Autor Tópico: Sym GTS 125 - Verificação do Nível do Óleo  (Lida 21107 vezes)

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Sym GTS 125 - Verificação do Nível do Óleo
« em: 14 de Setembro de 2013, 14:03 »
Companheiros

Estando nós a preparar-nos para o grande evento do CPM de amanhã "Rota dos Mármores" em Vila Viçosa, logicamente que estamos a preparar também devidamente a "máquina".
Sendo assim:
Atestar gasolina 95 - Ok
Verificar pressão dos pneus ( 2 x 2,5) Ok
Verificar nível  do líquido de refrigeração Ok
Verificar travões - Ok
Verificar luzes - Ok
Verificar suspensão - Ok
Verificar nível do Óleo - Não Ok  _Zang_

A mota tem 1.800 Kms e fez pontualmente a sua revisão dos 1.000 Kms; logo, após a revisão andou 800 Kms.
Medi o nível do Óleo e na vareta estava mesmo no nível inferior (mota no descanso central, num plano direito, motor parado e frio), como é que é?  _Zang_

Segui precisamente aquilo que vem no manual de instruções da Sym "Insira a vareta do óleo sem a enroscar, retire de novo e visualize o nível do óleo existente no motor ..."
Entrei quase que em pânico, pensando tudo e mais alguma coisa.  _pensador_
Eram 12:55h, após consulta no site do Lombas e Curvas constatei que estes ao sábado fecham às 13h; pensei logo, estamos tramados, vamos no latinhas (pacienciazinha)...

Lá consegui telefonar para o Lombas e Curvas e falei com o mecânico Miguel que foi extremamente atencioso como sempre e expliquei-lhe a situação ao que ele me informou que para ver o nível do óleo tinha que enroscar a vareta_pensador_
Argumentei com o Manual da Sym e disse-me "para não ligar porque há motos que não se enrosca a vareta, no caso da Sym enrosca-se; que o importador quando fez o Manual deve ter copiado de outro para o qual não se enroscava"; não percebo nada disto...  _Rolley_

Quando se compra um bem, neste caso uma mota, tem que me ser entregue um Manual do bem que estou a comprar, para me orientar e até por uma questão de cumprimento da garantia; no entanto tenho reparado que este Manual da Sym é uma bagunça ou então os diversos stands interpretam à sua maneira e vem bagunça outra vez.
Falo a título meramente exemplificativo: Prazo de revisões e mudanças de óleo (quando um diz o que lhe apetece); pressão dos pneus, também não há qualquer uniformidade e agora só faltava esta da forma de leitura do nível do óleo.

Lembro-me que na anterior Sym na GTS 125i eu via sempre o nível do óleo sem enroscar a vareta e a leitura estava correcta.

Pessoal das Syms GTS agradeço a Vossa opinião e que seja suficientemente esclarecedora de forma a ficarmos tranquilos senão amanhã ainda vamos mas é de burro (este pelo menos não tem vareta de óleo... digo eu...)  _corado_

Obrigado

 

Offline Branco

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 872
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC 750X ABS DCT
Sym GTS 125 - Verificação do Nível do Óleo
« Responder #1 em: 14 de Setembro de 2013, 14:23 »
Boa tarde

Paulo,

Confirma-se a 100% o descrito na página 17 deste manual:

http://www.sym.com.tw/admin/upload/download_e/dnfile/20090112155408JOYMAX%20125-250.pdf

Sem enroscar a vareta

Assim como neste, para a Symphony:

http://www.sym.pt/docs/ManualUtilizadorSYMPHONY.pdf

Se o "Miguel" tiver opinião diferente, deve fazer uma recomendação para ser alterado o manual... ou muda-se os manuais de todas as SYM's, ou muda-se a opinião do Miguel.

Atenção... eu confio no "meu" mecânico, o "António" no dele, o "Jaquim" no dele, o "Manel" no dele e por aí fora... mas todos confiamos nos manuais...
Júlio Branco

HONDA NC 750X ABS DCT

interceptor

  • Visitante
Re: Sym GTS 125 - Verificação do Nível do Óleo
« Responder #2 em: 14 de Setembro de 2013, 14:29 »
Na Jb motos cada vez que fazia lá a revisão ou vinha com o nível no máximo ou no mínimo... a primeira vez sem enroscar a vareta estava no mínimo, adverti o sr. paulo botas e disse-me que o nível se verificava enroscando a vareta e quando lhe disse que no manual estava precisamente o contrario disse-me que quem faz o manual muitas vezes nem sabe o que é uma mota... enfim ::)

Na motobelas o óleo é sempre reposto verificando o nível sem enroscar a vareta, eu confio nele e acredito no manual.

m00n

  • Visitante
Re: Sym GTS 125 - Verificação do Nível do Óleo
« Responder #3 em: 14 de Setembro de 2013, 14:50 »
Pois cada mecanico tem a sua opiniao, agora mecanicos a darem opinioes sobre manuais que estão errados lol, só se a propria marca sym envia-sse um comunicado oficial ao dizer que os manuais x ou y tem erro de impressão. Eu confio é no manual e não em mecanicos.

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Sym GTS 125 - Verificação do Nível do Óleo
« Responder #4 em: 14 de Setembro de 2013, 16:18 »
Obrigado pelas Vossas opiniões, entretanto já mandei um mail para o Importador, vamos ver o que ele responde ( se responder...)  _pensador_.
Estive a ver o site de outros representantes da marca, para lá ir para que me vissem o nível do óleo, mas estão todos fechados sábado a tarde (excepto a HM em Algés).

Paulo Renato

Cromix

  • Visitante
Re: Sym GTS 125 - Verificação do Nível do Óleo
« Responder #5 em: 14 de Setembro de 2013, 16:57 »
O Miguel no L&C é mecanico? Tinha na ideia que o mecanico era o Luís e o miguel fazia apenas a parte administrativa.

De qualquer forma, o manual em português e o manual em ingles da nova Gts (que é igual a nível de motor) di para ver o oleo a quente e sem enroscar vareta. E é assim que me tem sido vista sempre :/

Enviado do meu GT-I9300 utilizando Tapatalk 4


Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Sym GTS 125 - Verificação do Nível do Óleo
« Responder #6 em: 14 de Setembro de 2013, 17:32 »

Paulo Renato.

Sem stress....faça apenas o seguinte...

Verifica o Oleo sem enroscar e se estiver a bater no mínimo, pode ir a vontade com a sua GTS.
( no mínimo pode andar, abaixo dele é que não convém!! )

Depois de chegar ao destino, deixe arrefecer e antes de regressar confirme novamente, se estiver no mínimo, pode regressar novamente para casa sem problemas.

2ªFeira esclarece isso melhor com o importador e a oficina _Rolley_

Eu tbm vejo (a frio) e não enrosco a "vareta". Tem de estar entre o mínimo e o máximo!

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Sym GTS 125 - Verificação do Nível do Óleo
« Responder #7 em: 14 de Setembro de 2013, 20:36 »
Paulo,
Essa da verificação do nível ter que enroscar a vareta, é nova,  _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1171
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Sym GTS 125 - Verificação do Nível do Óleo
« Responder #8 em: 14 de Setembro de 2013, 21:42 »
Viva,
Não tenho SYM, mas o óleo na minha é visto tanto em quente como em frio sem enroscar a vareta.
Tenho a certeza do que escrevo, pois sou eu que mudo o óleo, e a quantidade de óleo que ponho(0'8) faz com que a vareta fique pelo meio. Se nas outras for igual.....
Alguns mecânicos têm uma habilidade que só me faz lembrar os"Gato fedorento" ( eles falam,falam e não dizem nada )
Atenção aos radares! Eles andem aí!

interceptor

  • Visitante
Re: Sym GTS 125 - Verificação do Nível do Óleo
« Responder #9 em: 14 de Setembro de 2013, 21:48 »
Obrigado pelas Vossas opiniões, entretanto já mandei um mail para o Importador, vamos ver o que ele responde ( se responder...)  _pensador_.
Estive a ver o site de outros representantes da marca, para lá ir para que me vissem o nível do óleo, mas estão todos fechados sábado a tarde (excepto a HM em Algés).

Paulo Renato

Lembro-me que na altura também enviei um email para a Yamaha e responderam-me para fazer como indica o manual... mas o sr. paulo botas que é uma pessoa com muita experiencia e trabalha com motos à muitos anos continuava a insistir que tinha de enroscar a vareta! O mais curioso é que cada vez que fazia a revisão este procedimento ficava à consideração de quem fazia a mudança de óleo.

Offline faisca66

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 306
  • Localidade: Sintra - Cacém
  • Uma vez CPM, CPM para sempre
  • Marca: HONDA
  • Modelo: VFR 800
Re: Sym GTS 125 - Verificação do Nível do Óleo
« Responder #10 em: 14 de Setembro de 2013, 22:12 »
Companheiro Paulo é sem enrroscar a vareta    _convivio_

Abraços


scooter_ scooter_ scooter_
FAISCA66

Tormentinha

  • Visitante
Re: Sym GTS 125 - Verificação do Nível do Óleo
« Responder #11 em: 14 de Setembro de 2013, 22:52 »
Caro Paulo.

Vou exemplificar o meu caso.....desde que acabou a garantia da minha SYM GTS 250i,sou eu que faço as revisões.

No meu caso o motor da minha maxi leva 1.200 ml de oleo ( uma garrafa de 1 litro e mais 200ml de outra ) e não falha. _pol_

Aquando na ultima verificação de nivel de oleo para ver se está tudo ok......A VARETA NUNCA SE ENROSCA ATÉ AO FIM PARA VERIFICAR O NIVEL DE OLEO.

Boas curvas  scooter_
« Última modificação: 14 de Setembro de 2013, 22:53 por Tormentinha »

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Sym GTS 125 - Verificação do Nível do Óleo
« Responder #12 em: 14 de Setembro de 2013, 22:57 »
Peço desculpa por voltar a intrometer-me neste tópico, mas apenas vejo a coisa da seguinte forma.

A diferença "liquida" entre ter ou não ter a vareta enroscada é de sensivelmente 10cl e que "não faz mal" não levar essa pequena quantidade.
Com menos essa quantidade, fica entre o mínimo e o médio, por isso não faz mal não ter.....se enroscar estar no médio, se nao enroscar está no mínimo!
Se a mota gastar Óleo, então metem mais um bocadinho, mas se não levar ..... tbm não faz mal, gripa e eles tem de reparar (ganham mais dinheiro)
A coisa mais vantajosa é mesmo .... em cada 10 ou 11 Motos/Maxis feitas revisões, ganham Óleo para fazer outra revisão de borla !!


Fazendo contas num latão de 200L....

Se usarem os 1,2 Litros fazem ....... 200L / 1,2L (cada revisão) = 166 revisões (com um latão)

Se usarem apenas 1,1 Litros fazem ..... 200L / 1,1L (cada revisão) = 181 revisões (com um latão)


A diferença são 15 revisões !!

Se cada litro são 15€ (preço litro de venda, as vezes mais) então....

15 revisões (que ganham da diferença) x 15€ por litro = 225€ que ganham em cada latão !! É algum dinheiro.....


Não estou a dizer com isto que todos fazem o mesmo, mas que há quem o faça ... há !!!
Ou então, metem Oleo em alguns amigos que não cobram o preço....

Volto a dizer que há quem seja justo, há quem não seja, claro que não estou a dizer que alguém o está a fazer neste caso, mas que pode ser feito por alguns, sim pode!!

Boas curvas

Nota: Alerto que é só uma maneira de ver algumas situações, não quero acusar nada, nem ninguém!!
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

interceptor

  • Visitante
Re: Sym GTS 125 - Verificação do Nível do Óleo
« Responder #13 em: 14 de Setembro de 2013, 23:01 »
A diferença entre o min. e o max. na majesty 125 eram 200ml!

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Sym GTS 125 - Verificação do Nível do Óleo
« Responder #14 em: 14 de Setembro de 2013, 23:08 »
A diferença entre o min. e o max. na majesty 125 eram 200ml!

Exactamente !!

Quando se fala em "nivel do Oleo" fala-se em estar no meio .... entre o máximo e o mínimo

A diferença entre o mínimo e o médio são esses tais 200ml (20cl) divididos ao meio 10cl (aqueles que eu falei)

Ou seja..... se ao meio da vareta (a nivel) leva exactamente 1,2L se retirarem 10cl, ainda se encontra no mínimo... se enroscarem a vareta , fica no meio  _Rolley_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Fred_FBF

  • Visitante
Re: Sym GTS 125 - Verificação do Nível do Óleo
« Responder #15 em: 15 de Setembro de 2013, 15:14 »
Peço desculpa por me estar a intrometer neste assunto, pois eu de mecânica percebo(pouco ou nada) só o que vem nos manuais ou que me é transmito pelos mecânicos.

Como há aqui tanta divergência em relação ao título deste tópico, tais como:

No manual diz para não enroscar a vareta, o mecânico diz para enroscar, diz também para ver a frio e depois a quente... devo confessar que fiquei sem saber como fazer.  :-\  _pensador_
Uma das coisas que não tenho dúvidas nenhumas, é se estiver entre o máx. e o mínimo está bom.  _pol_

Eis o que eu faria, para tirar as minhas dúvida e fazer a viagem descansado:
Com o motor frio e a moto em plano direito no descanso central: punha a vareta sem enroscar e depois enroscava a vareta (aqui verificaria se havia diferença). A seguir com o motor quente faria o mesmo procedimento. No final se verifica-se que o nível está entre o máx. e o mínimo estaria tudo OK.

Peço desculpa, mais uma vez, por estar a opinar em assuntos que não domino, mas era assim que eu faria.   _corado_
Abraço e boas curvas.


Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Sym GTS 125 - Verificação do Nível do Óleo
« Responder #16 em: 17 de Setembro de 2013, 15:12 »
A todos aqueles que deram a sua opinião o nosso muito obrigado.
Acabados de chegar do Alentejo, depois de almoço, vamos ao Lombas e Curvas, e acreditem que o problema vai ficar resolvido, depois transmitir-vos-ei como  _pensador_

Um abraço

Paulo Renato e Mila

interceptor

  • Visitante
Re: Sym GTS 125 - Verificação do Nível do Óleo
« Responder #17 em: 17 de Setembro de 2013, 22:38 »
Acho no mínimo curioso como é que um procedimento que é tão básico pode originar tantas interpretações... mesmo de profissionais do ramo.

Eu verifico o nível de óleo do motor da seguinte forma: com o motor desligado 2 minutos após ter atingido a temperatura normal de funcionamento, tiro a vareta e limpo-a, encosto a mesma no bocal de onde a tirei e verifico se fica molhada entre o mínimo e o máximo, é básico!

TwisteR

  • Visitante
Re: Sym GTS 125 - Verificação do Nível do Óleo
« Responder #18 em: 18 de Setembro de 2013, 08:05 »
Sou desconfiado por natureza, e, como tal, no final é o manual quem manda.

Se diz que é no descanso central e encostando a vareta ao bocal, é assim que será feito.
Para mim, qualquer outra forma de "medir" o nível é uma forma encapotada de meter menos óleo no motor e de fugir com às responsabilidades.

Se tiveres muitas dúvidas, vê se consegues entrar em contacto directo com a SYM e saber se houve alguma errata no manual, dizendo que se tem que enroscar o nível.

Cromix

  • Visitante
Re: Sym GTS 125 - Verificação do Nível do Óleo
« Responder #19 em: 18 de Setembro de 2013, 12:10 »
A mim sempre me disseram "Quem  lê manuais, sabe mais!"

Paulo Renato quando possível partilhe o que aconteceu :)

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Sym GTS 125 - Verificação do Nível do Óleo
« Responder #20 em: 18 de Setembro de 2013, 12:20 »
A todos aqueles que deram a sua opinião o nosso muito obrigado.
Acabados de chegar do Alentejo, depois de almoço, vamos ao Lombas e Curvas, e acreditem que o problema vai ficar resolvido, depois transmitir-vos-ei como  _pensador_

Um abraço

Paulo Renato e Mila


Paulo,

Já houve novidades?  _pensador_

Este assunto interessa-me bastante, estou a fazer um teste de consumo de óleo em 1.000km à minha PCX com a Linhaway, para tirar algumas dúvidas de um eventual consumo excessivo...

Boas curvas...
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Sym GTS 125 - Verificação do Nível do Óleo
« Responder #21 em: 18 de Setembro de 2013, 13:47 »
Acabadinhos de chegar do Lombas e Curvas (ontem ficámos a "repastelar" no sofá a ver as fotografias do Alentejo e acabámos por só lá ir hoje de manhã) e questão esclarecida  _lool_

Chegados ao L&C fomos de imediato falar com o Carlos Lebre que, mais uma vez, se mostrou aberto ao diálogo e atencioso e expliquei-lhe a nossa preocupação (tal como narrei no início deste tópico), tendo destacado que:
- não fazemos nenhuma viagem sem verificar, entre outras coisas, o nível do óleo;
- que no evento do CPM do passado fim de semana acabámos por ter que ir de carro para não irmos com o coração na boca e irmos despreocupados;
- que os diferentes representantes da marca contactados, todos eles fazem a verificação do óleo da Sym, sem enroscar a vareta;
- que o manual da Sym (seja em Português seja em Inglês) diz que a verificação é sem enroscar a vareta;
- que a opinião generalizada dos companheiros do CPM é que o nível se mede sem enroscar a vareta.

Então, em que ficamos? _pensador_

Face a estes argumentos, o Carlos telefonou para a Sym que esclareceu as dúvidas que tínhamos:
- que a verificação do óleo é sem enroscar a vareta.
- a Sym GTS 125 leva 0.8L e todas as verificações são feitas sem enroscar a vareta.
- as mudança de óleo devem ser feitas: a 1ª aos 1.000 Kms, a 2ª aos 3.000 Kms e a partir daí de 3.000 em 3.000 Kms. Questionei se não era de 6.000 em 6.000 Kms e disseram que há uns tempos no plano de manutenção dizia precisamente de 6.000 em 6.000 Kms; nos novos manuais de manutenção já vem de 3.000 em 3.000 Kms daí a lógica da luz do óleo que acende de 3.000 em 3.000 Kms.

Telefonema terminado, o Carlos confessa ser inédito este procedimento, que as verificações sempre foram feitas em todas as motas com a vareta enroscada e que continua a pensar que o tradutor do Manual de Taiwan para Português e Inglês onde está escrito enroscar traduziu para sem enroscar (apesar da opinião do importador) _pensador_
Independentemente disso chamou o pessoal e transmitiu que a partir de agora as verificações passam sempre a ser feitas sem enroscar a vareta.

Verificado o nível do óleo da nossa mota, claro que teve que ser acrescentado e ficámos contentes pois além de termos ficado esclarecidos, ficámos com o nível certo e pensamos, de algum modo, ter contribuído para que em outras situações com outros Companheiros, os procedimentos tenham ficado uniformizados.  _pol_ 

Por agradável acaso, na L&C, estava o nosso companheiro Félix que testemunhou todo este desenvolvimento e aproveitou para, também ele ficar esclarecido.

Um abraço e obrigado a todos os companheiros que aqui "postaram" e já sabem, se forem ao L&C a verificação passou a ser feita, a partir de hoje não enroscando a vareta.

Paulo Renato e Mila

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Sym GTS 125 - Verificação do Nível do Óleo
« Responder #22 em: 18 de Setembro de 2013, 14:04 »
Olá Paulo,

Pois eu tambem achei estranho...

De acordo com as duas oficinas Honda que fui com a PCX, ambas me disseram que para ver o oleo, a verificação é sem enroscar a vareta. Uns dizem a frio, outros com o motor a quente esperando 2 a 5 minutos para o oelo "assentar"... E o manual da PCX diz o mesmo, só encostar, sem enroscar...

Mas na SYM podia ser diferente, embora tendo eu a ideia que mesmo nos motões o procedimento era semelhante!

Seja como for, a minha já tem cerca de 900km de teste efectuado, no fim de semana vou à Linhaway ver o meu caso... _pensador_
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Sym GTS 125 - Verificação do Nível do Óleo
« Responder #23 em: 18 de Setembro de 2013, 16:37 »

.....
- que a verificação do óleo é sem enroscar a vareta.
- a Sym GTS 125 leva 0.8L e todas as verificações são feitas sem enroscar a vareta
....

Atençao que nao quero levantar maus testemunhos etc etc etc.....


Não percebi uma coisa .....

Se a Maxi leva 0,8L , não é essa a medida que metiam ??? era a olho até ficar a nível ? (com a vareta enroscada)

Acho que se metem a medida certa, com um medidor próprio que a maior parte das oficinas têm, ao enroscar a vareta iriam verificar que tinha óleo a mais .....sempre !! Ou não ?  _pensador_

Bem adiante....

O importante é que ficou desvendado para todos lerem que a vareta não se enrosca  _pol_

Eu, como normalmente só em grandes viagens é que vejo o óleo, vejo sempre antes de sair.... mal chego a mota!
O Óleo está totalmente repousado no carter .... essa de ser a quente são modernices que o Óleo fica mais "diluído" e tal.

Companheiros, Óleo a quente só para fritar batatas ou para ser retirado com "varetas especiais" .... ok ?

O nível vê-se sempre com o motor repousado e de preferência já frio para não se queimarem etc, etc. Por isso eu vejo de manha antes da sair de casa ....

Imaginem somente esta situação.....

O Motor rola e é lubrificado desde a cabeça ate ao cárter (desde cima ate baixo) e o Óleo move-se, ou é bombeado, de baixo para cima, e desce por orifícios. Agora imaginemos que momentaneamente (por uma limalha ou algo, pouco importa) que o óleo ficou retido cá em cima num "deposito qualquer". Se ligamos o motor, o óleo sobe e depois não desce todo (fica retido)!
Então se acrescentamos Óleo para restabelecer o nível, não estamos a fazer mais nada a não ser meter Óleo a mais!!

O que faz o óleo a mais ?

Óleo a mais e resumindo..... faz aumentar a pressão dentro do motor, faz aquecer mais e pode queimar juntas, juntas essas que são essenciais para que unam peças sem haver fuga (fuga de óleo/agua/ar) ... se misturarem 2 desses componentes o motor pifa  _Rolley_

Resumindo, e aceitando que cada um faz o que quer e entende fazer, mas eu vejo sempre o óleo dos meus motores a frio!

Simples ..... Para alem de não queimar os dedos ou os braços  _pol_

Boas curvas


Nota: no nosso país não tem frio suficiente para "gelatinar" o óleo dos nossos motores, se forem para o Norte de Espanha ou França, etc, aí sim, já faz algum sentido tentar ver o nível de óleo com o motor "temperado".
« Última modificação: 18 de Setembro de 2013, 16:37 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

m00n

  • Visitante
Re: Sym GTS 125 - Verificação do Nível do Óleo
« Responder #24 em: 18 de Setembro de 2013, 17:07 »
Axe no teu caso ate podes ter razão, tipo na minha como diz o manual, deve estar a trabalhar entre 3 a 5 minutos, so depois é que se ve a vareta.