Autor Tópico: Com ou Sem ABS  (Lida 35154 vezes)

rui.goncalves

  • Visitante
Com ou Sem ABS
« em: 18 de Setembro de 2013, 12:31 »
Boas companheiros,

Não encontrei aqui este tema e se estiver a repetir desculpem...

Então e que me dizem da condução com e sem ABS, vantagens e desvantagens...
Afecta na nossa condução normal?

Diferenças em piso seco e molhado??

Nunca tive o prazer de conduzir com ABS e até a urgência de uma travagem mesmo DAQUELAS...e ter que utilizar este sistema, até porque nunca o tive...

Mas nas minhas já tive até de quase me agarrar a tudo com pneus a chiar, traseiras a sacudir e tudo o resto que sabemos...Sempre com alguma sorte...porque nunca tive uma queda...

Saudações

Cromix

  • Visitante
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #1 em: 18 de Setembro de 2013, 12:33 »
Eu sou um gajo de experiencia limitada, mas tenho ideia que o ABS é sempre uma mais valia.

Tanto é que qualquer mota nova vendida a partir de 2015 vai ser obrigatório o ABS.

Offline apra

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 422
  • Localidade: Ponte de Sor
  • Cuidado com as curvas, Sym?
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400i
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #2 em: 18 de Setembro de 2013, 12:43 »
De preferência, sempre com ABS.
Podes ver aqui as diferenças entre os dois casos...  scooter_
António Prates
Honda SH 125i ABS-31.5.13-0km-->18.9.13-2016km
Maxsym 400i - 19.8.2013-15204km--> .....................

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #3 em: 18 de Setembro de 2013, 12:45 »
Sei que as há e respeito as opiniões contrárias à minha, mas eu sou apologista do ABS e da segurança que o mesmo proporciona.

Tenho pena de a minha apenas ter apenas o sistema combinado CBS, mas numa futura maxi que eu compre, o ABS será colocado no topo das prioridades.

TwisteR

  • Visitante
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #4 em: 18 de Setembro de 2013, 12:58 »
EXCELENTE VÍDEO!!! _pt_ scooter_

De preferência, sempre com ABS.
Podes ver aqui as diferenças entre os dois casos...  scooter_

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #5 em: 18 de Setembro de 2013, 13:01 »
Exactamente Sapiens21 essa tbm é a minha ideia, e também respeito as opiniões dos outros, desde que respeitem a minha e debato-me seja com quem for, tbm já tive motas com e sem ABS, com as quais curti e aprendi muito, mas é como tudo ....

TEM DE SE APRENDER A ANDAR COM UMA MOTA/MAXI COM ABS , tal como se fosses andar pela primeira vez .... isso de não travar na areia, agua e tal , é falta de experiência e não querer perceber como funciona o ABS !! Este video é a prova disso e está muito bem feito!

Se repararem, em seco ate travam as 2 quase as mesmas distancias ....!! Com agua já se sabe o que acontece !! É espalho na certa, e os arranjos nao estão baratos, custam bem mais que um ABS certamente !!!

Imaginem a ter de se desviar de um cão em cima de areia, agua, numa curva, ou outro senario qualquer, depois pensem o que preferem .... cair ou desviar do obstáculo em segurança sempre com os travões a fundo se necessário para abrandar a marcha!

Tal como já foi referido, está em vista que apartir de 2015 não haverá mais motas nenhumas a serem vendidas sem ABS, e eu acho muito bem, APRENDAM A CONDUZIR COM ABS.

Digo ainda mais que, tal como tem acontecido com os enlatados, cada vez os sistemas são aperfeiçoados, cada vez mais ha menos acidentes mortais, graças ao ABS .... não há melhor evidência que essa, essa é que é a verdade dos factos. Mas cada um é livre de ter a opinião que quer, só temos de respeitar isso e tentar nao induzir as pessoas em erro só porque sim!


Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

jabcproenca

  • Visitante
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #6 em: 18 de Setembro de 2013, 13:44 »
Boas

Eu em Maio troquei de Mota por causa do ABS. Tinha uma Burgman 400 de 2008 e comprei uma Yamaha Majesty 400 ABS.

Neste momento o amigo CRATO disse que para eu trabalhar tinha de fazer 270km por dia......sendo assim a minha experiência com ABS já tem uns km valentes por essas AE, IC, nacionais,
etc.

O que posso dizer é que se calhar sem ABS deveria ter uma media de uma queda por dia, não estou a gozar, nem sou mau condutor mas com estes km apanho quase todas as situacoes possiveis de queda diariamente.

Penso que, ao contrário de alguns colegas, quem não tem Mota com ABS é que deve aprender a dominar a máquina, porque com ABS a mota é muito mais segura, o ABS é que resolve algumas das situações. Mais, nao é só com o piso molhado, experimentem travar bem em curva com paralelos, com passadeiras sem ABS.......
ABS sem dúvida nenhuma.

Offline Lone Wolf

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 846
  • Localidade: Amadora City
  • Com civismo cabemos lá todos...
  • Marca: Honda
  • Modelo: SD04
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #7 em: 18 de Setembro de 2013, 13:50 »
já aqui foi dito muita coisa com a qual estou em concordância  _pol_
apenas deixo um exercício simples  para raciocínio/analise que acontece a todos e com mais frequência do que se imagina...

Entras numa rotunda (mesmo com piso seco) o veiculo que está imediatamente a tua frente em plena rotunda (curva) trava de repente porque ficou indeciso por onde ir ou porque foi em frente e queria continuar pela esquerda e a tua reacção imediata é travar... ter ABS ou não poderá ser a diferença entre a roda da frente bloquear e "trancar" ou travares e seguires o teu caminho... bem sei que haverá um sem numero de alternativas que quem não defende o uso de ABS poderá argumentar... mas como aqui já foi dito não é por acaso que será obrigatório em Portugal a todas as duas rodas o ABS e já o é na Europa.
O bom-senso é o ultimo dos sensos...
Sendo que a coerência é por vezes incoerente...

Alex Santos

  • Visitante
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #8 em: 18 de Setembro de 2013, 14:21 »
Boas companheiros,

Na minha opinião, penso que o ABS faz toda a diferença quando ele é chamado para desempenhar as suas funções. Oferece segurança, estabilidade e conforto não só na travagem, como durante a mesma.
Claro que para não falar no depois do susto!!!

Um abraço

tparracho

  • Visitante
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #9 em: 04 de Novembro de 2013, 11:30 »
Sei que as há e respeito as opiniões contrárias à minha, mas eu sou apologista do ABS e da segurança que o mesmo proporciona.

Tenho pena de a minha apenas ter apenas o sistema combinado CBS, mas numa futura maxi que eu compre, o ABS será colocado no topo das prioridades.

Concordo com o companheiro Sapiens, numa próxima compra, colocarei o ABS no topo das minhas prioridades.

Até agora, felizmente não tive sustos de maior, também muito graças às velocidades comedidas a que me desloco. No entanto, já houve situações em que necessitei de travar de repente e com piso molhado a roda da frente tem logo tendência a fugir. Aconteceu-me uma vez, e consegui corrigir dando uma sapatada no alcatrão para endireitar a maxi...

Sinceramente, mais vale prevenir e comprar a próxima com ABS. _pol_

Offline Jorge Valente

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 903
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: CB 500X
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #10 em: 04 de Novembro de 2013, 12:12 »
Viva,

Sabendo que a minha opinião é mais uma repetição do que foi dito noutras antes da minha,não posso deixar de opinar porque penso que esta situação tem a maior das relevâncias e o ABS é sem qualquer dúvida uma mais valia na nossa segurança, basta ver os vários testes que existem para consulta na net.

Um abraço,
Keeway Hurricane 6.500kms - 12.780Kms
Honda NSS 300 Forza 0Kms - 18.256Kms
Honda NSS 300 Forza 15.202Kms 57.350Kms
Honda CB 500X 0Kms

TwisteR

  • Visitante
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #11 em: 04 de Novembro de 2013, 13:15 »
Se tivesse ABS na minha SW-T não teria ido ao chão há 3 semanas. E foi a menos de 20km/h num local que conhecia bem...
E isto são 3 semanas sem poder ir trabalhar, e com bastantes dores à mistura...

Vale o investimento.

Offline Jorge Valente

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 903
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: CB 500X
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #12 em: 04 de Novembro de 2013, 16:29 »
Viva TwisteR,

Espero que essas dores estejam realmente a passar, a continuação de boas melhoras...

Um abraço,
Keeway Hurricane 6.500kms - 12.780Kms
Honda NSS 300 Forza 0Kms - 18.256Kms
Honda NSS 300 Forza 15.202Kms 57.350Kms
Honda CB 500X 0Kms

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #13 em: 04 de Novembro de 2013, 17:32 »
Sempre com abs.

E os ultimos sistemas só entram mesmo em acção nas ultimas pelo que nada tem de intrusivos na condução.

Eu tenho o exemplo das minhas. A V-strom apesar de ser de 2010 monta um sistema que se não engano provem de 2007, altura que sairam as primeiras v_strom abs ( e resta saber se o sistema não é anterior a esta data).
Já a Sh que é de 2012, trás um sistema que saiu nesse ano (e já ainda a sair em motos mesmo de topo) e raramente actua e quando actua não sinto prolongar as travagens nem reações estranhas excepto o normal tremer das manetes.


Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Offline Jorge Valente

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 903
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: CB 500X
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #14 em: 04 de Novembro de 2013, 20:04 »
Bem, não sei se o ABS da minha só funciona nas últimas, mas que das vezes que funcionou, e foram 3, quase não dava por ele se não fosse a tremideira nas manetes e que mesmo assim se nota pouco.

Um abraço,
Keeway Hurricane 6.500kms - 12.780Kms
Honda NSS 300 Forza 0Kms - 18.256Kms
Honda NSS 300 Forza 15.202Kms 57.350Kms
Honda CB 500X 0Kms

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #15 em: 04 de Novembro de 2013, 20:44 »
Bem, não sei se o ABS da minha só funciona nas últimas, mas que das vezes que funcionou, e foram 3, quase não dava por ele se não fosse a tremideira nas manetes e que mesmo assim se nota pouco.

Um abraço,

É tal e qual na minha SH. Se não agisse na ultima sentias tal muitas vezes como eu sinto na V-Strom. Nesta basta ir a travar e entar num buraco mesmo não sendo grande e sente-se logo a actuar, o que por vezes até assusta...
« Última modificação: 04 de Novembro de 2013, 20:45 por pgomes78 »
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Offline pjota

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2011
  • Mensagens: 219
  • Localidade: Lx
  • Kiss - Keep it simple, stupid!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Majesty 400 ABS
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #16 em: 15 de Novembro de 2013, 16:27 »
MSC melhor que ABS....

[ Invalid YouTube link ]
Spritmonitor.de" border="0

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #17 em: 15 de Novembro de 2013, 16:33 »
Por acaso já tinha conhecimento da existência recente desse sistema aplicado à mais recente trail da KTM.

As melhorias são mais do que evidentes e existe um vídeo na net que até faz o slow motion da sua eficácia em curva, mantendo sempre uma segurança acima de qualquer suspeita. Será o futuro para a generalidade dos modelos daqui por uns anos... _pol_

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #18 em: 15 de Novembro de 2013, 16:50 »


Mas pelo que eu percebo MSC não tem a ver com travagem mas sim com estabilidade em curva...

Estou enganado ?

boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #19 em: 15 de Novembro de 2013, 17:15 »
Não estás enganado _AXE_.

Este sistema foi aqui falado pelo companheiro Jjota muito provavelmente devido à sua eficácia e na capacidade que tem em transmitir uma enorme segurança na ligação da roda ao asfalto, evitando perdas de motricidade quando a transmissão de forças laterais é levado a extremos.

Isto, conjugado com o ABS tornar-se-á um equipamento muito valioso para qualquer modelo de 2 rodas....e para o seu condutor, claro.

Falar de qual será o melhor é que poderá ser discutível, até porque são sistemas em que não convém ter um sem o outro.

Offline Jorge Valente

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 903
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: CB 500X
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #20 em: 15 de Novembro de 2013, 19:29 »
Bem, só posso dizer que é fabulástico...

Um abraço,
Keeway Hurricane 6.500kms - 12.780Kms
Honda NSS 300 Forza 0Kms - 18.256Kms
Honda NSS 300 Forza 15.202Kms 57.350Kms
Honda CB 500X 0Kms

tparracho

  • Visitante
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #21 em: 16 de Novembro de 2013, 18:48 »
De facto é fantástico!

É sempre bom quando a tecnologia é utilizada em nosso benefício, e neste caso, será mais um equipamento muito importante a acrescentar na lista de equipamento de série dos futuros modelos de 2 rodas _pol_

tropico

  • Visitante
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #22 em: 16 de Novembro de 2013, 22:05 »
Parece-me que já foi tudo dito...mas sendo eu um exemplo dessa dúvida...ou seja....só tive a Forza no final de Outubro (com ABS)....poderia ter tido logo no final de Agosto (sem ABS)...para quem consegue controlar o bichinho vale a pena  a espera, como no meu caso; só ainda tinha conduzido motos sem ABS, mas pelo que fui lendo e vendo por aqui, não hesitei,mais 2 ou 3 meses de espera...mas sem dúvida com ABS!! Acho que muito se fala de habituação ao ABS e sinceramente não vejo a diferença penso que a condução é quase a mesma, mas para melhor pois agora  dou por mim a travar seja em recta, em curva, no meio de rotundas...a fundo em paralelo, asfalto....a máquina nunca mexe....penso realmente que é uma enorme mais valia.
abraços
« Última modificação: 16 de Novembro de 2013, 22:09 por tropico »

JC

  • Visitante
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #23 em: 17 de Novembro de 2013, 00:43 »
Com ABS melhor opção  _pol_

TwisteR

  • Visitante
Re: Com ou Sem ABS
« Responder #24 em: 17 de Novembro de 2013, 20:33 »
Companheiro,

Como qualquer instrumento de segurança, é preciso saber aprender a utilizá-lo.
Como qualquer instrumento, este não é perfeito e é susceptível a falhas, ao que convém controlar excessos de confiança. A condução não deve ser diferente porque temos ABS: ele está lá para os imprevistos, e não para os abusos.

Isso de travar assim em curvas e rotundas e a fundo em paralelos, pode ter um final mais previsível do que parece!

Não há aqui milagreiros.

Acho que muito se fala de habituação ao ABS e sinceramente não vejo a diferença penso que a condução é quase a mesma, mas para melhor pois agora  dou por mim a travar seja em recta, em curva, no meio de rotundas...a fundo em paralelo, asfalto....a máquina nunca mexe....penso realmente que é uma enorme mais valia.