Autor Tópico: Nevoeiro - Que medidas de segurança tomam?  (Lida 5415 vezes)

RCEu

  • Visitante
Nevoeiro - Que medidas de segurança tomam?
« em: 01 de Outubro de 2013, 13:36 »
Viva Companheiros:
Nestes últimos dias, o tempo não tem ajudado o pessoal das duas rodas.
Daí que ontem dei comigo a pensar o que é que o pessoal faz nestas circunstâncias. _pensador_
Ontem ao sair de casa, já com as luzes da rua apagadas, mas ainda bem escuro, apanhei não apenas chuva, mas um nevoeiro baixo, que me reduzia a visibilidade.
Hoje, para além destas condições e já que a mistura ainda não devia estar bem feita, apanhei vento.
Mas o que gostava mesmo de saber é que medidas de segurança tomam quando está este nevoeiro e chuva, com a visibilidade tão reduzida.
No meu caso optei por não ir na berma e nos locais onde a visibilidade era mesmo reduzida, liguei os 4 piscas. Se querem saber porque razão evitei a berma (onde era possível), foi apenas porque me recordei de algo que li. Com as chuvas, as bermas têm tendência em ficar mais sujas e até com algo que na véspera não estava lá. Pode assim tornar-se mais perigosa a circulação.
Assim, para além dos 4 piscas, tomam mais alguma medida no sentido de se fazerem notar perante os restantes condutores?
Querem partilhar?
« Última modificação: 01 de Outubro de 2013, 13:37 por Élio »

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Nevoeiro - Que medidas de segurança tomam?
« Responder #1 em: 01 de Outubro de 2013, 13:40 »
Par além de reduzir substancialmente a velocidade, mais por causa dos incautos que apesar da baixa visibilidade insistem em circular coma as luzes (todas) desligadas, circulo também no centro da via, isto porque penso que mais perto da berma nos tornamos menos visiveis e temos mais tendência a ser ultrapassados de qualquer maneira pelos mais apressados.

Offline MIGMATA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 606
  • Localidade: TERCENA
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TRICITY 300
Re: Nevoeiro - Que medidas de segurança tomam?
« Responder #2 em: 01 de Outubro de 2013, 14:08 »
Eu levo vestido um colete reflector
Enfrente seus medos, viva seus sonhos...


Ramos

  • Visitante
Re: Nevoeiro - Que medidas de segurança tomam?
« Responder #3 em: 01 de Outubro de 2013, 16:03 »
Eu levo vestido um colete reflector
não me dou bem com o nevoeiroé culpado de ainda andar de comboio  _Zang_ não tenho os 4 piscas. Será que o colete reflete com nevoeiro cerrado?

Offline MIGMATA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 606
  • Localidade: TERCENA
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TRICITY 300
Re: Nevoeiro - Que medidas de segurança tomam?
« Responder #4 em: 01 de Outubro de 2013, 16:07 »
não me dou bem com o nevoeiroé culpado de ainda andar de comboio  _Zang_ não tenho os 4 piscas. Será que o colete reflete com nevoeiro cerrado?

Sempre ajuda  _pol_
Pelo menos eu sinto-me mais seguro com ele.
Enfrente seus medos, viva seus sonhos...


Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Nevoeiro - Que medidas de segurança tomam?
« Responder #5 em: 01 de Outubro de 2013, 16:39 »
Eu evito andar de Mota/Scooter com nevoeiro mas, se tiver mesmo de ser então, colete refletor e 4 piscas ligados, reduzir muito o speed e auto estradas nem pensar!! Felizmente aqui nos Algarves é raro haver nevoeiro.
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline jorgevaz

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 329
Re: Nevoeiro - Que medidas de segurança tomam?
« Responder #6 em: 01 de Outubro de 2013, 17:49 »
Nestes ultimos dois dias aqui nos meus trajectos acho que ainda vou ter um avistamento do D.Sebastião  _pensador_

Confesso que quando o fiz acabei por me sentir um bocado tótó, mas a visibilidade era tão pouca que lá vai de 4 piscas ligados e quase às apalpadelas a ver o que havia à frente...

Tiraram-me um peso da consciência em saber que afinal os 4 piscas não faz de mim um tótó, ou se faz pelo menos não sou o unicoooooo

Obrigado Élio por teres a ideia de algo que me aliviou  _pol_

Pimbaaaaaaaa  _lool_

Offline faisca66

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 306
  • Localidade: Sintra - Cacém
  • Uma vez CPM, CPM para sempre
  • Marca: HONDA
  • Modelo: VFR 800
Re: Nevoeiro - Que medidas de segurança tomam?
« Responder #7 em: 01 de Outubro de 2013, 17:55 »
Conduzo por instinto e olfacto  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
 _careta_ _careta_ _careta_ _careta_ _careta_ _careta_ _careta_ _careta_

scooter_ scooter_ scooter_
FAISCA66

TwisteR

  • Visitante
Re: Nevoeiro - Que medidas de segurança tomam?
« Responder #8 em: 01 de Outubro de 2013, 19:46 »
Eu vou a rezar na maior parte do caminho, pois os deuses da Honda acharam que era um disparate ter 4 piscas na SW-T....

... brincadeiras aparte:

Moderação!

Baixa velocidade, olho constante em quem vai atrás e de lado. A ideia do colete não é mal esgalhada... Odeio conduzir com este tempo.

RCEu

  • Visitante
Re: Nevoeiro - Que medidas de segurança tomam?
« Responder #9 em: 02 de Outubro de 2013, 09:33 »
Hoje, com o nevoeiro, NO IC 19 foi um dia complicado.


O nevoeiro estava a levantar e como não chovia, foi dia de "chega pra lá" que primeiro entro e depois faço o pisca  _martelada_ 


Detesto os gajos que fazem isto. Para mim apenas quer dizer que entram de qualquer maneira e apenas se defendem numa questão técnica... "EU FIZ PISCA... Portanto posso entrar e tu aguentas" _Zang_

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Nevoeiro - Que medidas de segurança tomam?
« Responder #10 em: 02 de Outubro de 2013, 10:20 »
Eu tenho uns leds  bastante fortes nos mínimos que chamam até  mais à  atenção que o próprio farol. Tal também acontece porque os mínimos são no avental,  logo distantes do farol que é central ao nível do guiador.
Já pensei até colocar mais potentes mas tenho medo que senhores da farda impliquem quer a dizer que só posso ter dois faróis e veem 3 bem como não tenho os mínimos obrigatórios.
Atrás até já pensei colocar um pequeno  farol suplementar também com um led forte mas como (sou um motociclista da treta) raramente ando com chuva, não tenho preocupado muito com isso.

Um abraço, 
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: Nevoeiro - Que medidas de segurança tomam?
« Responder #11 em: 02 de Outubro de 2013, 12:13 »
Pois, eu não uso colete reflector mas, se encontrar um bom blusão (a bom preço, claro) naquele amarelo fluorescente, sou bem capaz de o comprar.
A eNGraçada tem aqueles LEDs (3 barras verticais) bem fortes nos faróis, pelo que ando com eles ligados (e os médios desligados) se já houver luz do dia; se não houver luz diurna, uso o médio que, agora, com a Osram Night Racer que lhe mandei colocar, dá uma luz bem porreira, mesmo com nevoeiro.
Atrás...bem, espero que os farolins estejam em boas condições de funcionamento (acho que estão...) e que sejam bem visíveis (acho que são...).
No mais, muita cautela e caldos de galinha, muito cuidado a rodar o punho e a fazer ultrapassagens, velocidades reduzidas e, nas curvas mais empenhadas, uso e abuso da táctica do pinheiro: muito empertigado em cima da mota (ouvi dizer que faz subir o centro de gravidade  _Rolley_ na mesma medida em que indica a quem venha atrás que ali vai um motociclista com o rabinho bem apertado... _corado_) e o mínimo de inclinação possível, para evitar escorreganços. A coisa dá resultado, porque os enlatados alinham todos atrás de mim, decerto a gozar o espectáculo (gratuito)... _careta_