Autor Tópico: [test ride] Yamaha D'elight  (Lida 7306 vezes)

interceptor

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[test ride] Yamaha D'elight
« em: 08 de Abril de 2014, 22:30 »
A Yamaha d’elight é uma aposta da Yamaha na classe <125cc, é uma scooter com um estilo retro (ou vintage lol ), com linhas clássicas mas que ao mesmo tempo se descola daquela imitação recorrente da imagem vespa dando-lhe desta forma um ar distinto e sofisticado.



Quando pegamos na Yamaha d’elight a ideia que ficamos é que é básica, tudo se resume ao prático e essencial. O quadro de instrumentos conta apenas com um velocímetro, um indicador de combustível, o odómetro, e três luzes avisadoras: máximos, piscas e luz de diagnóstico do sistema de injecção.



Neste capítulo aponto três pontos negativos: a ausência de um relógio, de um conta kms parcial e a imprecisão do ponteiro do combustível. O depósito é pequeno (4,4 litros) e quando peguei nela estava a meio, nas descidas ficava a ¼ e nas subidas a ¾… é impreciso e torna-se confuso. Com a falta de um conta kms parcial facilmente nos perdemos nas contas dos kms percorridos e ficamos sem gasolina.

Colocamos a chave na ignição, que por acaso até já têm o sistema de tranca de acesso a ranhura, rodamos para a esquerda e abrimos o baú. É suficiente para albergar um pequeno capacete tipo jet, se pretendem guardar um integral esqueçam lá isso porque o banco não fecha… Para guardar objectos temos ainda um gancho por baixo do guiador para pendurar um saco/mochila e um pequeno compartimento aberto por baixo da ignição para guardar não sei bem o que.




Aperto a manete do travão e o botão do arranque e temos magia, o motor é silencioso, suave e os seus 114cc têm o ronronar muito meigo. Arranco e fico surpreendido com a ligeireza do conjunto a Yamaha d’elight passa apenas 98kg! O motor apesar dos seus 114cc e apenas 7cv é bastante desembaraçado e até aos 60km/h as coisas acontecem, recupera bem e não estorva o fluxo de trânsito citadino.



A cidade é mesmo o seu habitat natural, a scooter é pequena e coloca-se bem em qualquer “buraco” do transito citadino. É muito ágil, fácil de conduzir e qualquer condutor consegue colocar os pés bem assentes no chão. A condução é intuitiva, ficamos com a sensação que estamos a conduzir uma bicicleta e é bastante tolerante aos erros dos que se iniciam nestas lides.

A incursão numa via-rápida por outro lado é uma aventura, parece que entramos noutra dimensão… A ausência de proteção aerodinâmica em conjunto com a força do vento tornam a circulação penosa, manter a velocidade nos 80km/h é difícil e qualquer subida faz perder velocidade para velocidades que nos fazem sentir vulneráveis e em perigo. Mesmo assim consegui atingir uma velocidade máxima de 100km/h mas pareceu-me que o velocímetro é muito optimista...



O travão de trás é de tambor, torna-se esponjoso ao tacto mas cumpre bem a sua função de “abrandador”, à frente temos um cumpridor disco de 180 mm e os dois em conjunto fazem parar a scooter sem comprometer a segurança.




As suspensões não decepcionam e cumprem bem a sua função mesmo em pisos mais degradador ou até mesmo em calçada/paralelo absorvem bem as irregularidades do pavimento. O banco também é bastante mole e ajuda a minimizar o impacto das irregularidades no corpo.

A scooter é compacta, nota-se que foi projetada para ser produzida recorrendo ao mínimo de peças/painéis. A construção é boa, os painéis estão bem alinhados e não se nota aquele bater dos plásticos em pisos mais degradados.


Pontos positivos:
+ Ágil e muito fácil de conduzir
+ Estética distinta e sofisticada
+ …

Pontos negativos:
- Painel de instrumentos insuficiente
- Espelhos retrovisores muito pequenos
- Autonomia baixa


Especificações técnicas:
Motor
Tipo de motor   Monocilíndrico, Com refrigeração por ar, 4 tempos, SOHC, 2 válvulas
Cilindrada   114cc
Diâmetro x curso   50,0 mm x 57,9 mm
Taxa de compressão   9.3 : 1
Potência máxima   5.3 kW às 7,000 rpm
Binário máximo   7.6 Nm às 5,500 rpm
Sistema de lubrificação   Cárter húmido
Sistema de combustível   Injecção de Combustível
Sistema de ignição   TCI
Sistema de arranque   Eléctrico
Sistema de transmissão   Automática, com correia trapezoidal

Chassis
Sistema de suspensão dianteira   Forquilha telescópica
Curso dianteiro   85 mm
Sistema de suspensão traseira   Braço
Curso traseiro   70 mm
Travão dianteiro  Monodisco hidráulico, Ø 180 mm
Travão traseiro    Tambor, Ø 130 mm
Pneu dianteiro   90/90-12
Pneu traseiro   90/90-12

Dimensões
Comprimento total   1,835 mm
Largura total   685 mm
Altura total   1,080 mm
Altura do assento   755 mm
Distância entre eixos   1,250 mm
Distância mínima ao solo   115 mm
Peso   98 kg
Capacidade Dep. Combustível   4.4 L




Conclusão:
È uma scooter com características claramente citadinas, virada para um cliente jovem com pouca experiência e que se queira iniciar no mundo das motas. O motor apesar da sua pouca potencia/cilindrada e claramente beneficiado pelo baixo peso do conjunto, não chegando a entusiasmar serve bem para nos deslocarmos do ponto A até ao ponto B de uma forma económica e fiável.
A scooter não desilude, os materiais são bons, está bem construída e o chassis torna todo o conjunto bastante equilibrado.
Pelo preço apresentado (1995€) é um modelo a ter em conta para quem procura um veiculo desta gama dentro destas características.

Esta scooter está disponível para um test ride no nosso parceiro MOTOBELAS.

CarlaLopes

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Re: [test ride] Yamaha D'elight
« Responder #1 em: 09 de Abril de 2014, 00:17 »
Temos profissional.   _pol_
Boa análise, para quem estiver interessado está tudo dito.   _pt_

cdomin

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Re: [test ride] Yamaha D'elight
« Responder #2 em: 09 de Abril de 2014, 00:57 »
Está 5* mesmo ...
Os pontos + e - estão lá. Mto boa análise, precisa e isenta.
A D'Elight está aí mto bem descrita.


Offline Pardal

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Re: [test ride] Yamaha D'elight
« Responder #3 em: 09 de Abril de 2014, 01:11 »
Boa nota para o test rider.... _palmas_
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

Offline santos466

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Re: [test ride] Yamaha D'elight
« Responder #4 em: 09 de Abril de 2014, 13:31 »
 _palmas_ Muito bom! Espero que seja o 1º de muitos porque você leva jeito!  _lol_  _pol_
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Offline Sapiens21

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Re: [test ride] Yamaha D'elight
« Responder #5 em: 09 de Abril de 2014, 13:38 »
É de facto uma análise muito bem feita a este pequeno modelo da Yamaha.  _pol_

Quem pense em comprar este modelo, certamente vai ler com atenção a tua análise.  _convivio_

Offline jorgevaz

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Re: [test ride] Yamaha D'elight
« Responder #6 em: 09 de Abril de 2014, 15:07 »
Óh Interceptor desconhecia-te essa faceta  _pensador_

Olha que já vi profissionais não conseguirem ser tão precisos e concisos na descrição dos seus testes.

Quase que me senti em cima dessa máquina, de tão bem descrita que foi.

Parabéns e venham de lá mais testes  _palmas_ _palmas_

paulodio21

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Re: [test ride] Yamaha D'elight
« Responder #7 em: 09 de Abril de 2014, 16:21 »
Como alguns sabem já tive uma e em 5 meses fiz 7450 kmt nela. Porém esse depósito de 4,4 lt faz á vontade cerca de 200 kmt.
Além disso para a cidade sim, a mota é o ideal. Tem um arranque muito bom como foi dito até aos 60 kmt/h, torna-se muito perigosa em dias molhados devido á sua roda estreita.
Aconselho para quem inicia a sua vida de motociclista.

interceptor

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Re: [test ride] Yamaha D'elight
« Responder #8 em: 10 de Abril de 2014, 21:38 »
Obrigado companheiros _convivio_

Como o companheiro paulodio21 referiu autonomia deve andar pelos 200 kms, para uma mota que está vocacionada essencialmente para percursos citadinos poderá até ser considerado normal mesmo quando comparada com a concorrência. Se calhar fui um pouco injusto em apontar como ponto negativo quando na realidade devia apontar como um aspecto que gostei menos.

Na conclusão referi que é uma mota perfeita para um cliente jovem e com pouca pratica mas na realidade a Yamaha d'elight é perfeita para um cliente menos exigente, que pretenda um meio de locomoção económico para trajectos curtos dentro da cidade.