Uma carga brutal, que nem sei se a marca admite ( a minha tem 14 cv e o peso máximo de carga admitido pelo fabricante são 180 kg)
Depois, o motor vai sofrer um desgaste brutal.Os travões, idem, idem, aspas, aspas, a transmissão, tudo na mecanica da mota vai levar um esforço brutal, mesmo a velocidades comedidas.Essa 125 vai andar sempre nos limites ou muito provamente, além dos limites.
E cá pra mim vai durar pouco... e dar muita chatice...
Podes é optar por uma de 3 rodas, tipo MP3, que essas a carta B dá para conduzir, se a memória me não falha, até 400 cm3.
Estive a ler todas as suas questões e já o estou a ver a tirar carta, por isso depois de fazer uma pequena seleção, do que pretende, faça umas pesquisas no OLX, custojusto, etc e de certeza que vai encontrar um bom negócio para usar enquanto toma a decisão de tirar a carta.
Quanto a marcas, existem as marcas mais conhecidas de motas (Honda, Suzuki, Yamaha...) e em seguida, na minha opnião existem três marcas que têm demonstrado muita fiabilidade (Sym, Kymco e Daelim) , parece-me que a Keeway tem vindo a ganhar também a confiança de alguns utilizadores.Não é uma escolha fácil.
Na FIL óuvi um membro do clube PCX com 150 KG ( condutor) a dizer que a a minorca (a pcx debaixo dele...) e com pendura se portava muito bem!...portanto ambos modelos que mencionas possuem bastante mais estrutura que a PCX...Segue em frente e faz te á estrada...que ontem já era tarde
Boas,Quer a GTS quer a S2 são boas opções...o desgaste que a componente peso irá colocar...será principalmente ao nivel das suspensões...mas nada de alarmante...pois a garantia nos 24 meses após a compra serve para isso mesmo...caso surga qualquer outro problema indepedentemente da origem...A S2 tem mais motor...a GTS melhor conforto...sendo que com um upgrade aos amortecedores ficarás certamente bem melhor servido...
Aconselho a amealhar mais alguns "tostões"....tirar a carta, e comprar uma mais "potente"......tb pensei que a 125 seria o suficiente, acabei por descobrir que não era. Tirei carta de moto....e hoje comprei uma Magesty 400.....Qualidade/preço 100% !!!!! Boas curvas companheiro!
Não são para o gosto de qualquer um, nem principalmente para o bolso de todos, principalmente quem quer uma Scooter para economizar uns tostões ao fim do mêsBoas curvas
Bom dia companheiroJá muitos lhe deram as opiniões Eu posso dar-lhe a minha experiência pois vivi essa situação a pouco mais de 6 meses.Comprei a nova GTS 125i, mas a GTS EVO é semelhante.Eu peso acima de 100kg, com pendura ficamos quase perto dos 180kg(ou acima), faço diariamente perto de 80km(acima de metade deles em AE - Ponte Vasco da Gama), pelo menos em metade dos dias o percurso tem sido feito com pendura num dos sentidos(no mínimo).
A maxi, chegou hoje aos 15000Km, faltam 4 dias para ter 7 meses. E a nível de peças de desgaste foi exactamente o mesmo que de outros companheiros bem mais leves que eu , o motor tá um mimo(provado pelos baixos consumos, trabalhar regular e pelo mecânico), os pneus ainda aguentam pelo o menos o verão(certamente irei trocar para o fim do verão por segurança).
Com isto tento dizer que sim sente-se a perda de força e o motor ser curto, mas, na minha opinião, a mota aguenta o peso..., e não vai rebentar correias,travões e o motor assim com essa facilidade.A minha recomendação, é que se tiver possibilidade é de facto tirar a carta e comprar outra maxi com mais CC, isso é inegável. Mas se comprar a GTS uma coisa é garantida, fica muito bem servido(com a consciência que é uma 125cc)
E a minha GTS até um pouco de TT já fez...
Vejo uma certa tendência para a S2. Eu tive uma e fiquei satisfeito. Também me parece ser para substituir o enlatado, por isso volto a referir o que acho poder ser mais negativo.- Acho os intervalos de revisões curto ( 4000 KM ) o que obriga a mais visitas à oficina. - Existência de poucas oficinas da marca.- Embora tenha tido conhecimento de algumas S2 com mais de 40 000 KM e a rolar, pelo que leio algumas obrigam a visitas inesperadas à oficina. Como são de mecânica fácil normalmente ( e no meu caso foi assim ) são de resolução rápida e já sobejamente conhecidos. Mas do transtorno da deslocação não nos livramos.Um test drive é fundamental, no entanto aqui fica um artigo sobre a S2.Pneus - Os de origem costumam ter bom piso mas não valem muito, principalmente em molhado.https://docs.google.com/file/d/0B7hBZub6dBXTYmVjNGUyNmItM2UyZC00ZjMzLWJhZWYtZTQ4MGIyYzEyY2Fj/edit?usp=sharing Pontos para verificar na S2 caso tenhas um test drive agendado e que costumam dar problemas:Travões - Se possível trocar as pastilhas por umas after market, pois as da Daelim em Molhado têm uma travagem muito má.Particular atenção à linha de escape, pois pode ter os apoios partidos ou estalados.Podes também fazer uma medição às tensões da bateria para ver se os valores estão OK. Costuma haver problemas quer com a bateria que com o Relé.Se o volante tiver vibrações em andamento, normalmente o problema é mesmo da qualidade dos pneus.Boa sorte com a compra.
Bom dia amigo Neves , realmente neste momentoe xiste uma ligeira tendencia para a S2 mas apenas por razões finceiras , porque realmente a que mais me encheu as medidas foi a SYM 125 Evo .Agradeço desde já os pormenores que envias-te e principalmente os pontos a ter em consideração . Em principio tenho um mini test drive agendado para este fim de semana , mas gostava de exprimentar tb a SYM .Isso que falas das revisões em relação aos carros é verdade , mas e comparando com outras scooters , o nivel de revisões não é similar ?Após ter verificado que a tendencia de 99,9999999% das opiniões vão no sentido de tirar a carta e posteriormente adquirir carta de moto estou tb a considerar comprar uma 125 em 2ª mão , começar a tirar a carta e posteriormente evoluir então para uma moto de cilindrada superior (o que deverá acontecer apenas no próximo ano, porque começar a pesquisar , inscrição e tal 1 mês , tirar a carta minimo + 1 mês , entretanto acaba o Verão e lá vem a duvida novamente levo carro , levo moto , levo carro até determinado sitio e depois moto)Caso vá adquirir em 2ª mão a tendencia será realmente a sym porque me parece que a satisfação dos utilizadores sym é muito elevada (embora os das S2 também seja bastante elevada) .Mas conforme dizes não há nada como começar a fazer os test drives e tentar concluir qual a mais confortávele aparentemente mais segura .PS: Deviam existir test drives de 1 semana ...
Boas companheiro mostjmrg,Acho que é mesmo a decisão mais certa que pode fazer, comprar uma em 2ª mão e tirar a carta de moto. Porque para nós, rapazinhos muitos jeitosos que pertencemos ao clube dos +- 100Kg , a 125 começa a ficar curta, e a andar em AE ainda mais curta fica.É só a minha opinião e nada mais do que isso. Abraço.
Amigo Cromix obrigado por partilhar a sua experiencia , principalmente por ser tão recente e ainda por cima por ter caracteristicas tão semelhantes às minhas , tipo de trajeto , "peso" etc. etc.Pelas contas que faço ao nivel da kilometragem penso que a sua média deverá ser muito proxima da que irei obter nos meus trajetos . Essa sua sym fez revisão de quantos em quantos KMs ? E qual o consumo com os 2 utilizadores nesse tipo de trajetos ?
Já começava a ficar traumatizado , já começava a pensar , bem vou pedir um test drive e quando o vendedor me vir entrar vai logo dizer , olhe desculpe mas não pode fazer o test drive por só fizemos motos para "chineses" pessoas com pesos até 30kg , para si tem de ser um Buldozer Amigo Cromix , só uma ultima coisa , é que estou um pouco confuso , o facto de na foto só se ver alguem com capacete , mas ...... A PÉ , quer dizer alguma coisa MEDO ...Grande abraço .
Percebo perfeitamente - aliás, percebi logo de início - o seu ponto de vista, de querer começar por baixo, por não ter a carta, por ser mais barato o investimento e por não ter uma noção da realidade do que é o uso quotidiano de uma scooter.Por isso avancei com a exposição (um pouco fastidiosa, reconheço) do meu próprio caso, porque me pareceu especialmente adequada ao que vai encontrar no seu dia a dia de scooter.Companheiro, repito: assim que fizer a primeira viagem de AE numa 125cc, com pendura, vai desejar ter uma mota com mais cilindrada (logo, mais binário e outra disponibilidade mecânica) debaixo de si. E vai perceber que os €€€€ extras que teria gasto na carta e numa scooter mais capaz para o uso que lhe quer dar teriam sido bem aplicados.Fala em ir para o ginásio, para perder peso. A minha sugestão é que aplique o $$$ da mensalidade na obtenção da carta (e faça exercício em casa e/ou jogging na rua, que é de borla ).Indo mais directamente ao ponto: a sua experiência quotidiana com uma scooter 125cc, em AE, com pendura, vai ser desagradável. Vai perceber vezes demais, em circunstâncias demasiado frequentes, o verdadeiro sentido do termo 'impotência' (da mota, claro, e, por consequência, do condutor). Ora, o que todos lhe desejamos é que a utilização de uma scooter seja agradável, seja um passo em frente na sua vida, que lhe proporcione satisfação. Dificilmente conseguirá convencer a sua pendura a acompanhá-lo numa scooter que 'nunca mais lá chega'. Provavelmente, desagradada com a experiência, a sua pendura quererá deixar de o ser.Muitos de nós - eu incluído - andamos de scooter com chuva ou com sol, todos os dias. Por uma questão de economia, é certo, mas, também, porque isso nos dá prazer. Digo eu, que até atingir quase os 51 anos de idade, nunca tinha guiado motas de espécie alguma e nem ligava nada a motas.Mesmo em termos de custos de circulação e manutenção, a equação 125cc + 200 kgs de peso transportado + 60 kms em AE todos os dias vai dar um resultado negativo, porque a mota vai andar sempre no limite das suas capacidades mecânicas (ou para além dele...), vai gastar bem e vai desgastar-se a um ritmo elevado, fazendo disparar os custos desse exercício para valores que rapidamente ultrapassarão os de uma mota de maior cilindrada. Isto é o que lhe dirá qualquer motociclista mais experiente e essa é a vantagem de fórums como este: ninguém lhe vai mentir e todos vão querer ajudá-lo a tomar a melhor decisão, partilhando as suas próprias experiências.Resumindo: no seu lugar, se não tivesse capacidade económica para tirar a carta e adquirir uma mota com, pelo menos, 300cc, adiaria o início da minha experiência motociclística quotidiana até reunir condições para a tornar minimamente satisfatória.Outra sugestão: Faça 'o teste do algodão'. Pegue em si e na sua pendura, dirijam-se a um concessionário de motas e peçam para fazer um ensaio numa scooter 125cc. Montem-se na mota e procurem fazer um percurso que abranja uns arranques nuns semáforos e um pouco de AE ou via rápida (se necessário, vários companheiros daqui do fórum serão capazes de lhe 'desenhar' um percurso, dependendo do local e do concessionário que vier a escolher). Depois dessa experiência, pondere se uma scooter 125cc chega ou não para o uso que lhe pretende dar.
Muitos de nós - eu incluído - andamos de scooter com chuva ou com sol, todos os dias. Por uma questão de economia, é certo, mas, também, porque isso nos dá prazer. Digo eu, que até atingir quase os 51 anos de idade, nunca tinha guiado motas de espécie alguma e nem ligava nada a motas.
Isto é o que lhe dirá qualquer motociclista mais experiente e essa é a vantagem de fórums como este: ninguém lhe vai mentir e todos vão querer ajudá-lo a tomar a melhor decisão, partilhando as suas próprias experiências.
Resumindo: no seu lugar, se não tivesse capacidade económica para tirar a carta e adquirir uma mota com, pelo menos, 300cc, adiaria o início da minha experiência motociclística quotidiana até reunir condições para a tornar minimamente satisfatória.Outra sugestão: Faça 'o teste do algodão'. Pegue em si e na sua pendura, dirijam-se a um concessionário de motas e peçam para fazer um ensaio numa scooter 125cc. Montem-se na mota e procurem fazer um percurso que abranja uns arranques nuns semáforos e um pouco de AE ou via rápida (se necessário, vários companheiros daqui do fórum serão capazes de lhe 'desenhar' um percurso, dependendo do local e do concessionário que vier a escolher). Depois dessa experiência, pondere se uma scooter 125cc chega ou não para o uso que lhe pretende dar.
Mas tenho uma média geral de 3.12L/100km. Podes ver os consumos e despesas aqui: http://www.spritmonitor.de/en/detail/544920.html
Para mim que sou NNNoooooooooooooooobbbbbbbb nestas andanças 3,12L de média é excelente , uma vez que se considerarmos que quando andas com 2 consomes mais significa que sempre que andaste sozinho dves ter tido consumos abaixo dos 3L .Relativamente ao link , este ficheiro parece-me muito completo . É alguma aplicação de telemóvel ou carregas os dados via pagina web ? Só existe em alemão ? É pago ?Mais uma vez obrigado a todos pela vossa disponibilidade . E continuo a aguardar mais opiniões .Depois de fazer os test drives postarei aqui as minhas opiniões e as do pendura
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É verdade, a pé, quem desce é o companheiro AXE, que vem buscar a minha maxi porque aqui o menino ficou com medo a meio da subida e entregou as experientes mãos do AXE para levar a maxi o resto da subida.
A melhor opção passará sempre passar pela escola de condução em primeiro lugar
Se é para andar tanto em AE é preferível uma superior a 125cc, nem que seja uma TGB 300cc ... são baratas e tem o mesmo motor que tem a GTS 300 Evo (essas que ate tem dado cartas no nosso mercado).