Autor Tópico: Suzuki DL 1000 V-Strom, nova montada...  (Lida 10870 vezes)

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Suzuki DL 1000 V-Strom, nova montada...
« em: 05 de Setembro de 2013, 23:44 »
Pois bem, chegou a minha vez de mudar de montada!!

Após alguma procura, e bastantes test-drives à mistura lá me decidi aventurar-me no mundo das trails, ou melhor uma maxi-trail Suzuki V Strom 1000 (K8) com 2.600 KM, da qual sou um feliz proprietário desde o dia 20 de Agosto – considero um verdadeiro achado, e uma excelente oportunidade negócio, que não podia perder, atendendo ao estado de conservação da moto.

Testei várias trails, desde a belíssima  NC 700x ( que infelizmente falta motor), até à GS1200 ( exigente, pesada €€€ para a sustentar, mas irrepreensível a sua condução) , e pelo meio ainda testei a C650 Sport, cujo design ainda me seduzia, mas… enfim, fico por aqui.

 Com isto não quero dizer que não continuo fã das maxis scooters, muito pelo contrário, mas nisto de motos, maxis, e afins tem muito que se lhe diga, mas uma moto é diferente, pois tem outros encantos !!

A posição de condução na Strom  é de costas direitas, e braços pouco fletidos mas mais abertos, quase como numa scooter.

Esta “gorducha” de 207 Kg a seco  e  236 Kg em ordem de marcha, é equipada com um V-twin de injeção  a 90 graus DOHC 8 válvulas e 98 cv  e está equipada de origem com o vidro Suzuki “touring” - AeroScreen, regulável e com defletor ajustável, que após devida regulação promove o famoso efeito “bolha” garantindo uma eficaz proteção aerodinâmica.

De  série, já vem incluído uns “hand guards” num plástico absurdamente rijos, que protege as mãos contra alguma coisa projetada, assim como a qualidade dos punhos de borracha, que filtram com uma eficácia tremenda as vibrações, vamos esperar pelo Inverno e verificar o efeito térmico.

A Strom, já traz bagageira, um enorme Givi Maxia, na qual cabem 2 cascos e mais coisas. A mala já trás uma almofada para as costas do pendura.

 Esta “avantajada” surpreendeu-me  pela agilidade, conforto  e imenso binário que o V Twin promove. É uma autêntica delicia enfrentar uma ultrapassagem , pois a entrega de força naquele instante, garante uma segurança inquestionável para que esta manobra se faça o mais rapidamente possível.

A 1ª prova de fogo, foi traze-la de Lisboa até casa na Figueira da Foz ( Alcabideche –IC19- Amadora- A8…) e ainda deu para ser batizada à pressa e de forma inusitada sem pompa mas sempre com circunstância à boa maneira do CPM (um tócolante direitinho bem colado fica sempre bem… _pol_),  pelo meu amigo Nuno Batista- NB, a quem agradeço a gentileza e paciência por me ter aturado e levado pelos melhores caminhos para sair da capital.

Circular em andamento mais vigoroso ( e sempre nos limites legais) sobretudo em autoestrada, permite confirmar o equilíbrio desta máquina, destacando sobretudo o  desempenho, atitude, competência e superior conforto. Se a Kymco Downtown e a sua carnagem já conferia proteção, agora toda a frente e encaixe das pernas no tanque da Strom, é ainda melhor, pois circula-se acima dos 120, com o capacete modular aberto, sem abanões ( buffeting), tal a fluidez e eficácia do conjunto.

É fantástico conduzir em 6ª no modo “over drive”( no display aparece O/D)  a médias entre os 120 -140 KM/h , com vontade de dar mais vida ao motor, mas nada de abusos por enquanto _anjo_… O over drive permite que o motor ande com menos esforço, e mais na faixa ascendente de binário, e como tal a 120 parece que vamos “parados”, pois o motor canta baixinho a 3.500 rpm – confesso que estranhei isto do “over drive”, mas temos que ver que o conceito desta V Strom, é do tipo canivete suíço… dá um pouco para tudo, sem apontar para nichos, como se tem verificado com certas marcas e modelos, que procuram a todo o custo que o mundo das trails seja somente “aventura misturado com enduro, mas sem nunca ver uma trialeira”.

Uma das características que no inicio estranhei, foi o acionar da manete da embraiagem um pouco rija, mas isto é mesmo feitio de ser manete  hidráulica, pois  pode ser um pouco “pesada”  em certas situações, mas confere um tato diferente das convencionais que funcionam por cabo, pois requer algum treino para “domesticar” o motor. Basta ajustar a manete, para se ter outra sensibilidade.

Destaco a  3ª velocidade  que é a eleita para quase tudo, pois pequenos toques de embraiagem para subir o binário ajudam imenso ao circular em baixa velocidade – este  V Twin debita 10,3 Kgf.m, ou 101.6 N.m às 6.400 rpm.

Outro aspeto que caracteriza a Strom , é a dupla ótica de meter respeito tal a intensidade dos 2 projetores H4, bem  melhor que muitos carros que por aí andam. De noite, tem-se um efeito de leque, que num angulo bem aberto ilumina muito bem as curvas com muita segurança. Quem já conduziu a Burgman 650 entende-me bem.

Quanto aos consumos, e de forma mal calculada, e um pouco a olhómetro presumo que deve rondar os 6  - 6.5  Litros /100, e claro que menos em estrada aberta, mas é um assunto que não me tira  o sono, pois só o prazer de passear e ouvir o cantar “ grave”  do V-Twin que responde com vigor, é mesmo SUPIMPA !!

Nunca aquela expressão, “dá-lhe gás”, se encaixa tão bem com a V-Strom 1000, é indiscritível quando ao mínimo sinal de provocação no acelerador, passamos do modo Kit-Kat, para RedBull >:D, isto pondo o motor acima das 4.5000 rpm e sempre a subir…  uhmm, isto só me faz lembrar as sensações conferidas por uma T Max 530 que testei à uns meses, que para mim é a verdadeira rainha das maxis, mas agora na Strom estas ganas emocionam ainda mais.






 A menina no stand...











Ao fim de pouco mais de  2 semanas e quase 1000 KM em cima, estou a adorar cada vez mais esta moto , é a pura diversão !! _lool_ _lool_
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Suzuki DL 1000 V-Strom, nova montada...
« Responder #1 em: 05 de Setembro de 2013, 23:53 »
Pelo teu relato e a avaliar pela tua última foto em cima dela, não podias estar mais satisfeito.

Quanto ao negócio, se atentarmos no maquinão que é e com esses míseros kms (2600)...só pode ter sido uma bela compra!

Muitas felicidades nessa bela Suzuki.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Suzuki DL 1000 V-Strom, nova montada...
« Responder #2 em: 05 de Setembro de 2013, 23:59 »

Excelente compra  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Muita Sorte com ela JPA.

Desfruta dessa bela MOTO, por essas estradas e montes, sempre sem nenhum problema e com o maior prazer  scooter_

Boas curvas

As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Suzuki DL 1000 V-Strom, nova montada...
« Responder #3 em: 06 de Setembro de 2013, 00:09 »
É um lindo cavalinho!  ;D
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Suzuki DL 1000 V-Strom, nova montada...
« Responder #4 em: 06 de Setembro de 2013, 00:20 »
Paabéns pela nova motada.

Esta passagem de maxi para mota tem muito que se lhe diga e devemos adaptarmos com calma.

Vi que também, tal como eu, compraste a tua na M J Paiva.... essa malta anda a fazer negócio aqui com a malta do forum, temos que os convidar para parceiros... :)

Offline Jorge Valente

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 903
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: CB 500X
Suzuki DL 1000 V-Strom, nova montada...
« Responder #5 em: 06 de Setembro de 2013, 08:34 »
Viva,

Parabens pelo motão, agora há que ter cuidado com a menina, pois, seguramente deverá dar-se algum tempo para a habituação.

Um abraço,
Keeway Hurricane 6.500kms - 12.780Kms
Honda NSS 300 Forza 0Kms - 18.256Kms
Honda NSS 300 Forza 15.202Kms 57.350Kms
Honda CB 500X 0Kms

Fred_FBF

  • Visitante
Re: Suzuki DL 1000 V-Strom, nova montada...
« Responder #6 em: 06 de Setembro de 2013, 09:17 »
Parabéns pela aquisição do motão.  _palmas_ _palmas_ _palmas_

Que ela te proporcione ziliões de kms de felicidade, liberdade e uma condução prazerosa sem percalços ou avarias!

Abraço e boas curvas.

Busas

  • Visitante
Re: Suzuki DL 1000 V-Strom, nova montada...
« Responder #7 em: 06 de Setembro de 2013, 09:54 »
Maravilha de compra e de relato... _convivio_

Esse motor é uma verdadeira delicia...pois é a "unidade suavizada" da saudosa TL100 S e TL100R nas quais tive o prazer de conduzir várias vezes...

Para ficares mesmo maravilhado...basta dares lhe voz de Homem... _mau_ e ai rendes te por completo...

Leo Vince ou Arrow...ficam muito bem...

Deixo aqui um feeling...existe uma Trail que me anda a tentar deveras...pela sua posição de condução " igual á que referes"...e por ser única no seu Segmento...A Kawa Versys 1000... _vinho_

Abraço e Parabéns!

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Suzuki DL 1000 V-Strom, nova montada...
« Responder #8 em: 06 de Setembro de 2013, 09:59 »
Belíssima moto JPA e apesar do ar bem encorpado dela até que não pesa muito + que a minha T ( 225 kg ) versus 236 da tua Suzuki......Quem sabe 1 dia eu tenha condições para ter um ferro junto com uma maxi ( gosto muito da Harley 883 por exº ) mas, por agora vou apreciando a tua Allround e espero poder vê-la ao vivo um dia destes.
1 grande abraço e + 1 vez parabéns.
Scooterado  _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Busas

  • Visitante
Re: Suzuki DL 1000 V-Strom, nova montada...
« Responder #9 em: 06 de Setembro de 2013, 10:20 »
Belíssima moto JPA e apesar do ar bem encorpado dela até que não pesa muito + que a minha T ( 225 kg ) versus 236 da tua Suzuki......Quem sabe 1 dia eu tenha condições para ter um ferro junto com uma maxi ( gosto muito da Harley 883 por exº ) mas, por agora vou apreciando a tua Allround e espero poder vê-la ao vivo um dia destes.
1 grande abraço e + 1 vez parabéns.
Scooterado  _slb_

883...a edição especial é simplesmente brutal... _convivio_

Offline Lone Wolf

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 846
  • Localidade: Amadora City
  • Com civismo cabemos lá todos...
  • Marca: Honda
  • Modelo: SD04
Re: Suzuki DL 1000 V-Strom, nova montada...
« Responder #10 em: 06 de Setembro de 2013, 10:48 »
Muitos parabéns, mais uma vez  ;)
e que belo relato destes últimos dias com a montada nova  _pol_

tive o prazer de ser contemplado com a felicidade e vê-la estampada nos olhos e face, aquando da aquisição deste "brinquedo" tal qual um menino que recebe a sua primeira prenda de Natal... mas vejo que essa felicidade, não só se mantém como aumentou  _palmas_

Felicidades a ambos e que tenham muitos e bons kms pela frente  _pol_
O bom-senso é o ultimo dos sensos...
Sendo que a coerência é por vezes incoerente...

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Suzuki DL 1000 V-Strom, nova montada...
« Responder #11 em: 06 de Setembro de 2013, 10:50 »
Muitos parabéns João!
Votos das maiores felicidades para ambos.

 _pol_
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Manhas

  • Visitante
Re: Suzuki DL 1000 V-Strom, nova montada...
« Responder #12 em: 06 de Setembro de 2013, 11:18 »
Granda Avião!!! 

Muitos parabéns pelo upgrade (e que upgrade...)  _pol_

Desejo-te muitos e bons quilómetros por muito tempo, até porque essa mota está nova!!!

pedror1975

  • Visitante
Re: Suzuki DL 1000 V-Strom, nova montada...
« Responder #13 em: 06 de Setembro de 2013, 15:19 »
Muitos parabéns companheiro.
 
Tal como já sabes, também eu comprei uma V-Strom, modelo K8, mas de 650cc e curiosamente um dia antes de ti. No dia 19.
A nível de Km é que já estava bem mais rodada, com  29800Km.
 
No entanto acho que tb foi um excelente negócio, pois foi com um particular que ficou com a minha GTS de retoma e mais alguns €.
 
A nível de equipamento traz quase 1000€ em extras, a mala Givi maxia como a tua com encosto, as proteções de punhos, proteções de motor, proteção de carter, capa de depósito bagster, punhos aquecidos Oxford e faróis bi-xenon.
 
A nível de condução é como descreves, embora não tão nervosa, como é lógico. Posso-te dizer que em AE a rolar a 120Km, anda nas 5500 RPM, faltando ainda mais 5000 para chegar ao red line  >:D .
 
Mas a nível de consumos tb é mais moderada sendo que já lhe fiz cerca de 700 Km e o consumo anda pelos 4,5 l/100Km, mesmo já a tendo levado aos 180Km e circulando por alguns períodos a 150Km.
 
Eu quando fiz o upgrade queria mesmo a V-Strom, mas exclui sempre a 1000 em virtude de maiores consumos (já que tinha a GTS a gastar 3,4 l/100Km não queria aumentar muito essa despesa) e de pagar o dobro de IUC. No entanto acho que fizeste uma excelente compra e o que interessa é estares satisfeito com a máquina.
 
Um grande abraço,
 
Pedro Ribeiro  _convivio_
« Última modificação: 06 de Setembro de 2013, 15:23 por pedror1975 »

Busas

  • Visitante
Re: Suzuki DL 1000 V-Strom, nova montada...
« Responder #14 em: 06 de Setembro de 2013, 15:36 »
Boas Pedro,

Consumos bem interessantes....sendo que essa unidade motriz na SV650 gastava um pouco mais..mas pouco e a velocidades bem superiores...o cantar desses Twin,s são fantásticos...
 _convivio_

Offline fantasma do lençol

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 273
  • Localidade: Lisboa
Re: Suzuki DL 1000 V-Strom, nova montada...
« Responder #15 em: 06 de Setembro de 2013, 16:02 »
Belíssima escolha. Parabéns