Autor Tópico: Cabos de bateria - SOS  (Lida 2654 vezes)

VStrom Lázaro

  • Visitante
Cabos de bateria - SOS
« em: 31 de Julho de 2013, 09:00 »
Olá a todos,

Por um acaso já pensaram que a maioria das scooters não têm o "Kiko", pedal para colocar manualmente o motor em funcionamento? Pois é, é um problema!

Um dia destes a minha herdeira mais velha levou a scooter para Lisboa e como é cabecinha no ar, ao desligar a mota retirou a chave na posição de parqueamento, aquela posição em que a mota fica desligada, direcção trancada mas com os mínimos acesos. Como era de dia ela não notou. Ao almoço, para sair, a bateria estava a zeros. Nesse caso a mota não tem o tal pedal e não pega de empurrão.

Solução: Ligar a bateria a outra bateria idêntica de mota com uns cabos ou chamar o reboque.

No meu caso, arranjei 3 metros de cabo elétrico multifilar de cada cor, soldei uns lagartos manhosos da loja do chinês e em menos de nada tinha uns cabos de bateria feitos. Podem não ser bonitos nem de grande qualidade mas funcionam a 100% e vão andar sempre na bagageira da scooter. Em caso de SOS é só engatar o primeiro motociclista que ali passar para oferecer um pouco de energia da sua bateria! _pol_



Boas curvas

« Última modificação: 31 de Julho de 2013, 09:01 por VStrom Lázaro »

Busas

  • Visitante
Re: Cabos de bateria - SOS
« Responder #1 em: 31 de Julho de 2013, 09:24 »
Good Ideia...e belo Brico Lázaro.

 _convivio_

Ontem passas te na Ericeira após o jantar ? ( desculpa o off topic) _convivio_

Offline Ferro

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Re: Cabos de bateria - SOS
« Responder #2 em: 31 de Julho de 2013, 09:31 »
Excelente brico!! _palmas_
Infelizmente a bateria da grande parte da maxis fica "escondida" e pouco acessível para estes "encostos".
Para mais informação relativamente aos procedimentos para dar o "encosto": http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=805.msg152316#msg152316


VStrom Lázaro

  • Visitante
Re: Cabos de bateria - SOS
« Responder #3 em: 31 de Julho de 2013, 09:42 »
Na minha Outlook é facilimo, apenas dois parafusos mesmo ali a jeito. Convém ter sempre um saquinho com ferramentas SOS.

Agora não sabia desta dica:

A forma correcta de ligar é positivo em ambas as baterias, negativo apenas na auxiliar, a outra ponta ligada à massa.
A corrente contínua circula do polo positivo para negativo, essa função de ligar á massa serve para proteger os relés e nalguns casos a centralina.
Ao ligar primeiro á massa a corrente percorre o circuito antes de chegar ao polo negativo da bateria gasta, fazendo resistência necessária á proteção.


Boas curvas