de 2015, 19:02 »


é melhor mesmo é comprares um kit completo da polini ou malossi.

fdx que voçes complicam o que facil!!  _Rolley_

Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: Troca Roletes+correia_especificações sym gts evo
« Responder #42 em: 29 de Julho de 2015, 19:12 »
Bom dia a todo/as:

Companheiro João Borges, dá uma olhadela a esta página e ficarás a perceber o que está dento da tua scooter:

http://www.bikzshop.pt/bkzpt/artigos-tecnicos/como-funciona-a-transmissao-automatica

Cumps.
_convivio_ Olá
Companheiro João os deslizadores são aquelas 3 peças pequenas vermelhas em V que estão na rampa dos roletes
no desenho do link do Karloxilva
abraço
« Última modificação: 29 de Julho de 2015, 20:11 por Paulo Jorge Lopes »
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

João Borges

  • Visitante
Re: Troca Roletes+correia_especificações sym gts evo
« Responder #43 em: 30 de Julho de 2015, 00:40 »
_convivio_ Olá
Companheiro João os deslizadores são aquelas 3 peças pequenas vermelhas em V que estão na rampa dos roletes
no desenho do link do Karloxilva
abraço

Aaaaaaaah...! Obrigado! Agora já vi!
 _pt_

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Troca Roletes+correia_especificações sym gts evo
« Responder #44 em: 30 de Março de 2017, 10:42 »
Venho desenterrar o topico.

Alguem sabe indicar ao certo quais o peso dos roletes que trás de origem a SYM 125i GTS ABS ano 2015?

E pergunto isto para saber se tenho o peso certo dos roletes na minha, é que quando comprei ela já trazia os Dr Pulley de 10,5 grs, e tenho visto alguns a dizerem que tras de origem 10,1gr, ora se assim for o antigo proprietario colocou peso a mais e devia ser ao contrario.  _pensador_ _pensador_
« Última modificação: 26 de Abril de 2017, 12:01 por PSH72 »

Albertoliveira74

  • Visitante
Re: Troca Roletes+correia_especificações sym gts evo
« Responder #45 em: 15 de Maio de 2017, 17:52 »
Se colocou Dr pulley de 10.5 queria de certeza mais velocidade de ponta, perdendo um pouco de arranque/força.
Para quem quer melhorar o arranque, uma subida linear da velocidade e reduzir um pouco as rotações da velocidade de ponta normal da mota mete 9.5 ou até 9.0... com estas gramagens nota-se mais as diferenças porque ficas com um arranque mesmo bom e tudo o resto melhora um pouco. Mais dos que estas gramagens melhoras um pouco o arranque a a velocidade de ponta mas menos notório.

Estou à espera (comprei hoje) dos 9.5... quando vierem depois relato aqui... mas já outros o fizeram...  scooter_ _lool_

afg

  • Visitante
Re: Troca Roletes+correia_especificações sym gts evo
« Responder #46 em: 16 de Maio de 2017, 13:51 »
Boas companheiros,

Tenho que substituir os roletes da minha GTS em breve e a correia também . Vou encomendar os Dr.Pulley de 9,5 grs. , como informado pela maioria dos companheiros e a correia na Eurocorreias . A minha dúvida está nos deslizadores , os companheiros informam que os Dr.Pulley não servem na GTS , devo então utilizar os originais da SYM ?

Boas curvas,
 scooter_

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Troca Roletes+correia_especificações sym gts evo
« Responder #47 em: 16 de Maio de 2017, 14:25 »
Boas companheiros,

Tenho que substituir os roletes da minha GTS em breve e a correia também . Vou encomendar os Dr.Pulley de 9,5 grs. , como informado pela maioria dos companheiros e a correia na Eurocorreias . A minha dúvida está nos deslizadores , os companheiros informam que os Dr.Pulley não servem na GTS , devo então utilizar os originais da SYM ?

Boas curvas,
 scooter_

Na Minha SYM 125i GTS 2015 os deslizadores são uns rectagulos e não existe na DR pulley, mas estão em excelente estado.

Albertoliveira74

  • Visitante
Re: Troca Roletes+correia_especificações sym gts evo
« Responder #48 em: 17 de Maio de 2017, 13:38 »
Compreendo que os deslizadores sejam motivo de duvida, cada variador tem o seu tipo.
Os da nossa GTS são 3 quadrados de plástico (femeas) que estão enfiados na tampa metálica que tapa os roletes... estes apenas ajudam ao movimento de deslizamento desta mesma tampa provocada pela abertura do variador em velocidade.
Salvo em raras excepções não se gastam assim tanto como se julga... os deslizadores da Dr. Pulley são machos e são triangulares, não dão para as nossas Maxi.
Se os roletes estiverem bem montados (são pesados na montagem e distribuidas as diferenças de peso aos pares), esta tampa abre e fecha sem atrito, se os roletes estiverem descalibrados obrigam esta tampa a abrir torta roçando mais nas paredes do variador e por isso gastando mais os deslizadores. Basicamente ajudam ao deslizamento para não ser metal com metal.

Se não estiverem com desgaste anormal em alguma face está tudo bem, se tiverem desgaste anormal algo se passa com os roletes... convém trocar.

Outra informação... os dr. pulley não são roletes, são tambem eles deslizadores... eles não rodam/rolam dentro do variador, eles deslizam para abrir o variador... por isso no site da Dr. Pulley tens Round Rolls e Sliding Rolls, estes ultimos dão os correctos que se fala aqui.

Quando vierem os meus, tiro fotos à operação toda de mudança e partilho aqui... mas têm videos demonstrativos no YouTube... coloquem SYM GTS Dr Pulley está lá tudo explicado... abracinhos  _slb_ scooter_ _palmas_

lontro

  • Visitante
Re: Troca Roletes+correia_especificações sym gts evo
« Responder #49 em: 01 de Março de 2018, 18:10 »
gostava de saber onde mandar vir os ditos roletes em portugal..nao do site official..