Autor Tópico: Com ou Sem ABS  (Lida 35177 vezes)

tropico

  • Visitante
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #25 em: 17 de Novembro de 2013, 21:53 »
Ok...acho que a maioria compreendeu...já agora será importante quem opina no sentido (quase) contrário ou desconfiado relativamente ao ABS dizer se já o experimentou...aí sem dúvida será uma enorme mais valia e permitirá refrear este meu excesso de confiança...que não digo que não esteja a sentir...tb já pensei nisso...mas que travo sem problemas em qq situação...travo _pol_
« Última modificação: 17 de Novembro de 2013, 21:56 por tropico »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #26 em: 17 de Novembro de 2013, 23:06 »
O sistema ABS é uma mais valia, na minha opinião inequívoca e, mesmo os mais experientes e dotados de competências em 2 rodas, numa situação limite e em piso de aderência afectada pelas condições meteorológicas, não lhe negam a suprema utilidade e segurança proporcionada.

Quando comprei a minha actal montada, não havia a possibilidade de a ter com ABS (tem apenas CBS), mas a futura vai tê-lo de certeza.  ;)

Offline Jorge Valente

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 903
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: CB 500X
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #27 em: 18 de Novembro de 2013, 08:43 »
Viva,

Convém esclarecer que o ABS funciona mas a direito, com forças laterais a sua eficácia é quase nula, pois o sensor só deteta quando a roda bloqueia e se esta escorrega para o lado não deixa de rolar e desta forma o ABS não irá funcionar, como tal a curvar em curva só com os cuidados normais como se não existisse ABS, no caso da Forza, na minha opinião consegue-se travar em curva porque tem realmente uns pneus muito bons.

Um abraço,
Keeway Hurricane 6.500kms - 12.780Kms
Honda NSS 300 Forza 0Kms - 18.256Kms
Honda NSS 300 Forza 15.202Kms 57.350Kms
Honda CB 500X 0Kms

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #28 em: 18 de Novembro de 2013, 10:44 »
A minha próxima scooter será com ABS. Seja ela a X-Max 400, a Kymco Xciting 400i ou a Forza 300...  _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_
E concordo com os companheiros: o ABS é e está lá para os imprevistos, e não para os abusos!
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

RCEu

  • Visitante
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #29 em: 18 de Novembro de 2013, 11:57 »
Sem qualquer duvida, o ABS faz bastante falta e quando se torna necessário, isso sente-se e nota-se.


É claro que, idealmente, nunca o deveríamos usar. Mas depois aparecem aquelas situações que, mesmo a baixa velocidade, fazem toda a diferença.


Sim... Com ABS.
 

Marco46

  • Visitante
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #30 em: 19 de Novembro de 2013, 22:17 »
Companheiros façam o teste com e sem ABS em dia seco, pois em dias de chuva ou piso molhado, penso que nem se deve discutir a eficácia do ABS, porque realmente faz toda a diferença.  _Rolley_

Agora em dia de Sol e com o asfalto seco numa recta, acelerem e depois travem a fundo com e sem ABS. Só assim conseguirão conhecer melhor a vossa moto a travar, saber com o que podem contar e tirar as vossas devidas ilações.

E um conselho aos mais inexperientes; Nunca se trava em curva, a não ser que tenhamos mesmo de o fazer, porque caso contrario arriscamo-nos só com um toque a ir lamber alcatrão. A travagem é sempre feita antes de entrarmos a curvar, pois é ai que largamos os travões para a moto fazer a sua correcta trajetória.  _pol_


Saudações

 _convivio_
« Última modificação: 20 de Novembro de 2013, 22:24 por Marco46 »

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #31 em: 18 de Dezembro de 2013, 17:21 »
Saúde!

ABS, sim ou não?
Este vídeo desfaz as dúvidas: no preço de uma scooter/mota há 500 euros (em média) que podem ser os que valem mais.

Não pude deixar de deixar aqui o link (espero que seja o sítio certo).

http://www.youtube.com/watch?v=IJ0tQS1_P9k
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline klick307

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2013
  • Mensagens: 204
  • Localidade: Rana/Abrantes/Chaves
  • A Doninha já rola...
  • Marca: Peugeot
  • Modelo: Satelis 125 RS
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #32 em: 18 de Dezembro de 2013, 17:44 »
 _pol_ _pol_ _pol_
Excelente video.
Conclusão, em seco não se nota quase nenhuma diferença, agora em molhado a coisa muda de figura.

 _palmas_

Membro CPM 4833

pneto

  • Visitante
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #33 em: 18 de Dezembro de 2013, 18:06 »
Excelente  _pol_ _pol_ _pol_

Está demonstrado que faz a diferença, em piso molhado.
Mesmo em seco, penso que com o ABS, travamos com mais segurança.

NadiaConceicao

  • Visitante
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #34 em: 18 de Dezembro de 2013, 18:07 »
Muito bom  _palmas_ _palmas_

E, do ponto de vista pessoal, sinto que faz uma grande diferença, em molhado e em piso com areia, etc. Na minha amarelinha vou dando toques  de travão, para não travar logo a fundo, é o chamado "auto ABS"  _lol_ _lol_

Offline Guerreiro

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1246
  • Localidade: Sintra
  • Espírito Vadio, Livre, Sonhador
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra 750s
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #35 em: 18 de Dezembro de 2013, 18:16 »
"auto ABS"  _lol_ _lol_

 _lol_ _lol_ _lol_

Depois dispo informo que a minha Maxi é uma Sym Maxsym 400i  "auto ABS"

 _convivio_
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2013, 18:17 por Guerreiro »
Guerreiro

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #36 em: 18 de Dezembro de 2013, 18:17 »
Muito bom  _palmas_ _palmas_

E, do ponto de vista pessoal, sinto que faz uma grande diferença, em molhado e em piso com areia, etc. Na minha amarelinha vou dando toques  de travão, para não travar logo a fundo, é o chamado "auto ABS"  _lol_ _lol_

Exatamente isso!! não não se tem cão, caça-se com gato!!!  :)) :)) :)) _pol_ _pol_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Marco46

  • Visitante
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #37 em: 30 de Julho de 2014, 19:17 »
Mas porque pretendes investir no ABS? Achas que vai mesmo valer a pena? nao te sentes confiante ao ponto de seres tu a  conhecer a moto e afinares os teus "skills" em travagem?

Ainda à uns dias uns quantos amigos meus puxaram deste tema, e chegámos à conclusão que o ABS é algo inutil, no sentido de que raramente o vamos usar.
E de facto começámos a ver e antigamente nao existiam estes sistemas, as motos eram mais bruscas, e os mais astutos sabiam dosear o travao dianteiro, pois raramente as motos bloqueavam em travagens fortes.

Para os mais puristas, quando investes num sistemas destes, vais dar mais peso à moto, vais pagar bem mais, e vais confiar num sistema que sem te aperceberes, vai-te tirar a experiencia que podias ganhar a seres tu a controlar a travagem da tua montada.

E olhem que visto isto é bem verdade, porque metemos para trás aptidões\qualidades que poderiamos aplicar bem mais, e com experiencia de condução é algo que vamos ficando cada vez melhor.

Assim com muita "ajuda" todos nós perdemos esse feeling! bem todos não, porque muitos preferem (como eu), serem eles a terem o controlo da moto.

Ainda à dias na nacional vinha a uns 115kms, e entra-me uma carrinha num entroncamento quase parada, só tive tempo de me agarrar aos travoes e controlar a travagem sem bloquear e sem bater na traseira obvio. A travagem combinada é algo que me parece bem mais acertada e util que um ABS.

Nunca tinha travado tao forte na Majesty, mas os Duplos BREMBO fizeram o seu trabalho!

E para quem vem de motos, travar com os dois manipulos, inicialmente faz muita confusao. A mim fez-me.

Por isso pensa bem se compensa essa alteração. Tens motos que nao têm mas já vêm preparadas, pois o ABS ainda é um Extra luxuoso. ;)


Saudações

 _convivio_



« Última modificação: 30 de Julho de 2014, 19:20 por Marco46 »

Limpinho

  • Visitante
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #38 em: 30 de Julho de 2014, 21:07 »
Mas porque pretendes investir no ABS? Achas que vai mesmo valer a pena? nao te sentes confiante ao ponto de seres tu a  conhecer a moto e afinares os teus "skills" em travagem?

Ainda à uns dias uns quantos amigos meus puxaram deste tema, e chegámos à conclusão que o ABS é algo inutil, no sentido de que raramente o vamos usar.
E de facto começámos a ver e antigamente nao existiam estes sistemas, as motos eram mais bruscas, e os mais astutos sabiam dosear o travao dianteiro, pois raramente as motos bloqueavam em travagens fortes.

Para os mais puristas, quando investes num sistemas destes, vais dar mais peso à moto, vais pagar bem mais, e vais confiar num sistema que sem te aperceberes, vai-te tirar a experiencia que podias ganhar a seres tu a controlar a travagem da tua montada.

E olhem que visto isto é bem verdade, porque metemos para trás aptidões\qualidades que poderiamos aplicar bem mais, e com experiencia de condução é algo que vamos ficando cada vez melhor.

Assim com muita "ajuda" todos nós perdemos esse feeling! bem todos não, porque muitos preferem (como eu), serem eles a terem o controlo da moto.

Ainda à dias na nacional vinha a uns 115kms, e entra-me uma carrinha num entroncamento quase parada, só tive tempo de me agarrar aos travoes e controlar a travagem sem bloquear e sem bater na traseira obvio. A travagem combinada é algo que me parece bem mais acertada e util que um ABS.

Nunca tinha travado tao forte na Majesty, mas os Duplos BREMBO fizeram o seu trabalho!

E para quem vem de motos, travar com os dois manipulos, inicialmente faz muita confusao. A mim fez-me.

Por isso pensa bem se compensa essa alteração. Tens motos que nao têm mas já vêm preparadas, pois o ABS ainda é um Extra luxuoso. ;)


Saudações

 _convivio_

Eu, no meu entender, discordo de todas as frases.

A confiança da travagem não tem nada a ver com ABS!

O ABS é um sistema que só entra em acção em caso de emergência, logo é MUITO, IMENSAMENTE útil, basicamente é para salvar a vida por isso é dos sistemas mais críticos que se tem no veículo.

Os mais puristas hoje usam sistemas electrónicos que nem sonhas...... para protegerem o que? a vida... claro :)

No meu ver a travagem que fizeste foi muito bem feita mas se fosse em curva secalhar sentias a falta de um sistema como o ABS.

Ao contrário de outras opiniões acho que o ABS não é um luxo e acredito que deveria ser como o capacete, obrigatório.

É só a minha opinião .

Cumprimentos


Offline barcas

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 154
  • Localidade: Charneca Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: R 1200 RT
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #39 em: 30 de Julho de 2014, 21:31 »
ABS sempre, o ano passado um amigo nosso faleceu.

Pelo que vi no local do acidente e a scooter tivesse ABS acho que poderia ainda estar aqui connosco

Na minha ultima viagem, com pendura, tive de trava a 80 km/h a fundo com areia à mistura, se não fosse o ABS ....nem quero pensar
Honda SH 300, Honda SW 400. Suzuki B650, BMW R 1200 RT

TwisteR

  • Visitante
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #40 em: 30 de Julho de 2014, 22:04 »
Ainda à dias na nacional vinha a uns 115kms, e entra-me uma carrinha num entroncamento quase parada, só tive tempo de me agarrar aos travoes e controlar a travagem sem bloquear e sem bater na traseira obvio. A travagem combinada é algo que me parece bem mais acertada e util que um ABS.

Nunca tinha travado tao forte na Majesty, mas os Duplos BREMBO fizeram o seu trabalho!

E para quem vem de motos, travar com os dois manipulos, inicialmente faz muita confusao. A mim fez-me.

Companheiro, não sei há quanto tempo andas de mota, mas numa situação de pouca aderência (água/areia/óleo) a mais suave travagem com a roda frontal é queda CERTA. É humanamente impossível mimicar o ABS nessa circunstância.
Com piso seco e alcatrão novo, sim, até certo ponto, é possível.

O ABS salva vidas. Ter-me-ia salvo o pé esquerdo. Compará-lo com travagem combinada é como comparar os travões do carro do Fred Flintstone com os travões da série de 2014 de F1!

Marco46

  • Visitante
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #41 em: 30 de Julho de 2014, 22:22 »
Respeito muito a opinião de todos vós, e mais de quem é sensato no uso de motos com sistemas de ajudas, contudo refiro sensato porque falando em meu redor, crescemos a conduzirmos motos sem nenhum tipo de ajuda, e gostamos muito desse feeling.

Na minha particular e humilde opinião, não compensa o investimento. Com ABS ou sem ele, acidentes com ou sem gravidade continuam a acontecer.
Já dizia o grande Barry Sheene "antes de saber acelerar, tens de saber travar. A maneira como travas define o piloto que és."

O que quis fazer ver nomeadamente ao companheiro TwisteR, era se valeria o investimento vs uso, dando aqui umas comparações e nada mas que isso.  _convivio_

Caro companheiro Limpinho, uma pergunta simples; Se o ABS é tao eficiente em travagens de panico, sabes porque razão as motos de competição minadas de Hi-TECH não usam este sistema?  ;)



Saudações

 _convivio_

« Última modificação: 30 de Julho de 2014, 22:57 por Marco46 »

Limpinho

  • Visitante
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #42 em: 30 de Julho de 2014, 23:15 »
Respeito muito a opinião de todos vós, e mais de quem é sensato no uso de motos com sistemas de ajudas, contudo refiro sensato porque falando em meu redor, crescemos a conduzirmos motos sem nenhum tipo de ajuda, e gostamos muito desse feeling.

Na minha particular e humilde opinião, não compensa o investimento. Com ABS ou sem ele, acidentes mortais continuam a acontecer.
Já dizia o grande Barry Sheene "antes de saber acelerar, tens de saber travar. A maneira como travas define o piloto que és."

Caro companheiro Limpinho, uma pergunta simples; Se o ABS é tao eficiente em travagens de panico, sabes porque razão as motos de competição minadas de Hi-TECH não usam este sistema?  ;)



Saudações

 _convivio_

Nunca me ouviste dizer que não precisas de saber travar. Nem sei porque é que o ABS tira o feeling.... tu próprio disseste que nunca se usa?!?!

Acredito que o ABS é uma ajuda muito importante.

É lógico que acidentes acontecem mas aqui a questão é prevenir ao máximo. Acredito que a travagem define a qualidade do piloto mas acredito ainda mais que não é só a travagem mas isto é só a minha opinião. É certo que há um dogma em aceitar alguns tipos de tecnologia mas repito que o ABS não ajuda a travar bem (ver na wikipedia para que serve e como funciona o ABS).

Da pesquisa rápida que fiz, as motos de competição tem normas e regras quando se quer introduzir algum tipo de tecnologia.

Não sei porque não usam, secalhar os pilotos nao entram em pânico, mas isso não quer dizer que seja mau, apenas pode envolver polémica ou algo do género.

Também não sei porque o ABS apareceu nas motas topo de gama da BMW e depois se alastrou por todos os modelos sendo quase de origem em todos eles. Não deve ser porque prejudica....

Mas felizmente que há lugar para todos usarem o que lhes parece melhor.

Sem ABS ou com ABS é preciso é ter sorte. Eu como sei como funciona e para que serve não dispenso o ABS.

Cumprimentos

 


Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #43 em: 31 de Julho de 2014, 11:06 »

Mas para que é que as motas de competição precisam de ABS ???

Atravessa-se algum cão à frente ?

Por acaso têm areia, agua ou Óleo numa curva assim do nada ? ... normalmente se tem, caiem todos e depois limpam a pista e os que se safaram continuam em competição!

E por acaso vão assim a acelerar numa recta e aparece assim uma carrinha do nada e temos de travar.... alguém com experiência consegue safar-se ........... ou não!!!! basta ir ao Hospital ver alguns expert's


Tal como já foi referido, o ABS equipara-se com o K7 (capacete) ..... precisamos dele para quê ?
Pois, caso haja um acidente e nos livre de ficar-mos com os miolos à vista .... não acham ?
Fora isso, prescindo do K7!


No meu ver, sendo a minha opinião, todas as travagens têm um limite, e o ABS ajuda-nos simplesmente a ultrapassar esse suposto limite, pois só aí ele acciona ..... se accionar antes atrasa a travagem e é pior para o condutor, o que acontecia no antigamente .... sim antigamente o ABS servia pouco, pois atrasava um pouco a travagem que era feita. Mas isso era nos primórdios tempos, e até entendo que o pessoal mais antigo (chamada velha guarda) prefiram não ter ABS confiando-se sempre no "pico" da sua própria travagem (alguns desses já têm platina inserida no corpo por descuidos de milímetros)

Para mim, todas e quaisquer mota, deveria trazer ABS, sendo da responsabilidade do próprio desliga-lo ou não.

Para mim, o ABS é imprescindível, tal como todos os outros conceitos de segurança que vão sendo impostos, e apenas se tem de aprender a conduzir com eles.

Tal como aprender a andar, aprender a correr, andar de bicicleta, conduzir carro ou mota, é preciso aprender a conduzir com CBS ou ABS .... entre outras coisas



Tal como diz o Limpinho ...........

Sem ABS ou com ABS é preciso é ter sorte. Eu como sei como funciona e para que serve não dispenso o ABS.


É tbm a minha opinião, nada mais que isso.....

ABS SEMPRE !!!

Boas curvas

As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #44 em: 31 de Julho de 2014, 11:16 »

Em vez de Editar a minha anterior resposta, acrescento esta....

Existem uns "reguladores  de pressão", que não deixam as rodas bloquearem, mas não sei o nome disso ao certo.

As motas de competição normalmente usam isso para que não lhes bloqueiem as rodas.

Deve haver alguém que pode esclarecer melhor o que eu estou a dizer, apenas tenho conhecimento da existencia disso mas não sei dizer exactamente o que é nem onde se compram.

Esse acessório que se usa é como que um substituto do "ABS" e fica bem mais barato que mandar colocar o ABS.

Mas ABS é ABS, e nem o CBS se chega lá perto.....

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

RCEu

  • Visitante

Joaocruz

  • Visitante
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #46 em: 31 de Julho de 2014, 14:00 »
O (maior) problema não é ter ou não ter ABS.

É saber/aprender a travar os veículos com ABS.

Deve-se apertar o máximo da manete/pedal, mas por instinto (por muitos anos a conduzir sem ABS), só os apertamos a 80 ou 90% da sua capacidade por...termos medo de bloquear.
Sempre que posso, vou treinando em estrada aberta e sem transito a travagem a fundo, para me ir habituando.

E mais importante que a travagem é que o ABS permite a direccionalidade das rodas (mais aplicável ainda nos carros).

Marco46

  • Visitante
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #47 em: 31 de Julho de 2014, 14:57 »

Caro companheiro _AXE_

O que as motos de competição têm, sao apenas modos de repartidores de travagem, e de força da mesma, aplicada ao gosto de cada piloto, nada mais do que isso.

E dizes ironicamente porque é que as motos de competição precisariam de ABS? Pois bem, se o ABS é accionado em travagens fortes, na competição vais dos 300 aos 50 em menos de 300mtrs, queres melhor justificação para um ABS sem as rodas bloquearem com a força brutal que é aplicada na travagem?

Mas é evidente que nao usam pelo simples facto que:

- ABS atrapalharia o piloto, afinal ele é treinado para saber quando travar, ele é quem decide, e o ABS atrapalharia por completo toda e qualquer intenção que o piloto tenha. Actualmente para se fazer curvas os pilotos fazem drift, e saiem de punho enrolado que até entorta aquele chassis, o ABS torna esse recurso e essa forma de pilotar impossível.
Por ultimo o sistema ABS acaba por aumentar os espaços de travagem, daí o ABS não equipar motos de competição.


Mas eu volto a frizar, se voçes acham que devem ter equipado nas vossas montadas, tenham, e aconselho até ao mais inexperientes e menos destemidos, esperando no entanto que nunca venham a fazer uso dele!
Para mim a nao ser que ja venha equipado, nunca optarei por esse extra, pois o azar se tiver de acontecer acontece!!


Saudações

 _convivio_


Offline NepYas

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2012
  • Mensagens: 5
  • Localidade: Almada
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #48 em: 31 de Julho de 2014, 16:00 »
Caro companheiro _AXE_

O que as motos de competição têm, sao apenas modos de repartidores de travagem, e de força da mesma, aplicada ao gosto de cada piloto, nada mais do que isso.

E dizes ironicamente porque é que as motos de competição precisariam de ABS? Pois bem, se o ABS é accionado em travagens fortes, na competição vais dos 300 aos 50 em menos de 300mtrs, queres melhor justificação para um ABS sem as rodas bloquearem com a força brutal que é aplicada na travagem?

Mas é evidente que nao usam pelo simples facto que:

- ABS atrapalharia o piloto, afinal ele é treinado para saber quando travar, ele é quem decide, e o ABS atrapalharia por completo toda e qualquer intenção que o piloto tenha. Actualmente para se fazer curvas os pilotos fazem drift, e saiem de punho enrolado que até entorta aquele chassis, o ABS torna esse recurso e essa forma de pilotar impossível.
Por ultimo o sistema ABS acaba por aumentar os espaços de travagem, daí o ABS não equipar motos de competição.


Mas eu volto a frizar, se voçes acham que devem ter equipado nas vossas montadas, tenham, e aconselho até ao mais inexperientes e menos destemidos, esperando no entanto que nunca venham a fazer uso dele!
Para mim a nao ser que ja venha equipado, nunca optarei por esse extra, pois o azar se tiver de acontecer acontece!!


Saudações

 _convivio_

A única diferença é que não somos todos pilotos, companheiro.
Numa travagem de emergência, acredito que apenas uns 2/3% dos condutores tenham sangue frio para saberem travar. Os restantes apertam as manetes e pedal com toda a força que têm, e aí o ABS passa a ser crucial.

Felizmente vai passar a ser obrigatório e vai sair de origem em tudo o que é mota.
« Última modificação: 31 de Julho de 2014, 16:01 por NepYas »

Limpinho

  • Visitante
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #49 em: 31 de Julho de 2014, 16:12 »
Caro companheiro _AXE_

O que as motos de competição têm, sao apenas modos de repartidores de travagem, e de força da mesma, aplicada ao gosto de cada piloto, nada mais do que isso.

E dizes ironicamente porque é que as motos de competição precisariam de ABS? Pois bem, se o ABS é accionado em travagens fortes, na competição vais dos 300 aos 50 em menos de 300mtrs, queres melhor justificação para um ABS sem as rodas bloquearem com a força brutal que é aplicada na travagem?

Mas é evidente que nao usam pelo simples facto que:

- ABS atrapalharia o piloto, afinal ele é treinado para saber quando travar, ele é quem decide, e o ABS atrapalharia por completo toda e qualquer intenção que o piloto tenha. Actualmente para se fazer curvas os pilotos fazem drift, e saiem de punho enrolado que até entorta aquele chassis, o ABS torna esse recurso e essa forma de pilotar impossível.
Por ultimo o sistema ABS acaba por aumentar os espaços de travagem, daí o ABS não equipar motos de competição.


Mas eu volto a frizar, se voçes acham que devem ter equipado nas vossas montadas, tenham, e aconselho até ao mais inexperientes e menos destemidos, esperando no entanto que nunca venham a fazer uso dele!
Para mim a nao ser que ja venha equipado, nunca optarei por esse extra, pois o azar se tiver de acontecer acontece!!


Saudações

 _convivio_

Eu ao contrário do companheiro Marco46 penso que não é usado porque, em vez de ser uma atrapalhação, é algo que beneficiaria imenso o piloto dado que poderiam travar com toda a força impedindo que se entrasse em despiste.

Eu não consegui ler em lado algo que o ABS aumenta a distância de travagem!!!

Cumprimentos