Autor Tópico: Ciclos de Manutenção / Revisão  (Lida 11794 vezes)

Kirikaeshi

  • Visitante
Ciclos de Manutenção / Revisão
« em: 13 de Julho de 2013, 12:28 »
Olá a todos!!!

Estou naquela fase de estudar qual a "menina" que vou comprar.... tenho encontrado muitas informações entre revistas forum (este principalmente) e também no youtube mas há uma questão para a qual não encontrei resposta até agora....

Qual é o ciclo de manutenção normal de uma Maxiscooter!?

Esta pergunta é-me importante porque a despesa da manutenção também vai fazer parte da minha escolha...

Li já em 2 revistas (Motojornal e na Motociclismo) nos ensaios sobre a Honda NSS 300 "Forza" que os ciclos de manutenção seriam de 12000KMs (!?) e leio aqui e ali falarem em outras Maxis de ciclos de 1000 e 2000 Kms....

Conseguem esclarecer-me para as GTS 125 EVO/2013 ou para a GTS300 quais são os ciclos "normais" da ida à oficina!???
Se possível partilhar também de outros modelos.... podemos sempre mudar de ideias até passar o cheque :D

Obrigado e Todos!!!

TwisteR

  • Visitante
Re: Ciclos de Manutenção / Revisão
« Responder #1 em: 13 de Julho de 2013, 12:41 »
Viva!

Posso dar-te dois exemplos:
- A S3 125 vai aos 500km, e depois a cada 3000 com substituição da correia aos 12 ou 16 (se a memória não falha)
- A SW-T400/600 vai aos 1000km, e depois a cada 6000km. A correia troca-se aos 24k.

A par dos pneus, a correia é a maior despesa periódica.

Do que me lembro, nas GTS as revisões são a cada 6000, mas os vendedores impingem uma "intermédia a cada 3 ou 4k. Mas alguém há-de chegar-se à frente com mais detalhe :)

Já viste os tópicos sobre as revisões em cada marca?

Boa sorte na escolha! Vais encontrar por cá muita informação útil e relevante.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Ciclos de Manutenção / Revisão
« Responder #2 em: 13 de Julho de 2013, 14:16 »
Relativamente à Honda Forza 300, que é precisamente aquela que referes no texto, informo que a mesma, ao que tudo indica pois ainda não saiu e não pude ver o manual, tem efectivamente revisões a cada 12.000Kms, mas com mudas de óleo a cada 6.000Kms.

Existem outras em que as mudas de óleo são a cada 3.000Kms, noutras a cada 4.000Kms. Isto varia muito de marca para marca e conforme o modelo e motorização em questão.

Kirikaeshi

  • Visitante
Re: Ciclos de Manutenção / Revisão
« Responder #3 em: 13 de Julho de 2013, 14:59 »
Boas!!!!

Obrigado desde já pelas vossas resposta :)

É óbvio que para uma compra há que pensar depois nas despesas e não apenas no preço de tabela no acto da compra...

Os 12000Kms da NSS 300 Forza parecem-me interessantes e pergunto-me se "valem" o esforço financeiro de passar de uma 125cc para uma 300cc como opção.

O valor da compra é para já o meu critério mais importante porque o Orçamento é também muito apertado.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Ciclos de Manutenção / Revisão
« Responder #4 em: 13 de Julho de 2013, 15:03 »
Se te baseares unicamente no campo dos custos das manutenções e na programação alargada das mesmas, então eu acho que não vale a pena.

Mas se colocares a questão no campo do upgrade ao nível das sensações (em todos os sentidos) e daquilo que ganhas em segurança ao circular em algumas vias, então aí vale bem a pena.

Kirikaeshi

  • Visitante
Re: Ciclos de Manutenção / Revisão
« Responder #5 em: 13 de Julho de 2013, 16:23 »
Se te baseares unicamente no campo dos custos das manutenções e na programação alargada das mesmas, então eu acho que não vale a pena.

Mas se colocares a questão no campo do upgrade ao nível das sensações (em todos os sentidos) e daquilo que ganhas em segurança ao circular em algumas vias, então aí vale bem a pena.

Eu se pudesse até adquiria uma MAXSym 400 ou a Burgman 650.... a a Varadero ou a GS1200 (saíndo do ambito das Scooters) mas o orçamento é realmente apertado e tem de ser bem pensado.

Sendo também a minha primeira mota há também um grande vazio que tento colmatar aqui no Forum

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Ciclos de Manutenção / Revisão
« Responder #6 em: 13 de Julho de 2013, 16:52 »
E fazes bem em pensar e reflectir bem na compra. Afinal, não é todos os dias que se adquire uma maxiscooter/moto, pelo que teremos de ver muito bem aquilo que se adapta ao nosso estilo, gosto pessoal, necessidades, entre outras variáveis.

Mas uma coisa ganhas logo à partida com uma maxiscooter e isto é garantido: SAÚDE! Não te estou a enganar...depois perceberás o que estou a dizer.  :)

Kirikaeshi

  • Visitante
Re: Ciclos de Manutenção / Revisão
« Responder #7 em: 13 de Julho de 2013, 17:33 »
Saude e sentido de Liberdade...

Tenho um excelente automóvel mas estou "farto"...

Como te disse... a moto dos "sonhos" é a BMW GS 1200 :) isso diz muito do que estou a falar....

Não procuro "corridas" e "velocidade".... procuro chegar onde quero seja onde for e ir ao meu tempo sem "empecilhos" em filinha indiana....

Offline ZeTaurus

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 318
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: apeado
Re: Ciclos de Manutenção / Revisão
« Responder #8 em: 13 de Julho de 2013, 18:12 »
Como te disse... a moto dos "sonhos" é a BMW GS 1200 :) isso diz muito do que estou a falar....
Não procuro "corridas" e "velocidade".... procuro chegar onde quero seja onde for e ir ao meu tempo sem "empecilhos" em filinha indiana....

Boas Companheiro:

Antes de mais nada, "sei" que o teu nick não deve ter sido escolhido ao acaso _Rolley_
Adiante: Se te identificas "mais" com as trails (Varadero, BMW) já deste uma vista d'olhos na NC700X da Honda: tem um bom preço, gasta pouco, anda bem, versátil qb…e É HONDA… _pol_

Quanto às revisões é como os outros Companheiros disseram: as revisões ditas "mais espaçadas" 6.000/12.000/20.000kms são a partir de cc maiores, havendo sempre lugar (caso o queiram fazer) um checkup "às metades" para verificações óleos motor/travões, anti-congelantes, correias, etc...
E ter em atenção que de 2 em 2 anos, "deve-se mudar todos os líquidos/fluidos". _Rolley_

Abraços _convivio_




« Última modificação: 13 de Julho de 2013, 18:19 por daelimtauru »

Offline Pedrinha

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 63
  • Localidade: Sintra <para> Avis
  • EM RODAGEM!!!
  • Marca: Sym
  • Modelo: Citycom 300i
Re: Ciclos de Manutenção / Revisão
« Responder #9 em: 13 de Julho de 2013, 18:25 »
É uma boa opção largar o latas e sintir a liberdade das filas e dos € em gaz  _Rolley_ _Rolley_
eu comecei com uma 100cc(sym mio100) em 2º mão, 80kgs de scooter 8cv a pequenina cheia de força.  _pol_
um motor a 4T que dá muito gozo, anda a 80 sobe tudo a 60 e atinge 100.
Boa para pequenas viagens.
agora adquiri a citycom300i, pq tenho de fazer tiradas de 200kms.
Numa scooter temos sempre o limite dos motores por serem economicos,  _pensador_
e aí temos as pcx ou as sh da honda, caras mas - de 3L/100  _reg_
+ baratas mas maquinas equilibradas as sym gts, mas um pouco acima dos 3L.  _pol_
as manutenções é um negocio dos concecionários, oleo, filtros e correia, valem alguns €
quem os coloca leva o que quer só porque carimba a revisão e agora registo na net.  _martelada_ _martelada_
com uma em 2º mão e um amigo mecanico tás safo.  _Rolley_ _Rolley_
em rodagem

Pedrinha no pneu faz cla...cla...cla

Kirikaeshi

  • Visitante
Re: Ciclos de Manutenção / Revisão
« Responder #10 em: 14 de Julho de 2013, 02:10 »
As respostas de todos levaram-me a uma nova questão que julgo não ser necessária de colocar noutro item separado.... julgo ser uma continuação "natural"...

Quanto é o tempo de vida de uma Maxiscooter?
Em Kms / anos!?

Nas candidatas que falei de início... SYM GTS 125cc / 300cc ou a Honda NSS 300 Forza qual é pela vossa experiência em termos de longevidade!?

Isto é importante porque a procura em "2ª mão" envolve sempre a leitura dos Kms que marca no acto da compra.

Um abraço!!!!

TwisteR

  • Visitante
Re: Ciclos de Manutenção / Revisão
« Responder #11 em: 14 de Julho de 2013, 10:31 »
Boa parte das 125 são trocadas cedo pois a malta troca de cc.  _mau_
Muitas "partem" com 10 ou 15000km. Algumas corajosas fazem 35000 até à troca. Mas não me lembro de nenhuma que morresse de velhice.

Por norma quanto maior a cc, mais os donos se aguentam com elas. Andam aí umas quantas 400 com 80000km.

Portanto, não penses que vai ser um investimento para a vida _Rolley_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Ciclos de Manutenção / Revisão
« Responder #12 em: 14 de Julho de 2013, 11:33 »
Companheiro Kirikaeshi, respondendo com um facto concreto e que se passou aqui pelo fórum ....a Honda Sh 125i do JGarcia (repara que é uma 125cc) fez + de 80.000Kms até ele achar que estava na hora de trocar. Não porque ela estivesse a pedir...simplesmente achou que estava na hora de fazer o upgrade na cilindrada e imagina lá o que foi comprar. _Rolley_ Sim, foi outra Sh, mas desta vez a 300cc.  :)

Como vês, desde que mantidas com cuidado e respeitadas as revisões indicadas pelo fabricante, estas mecânicas podem surpreender!  _pol_
« Última modificação: 14 de Julho de 2013, 13:05 por Sapiens21 »

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Ciclos de Manutenção / Revisão
« Responder #13 em: 14 de Julho de 2013, 12:53 »
Estudei mecanica embora nao tenha terminado o curso aprendi muita coisa e assimilei outro tanto e como vem no meu lema,nao ha maus motores so maus utilizadores,nao aceito qd dizem que motores partem com 10000 km mais ou menos isso e qd o motor esta a acentar,ja o disse aqui que tenho la em casa uma typhoon com 18 anos e tem mais de 100000 km so tendo levado segmentos ,fiz num ano 30000 km com uma aerox 50,fiz 20000 a outra toda kitada a 70 e ainda anda exatamente na mesma desde 2006 ,existe uma pcx que ja passou os 100000 ,querem mais? Qualquer motor seja carro ou mota ou camiao se nao for mantido/ estimado nao dura metam isto na cabeça ecnao sao so as grandes marcas que fazem muitos km sem partir existem e ,,talas,,nos olhos de muita gente e muita falta de informaçao,um tir por ex pode fazer mudas de oleo de 80 em 80 000 km seguindo as regras do construtor e todos o fazem mais cedo.concluindo e peço desc pelo testamento se partem cedo e pq foram assassinados e mal mantidos logo em novos e ha muita coisa em que nao se pode poupar ....
« Última modificação: 14 de Julho de 2013, 12:54 por mpaneves »
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Ciclos de Manutenção / Revisão
« Responder #14 em: 14 de Julho de 2013, 13:12 »
Ainda pensei colocar esse exemplo da PCX que já dobrou os 100.000Kms e que tem feito as revisões normais na Linhaway, mas como já o tinha usado recentemente noutro tópico, lembrei-me da fiável Sh 125 que o JGarcia teve.

Mas muitos mais exemplos existem....muitos mais!  _pol_

TwisteR

  • Visitante
Re: Ciclos de Manutenção / Revisão
« Responder #15 em: 14 de Julho de 2013, 14:53 »
Atenção que disse que muitas "partem" com X km, não é partir o motor! É "partir" para outro dono e continuar com muitos km!  _convivio_

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Ciclos de Manutenção / Revisão
« Responder #16 em: 14 de Julho de 2013, 20:13 »
Atenção que disse que muitas "partem" com X km, não é partir o motor! É "partir" para outro dono e continuar com muitos km!  _convivio_
ok companheiro _pol_ ,há muita gente que não sabe e estes são so exemplos e alguns de motores a 2 tempos,a typhoon 50 que referi,vou ter agora de abrir o motor e por tudo novo (rolamentos da cambota,combota,biela cilindro e piston  ,isto pq já tem um ratito la dentro mas mesmo assim tenho um vídeo numa estrada reta normal  a dar os 85kmh,material deste infelizmente tb já não há tal como as sachs ,casal,famel etc etc temos de ter tb em mente que já não fazem o material para durar tanto embora apliquem muita tecnologia,mas quero ver estas nossas maxis daqui a 10 anos como estão ... :-\
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves