A
Yamaha d’elight é uma aposta da Yamaha na classe <125cc, é uma scooter com um estilo retro (ou vintage lol ), com linhas clássicas mas que ao mesmo tempo se descola daquela imitação recorrente da imagem vespa dando-lhe desta forma um ar distinto e sofisticado.
Quando pegamos na
Yamaha d’elight a ideia que ficamos é que é básica, tudo se resume ao prático e essencial. O quadro de instrumentos conta apenas com um velocímetro, um indicador de combustível, o odómetro, e três luzes avisadoras: máximos, piscas e luz de diagnóstico do sistema de injecção.
Neste capítulo aponto três pontos negativos: a ausência de um relógio, de um conta kms parcial e a imprecisão do ponteiro do combustível. O depósito é pequeno (4,4 litros) e quando peguei nela estava a meio, nas descidas ficava a ¼ e nas subidas a ¾… é impreciso e torna-se confuso. Com a falta de um conta kms parcial facilmente nos perdemos nas contas dos kms percorridos e ficamos sem gasolina.
Colocamos a chave na ignição, que por acaso até já têm o sistema de tranca de acesso a ranhura, rodamos para a esquerda e abrimos o baú. É suficiente para albergar um pequeno capacete tipo jet, se pretendem guardar um integral esqueçam lá isso porque o banco não fecha… Para guardar objectos temos ainda um gancho por baixo do guiador para pendurar um saco/mochila e um pequeno compartimento aberto por baixo da ignição para guardar não sei bem o que.
Aperto a manete do travão e o botão do arranque e temos magia, o motor é silencioso, suave e os seus 114cc têm o ronronar muito meigo. Arranco e fico surpreendido com a ligeireza do conjunto a
Yamaha d’elight passa apenas 98kg! O motor apesar dos seus 114cc e apenas 7cv é bastante desembaraçado e até aos 60km/h as coisas acontecem, recupera bem e não estorva o fluxo de trânsito citadino.
A cidade é mesmo o seu habitat natural, a scooter é pequena e coloca-se bem em qualquer “buraco” do transito citadino. É muito ágil, fácil de conduzir e qualquer condutor consegue colocar os pés bem assentes no chão. A condução é intuitiva, ficamos com a sensação que estamos a conduzir uma bicicleta e é bastante tolerante aos erros dos que se iniciam nestas lides.
A incursão numa via-rápida por outro lado é uma aventura, parece que entramos noutra dimensão… A ausência de proteção aerodinâmica em conjunto com a força do vento tornam a circulação penosa, manter a velocidade nos 80km/h é difícil e qualquer subida faz perder velocidade para velocidades que nos fazem sentir vulneráveis e em perigo. Mesmo assim consegui atingir uma velocidade máxima de 100km/h mas pareceu-me que o velocímetro é muito optimista...
O travão de trás é de tambor, torna-se esponjoso ao tacto mas cumpre bem a sua função de “abrandador”, à frente temos um cumpridor disco de 180 mm e os dois em conjunto fazem parar a scooter sem comprometer a segurança.
As suspensões não decepcionam e cumprem bem a sua função mesmo em pisos mais degradador ou até mesmo em calçada/paralelo absorvem bem as irregularidades do pavimento. O banco também é bastante mole e ajuda a minimizar o impacto das irregularidades no corpo.
A scooter é compacta, nota-se que foi projetada para ser produzida recorrendo ao mínimo de peças/painéis. A construção é boa, os painéis estão bem alinhados e não se nota aquele bater dos plásticos em pisos mais degradados.
Pontos positivos:+ Ágil e muito fácil de conduzir
+ Estética distinta e sofisticada
+ …
Pontos negativos:- Painel de instrumentos insuficiente
- Espelhos retrovisores muito pequenos
- Autonomia baixa
Especificações técnicas:MotorTipo de motor Monocilíndrico, Com refrigeração por ar, 4 tempos, SOHC, 2 válvulas
Cilindrada 114cc
Diâmetro x curso 50,0 mm x 57,9 mm
Taxa de compressão 9.3 : 1
Potência máxima 5.3 kW às 7,000 rpm
Binário máximo 7.6 Nm às 5,500 rpm
Sistema de lubrificação Cárter húmido
Sistema de combustível Injecção de Combustível
Sistema de ignição TCI
Sistema de arranque Eléctrico
Sistema de transmissão Automática, com correia trapezoidal
ChassisSistema de suspensão dianteira Forquilha telescópica
Curso dianteiro 85 mm
Sistema de suspensão traseira Braço
Curso traseiro 70 mm
Travão dianteiro Monodisco hidráulico, Ø 180 mm
Travão traseiro Tambor, Ø 130 mm
Pneu dianteiro 90/90-12
Pneu traseiro 90/90-12
DimensõesComprimento total 1,835 mm
Largura total 685 mm
Altura total 1,080 mm
Altura do assento 755 mm
Distância entre eixos 1,250 mm
Distância mínima ao solo 115 mm
Peso 98 kg
Capacidade Dep. Combustível 4.4 L
Conclusão:È uma scooter com características claramente citadinas, virada para um cliente jovem com pouca experiência e que se queira iniciar no mundo das motas. O motor apesar da sua pouca potencia/cilindrada e claramente beneficiado pelo baixo peso do conjunto, não chegando a entusiasmar serve bem para nos deslocarmos do ponto A até ao ponto B de uma forma económica e fiável.
A scooter não desilude, os materiais são bons, está bem construída e o chassis torna todo o conjunto bastante equilibrado.
Pelo preço apresentado (1995€) é um modelo a ter em conta para quem procura um veiculo desta gama dentro destas características.
Esta scooter está disponível para um test ride no nosso parceiro
MOTOBELAS.