Autor Tópico: Ralenti RPM  (Lida 6786 vezes)

jagmonteiro

  • Visitante
Ralenti RPM
« em: 06 de Setembro de 2013, 13:14 »
 scooter_ Olá Amigos.

Antes de mais aproveito para cumprimentar todos os membros, assim como para lisonjear a partilha de informação entre o grupo, bem haja.

Portanto e face ao título em epígrafe gostaria de ser esclarecido, qual o ralenti ideal para Sym 125 gts carburador. Com o motor quente a minha ronda as 2000 rpm 2100, penso ser demasiado?? Obrigado.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Ralenti RPM
« Responder #1 em: 06 de Setembro de 2013, 14:30 »
Sempre entre 1800 e as 2000rpm.

Sendo a carburador, pode estar um pouco acima disso, sendo preciso ou nao rectificar.

O importante é com tudo ligado, luzes no maximo, piscas, ventoinha de refrigeração, etc, a maxi nao se desligue quando está ao relantim.

Há casos que é preciso aumentar um pouco o relantim para que ela nao se desligue, mas o ideal é mesmo o maximo 2000rpm.
Se tem de estar mais alto, é algo que nao esta tão bem, principalmente existe desgaste de "motor"

Espero ter ajudado, mas o melhor é passares pela --> apresentação

Boas curvas
« Última modificação: 06 de Setembro de 2013, 14:31 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

jagmonteiro

  • Visitante
Re: Ralenti RPM
« Responder #2 em: 06 de Setembro de 2013, 15:13 »
Obrigado fiquei totalmente esclarecido.

Desculpa a minha ignorância, mas é a primeira vez que me registei num blog do género.

Chamo-me José Monteiro, tenho 38 anos e resido na área do grande Porto mais propriamente na Senhora da Hora.
Adquiri recentemente uma Sym 125 GTS EVO, usada, em óptimo estado com 15.000 Km. Decidi aderir a este interessante blog após ter verificado a união existente no grupo, o qual privelegio.

optio

  • Visitante
Re: Ralenti RPM
« Responder #3 em: 06 de Setembro de 2013, 16:20 »
Boas José, eu tenho uma igual e de manha quando a ligo vai para as 2000,2100, após aquecer (2 a 3 minutos)  fica nas 1500 certinhas, sem nunca desligar ou falhar.
Importa salientar que o único problema que costuma acontecer neste modelo, é o facto de ela se desligar enquanto não aquece (acontecia com a minha qnd a comprei com 9000KM), mas é de fácil resolução , basta afinar as válvulas. Penso não estar a dizer nenhuma barbaridade, mas se procurares aqui pelo fórum tens vários relatos sobre esta situação.

De resto é só botar essência carburante e fazer pó na lama  _lol_ _lol_ _lol_    _pol_ _pol_ _pol_

jagmonteiro

  • Visitante
Re: Ralenti RPM
« Responder #4 em: 06 de Setembro de 2013, 20:11 »
 _slb_ obrigado pela tua resposta. agora fiquei um pouco confuso, pois efectivamente e penso não estar equivocado, ter lido
num manual da Sym de que o ralenti deverá variar entre 1400 +/- 100 o que vai de encontro à tua resposta.

A minha em frio também atinge as 2100 RPm depois vai baixando e em quente tenho estado atento e nunca baixa as 1900/2000 o que de facto acho demasiado.
aconselhas-me a levar oficina e reportar besta questão? obrigado amigo. _pol_

jagmonteiro

  • Visitante
Re: Ralenti RPM
« Responder #5 em: 06 de Setembro de 2013, 20:18 »
...já agora, a que kM. se deve efectuar afinação de válvulas.

Abraço.

Obrigado

optio

  • Visitante
Re: Ralenti RPM
« Responder #6 em: 06 de Setembro de 2013, 20:56 »
...já agora, a que kM. se deve efectuar afinação de válvulas.

Abraço.

Obrigado

não te sei dizer se existe uma "obrigatoriedade" de afinação de valvulas a determinados km, a não ser que seja mesmo necess'ario, infelizmente com os km elas vão desafinando, mas resolve-se bem, desde que se saiba executar.
Mas para te dar uma resposta fidedigna, vou questionar um amigo que 'e representante da marca e logo te dou a resposta.

Uma coisa é certa, temos uma bela máquina e bastante fiavél, ainda não ouvi falar de grandes problemas com ela, só é pena não fazer os consumos das de injecção, mas isso já se sabe que as de carburador consomem sempre um pouco mais. Mas mesmo assim tens um consumo melhor que a minha, que anda pelos 3,4 ,  3,5litros .

 _pol_ _pol_ _pol_

jagmonteiro

  • Visitante
Re: Ralenti RPM
« Responder #7 em: 06 de Setembro de 2013, 22:28 »
Amigo obrigado pela tua manifesta disponibilidade quanto ao consumo anda na ordem
dos 3,4-3,5 ainda não consegui menos

optio

  • Visitante
Re: Ralenti RPM
« Responder #8 em: 18 de Setembro de 2013, 21:39 »
Boas jagmonteiro, ainda nao me esqueci do que tinha dito, mas ainda nao tive opurtunidade de falar com o meu amigo sobre a afinaçao das valvulas, logo que saiba posto aqui.  _pol_ _pol_

jagmonteiro

  • Visitante
Re: Ralenti RPM
« Responder #9 em: 19 de Setembro de 2013, 06:30 »
Amigo obrigado de qualquer das formas, as válvulas já foram afinadas de borla.

Abraço.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Ralenti RPM
« Responder #10 em: 19 de Setembro de 2013, 09:07 »
Amigo obrigado de qualquer das formas, as válvulas já foram afinadas de borla.

Abraço.

E o problema mantém-se ???

Ou está resolvido e era essa a causa do relantim baixo ??

Por acaso ela tem alguma dificuldade em pegar ?, quando acendes as luzes ele baixa o relantim ate que RPM ?

Olha que pode ser relantim.

Outra coisa, as rotações das vossas sym's, devem estar nas 1500rpm com tudo ligado e sem acelerar.
Motor já quente, luzes em máximos, travão ligado, 4 piscas ... acertar o relantim as 1500rpm nessa altura !

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

jagmonteiro

  • Visitante
Re: Ralenti RPM
« Responder #11 em: 22 de Setembro de 2013, 08:04 »
Olá amigo.

As válvulas estão afinadas e consegui estabilizar o ralenti como disseste no traço azul logo abaixo das 2000rpm que penso ser as 1500/1600rpm está estável.

Obrigado.

Abraço.