Autor Tópico: [GERAL] - Como restaurar/limpar correctamente o vidro da maxi  (Lida 10866 vezes)

joaoccl

  • Visitante
Após várias tentativas e experiências com vários produtos de polimento e limpeza, panos e formas de o fazer esta foi a melhor solução que encontrei até hoje ou que tenha conhecimento.

Normalmente o que me diziam nas oficinas e no meio era "Ah não mexas que só fazes pior"  mas claro tive de mexer _Rolley_ e não me arrependo porque as melhorias (principalmente para quem nunca fez este tratamento) são surpreendentes.

É absolutamente essencial que utilizem exactamente o que descrevo abaixo porque as texturas são muito importantes e acreditem que faz toda a diferença.


Ora então cá vamos nós.



Estes são os materias que precisam (respeitem marcas, formas e feitios!):

Massa de polir fina Redex



Lenços Kleenex


Este pano verde encontram no LIDL na secção de limpeza.



1º Passo- Borrifar o vidro abundantemente com limpa vidros e limpar com Kleenex para retirar poeiras e secar bem. Utilizar vários Kleenex neste processo, sendo que na última fase o Kleenex deve ficar completamente seco mesmo depois de limpar o vidro.

2º Passo- Dividir o vidro em 4 partes para não deixar secar o produto e aplicar conforme a imagem


3º Passo- Com 2 Kleenex polir em movimentos rápidos e sempre circulares e exercer alguma pressão. Polir até o produto começar a secar. Quando começar a secar, deitar fora os Kleenex e polir novamente com Kleenex limpos até o produto desaparecer. Repetir o processo nas restantes 3 partes do vidro.


4º Passo- Com o pano verde limpar suavemente em movimentos circulares todo o vidro até deixar desaparecer todos os vestígios do produto. E pronto já está!



Façam só uma experiência: depois do 1º passo passem o pano verde com a mão toda no vidro para sentirem a textura do vidro para sentirem a diferença quando estiverem no 4º passo.



Quem quiser experimentar depois diga se gostou dos resultados  _convivio_
« Última modificação: 02 de Julho de 2014, 13:29 por M.Careca »

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2632
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Como restaurar/limpar correctamente o vidro da maxi
« Responder #1 em: 23 de Junho de 2010, 20:06 »
Fantástico  _pol_ será que também resulta nas viseiras dos capacetes?

Já agora, podias acrescentar o valor aproximado dos produtos?

Offline Scooty

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 206
  • Localidade: https://t.me/pump_upp
  • respeitar para ser respeitado
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T600
Re: Como restaurar/limpar correctamente o vidro da maxi
« Responder #2 em: 23 de Junho de 2010, 22:49 »
eu faço o mesmo mas utilizo o "Polish" da ELF e sim também pode ser feito na viseira do capacete fica impecável.

frasco do Polish de 500ml não chega a 5 euros no Jumbo

joaoccl

  • Visitante
Re: Como restaurar/limpar correctamente o vidro da maxi
« Responder #3 em: 24 de Junho de 2010, 00:22 »
Também resulta nas viseiras sim.
Tira a maioria dos riscos, mas claro não há milagres  _polb_

O preço aproximado de tudo deve andar na ordem dos 10€ mas o produto da redex dura muuuuito tempo. Tenho esta bisnaga a cerca de 2 anos  _rir_

Scooty atenção que eu disse no tópico que era exactamente isto porque já experimentei à vontade umas 6 marcas brancas e não brancas e nenhum foi melhor que este.

odivelas

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como restaurar/limpar correctamente o vidro da maxi
« Responder #4 em: 16 de Setembro de 2015, 15:00 »
viva,
Sei que o tópico ja tem uns tempinhos e que provavelmente até podem ter outras técnicas diferentes, mas ainda assim deixo o meu contributo: Pierre Verte (pedra branca)



Ora bem este produto encontra-se em feiras de artesanato e salvo erro ja vi também no jumbo. Podem crer que limpa TUDO e mais alguma coisa e até serve para anti-embaciamento para as casas de banho.

Pois bem eu usei isto nas Opticas de uma passat (claro que depois passei selante de plásticos) que estavam mesmo muito más e o resultado foi BRUTAL. Pareciam mesmo novas... O produto não tem ciência alguma, basta colocar o produto com a esponja (humida) e fazer movimentos circulares. Quando estiver tudo removido passar um bom pano de microfibras e por fim passar o selante de plásticos e está feito. ;) Podem crer que o vidro da Maxi vai realmente ficar imaculado.

Cumps,
Odivelas

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: [GERAL] - Como restaurar/limpar correctamente o vidro da maxi
« Responder #5 em: 16 de Setembro de 2015, 15:28 »
Prezado Odivelas:

Peço que consideres o seguinte: há dois tipos de "vidros": policarbonato com película (ou verniz) e PMMA (polimetil-metacrilato).

Se usares produtos abrasivos em policarbonato com película, podes romper a película e transformas o vidro em lixo.

Sim, infelizmente pensei que a Honda, sendo a marca que é, tivesse PMMA. Infelizmente é policarbonato.

Logo que destrui o vidro fui ver na internet qual era a marca que faz vidros em PMMA e descobri que a GIVI faz. Comprei e realmente dá para polir sem problemas.

Tem cuidado porque pode haver alguém com uma Honda nova que vai usar produtos abrasivos e depois fica chateado com o CPM.

odivelas

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como restaurar/limpar correctamente o vidro da maxi
« Responder #6 em: 16 de Setembro de 2015, 15:31 »
Pois... tens toda a razão e de facto não faço ideia que tipo de material é o vidro da minha Downtown.
EXCELENTE chamada de atenção.  _palmas_ _palmas_ _palmas_

Por acaso hoje ia por mãos à obra e fazer isto...

Cumps,
Odivelas

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como restaurar/limpar correctamente o vidro da maxi
« Responder #7 em: 16 de Setembro de 2015, 16:23 »
pedroareias, onde viste que a Honda usa policarbonato em vez de PMMA?

Já agora era bom ficar a saber se o vidro da Forza 125 também é de policarbonato  _pensador_

Obrigado, e excelente post  _pol_

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: [GERAL] - Como restaurar/limpar correctamente o vidro da maxi
« Responder #8 em: 16 de Setembro de 2015, 16:39 »
Está marcado junto aos furos de ligação (diz PC):

https://en.wiki2.org/wiki/Resin_identification_code

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como restaurar/limpar correctamente o vidro da maxi
« Responder #9 em: 16 de Setembro de 2015, 16:52 »
Obrigado pedro  _pol_

Agora fiquei na dúvida.
Foram referidos dois produtos: Massa de polir fina Redex e Pedra Branca.

Sabendo agora que o composto é policarbonato posso usar a Redex, não devo usar a pedra branca, certo?
Não que o vidro esteja já muito sujo mas lá virá a altura e serve de referência a quem monte Forza 125 ;)

odivelas

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como restaurar/limpar correctamente o vidro da maxi
« Responder #10 em: 17 de Setembro de 2015, 13:47 »
Obrigado pedro  _pol_

Agora fiquei na dúvida.
Foram referidos dois produtos: Massa de polir fina Redex e Pedra Branca.

Sabendo agora que o composto é policarbonato posso usar a Redex, não devo usar a pedra branca, certo?
Não que o vidro esteja já muito sujo mas lá virá a altura e serve de referência a quem monte Forza 125 ;)
Viva, exactamente pedro... pelo que percebi no teu caso (e acho que no meu tb) usas redex em vez de pedra granca. mas olha uma coisa é certa, nas oticas dos carros fica TOP! ;)


Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk


odivelas

  • Visitante
Re: [GERAL] - Como restaurar/limpar correctamente o vidro da maxi
« Responder #11 em: 14 de Outubro de 2015, 11:09 »
Boas,
Vim "desenterrar" o tópico para acrescentar uma informação que li em vários foruns de Detalhe.
Então o que os "experts" aconselham para os nossos ecrans e viseiras é o seguinte:

Primeiro aplicar o Polish correcto para plásticos e acrílicos, com um pano de micro-fibras:
MOTHERS PLASTIC POLISH
http://www.detailspot.com/web/polimento-de-farois/468-mothers-plastic-polish.html

No fim aplicar o selante GROJET2000, com outro pano de micro-fibras:
http://www.detailstore.pt/loja/product.php?id_product=122

Para acabamentos em geral no resto da mota depois de lavada, aplicar a seguinte cera:
EINSZETT GLANZ WAX
http://www.detailstore.pt/loja/product.php?id_product=33

NOTA:
Antes de qualquer "operação" as zonas, a serem tratadas, devem estar bem lavadas, desengorduradas e secas.


NOTA2 (e não menos importante)
joaoccl não tou de todo a criticar o teu trabalho e/ou os produtos que usaste, até pq acho que fizeste um excelente trabalho ;)

Cumps,
Odivelas
 
« Última modificação: 14 de Outubro de 2015, 11:12 por odivelas »