Autor Tópico: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!  (Lida 19103 vezes)

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Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
« em: 27 de Julho de 2013, 01:11 »
Abro este tópico pois poderão haver muitos que já ouviram falar e não sabem bem do que se trata ou das vantagens que se podem obter na colocação de azoto/nitrogénio nos pneus. Mas a verdade é que há quem o faça, tanto em motos como em automóveis e os resultados são francamente animadores para os seus utilizadores.

Breve descrição do mesmo: O nitrogénio é um gás inerte (não inflamável) – ou seja, trata-se de ar seco com o oxigénio removido. Por exemplo, o ar ambiente tem na sua composição cerca de 78% de nitrogénio.

Mas ao contrário do ar normal que se coloca com qualquer bomba, o azoto/nitrogénio é pago e nem todos os locais se encontra este gás.

No entanto são enormes as suas vantagens, em que se contam:

- Evita sobreaquecimento dos pneus;
- Como o azoto não contém vestígios de água, não existe evaporação e expansão, pelo que existem menos perdas de pressão;
- Estabilidade da pressão interna do pneu mesmo em situações de grande exigência para o mesmo;
- Devido à manutenção da pressão por períodos muito mais longos, diminui-se e muito o acto da verificação através dos manómetros das bombas de gasolina e afins;
- Não existe oxidação por via da ausência de água, permitindo uma maior vida útil ao pneu e respectivos compostos de borracha e previne-se a corrosão da jante;
- Em última análise e devido a todas as suas características que mantém a estabilidade do pneu, o consumo sai também beneficiado e, naturalmente, o ambiente agradece;

Existem até mesmo relatos de quem tenha feito + de 10.000Kms sem nunca precisar de verificar a pressão do pneu, devido à quase ausência de perdas de pressão, ou seja, em muitos casos dura a vida útil do pneu. Apenas para que se perceba, está calculado que, com o ar normal e que todos colocamos, as perdas de pressão se cifram em média nos 0,14Bar/mês. Mas o melhor de tudo é que não existe incompatibilidade em que, se fôr mesmo necessário, fazer acerto na pressão do pneu, pode ser colocado ar normal.

Para o uso diário do consumidor normal e em que também eu próprio me insiro, não é necessário insuflar os pneus com nitrogénio. Contudo, insuflar os pneus com nitrogénio não lhes provoca qualquer dano e pode contribuir marginalmente para reduzir as perdas de pressão provocadas por quebra de impermeabilidade.






ZeZeZoom

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Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
« Responder #1 em: 27 de Julho de 2013, 10:26 »
Muito bom tópico, Isaac. _pol_ _pol_ _pol_
Obrigado pela partilha. _pol_
Apesar de há bastante tempo ser conhecedor da possibilidade de colocar azoto nos pneus (nos carros, essencialmente), nunca o fiz. Principalmente, por 'gostar' de controlar regularmente a respectiva pressão.
Mais interessante ainda seria que aqueles de nós que sabem onde pode ser colocado azoto nos pneus das nossas viaturas indicassem esses estabelecimentos, talvez por áreas de residência, e, se possível, os preços. _pensador_

Offline Sapiens21

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Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
« Responder #2 em: 27 de Julho de 2013, 10:33 »
Por alguns comentários que estive a ler em fóruns por parte de quem colocou/coloca nitrogénio nos seus pneus, este gás é capaz de prolongar mesmo o tempo de vida útil dos mesmos. Como este gás evita sobre-aquecimentos mesmo após uma utilização prolongada, os compostos de borracha levam mais tempo a desgastar-se. Também devido à sua maior resistência à deformação (este gás circula dentro do pneu de forma diferente que o ar normal), o pneu tende a ter um desgaste mais uniforme no seu rasto.

Li também quem dissesse que nunca teve de voltar a colocar novamente nitrogénio pois as perdas de pressão são praticamente imperceptíveis (é possível fazer acertos de pressão com ar normal, mas com espassamentos temporais muito mais alargados).

Uma coisa porém retive, o tempo que o pneu leva a atingir a temperatura ideal é um pouco maior do que com ar normal, mas a partir de aí mantém essa temparatura ideal mesmo que se façam grandes tiradas sem imobilização do veículo e com altas temperaturas ambientais.

Outra questão que poderá ser colocada por algum companheiro é sobre o local onde se deve colocar e o custo do mesmo e, nesse tocante, posso dizer que algumas casas de pneus o fazem e a conhecida Norauto também, neste último caso com um custo aproximado de €15 para um jogo de 4 pneus de automóvel. No caso das nossas maxis será bem mais barato, calculo.  :)

Offline Sapiens21

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Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
« Responder #3 em: 27 de Julho de 2013, 10:36 »
Muito bom tópico, Isaac. _pol_ _pol_ _pol_

Obrigado amigo Zé.  _pol_
Acho que é um tópico interessante...eu pelo menos dou uma enorme importância aos pneus, ao bom estado do mesmos e a sua verificação (mesmo visual) com regularidade.

JB

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Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
« Responder #4 em: 27 de Julho de 2013, 10:56 »
Boas...

Eu já algum tempo que uso nitrogénio nos pneus dos carros.

Tenho uma carrinha em particular que anda muito pouco. E agora com a mota menos ainda. Se sair uma vez por semana é muito.

Pedi para colocar nitrogénio à cerca e um ano e meio.

O que é certo é que ontem precisei dela e como passei numa bomba decidi ver a pressão. E não é que ainda estava igual?!  _confuso_

Realmente tem vantagens... mas a desvantagem é mesmo o facto dos pneus demorarem a atingir a temperatura ideal. Principalmente em percursos pequenos.
(Isto dito pelo mesmo mecânico que me pós o nitrogénio nos pneus)

Nas motas acho que o binómio temperatura/aderência dos pneus é ainda mais importante, por isso não acredito que seja muito vantajoso colocar numa mota...


Claro que a maior desvantagem de todas é trocarem as tampas dos pipos, por umas de Cor Verde  _thumbdown_

Se ainda fossem Azuis  _fcp_ _lol_ _lol_
« Última modificação: 27 de Julho de 2013, 11:00 por JB »

Offline Fred_FBF

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Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
« Responder #5 em: 27 de Julho de 2013, 10:58 »
Amigo Sapiens21 deixa-me que te dê os parabéns por este excelente tópico.  _pol_  _palmas_

Eu pelo contacto, embora escasso, que ainda mantenho com algumas casas de pneus com quem se faziam permutas comerciais, eles dizem-me que o custo do azoto/nitrogénio andam entre os valores por unidade de 2,40€ a 3,50€, tudo depende da politica comercial de cada casa.

Mesmo tendo eu trabalhado numa casa de pneus e ter falado com vários vendedores com muito bom conhecimento técnico sobre o produto, nunca me rendi a ele.

Provavelmente sou vanguardista/antiquado  _Rolley_ neste assunto, prefiro o tradicional porque me dá mais controlo sobre a pressão que quero pôr nos pneus dos meus veículos. Esta é só a minha opinião e ponto de vista, já que respeito a escolha que cada um queira fazer.

Frederico Ferreira

ZeZeZoom

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Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
« Responder #6 em: 27 de Julho de 2013, 11:08 »
Se o azoto implica que o pneu só atinja a sua temperatura normal de funcionamento mais tarde, então acho que, nas motas - e, muito em particular, naquelas que fazem percursos mais pequenos (o que é o caso da maior parte dos meus percursos de mota) -, será preferível o uso do oxigénio normal, 'da bomba'.
É que os pneus das motas, mais ainda que os dos carros, são concebidos para que a respectiva mistura atinja a temperatura ideal de funcionamento muito rapidamente e essa circunstância é essencial para que o pneu dê o seu máximo rendimento, incluindo ao serviço da nossa segurança. scooter_

Offline Ferro

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Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
« Responder #7 em: 27 de Julho de 2013, 11:40 »
 _palmas_ _palmas_

No ínicio do CPM, foi feito um tópico sobre este tema. No entanto, não o consigo encontrar agora...

Tenho azoto em todos os veículos cá de casa, incluindo a SW há vários anos. Posso dizer que a pressão se mantém estável durante mais tempo e que a mota rola mais silenciosa e confortável.
Outros tópicos aqui:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=457.0
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=960.0

paulo hadyk

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Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
« Responder #8 em: 27 de Julho de 2013, 12:08 »
Já não me lembrava da possibilidade de colocar o azoto nos pneus.....que me parece importante, especialmente para o enlatado, uma vez que tendo a realizar tiradas mais longas com este.
Qt à maior demora no aquecimento dos pneus, não irei colocar na moto, pois esta realiza muitas tiradas muito curtas, pelo que o aquecimento deve ser mais importante na moto....o que me leva a não o realizar.

Offline Ferro

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Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
« Responder #9 em: 27 de Julho de 2013, 12:20 »
Como podem verificar nos tópicos antigos, o azoto que coloquei nos pneus foi sempre gratuito.

Relativamente ao aquecimento dos pneus venho só destacar que não se deve confundir duas situações distintas:

 - aquecimento interno dos pneus - elemento prejudicial à segurança e que provoca perdas de pressão devido à dilatação/contração das moléculas de água existentes no ar atmosférico que é colocado nos pneus.

- aquecimento do piso do pneu - elemento essencial para a segurança e total aderência do pneu.

O azoto é colocado no interior e influencia de forma positiva o (não) aquecimento do interior. O piso do pneu aquece de forma igual quer se tenha azoto ou não.

VStrom Lázaro

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Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
« Responder #10 em: 27 de Julho de 2013, 12:35 »
Cá em casa toda a frota usa Azoto desde à uns anitos. A principal vantagem é realmente não perder tanta pressão com o ar que respiramos! _Rolley_
Na minha mota V-Strom que faz longas viagens assim como na minha carrinha que só sai para fazer grandes viagens e bem carregada, o azoto é bastante vantajoso, como não tem temperatura, o conjunto pneu/jante/rolamentos etc não aquece tanto, por sua vez não se danifica tão rápidamente. Os pneus chegam a durar cerca de 10 a 20% mais.

Eu gosto, eu uso!


Boas curvas  _convivio_

Offline Sapiens21

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Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
« Responder #11 em: 27 de Julho de 2013, 14:43 »
Caros companheiros, agradeço os vossos testemunhos pessoais como utilizadores deste tipo de gás nos pneus das vossas viaturas (maxis e automóveis).

De facto, todos quantos utilizam o nitrogénio nos seus pneus parece ficar rendido às evidências.

Já agora companheiro Ferro, onde o colocas de forma gratuita? Pode ser que haja mais companheiros que queiram seguir o exemplo... ;)

Offline Ferro

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Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
« Responder #12 em: 27 de Julho de 2013, 16:21 »
Olá Sapiens!!

Como disse está aqui nestes tópicos antigos: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=960.0

Foi no Manuel do Pneus no Feijó - Mapa AQUI.

Offline Sapiens21

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Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
« Responder #13 em: 27 de Julho de 2013, 21:36 »
Obrigado pela indicação. _pol_

Espero que companheiros dessa zona ou próximos, possam ler aqui essa tua informação e caso queiram colocar, já se sabe onde é gratuito.  _convivio_

paulo hadyk

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Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
« Responder #14 em: 28 de Julho de 2013, 10:56 »
Essa parte não sabia, isto é, se não influencia no aquecimento do piso do pneu, não há alterações ao grip dos mesmos, certo ??? Nesse caso vale a pena experimentar.

nuno_pereiralx

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Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
« Responder #15 em: 28 de Julho de 2013, 14:21 »
Obrigado por esta dica e já agora onde posso encher os pneus com Ozoto ???

Eu moro na zona de Sacavém.

 scooter_

Offline Sapiens21

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Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
« Responder #16 em: 28 de Julho de 2013, 19:31 »
Essa parte não sabia, isto é, se não influencia no aquecimento do piso do pneu, não há alterações ao grip dos mesmos, certo ??? Nesse caso vale a pena experimentar.

De facto e pela leitura que fiz daquilo que escreveu o companheiro Ferro, o aquecimento exterior do pneu (aquele que realmente importa) é igual quer se use ar normal ou nitrogénio. Aliás, faz todo todo o sentido que assim seja, pelo que no interior do mesmo a temperatura é sempre mais baixa com naturais ganhos na vida útil do mesmo, pois evita o sobre-aquecimento interior do mesmo.

Na verdade só tenho lido vantagens no uso do nitrogénio (os testemunhos aqui feitos no tópico são disso um exemplo cabal) e apenas tenho pena de essa casa de pneus que o coloca gratuitamente, Manuel dos Pneus no Feijó, estar tão longe... :(  Aqui em Évora só a pagar!  _martelada_
« Última modificação: 28 de Julho de 2013, 20:45 por Sapiens21 »

Offline Fred_FBF

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Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
« Responder #17 em: 28 de Julho de 2013, 20:58 »
De facto e pela leitura que fiz daquilo que escreveu o companheiro Ferro, o aquecimento exterior do pneu (aquele que realmente importa) é igual quer se use ar normal ou nitrogénio. Aliás, faz todo todo o sentido que assim seja, pelo que no interior do mesmo a temperatura é sempre mais baixa com naturais ganhos na vida útil do mesmo, pois evita o sobre-aquecimento interior do mesmo.

Na verdade só tenho lido vantagens no uso do nitrogénio (os testemunhos aqui feitos no tópico são disso um exemplo cabal) e apenas tenho pena de essa casa de pneus que o coloca gratuitamente, Manuel dos Pneus no Feijó, estar tão longe... :(  Aqui em Évora só a pagar!  _martelada_

Amigo Sapiens21 podes ver a coisa pelo lado positivo, enches os pneus com azoto, agora, e muito provavelmente só para o ano é que terás se voltar a encher ou não.

Portanto se é só vantagens não será por 7€ no máximo que não o farás. Isto sou só eu a falar, não quer dizer que te queira influenciar a fazê-lo.  _Rolley_  _careta_ _careta_  _lol_ _lol_ _lol_

Grandes curvas e kms com azoto/nitrogénio.  _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_
Frederico Ferreira

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Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
« Responder #18 em: 28 de Julho de 2013, 21:53 »
Uma dúvida recorrente de alguns motociclistas diz respeito à utilização de azoto (nitrogénio) para enchimento dos pneus.

Bom… em primeiro lugar o que é exactamente o azoto? O azoto ou nitrogénio é um elemento químico com o símbolo N e número atómico 7. É o quinto elemento mais abundante no Universo. Nas condições ambientes normais é encontrado no estado gasoso e constitui cerca de 78% do volume do ar atmosférico (imagem 1).

Do ponto de vista químico a grande vantagem da utilização do azoto nos pneus da maxiscooter está associada ao facto do ar atmosférico conter também vapor de água (humidade) e outros elementos. Ao comprimir o ar atmosférico num pneu, a concentração de água passa a ser superior. O vapor de água comprimido actua como um catalisador, acelerando a oxidação e a corrosão. Para além disso, a água absorve calor. Quando a temperatura aumenta à medida que o pneu circula, a água passa do estado líquido a gasoso, aumentando substancialmente de volume. Portanto, os pneus cheios com ar atmosférico tendem a aquecer mais e a variar mais de pressão.

Se utilizarmos azoto diminuímos a oxidação, a corrosão, o perigo de explosão e as variações de pressão nos pneus.

Basicamente o que é referido por vários especialistas é que a pressão do pneu se mantém constante durante muito mais tempo e sob todas a condições de temperatura e velocidade. Os principais benefícios advém dessa vantagem.


Imagem 1: Composição do ar atmosférico.


Benefícios do enchimento com Azoto/Nitrogénio

Economia:
Evita a deterioração das telas por oxidação.
Pressão constante e estabilizada, prolongando assim a vida do pneu entre 10% a 20%.
Menor resistência ao rolamento, traduzindo-se em economia de combustível motivado por não circular com baixa pressão.
Esta isento de humidade, assim elimina-se ou minimiza-se a corrosão devido à presença existente de água no ar comprimido.


Segurança:
Pressão constante a qualquer temperatura, permite conduzir com mais segurança em qualquer tipo de estrada e estilo de condução.
Reduz os rebentamentos dos pneus associados a pressão e temperaturas inadequadas.
Ar desoxigenado para enchimento de pneus é obrigatório para veículos que transportem produtos perigosos por estrada, também utilizado na aviação e na competição.


Meio Ambiente:
O Nitrogénio não tem efeito negativo no meio ambiente. O ar contém cerca de 80% de Nitrogénio e está isento de óleo, que não acontece com o ar comprimido.
A diminuição do consumo de combustível e o aumento da vida dos pneus reduz a quantidade de detritos e emissões poluentes.


É necessária alguma operação de preparação para encher os pneus com nitrogénio?
Sim. Na realidade, e principalmente num pneu de uma viatura ligeira, deve ser retirado o mais possível de ar de dentro do pneu, por meio de vácuo. Se esta operação não for realizada, um pneu que deva rodar 2 bar de pressão terá logo à partida aproximadamente metade (1 bar) de ar atmosférico, em vez de nitrogénio (imagem 2).



Imagem 2: Colocação de azoto no pneu.

O que fazer se for necessário atestar um pneu?
O nitrogénio tem a tendência de se tornar cada vez mais popular, pelo que muito brevemente será comum encontrá-lo em quase todas as oficinas especializadas de pneus (imagem 3). Além disso, com os pneus cheios com nitrogénio não será necessário atesta-los tão frequentemente, ou tantas vezes. De qualquer modo, se em caso de necessidade o pneu for atestado com ar, a percentagem será mínima, e não terá efeito nocivo.



Imagem 3:  Equipamento de armazenamento de azoto.

O nitrogénio é economicamente rentável?
Poder manter a pressão estável correcta por mais tempo vai aumentar o tempo de vida dos seus pneus, segundo alguns estudos levados a cabo nos Estados Unidos até 25%. E mais ainda, principalmente no caso de veículos pesados, o facto de haver menos envelhecimento da borracha e menos oxidação das lonas da carcaça, permitirá um maior aproveitamento das mesmas para recauchutagem.
A Goodyear afirma no seu Goodyear Radial Truck Tire and Retread Service Manual (pag.40 [LINK EXTERNO]) que uma diminuição de a pressão de apenas 15% nos pneus significa uma redução de 8% nos quilómetros percorridos durante a vida do pneu, e um aumento de 2,5% no consumo de combustível.

Existe alguma regulamentação relativamente à utilização do nitrogénio?
Para além das já existentes relativamente a pneus de aviação, entrarão muito brevemente em vigor normativas europeias obrigando a utilização de nitrogénio em pneus de veículos pesados de transportes de combustíveis e outros materiais inflamáveis, e de veículos pesados que atravessem locais de grande altitude (como Pirinéus, Alpes, etc.). No primeiro caso, a vantagem é a de estudos revelarem que a utilização de nitrogénio reduz 50% os rebentamentos dos pneus, e no caso de ainda ele acontecer, o nitrogénio ser um gás que não alimenta a combustão. Já no segundo caso, a vantagem prende-se com o facto de com nitrogénio não se verificarem variações de pressão com grandes mudanças de temperaturas, nem risco de alimentar um incêndio com o aquecimento do sistema de travagem.

————————————————————————————————————————

Uma descrição mais completa e relativa a pneus de camião:

A primeira vantagem tem a ver com o facto de a molécula do nitrogénio ser maior que a do oxigénio.
Os gases migram através da borracha, razão pela qual o interior dos pneus é revestido com uma camada butílica, que previne que o ar se perca.
No caso de existir uma falha nessa camada (por uma reparação mal efectuada, por exemplo), o ar perde-se três a quatro vezes mais rapidamente que o nitrogénio.
Mesmo não havendo qualquer falha, um pneu de camião pode perder 2 PSI por mês, resultante apenas da migração do ar, razão pela qual a pressão dos pneus deve ser verificada regularmente. No caso do nitrogénio, seriam necessários 6 meses para perder a mesma pressão – 2 PSI (imagem 4).



Imagem 4 - tamanho das moléculas de azoto e oxigénio.

A migração do ar leva-nos à segunda vantagem do azoto… O oxigénio é responsável pela oxidação, e essa é facilmente visível em partes metálicas devido ao aparecimento de ferrugem, deteriorando jantes, danificando as válvulas e os seus mecanismos internos, e atacando mesmo as telas do pneu durante a migração.
No entanto, também a borracha oxida, ressecando e envelhecendo prematuramente. Segundo a publicação “Real questions, real answers” da Bridgestone (2003, volume 8 ), o nitrogénio é de longe menos reactivo, não enferrujando aço ou alumínio, nem provocando a degradação da borracha. As superfícies de borracha mantêm as suas características, as perdas de pressão são minimizadas, e o aproveitamento das carcaças para recauchutagem é beneficiado.

A vantagem seguinte, ainda relativamente à isenção de oxigénio, reporta-se ao facto de o oxigénio ser um gás combustível, alimentando as possibilidades de incêndio e/ou explosão, daí que uma das primeiras utilizações de azoto para enchimento de pneus tivesse acontecido na aviação.
A Boeing (Aero Magazine, janeiro de 1999, nº 5 – [LINK EXTERNO]) descreve que… foram recebidos relatórios de três casos confirmados e mais alguns suspeitos onde uma roda/pneu explodiu quando o oxigénio no interior dos pneus se combinou com outros gases voláteis resultantes de um sobreaquecimento do mesmo … como resultado de uma travagem, tendo o pneu explodido ao atingir a temperatura de auto-ignição. Em consequência disso, a U.S. Federal Aviation Administration invocou a directiva 87-08-09 que determina que apenas o nitrogénio deve ser utilizado para o enchimento de pneus montados em rodas com sistema de travagem.

O mesmo sucede com todos os outros pneus, em particular os pneus de camião, sujeitos muitas vezes a grandes esforços de travagem durante longas descidas. Assim, o enchimento de pneus com nitrogénio é, também, uma questão de segurança. Segundo estudos efectuados na Universidade de El Paso, no Texas, o nitrogénio reduz aproximadamente 50% do risco de explosão.

Outra vantagem do nitrogénio é o facto de a atmosfera conter também vapor de água (humidade). Ao comprimir o ar, a concentração de água passa a ser superior. O vapor de água no ar comprimido actua como um catalisador, acelerando a oxidação e a corrosão. Para além disso, a água absorve o calor. Quando a temperatura aumenta, a água passa do estado líquido a gasoso, aumentando substancialmente de volume. Portanto, pneus cheios com ar tendem a aquecer mais, e a variar mais de pressão. Essa é a razão da utilização de nitrogénio em Formula 1, onde 1 PSI faz tanta diferença na segurança, estabilidade e condução do carro.

Fontes:
http://www.innovativebalancing.com/Nitrogen.htm
http://www.algarpneus.pt/nitrogenio.htm
http://www.boeing.com/commercial/aeromagazine/aero_05/m/m03/index.html
http://www.goodyear.ca/truck/pdf/radialretserv/Retread_All_V.pdf
« Última modificação: 28 de Julho de 2013, 21:54 por Ferro »

ZeZeZoom

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Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
« Responder #19 em: 28 de Julho de 2013, 22:08 »
 _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _palmas_ _palmas_
Obrigado pela partilha desta interessantíssima informação. _pol_

Offline Sapiens21

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Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
« Responder #20 em: 28 de Julho de 2013, 22:35 »
Companheiro Ferro, o teu contributo para este tópico é inestimável.  _pol_

Se dúvidas pudesse haver, julgo que foram totalmente dissipadas.   :)

Offline José Paulo

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Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
« Responder #21 em: 29 de Julho de 2013, 04:37 »
Obrigado aos intervenientes na partilha de excelente informação  _pol_ _palmas_.
O que aprendemos neste fórum... _convivio_

continuação de seguros e emotivos Kms para todos

Maxi_Cumprimentos

J. P.
Prefiro chegar atrasado neste mundo, que adiantado no outro.

VStrom Lázaro

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Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
« Responder #22 em: 29 de Julho de 2013, 10:39 »
Eu já coloquei o dito azoto na Norauto mas achei aquilo tudo muito... estranho, não sei explicar. _pensador_

Costumo ir a uma casa de pneus numa rua atrás do hotel Sheraton, julgo Okpneus, em Lisboa, são 5 ou 6 euros as duas rodas mas o trabalho é 5 estrelas e o gaz parece ser verdadeiro! _Rolley_

http://www.okpneus.pt/indexokpneus.html

Boas curvas

Offline Sapiens21

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  • Modelo: DN-01 - " O Tubarão"
Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
« Responder #23 em: 29 de Julho de 2013, 10:48 »
Quanto te cobraram aí na Norauto?

Gostava de saber se existem diferenças de preços conforme o local...

VStrom Lázaro

  • Visitante
Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
« Responder #24 em: 29 de Julho de 2013, 10:54 »
Na Norauto não me lembro, talvez mais barata que os outros, mas são trocos, fui lá uma vez e não me inspirou muita confiança.