Autor Tópico: SYM GTS - falta de potência?  (Lida 4310 vezes)

AJA

  • Visitante
SYM GTS - falta de potência?
« em: 03 de Julho de 2013, 18:14 »
Boas,

Tenho sentido, desde a revisão dos 1000 km  _pensador_, que a GTS (novo modelo) deixou de fazer os arranques com a mesma rapidez. Quando, por exemplo, quero fazer um arranque mais rápido, enrolo o punho, as rotações sobem até às 5000 e tal, engonha ali por, talvez, um segundo, e depois começa a subir de rotação mas sem sentir aquele "puxão". Parece molengona. Até a minha pendura dantes me dizia para não fazer arranques rápidos para ela não ficar para trás  _lool_.

Está agora com quase 3000 Km e já combinei a muda óleo e falei neste sintoma. O próprio mecânico me disse, quando a experimentou, que a sentia algo fraquinha no arranque. Até me perguntou o que teriam feito na 1ª revisão (no sítio onde comprei) e se tinham mexido no variador. Por outro lado atinge, no velocímetro, 120,001 km/h a cortar às 9500 rpms. Antes não sei quanto é que marcava porque estava na rodagem e não quis puxar muito por ela (mas pelo que me recordo não devia andar longe daquela marca - só que nunca a deixei ir ao red line).

Pelo que tenho lido por aqui, seu eu tivesse mexido no variador (pesos dos roletes), por exemplo, poderia ser uma das opções a considerar. Não sei se será embraiagem ou correia porque se arrancar mais devagar não sinto bem esse "patinar/engonhar" (mas também a minha experiência é nula). Ou então eu que me habituei e já me parece que não anda nada  _careta_. Mas a sério parece que o motor não dá tudo o que tem. De salientar que a maior parte da rodagem foi realizada em AE (cerca de 65% do meu trajeto diário).

Agradeço os vossos comentários e ajuda.

Abraço,

AJA

 

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: SYM GTS - falta de potência?
« Responder #1 em: 03 de Julho de 2013, 20:07 »
Terão posto um óleo com uma graduação mais espessa??
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: SYM GTS - falta de potência?
« Responder #2 em: 03 de Julho de 2013, 22:48 »
Ou terao tirado alguma anilha no variador? Alguns modelos tem e aos 1000 retiram e elas ficam assim e precisam de roletes mais leves para compensar a perca de rpm se nao ficam moles e so acordam em ae...
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

AJA

  • Visitante
Re: SYM GTS - falta de potência?
« Responder #3 em: 04 de Julho de 2013, 15:48 »
Obrigado pelas vossas sugestões e respostas.

Relativamente ao óleo, não tenho presente a viscosidade, mas não me recordo de ver na fatura algo de anormal que chamasse à atenção.

Quanto à anilha....Bem, não fui informado que tenham mexido sequer na transmissão. Mas é algo a aferir.

Só para terem uma noção do que falo, quando no trânsito tenho de travar e desacelerar - quase parar, ao enrolar depois o punho para sair rápido, ela desenvolve muito lentamente. Após ter lançado este post, ontem com mais atenção, verifico que é mesmo às 5000 rpm que fica ali a pastelar. Depois parece que "engata" e sobe de rotação mas sem "energia".

Obrigado pela vossa ajuda.

Abraço,

AJA


Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: SYM GTS - falta de potência?
« Responder #4 em: 06 de Julho de 2013, 20:50 »
Eu desmontava o variador e embraiagem ,vela para ver a cor,via o filtro e se nao visse nada de anormal ,garantia com ela ,sem estragar eles nao chateiam experiencia propria...mas espero que consigas resolver isso
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

AJA

  • Visitante
Re: SYM GTS - falta de potência?
« Responder #5 em: 08 de Julho de 2013, 13:43 »
Foi deixada há pouco para mudança do óleo - 3000 Km, e solicitei para verificarem os sintomas descritos. Curiosamente no caminho do escritório para a oficina, pouco mais de 1 km (se calhar nem tanto), parecia-me que estava a responder melhor  _pensador_, com o ralenti nas 3500 rpm. Verifiquei que após a 1ª revisão o ralenti baixou das 3000/3500 para as 2000. Logo se vê.

Se não identificarem nada só me resta experimentar uma idêntica para comparar.

Obrigado a todos pelas ajudas e comentários. 

Abraço,

AJA

m00n

  • Visitante
Re: SYM GTS - falta de potência?
« Responder #6 em: 08 de Julho de 2013, 13:53 »
Pergunta qual foi o oleo de motor e a sua graduação,.

AJA

  • Visitante
Re: SYM GTS - falta de potência?
« Responder #7 em: 09 de Julho de 2013, 12:03 »
Boas,

Ontem lá fui buscar a  scooter_ ao "médico".

Foi trocado o óleo, soprado o filtro de ar, verificado o variador e transmissão e mais umas coisitas. Diagnóstico final -  não detetaram nada de anormal, mas que experimentasse e verificasse se os sintomas persistem. Um pouco cético lá peguei na bicha...

Então e não é que a senti mais respondona, com mais força, e até com um ronco mais grave?! Deixou de empatar ali às 5000 rpms e a subida de rotação é feita linearmente e de forma mais rápida. A velocidade de ponta manteve-se inalterada - os tais 120,00001 Km/h  _lol_ às 9500/700 rpms.

Quando me pediram o livro de revisões para carimbar....Surpresa! Falta o carimbo da 1ª revisão (1000 km)!!!!! _Zang_
De salientar que, como sugerido por alguns companheiros noutro tópico, esta 2ª revisão foi feita num local diferente da Loja onde comprei a  scooter_  e onde efetuei a 1ª revisão. Vou ter de lá passar e exigir o carimbo. Se deixaram passar isto, leva-me a pensar o que é que terão negligenciado também  _pensador_.

Vamos ver...

Entretanto agradeço-vos toda a ajuda prestada. É sempre bom e reconfortante poder contar com a vossa experiência.

Abraço,

AJA
 

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: SYM GTS - falta de potência?
« Responder #8 em: 09 de Julho de 2013, 12:45 »
Ainda bem que a sentes mais respondona...o que interpreto como estando com um motor que parece mais "solto" e com uma vivacidade transmitida pelo punho mais apurada.  _pol_

Continuação de boas voltas e trata lá desse carimbo da 1ª revisão.  :)