Autor Tópico: buga 650 problema de consumo ??  (Lida 9415 vezes)

alturas

  • Visitante
buga 650 problema de consumo ??
« em: 05 de Agosto de 2013, 19:17 »
boas tarde a todos ..................

ontem de manhã fui a um passeio aqui na minha aldeia que juntou cerca de 130 "motorizadas" ........modelos ?  quanto mais antigos melhor....

como não tinha nenhuma "antiga" levei a minha buga ..................fizemos +- 50km coisa pouca mas para algumas foi o suficiente para ficarem em terra

nesse mesmo dia fui abastecer e coloquei o contador a zero

aqui começa o meu espanto que tenho verificado já á uns tempos...........

o passeio foi realizado entre os 30 km\h   e os 50 km\k   dentro dessa média (terreno +- plano)  ora bem fez uma média de  6.9 Litros é verdade............fiz mais

ou menos metáde em manual e metáde em automático 

a média que o cb faz é  real 

ora a minha pergunta .........como é possivel beber mais quase paráda do que a  130 ou 140    ??? (para dizer a verdade só a puxar muito por ela é que sobe para estes valores)

outra coisa que noto é que depois de meter o contador a zero e com a buga a trabalhar mas paráda os consumos dispáram para 17 ou 18 litros coisa que mal coméço a andar

vai

reduzindo drásticamente

já aconteceu a alguem estes sintomas??


fiquem bem 

obrigada
« Última modificação: 05 de Agosto de 2013, 19:20 por alturas »

nsilva

  • Visitante
Re: buga 650 problema de consumo ??
« Responder #1 em: 05 de Agosto de 2013, 20:15 »
Companheiro,


Não te sei explicar.
Mas faz um depósito na cidade no pára arranca, e outro na auto estrada.

Vais ver que no pára arranca gasta mais ;)
Alias a EVO se fizer só cidade, gasta 4L à vontade !


Forte abraço !

TwisteR

  • Visitante
Re: buga 650 problema de consumo ??
« Responder #2 em: 05 de Agosto de 2013, 21:27 »
Companheiro,

O consumo é calculado com base na eficiência da combustão em termos de combustível queimado VS distância percorrida.
Ora se fazes o reset e estás parado, com o motor a funcionar, estás a gastar combustível, e a não fazer qualquer distância.

Ora recorda as aulas de matemática, e vais ver que é uma divisão por zero (tende para infinito! ora, o consumo instantâneo pode ser de 99999999999999 l/100km) - afinal, estás parado. E se gastares todo o combustível do mundo, não vais chegar a lado nenhum!

Por isso, as médias só são viáveis num depósito inteiro. Tem a ver com a forma de cálculo.
Usando o primeiro exemplo que dei acima, um arranque tem sempre um consumo muito elevado (superior a 10l/100) pois o motor está em esforço, e tem um grande consumo para a pouca distância que percorremos.
Se saindo do posto apanharmos uma descida, o consumo tende a aproximar-se de zero (a mota move-se por inércia, e pouco esforço é preciso). Isto faz com que o consumo comece calculado com um grande pico, que mais tarde é suavizado.

Assim, se calcularmos o consumo em 5km, somos capazes de apanhar uma desilusão :)

Outra coisa interessante - e que já experimentei em vários veículos, é que se "apertarmos" com o motor nos primeiros 50 ou 100km, e depois acalmarmos bastante o ritmo, o consumo apresentado tende a ser inflaccionado negativamente, pois de início foi extremamente elevado (pico), e mais tarde o ritmo nunca suavizou ao ponto de compensar esse "estrago".
Faz-me lembrar as convoluções de sinais quando se estudam transformadas... Mas isso não interessa nada  _lol_

Se calhar um exemplo desta influência negativa em que alguns km de "mau" consumo nunca são compensados pelo computador de bordo é se pensarmos num balde de tinta branca. Se deitarmos uma colher de chá de tinta preta em 20kg de tinta branca, nunca mais vai ser o mesmo tom de branco...

Fiz-me entender?  _vinho_ _lol_
« Última modificação: 05 de Agosto de 2013, 21:28 por TwisteR »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: buga 650 problema de consumo ??
« Responder #3 em: 05 de Agosto de 2013, 21:44 »
Eu quando li o post do companheiro Alturas ía preparar-me para responder mas...depois li também a completa resposta dada pelo TwisteR. Completa e acertada pois é isso mesmo que acontece com as motos/maxis que têm C.B. com cálculo de média de consumo consumido. Ora se um dos vectores para esse cálculo é precisamente a distância percorrida, é perfeitamente normal que os valores apresentados logo após se fazer reset e mesmo após as primeiras dezenas de metros (com aceleração desde a velocidade zero) sejam altos....mas vão diminuindo quando a distância percorrida aumenta.

Outra coisa...quando se circula com velocidades muito baixas (na ordem dos 30Km/h p. ex.) por vezes e conforme o modelo, os consumos tendem a ser mais altos do que em regimes mais altos e em que o motor se encontra proximo do regime ideal de rendimento. Julgo que foi precisamente isso que ocorreu com a tua Burgman pois a mecância e o próprio sistema SECVT da mesma estão optimizados para oferecer consumos mais baixos a velocidades mais altas do que aquelas em que circulaste.  scooter_

TwisteR

  • Visitante
Re: buga 650 problema de consumo ??
« Responder #4 em: 05 de Agosto de 2013, 21:48 »
Estive à procura de um vídeo que explicasse isto, e só agora encontrei.

(interessa por volta dos 40 até aos 1:35s).

Um pico de consumo (gráfico à esquerda) tende a ser suavizado ao longo do tempo, e não imediatamente (gráfico à direita).

alturas

  • Visitante
Re: buga 650 problema de consumo ??
« Responder #5 em: 05 de Agosto de 2013, 22:10 »
obrigada pelas respostas amigos.......

eu cheguei há conclusão anterior devido a já ter visto aqui no forum colegas que em passeio nas calmas com uma buga igual á minha terem feito consumos na ordem

dos 3,7 litros 100km  (é um extremo é verdade) o que deverá ter acontecido então é que deverão ter circulado á velocidade mais eficiente do motor (o que pelos vistos

não foi o meu caso) (este motor quer é velocidade _Rolley_)

por vezes julgamos que andar mais devagar é igual a menos  consumo o que pelos vistos é completamente errado

uma coisa é certa tenho notado que em determinadas situações a velocidades mais elevadas a buga bebe menos............(o que achava esquesito)


muito obrigada pelos esclarecimentos fiquei bastante mais descansado com a minha buga


obrigada

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: buga 650 problema de consumo ??
« Responder #6 em: 05 de Agosto de 2013, 22:22 »
Cada maxiscooter tem um ponto ou uma faixa de rotação em que o regime em que circula é o mais favorável para os consumos.

Várias são as variáveis e as mesmas passam primeiramente pelas diferentes cilindradas de modelo para modelo, pela gestão deffinida para o próprio motor, regime de alcance do binário mais favorável, entre muitas outras variáveis padronizadas pelo próprio fabricante.

Em algumas será mais favorável o consumo quando se curcula na casa dos 40Km/h....noutras poderá ser a 80Km/h. A tua Burgman está no 2º grupo e em parte tem que ver com o próprio sistema de caixa (SECVT) que possui.

Já agora, tens uma belíssima maxi.  _pol_

alturas

  • Visitante
Re: buga 650 problema de consumo ??
« Responder #7 em: 05 de Agosto de 2013, 22:54 »
obrigada.... _convivio_

só não é perfeita devido ao peso e as consumos de resto...... _lool_

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: buga 650 problema de consumo ??
« Responder #8 em: 06 de Agosto de 2013, 09:41 »
........Excelente explicação dada pelos companheiros e também há o fator peso que na Burgman é um dos aspetos + significativos e temos de pensar que, ao circulares a 40/50 kms/h sempre que rodas um pouco de punho o motor tem de empurrar o peso todo da menina e não recebe ajuda quase nenhuma da "embalagem" que a velocidades maiores ela já levaria.
Mas a burgmam 650 é máquina de topo e estradista e não foi feita para andar tão devagar _Rolley_
Por exemplo a Honda SW T 600 do ZédaVespa quando foi ao passeio de Vila Viçosa gastou +- 3,6x ( a velocidades de 80/90 ) e se tivéssemos ido a 40/50 se calhar tinha passado dos 5 litros de média.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Re: buga 650 problema de consumo ??
« Responder #9 em: 22 de Agosto de 2013, 14:30 »
Boa tarde a todos os Companheiros!
Li com interesse todos os posts, como tenho mais de 1 ano e quase 9.000k com a minha Buga 650, deixo aqui a minha experiencia:
Esta moto é mais uma viajante do que uma passeante em termos de consumo. Já fiz todo o tipo de médias possíveis, desde os 4.3L/100km até mais de 7.0L/100km. Andar devagar nesta moto, não é sinónimo de baixo consumo.
Nestas condições (velocidade baixa) e por razões óbvias uso preferencialmente o modo D, é mais confortável e claro a rotação anda sempre um pouco acima do modo M, logo aumenta o consumo.
Quinta-feira passada, fiz uma viagem de 200km pelo interior do país (Minas da Panasqueira), só circulei por nacionais e outros caminhos. Usei a caixa numa proporção estimada de 80% em modo manual e 20% em modo automático, a média do CB foi de 4.7L/100km… nada mau atendendo ao tipo de percurso!
Mas já me aconteceu num passeio onde a velocidade média foi abaixo dos 50km/h para que as 125 e principalmente algumas 50cc nos acompanhassem, no final a média ultrapassou largamente os 6.0L/100km… portanto, não é defeito nem feitio, é mesmo assim!
Cumps.

Offline barcas

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 154
  • Localidade: Charneca Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: R 1200 RT
Re: buga 650 problema de consumo ??
« Responder #10 em: 22 de Agosto de 2013, 23:19 »
atenção que a B650 tem uma diferença de cerca 10% no computador de bordo e no consumo real

quando ela marca 5.5 o real é 5
Honda SH 300, Honda SW 400. Suzuki B650, BMW R 1200 RT

Daniel Lucas

  • Visitante
Re: buga 650 problema de consumo ??
« Responder #11 em: 19 de Janeiro de 2014, 22:44 »
É impossível um motor 650 e com o peso da Burgman fazer médias de consumo com velocidades tão baixas.
Mas a Burgman 400 no cb tem a média aos 100 e o número de kms por litro.
Se tomar atenção verifica rapidamente que o número de kms por litro aumenta muito com o andamento regular mas sempre acima dos 60km/h.
Boas voltas

Cts