Autor Tópico: Ajuda : Escolha de Maxi Scooter 125  (Lida 38620 vezes)

mostjmrg

  • Visitante
Re: Ajuda : Escolha de Maxi Scooter 125
« Responder #25 em: 26 de Junho de 2013, 02:22 »
Uma carga brutal, que nem sei se a marca admite ( a minha tem 14 cv e o peso máximo de carga admitido pelo fabricante são 180 kg)

Ainda bem que a mota não tem avisadores como os elevadores .  _lol_
Mas estive a ver nos sites das marcas e não encontro qualquer referencia ao peso dos tripulantes . :-?

Depois, o motor vai sofrer um desgaste brutal.

Os travões, idem, idem, aspas, aspas, a transmissão, tudo na mecanica da mota vai levar um esforço brutal, mesmo a velocidades comedidas.

Essa 125 vai andar sempre nos limites ou muito provamente, além dos limites.


O grande problema vai ser nos arranques .  _lol_ Mas vou optar por parar apenas nas descidas .  _lol_

E cá pra mim vai durar pouco... e dar muita chatice...


 _mau_


Podes é optar por uma de 3 rodas, tipo MP3, que essas a carta B dá para conduzir, se a memória me não falha, até 400 cm3.

Essas saem muito do orçamento estabelecido parao 1º investimento numa scooter . O objectivo é trocar o carro pela moto e rentabilizar o investimento no mais curto de espaço de tempo possivel , podendo eventualmente vir a existir upgrades no futuro , após uma análise real da utilização da moto .

De qualquer forma agradeço a sua opinião que vai de encontro a cerca de 90% das opiniões dos outros utilizadores aqui do forum ... (  _confuso_que deveria emagrecer um pouco  _lol_) ... que deveria aumentar a cilindrada para o tipo de utilização que vou dar à moto .

mostjmrg

  • Visitante
Re: Ajuda : Escolha de Maxi Scooter 125
« Responder #26 em: 26 de Junho de 2013, 02:30 »
Estive a ler todas as suas questões e já o estou a ver a tirar carta, por isso depois de fazer uma pequena seleção, do que pretende, faça umas pesquisas no OLX, custojusto, etc e de certeza que vai encontrar um bom negócio para usar enquanto toma a decisão de tirar a carta.


Pois estou a ver que esse vai ser o meu futuro , eu que sempre disse ao meu filho que carta de moto só aos 80 e acompanhado pelo pai . _Zang_ E agora as contingencias levaram-me a encontrar as  scooter_ .

Esse bom negócio é que custa a aparecer caso contrário penso que já estaria decidido . Relativamente às scooters a oferta de usados é pouco tentadora , ainda antes de entrar acabei de ver no OLX um tipo a vender uma sym usada , em que com o valor que pedia para dar garantia tornava a mota mais cara que uma rigorosamente igual , nova , oKM 2013 .  _palmas_

Quanto a marcas, existem as marcas mais conhecidas de motas (Honda, Suzuki, Yamaha...) e em seguida, na minha opnião existem três marcas que têm demonstrado muita fiabilidade (Sym, Kymco e Daelim) , parece-me que a Keeway tem vindo a ganhar também a confiança de alguns utilizadores.


Não é uma escolha fácil.



 scooter_ scooter_ scooter_


Essas são realmenteas 3 marcas que pensei nesta relação qualidade/preço e a escolha não está nada fácil , e piora quando colocamos o peso da carga (tripulantes) à mistura .

mostjmrg

  • Visitante
Re: Ajuda : Escolha de Maxi Scooter 125
« Responder #27 em: 26 de Junho de 2013, 02:39 »
Na FIL óuvi um membro do clube PCX com 150 KG ( condutor) a dizer que a a minorca (a pcx debaixo dele...) e com pendura se portava muito bem!...portanto ambos modelos que mencionas possuem bastante mais estrutura que a PCX...

Segue em frente e faz te á estrada...que ontem já era tarde _convivio_

Depois disto sinto-me um verdadeiro GALÃ , eu perto deste companheiro da PCX sou um "menino do couro" .  _lol_

Boas,

Quer a GTS quer a S2 são boas opções...o desgaste que a componente peso irá colocar...será principalmente ao nivel das suspensões...mas nada de alarmante...pois a garantia nos 24 meses após a compra serve para isso mesmo...caso surga qualquer outro problema indepedentemente da origem...

A S2 tem mais motor...a GTS melhor conforto...sendo que com um upgrade aos amortecedores ficarás certamente bem melhor servido...


Sem fazer o test drive a nenhuma das 2 a SYM tambem me parece mais "acolhedora" porém neste momento com as proções tenho uma diferença de 600€ a menos da S2 em relação à SYM , o que parecendo que não sempre é uma ajuda na compra de todos os acessórios adicionais ( e no meu caso são 3 conjuntos completos ) 1 de condutor e 2 de penduras diferentes ... + a top case , etc , etc , etc .
« Última modificação: 26 de Junho de 2013, 02:53 por mostjmrg »

mostjmrg

  • Visitante
Re: Ajuda : Escolha de Maxi Scooter 125
« Responder #28 em: 26 de Junho de 2013, 02:51 »
Aconselho a amealhar mais alguns "tostões"....tirar a carta, e comprar uma mais "potente"......tb pensei que a 125 seria o suficiente, acabei por descobrir que não era. Tirei carta de  moto....e hoje comprei uma Magesty 400.....Qualidade/preço 100% !!!!! Boas curvas  companheiro!

Tenho visto algumas destas Magesty 400 e todas as pessoas com quem falo estão satisfeitissimas , mas ainda não cheguei lá ... Temos de fazer isto passo a passo . Até posso avançar para a carta , mas continuo a acahar importante ganhar estaleca com uma moto de cilindrada inferior a essa , eventualmente terei é de ponderar mandar o pendura por express mail ...  _lol_ , estou a brincar , mas ainda pondero mandar o pendura de comboio ... Assim passavam a ser apenas 20km porr dia com 2 ocupantes e o restante apenas com o condutor XXXXXL .

mostjmrg

  • Visitante
Re: Ajuda : Escolha de Maxi Scooter 125
« Responder #29 em: 26 de Junho de 2013, 02:52 »

Não são para o gosto de qualquer um, nem principalmente para o bolso de todos, principalmente quem quer uma Scooter para economizar uns tostões ao fim do mês

Boas curvas

Resumidamente estas não são para o meu gosto €€€ ...

Cromix

  • Visitante
Re: Ajuda : Escolha de Maxi Scooter 125
« Responder #30 em: 26 de Junho de 2013, 08:06 »
Bom dia companheiro

Já muitos lhe deram as opiniões :) Eu posso dar-lhe a minha experiência pois vivi essa situação a pouco mais de 6 meses.

Comprei a nova GTS 125i, mas a GTS EVO é semelhante.

Eu peso acima de 100kg, com pendura ficamos quase perto dos 180kg(ou acima), faço diariamente perto de 80km(acima de metade deles em AE - Ponte Vasco da Gama), pelo menos em metade dos dias o percurso tem sido feito com pendura num dos sentidos(no mínimo).

O moto 125cc é óbvio que vai desenvolver com menos força, é óbvio que sinto que quando vou sozinho a resposta é outra, é claro que tem alturas na AE principalmente que é curto, negar isso seria estar a enganar todos.

Mas eu até sou um tipo que mesmo de carro faz a ponte nos 90km/h, e na maxi faço o mesmo, raramente passo das 8000rpm. E mesmo com o pendura, nas 8000rpm a diferença de velocidade é mínima.

A maxi, chegou hoje aos 15000Km, faltam 4 dias para ter 7 meses. E a nível de peças de desgaste foi exactamente o mesmo que de outros companheiros bem mais leves que eu :P, o motor tá um mimo(provado pelos baixos consumos, trabalhar regular e pelo mecânico), os pneus ainda aguentam pelo o menos o verão(certamente irei trocar para o fim do verão por segurança).

E a minha GTS até um pouco de TT já fez...  _Rolley_



Com isto tento dizer que sim sente-se a perda de força e o motor ser curto, mas, na minha opinião, a mota aguenta o peso..., e não vai rebentar correias,travões e o motor assim com essa facilidade.

A minha recomendação, é que se tiver possibilidade é de facto tirar a carta e comprar outra maxi com mais CC, isso é inegável. Mas se comprar a GTS uma coisa é garantida, fica muito bem servido(com a consciência que é uma 125cc)

nneves2

  • Visitante
Re: Ajuda : Escolha de Maxi Scooter 125
« Responder #31 em: 26 de Junho de 2013, 09:14 »
Vejo uma certa tendência para a S2. Eu tive uma e fiquei satisfeito. Também me parece ser para substituir o enlatado, por isso volto a referir o que acho poder ser mais negativo.
- Acho os intervalos de revisões curto ( 4000 KM ) o que obriga a mais visitas à oficina.
- Existência de poucas oficinas da marca.
- Embora tenha tido conhecimento de algumas S2 com mais de 40 000 KM e a rolar, pelo que leio algumas obrigam a visitas inesperadas à oficina. Como são de mecânica fácil normalmente ( e no meu caso foi assim ) são de resolução rápida e já sobejamente conhecidos.  Mas do transtorno da deslocação não nos livramos.

Um test drive é fundamental, no entanto aqui fica um artigo sobre a S2.

Pneus - Os de origem costumam ter bom piso mas não valem muito, principalmente em molhado.
https://docs.google.com/file/d/0B7hBZub6dBXTYmVjNGUyNmItM2UyZC00ZjMzLWJhZWYtZTQ4MGIyYzEyY2Fj/edit?usp=sharing

Pontos para verificar na S2 caso tenhas um test drive agendado e que costumam dar problemas:

Travões - Se possível trocar as pastilhas por umas after market, pois as da Daelim em Molhado têm uma travagem muito má.
Particular atenção à linha de escape, pois pode ter os apoios partidos ou estalados.
Podes também fazer uma medição às tensões da bateria para ver se os valores estão OK. Costuma haver problemas quer com a bateria que com o Relé.
Se o volante tiver vibrações em andamento, normalmente o problema é mesmo da qualidade dos pneus.

Boa sorte com a compra.
« Última modificação: 26 de Junho de 2013, 09:24 por nneves2 »

mostjmrg

  • Visitante
Re: Ajuda : Escolha de Maxi Scooter 125
« Responder #32 em: 26 de Junho de 2013, 09:50 »
Bom dia companheiro

Já muitos lhe deram as opiniões :) Eu posso dar-lhe a minha experiência pois vivi essa situação a pouco mais de 6 meses.

Comprei a nova GTS 125i, mas a GTS EVO é semelhante.

Eu peso acima de 100kg, com pendura ficamos quase perto dos 180kg(ou acima), faço diariamente perto de 80km(acima de metade deles em AE - Ponte Vasco da Gama), pelo menos em metade dos dias o percurso tem sido feito com pendura num dos sentidos(no mínimo).

Amigo Cromix obrigado por partilhar a sua experiencia , principalmente por ser tão recente e ainda por cima por ter caracteristicas tão semelhantes às minhas , tipo de trajeto , "peso" etc. etc.


A maxi, chegou hoje aos 15000Km, faltam 4 dias para ter 7 meses. E a nível de peças de desgaste foi exactamente o mesmo que de outros companheiros bem mais leves que eu :P, o motor tá um mimo(provado pelos baixos consumos, trabalhar regular e pelo mecânico), os pneus ainda aguentam pelo o menos o verão(certamente irei trocar para o fim do verão por segurança).


Pelas contas que faço ao nivel da kilometragem penso que a sua média deverá ser muito proxima da que irei obter nos meus trajetos . Essa sua sym fez revisão de quantos em quantos KMs ? E qual o consumo com os 2 utilizadores nesse tipo de trajetos ?


Com isto tento dizer que sim sente-se a perda de força e o motor ser curto, mas, na minha opinião, a mota aguenta o peso..., e não vai rebentar correias,travões e o motor assim com essa facilidade.

A minha recomendação, é que se tiver possibilidade é de facto tirar a carta e comprar outra maxi com mais CC, isso é inegável. Mas se comprar a GTS uma coisa é garantida, fica muito bem servido(com a consciência que é uma 125cc)

Já começava a ficar traumatizado , já começava a pensar , bem vou pedir um test drive e quando o vendedor me vir entrar vai logo dizer , olhe desculpe mas não pode fazer o test drive por só fizemos motos para "chineses" pessoas com pesos até 30kg  _lol_ , para si tem de ser um Buldozer  _confuso_ _lool_


E a minha GTS até um pouco de TT já fez...  _Rolley_




 _policia_ _pensador_ _confuso_ scooter_

Amigo Cromix , só uma ultima coisa , é que estou um pouco confuso , o facto de na foto só se ver alguem com capacete , mas ...... A PÉ , quer dizer alguma coisa  _lol_ _lol_ _lol_ MEDO ...

Grande abraço .

mostjmrg

  • Visitante
Re: Ajuda : Escolha de Maxi Scooter 125
« Responder #33 em: 26 de Junho de 2013, 10:03 »
Vejo uma certa tendência para a S2. Eu tive uma e fiquei satisfeito. Também me parece ser para substituir o enlatado, por isso volto a referir o que acho poder ser mais negativo.
- Acho os intervalos de revisões curto ( 4000 KM ) o que obriga a mais visitas à oficina.
- Existência de poucas oficinas da marca.
- Embora tenha tido conhecimento de algumas S2 com mais de 40 000 KM e a rolar, pelo que leio algumas obrigam a visitas inesperadas à oficina. Como são de mecânica fácil normalmente ( e no meu caso foi assim ) são de resolução rápida e já sobejamente conhecidos.  Mas do transtorno da deslocação não nos livramos.

Um test drive é fundamental, no entanto aqui fica um artigo sobre a S2.

Pneus - Os de origem costumam ter bom piso mas não valem muito, principalmente em molhado.
https://docs.google.com/file/d/0B7hBZub6dBXTYmVjNGUyNmItM2UyZC00ZjMzLWJhZWYtZTQ4MGIyYzEyY2Fj/edit?usp=sharing

Pontos para verificar na S2 caso tenhas um test drive agendado e que costumam dar problemas:

Travões - Se possível trocar as pastilhas por umas after market, pois as da Daelim em Molhado têm uma travagem muito má.
Particular atenção à linha de escape, pois pode ter os apoios partidos ou estalados.
Podes também fazer uma medição às tensões da bateria para ver se os valores estão OK. Costuma haver problemas quer com a bateria que com o Relé.
Se o volante tiver vibrações em andamento, normalmente o problema é mesmo da qualidade dos pneus.

Boa sorte com a compra.

Bom dia amigo Neves , realmente neste momentoe xiste uma ligeira tendencia para a S2 mas apenas por razões finceiras , porque realmente a que mais me encheu as medidas foi a SYM 125 Evo .

Agradeço desde já os pormenores que envias-te e principalmente os pontos a ter em consideração . Em principio tenho um mini test drive agendado para este fim de semana , mas gostava de exprimentar tb a SYM .

Isso que falas das revisões em relação aos carros é verdade , mas e comparando com outras scooters , o nivel de revisões não é similar ?

Após ter verificado que a tendencia de 99,9999999% das opiniões vão no sentido de tirar a carta e posteriormente adquirir carta de moto estou tb a considerar comprar uma 125 em 2ª mão , começar a tirar a carta e posteriormente evoluir então para uma moto de cilindrada superior (o que deverá acontecer apenas no próximo ano, porque começar a pesquisar , inscrição e tal 1 mês , tirar a carta minimo + 1 mês , entretanto acaba o Verão e lá vem a duvida novamente levo carro , levo moto , levo carro até determinado sitio e depois moto)

Caso vá adquirir em 2ª mão a tendencia será realmente a sym porque me parece que a satisfação dos utilizadores sym é muito elevada (embora os das S2 também seja bastante elevada) .

Mas conforme dizes não há nada como começar a fazer os test drives e tentar concluir qual a mais confortávele aparentemente mais segura .

PS: Deviam existir test drives de 1 semana  _lool_ ...

Fred_FBF

  • Visitante
Re: Ajuda : Escolha de Maxi Scooter 125
« Responder #34 em: 26 de Junho de 2013, 10:14 »
Bom dia amigo Neves , realmente neste momentoe xiste uma ligeira tendencia para a S2 mas apenas por razões finceiras , porque realmente a que mais me encheu as medidas foi a SYM 125 Evo .

Agradeço desde já os pormenores que envias-te e principalmente os pontos a ter em consideração . Em principio tenho um mini test drive agendado para este fim de semana , mas gostava de exprimentar tb a SYM .

Isso que falas das revisões em relação aos carros é verdade , mas e comparando com outras scooters , o nivel de revisões não é similar ?

Após ter verificado que a tendencia de 99,9999999% das opiniões vão no sentido de tirar a carta e posteriormente adquirir carta de moto estou tb a considerar comprar uma 125 em 2ª mão , começar a tirar a carta e posteriormente evoluir então para uma moto de cilindrada superior (o que deverá acontecer apenas no próximo ano, porque começar a pesquisar , inscrição e tal 1 mês , tirar a carta minimo + 1 mês , entretanto acaba o Verão e lá vem a duvida novamente levo carro , levo moto , levo carro até determinado sitio e depois moto)

Caso vá adquirir em 2ª mão a tendencia será realmente a sym porque me parece que a satisfação dos utilizadores sym é muito elevada (embora os das S2 também seja bastante elevada) .

Mas conforme dizes não há nada como começar a fazer os test drives e tentar concluir qual a mais confortávele aparentemente mais segura .

PS: Deviam existir test drives de 1 semana  _lool_ ...

Boas companheiro mostjmrg,

Acho que é mesmo a decisão mais certa que pode fazer, comprar uma em 2ª mão e tirar a carta de moto.  _pol_
Porque para nós, rapazinhos muitos jeitosos que pertencemos ao clube dos +- 100Kg  _lol_ , a 125 começa a ficar curta, e a andar em AE ainda mais curta fica.

É só a minha opinião e nada mais do que isso.  _pensador_

Abraço.

mostjmrg

  • Visitante
Re: Ajuda : Escolha de Maxi Scooter 125
« Responder #35 em: 26 de Junho de 2013, 10:27 »
Boas companheiro mostjmrg,

Acho que é mesmo a decisão mais certa que pode fazer, comprar uma em 2ª mão e tirar a carta de moto.  _pol_
Porque para nós, rapazinhos muitos jeitosos que pertencemos ao clube dos +- 100Kg  _lol_ , a 125 começa a ficar curta, e a andar em AE ainda mais curta fica.

É só a minha opinião e nada mais do que isso.  _pensador_

Abraço.

Pois isto de motas fabricadas na china em que o tipo é extra obeso e pesa 27kg  _lol_  _careta_ _lol_ é tramado . Deviamos fabricar motos em Portugal  _pt_ (comparando com os carros UMM) , resistentes e robustos ... "Ligeiramente" desconfortáveis , mas resistentes até cair de podre .

De qualquer das maneiras vou aproveitar e fazer os test drives para ver a adaptação , depois posto aqui tambem a minha opinião .

Cromix

  • Visitante
Re: Ajuda : Escolha de Maxi Scooter 125
« Responder #36 em: 26 de Junho de 2013, 10:36 »
Amigo Cromix obrigado por partilhar a sua experiencia , principalmente por ser tão recente e ainda por cima por ter caracteristicas tão semelhantes às minhas , tipo de trajeto , "peso" etc. etc.

Pelas contas que faço ao nivel da kilometragem penso que a sua média deverá ser muito proxima da que irei obter nos meus trajetos . Essa sua sym fez revisão de quantos em quantos KMs ? E qual o consumo com os 2 utilizadores nesse tipo de trajetos ?

Os consumos são sempre uma mistura quer de andar sozinho, quer de andar com pendura, portanto não não te consigo responder directamente a essa pergunta.

Mas tenho uma média geral de 3.12L/100km.
Podes ver os consumos e despesas aqui: http://www.spritmonitor.de/en/detail/544920.html

Sobre as revisões, é um "tema quente", isto porque o manual em ingles diz que devem ser feitas de 5000 em 5000Km. Em portugues, as oficinas e o importador dizem que é de 6000 em 6000(com mudança de oleo a cada 3000km).

Já começava a ficar traumatizado , já começava a pensar , bem vou pedir um test drive e quando o vendedor me vir entrar vai logo dizer , olhe desculpe mas não pode fazer o test drive por só fizemos motos para "chineses" pessoas com pesos até 30kg  _lol_ , para si tem de ser um Buldozer  _confuso_ _lool_

 _policia_ _pensador_ _confuso_ scooter_

Amigo Cromix , só uma ultima coisa , é que estou um pouco confuso , o facto de na foto só se ver alguem com capacete , mas ...... A PÉ , quer dizer alguma coisa  _lol_ _lol_ _lol_ MEDO ...

Grande abraço .

É verdade, a pé, quem desce é o companheiro AXE, que vem buscar a minha maxi porque aqui o menino ficou com medo a meio da subida e entregou as experientes mãos do AXE para levar a maxi o resto da subida.

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: Ajuda : Escolha de Maxi Scooter 125
« Responder #37 em: 26 de Junho de 2013, 11:05 »
Percebo perfeitamente - aliás, percebi logo de início - o seu ponto de vista, de querer começar por baixo, por não ter a carta, por ser mais barato o investimento e por não ter uma noção da realidade do que é o uso quotidiano de uma scooter.
Por isso avancei com a exposição (um pouco fastidiosa, reconheço) do meu próprio caso, porque me pareceu especialmente adequada ao que vai encontrar no seu dia a dia de scooter.
Companheiro, repito: assim que fizer a primeira viagem de AE numa 125cc, com pendura, vai desejar ter uma mota com mais cilindrada (logo, mais binário e outra disponibilidade mecânica) debaixo de si. E vai perceber que os €€€€ extras que teria gasto na carta e numa scooter mais capaz para o uso que lhe quer dar teriam sido bem aplicados.
Fala em ir para o ginásio, para perder peso. A minha sugestão é que aplique o $$$ da mensalidade na obtenção da carta (e faça exercício em casa e/ou jogging na rua, que é de borla _careta_ _lol_).
Indo mais directamente ao ponto: a sua experiência quotidiana com uma scooter 125cc, em AE, com pendura, vai ser desagradável. Vai perceber vezes demais, em circunstâncias demasiado frequentes, o verdadeiro sentido do termo 'impotência' (da mota, claro, e, por consequência, do condutor).
Ora, o que todos lhe desejamos é que a utilização de uma scooter seja agradável, seja um passo em frente na sua vida, que lhe proporcione satisfação. Dificilmente conseguirá convencer a sua pendura a acompanhá-lo numa scooter que 'nunca mais lá chega'. Provavelmente, desagradada com a experiência, a sua pendura quererá deixar de o ser.
Muitos de nós - eu incluído - andamos de scooter com chuva ou com sol, todos os dias. Por uma questão de economia, é certo, mas, também, porque isso nos dá prazer. Digo eu, que até atingir quase os 51 anos de idade, nunca tinha guiado motas de espécie alguma e nem ligava nada a motas.
Mesmo em termos de custos de circulação e manutenção, a equação 125cc + 200 kgs de peso transportado + 60 kms em AE todos os dias vai dar um resultado negativo, porque a mota vai andar sempre no limite das suas capacidades mecânicas (ou para além dele...), vai gastar bem e vai desgastar-se a um ritmo elevado, fazendo disparar os custos desse exercício para valores que rapidamente ultrapassarão os de uma mota de maior cilindrada. Isto é o que lhe dirá qualquer motociclista mais experiente e essa é a vantagem de fórums como este: ninguém lhe vai mentir e todos vão querer ajudá-lo a tomar a melhor decisão, partilhando as suas próprias experiências.
Resumindo: no seu lugar, se não tivesse capacidade económica para tirar a carta e adquirir uma mota com, pelo menos, 300cc, adiaria o início da minha experiência motociclística quotidiana até reunir condições para a tornar minimamente satisfatória.
Outra sugestão: Faça 'o teste do algodão'. Pegue em si e na sua pendura, dirijam-se a um concessionário de motas e peçam para fazer um ensaio numa scooter 125cc. Montem-se na mota e procurem fazer um percurso que abranja uns arranques nuns semáforos e um pouco de AE ou via rápida (se necessário, vários companheiros daqui do fórum serão capazes de lhe 'desenhar' um percurso, dependendo do local e do concessionário que vier a escolher). Depois dessa experiência, pondere se uma scooter 125cc chega ou não para o uso que lhe pretende dar.

Cromix

  • Visitante
Re: Ajuda : Escolha de Maxi Scooter 125
« Responder #38 em: 26 de Junho de 2013, 11:16 »
Percebo perfeitamente - aliás, percebi logo de início - o seu ponto de vista, de querer começar por baixo, por não ter a carta, por ser mais barato o investimento e por não ter uma noção da realidade do que é o uso quotidiano de uma scooter.
Por isso avancei com a exposição (um pouco fastidiosa, reconheço) do meu próprio caso, porque me pareceu especialmente adequada ao que vai encontrar no seu dia a dia de scooter.
Companheiro, repito: assim que fizer a primeira viagem de AE numa 125cc, com pendura, vai desejar ter uma mota com mais cilindrada (logo, mais binário e outra disponibilidade mecânica) debaixo de si. E vai perceber que os €€€€ extras que teria gasto na carta e numa scooter mais capaz para o uso que lhe quer dar teriam sido bem aplicados.
Fala em ir para o ginásio, para perder peso. A minha sugestão é que aplique o $$$ da mensalidade na obtenção da carta (e faça exercício em casa e/ou jogging na rua, que é de borla _careta_ _lol_).
Indo mais directamente ao ponto: a sua experiência quotidiana com uma scooter 125cc, em AE, com pendura, vai ser desagradável. Vai perceber vezes demais, em circunstâncias demasiado frequentes, o verdadeiro sentido do termo 'impotência' (da mota, claro, e, por consequência, do condutor).
Ora, o que todos lhe desejamos é que a utilização de uma scooter seja agradável, seja um passo em frente na sua vida, que lhe proporcione satisfação. Dificilmente conseguirá convencer a sua pendura a acompanhá-lo numa scooter que 'nunca mais lá chega'. Provavelmente, desagradada com a experiência, a sua pendura quererá deixar de o ser.
Muitos de nós - eu incluído - andamos de scooter com chuva ou com sol, todos os dias. Por uma questão de economia, é certo, mas, também, porque isso nos dá prazer. Digo eu, que até atingir quase os 51 anos de idade, nunca tinha guiado motas de espécie alguma e nem ligava nada a motas.
Mesmo em termos de custos de circulação e manutenção, a equação 125cc + 200 kgs de peso transportado + 60 kms em AE todos os dias vai dar um resultado negativo, porque a mota vai andar sempre no limite das suas capacidades mecânicas (ou para além dele...), vai gastar bem e vai desgastar-se a um ritmo elevado, fazendo disparar os custos desse exercício para valores que rapidamente ultrapassarão os de uma mota de maior cilindrada. Isto é o que lhe dirá qualquer motociclista mais experiente e essa é a vantagem de fórums como este: ninguém lhe vai mentir e todos vão querer ajudá-lo a tomar a melhor decisão, partilhando as suas próprias experiências.
Resumindo: no seu lugar, se não tivesse capacidade económica para tirar a carta e adquirir uma mota com, pelo menos, 300cc, adiaria o início da minha experiência motociclística quotidiana até reunir condições para a tornar minimamente satisfatória.
Outra sugestão: Faça 'o teste do algodão'. Pegue em si e na sua pendura, dirijam-se a um concessionário de motas e peçam para fazer um ensaio numa scooter 125cc. Montem-se na mota e procurem fazer um percurso que abranja uns arranques nuns semáforos e um pouco de AE ou via rápida (se necessário, vários companheiros daqui do fórum serão capazes de lhe 'desenhar' um percurso, dependendo do local e do concessionário que vier a escolher). Depois dessa experiência, pondere se uma scooter 125cc chega ou não para o uso que lhe pretende dar.

Acho que o companheiro do ZeZeZoom diz tudo.

Eu como já disse a GTS125 é um bom investimento, mas o melhor é como já muitos lhe disseram uma maior CC, todos acabamos a pensar nisso passado uns meses.

Mas também compreendo a o ponto de vista e o não querer arriscar.

Como diz também o companheiro, todos lhe desejamos a melhor das sortes e a melhor escolha :)

Qualquer coisa , esteja a vontade.

mostjmrg

  • Visitante
Re: Ajuda : Escolha de Maxi Scooter 125
« Responder #39 em: 26 de Junho de 2013, 11:47 »
Muitos de nós - eu incluído - andamos de scooter com chuva ou com sol, todos os dias. Por uma questão de economia, é certo, mas, também, porque isso nos dá prazer. Digo eu, que até atingir quase os 51 anos de idade, nunca tinha guiado motas de espécie alguma e nem ligava nada a motas.

E eu a achar que começar aos 37 anos era tarde ...  _corado_

Isto é o que lhe dirá qualquer motociclista mais experiente e essa é a vantagem de fórums como este: ninguém lhe vai mentir e todos vão querer ajudá-lo a tomar a melhor decisão, partilhando as suas próprias experiências.

É precisamente esta partilha que pretendo obter , e em apenas 1 dia de observações diretas já me fizeram mudar de muitos pré-conceitos que tinha ao iniciar esta análise . Acredito que a voz da experiencia tem muito valor , principalmente neste tipo de situações .

Resumindo: no seu lugar, se não tivesse capacidade económica para tirar a carta e adquirir uma mota com, pelo menos, 300cc, adiaria o início da minha experiência motociclística quotidiana até reunir condições para a tornar minimamente satisfatória.
Outra sugestão: Faça 'o teste do algodão'. Pegue em si e na sua pendura, dirijam-se a um concessionário de motas e peçam para fazer um ensaio numa scooter 125cc. Montem-se na mota e procurem fazer um percurso que abranja uns arranques nuns semáforos e um pouco de AE ou via rápida (se necessário, vários companheiros daqui do fórum serão capazes de lhe 'desenhar' um percurso, dependendo do local e do concessionário que vier a escolher). Depois dessa experiência, pondere se uma scooter 125cc chega ou não para o uso que lhe pretende dar.

Vou tentar fazer um test drive este fim de semana com pelo menos 2 marcas diferentes , as já começo realmente a temer pelo investimento que irei fazer ...  _pensador_

mostjmrg

  • Visitante
Re: Ajuda : Escolha de Maxi Scooter 125
« Responder #40 em: 26 de Junho de 2013, 11:53 »
Mas tenho uma média geral de 3.12L/100km.
Podes ver os consumos e despesas aqui: http://www.spritmonitor.de/en/detail/544920.html


Para mim que sou NNNoooooooooooooooobbbbbbbb nestas andanças 3,12L de média é excelente , uma vez que se considerarmos que quando andas com 2 consomes mais significa que sempre que andaste sozinho dves ter tido consumos abaixo dos 3L .

Relativamente ao link , este ficheiro parece-me muito completo . É alguma aplicação de  telemóvel ou carregas os dados via pagina web ? Só existe em alemão ? É pago ?

Mais uma vez obrigado a todos pela vossa disponibilidade . E continuo a aguardar mais opiniões .

Depois de fazer os test drives postarei aqui as minhas opiniões e as do pendura  _martelada_

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Ajuda : Escolha de Maxi Scooter 125
« Responder #41 em: 26 de Junho de 2013, 12:21 »
O sprintmonitor é gratuito, mas tem registo. E como tens apps iOS e Android podes actualizar logo na bomba!


Sent from my iPhone using Tapatalk
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Cromix

  • Visitante
Re: Ajuda : Escolha de Maxi Scooter 125
« Responder #42 em: 26 de Junho de 2013, 12:27 »
Para mim que sou NNNoooooooooooooooobbbbbbbb nestas andanças 3,12L de média é excelente , uma vez que se considerarmos que quando andas com 2 consomes mais significa que sempre que andaste sozinho dves ter tido consumos abaixo dos 3L .

Relativamente ao link , este ficheiro parece-me muito completo . É alguma aplicação de  telemóvel ou carregas os dados via pagina web ? Só existe em alemão ? É pago ?

Mais uma vez obrigado a todos pela vossa disponibilidade . E continuo a aguardar mais opiniões .

Depois de fazer os test drives postarei aqui as minhas opiniões e as do pendura  _martelada_

Atenção que o meu "punho" também é simpatico. Mantenho velocidades calmas(80-90km/h) e pouco acima das 8000rpm.

Quando dou largas ao punho por norma fica ali entre os 3.2 - 3.5... Mas ainda é uma boa média.

Sobre o spritmonitor, no canto superior direito tens lá a bandeira inglesa para o mudar para ingles. É de borla, atualizas pela net ou como o twin diz, com iphone ou android até podes atualizar logo na bomba.

mostjmrg

  • Visitante
Re: Ajuda : Escolha de Maxi Scooter 125
« Responder #43 em: 26 de Junho de 2013, 12:29 »
O sprintmonitor é gratuito, mas tem registo. E como tens apps iOS e Android podes actualizar logo na bomba!


Sent from my iPhone using Tapatalk

OK , obrigado . Para mim com IOS é ouro sobre azul .

mikleyl4

  • Visitante
Re: Ajuda : Escolha de Maxi Scooter 125
« Responder #44 em: 26 de Junho de 2013, 22:42 »
Companheiro mostjmrg,

Não acrescentando nada ao que já foi dito pelos demais companheiros, o meu conselho é o mesmo:
Tirar a carta e comprar uma scooter de cilindrada superior !!!
Tive a mesma dúvida em 2010 quando estava indeciso qual a marca que ia comprar e nem me passava pela cabeça tirar a carta....
125cc seria a minha opção e única opção....
Depois de ler, falar e tirar dúvidas, e sem fazer qualquer teste inicial, optei logo por tirar a carta e depois comprar a minha DT 300cc.
Resumindo e concluindo, foi a melhor coisa que fiz em termos de valor de compra/venda, segurança, conforto e muito prazer a rolar o punho _lool_
E sublinho, sem qualquer experiência em duas rodas até à data.....
Por isso reforço com o que já foi dito, bem descrito e salientado pela esmagadora maioria dos companheiros  _pol_
A melhor opção passará sempre passar pela escola de condução em primeiro lugar  _pensador_

Abc. e boa escolha que será sempre a sua !!!

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Ajuda : Escolha de Maxi Scooter 125
« Responder #45 em: 26 de Junho de 2013, 23:02 »
É verdade, a pé, quem desce é o companheiro AXE, que vem buscar a minha maxi porque aqui o menino ficou com medo a meio da subida e entregou as experientes mãos do AXE para levar a maxi o resto da subida.

 _Rolley_

É verdade, era eu a ir buscar a Maxi do Cromix  _pol_

Vou só dizer mais uma coisa aqui ao companheiro mostjmrg

Eu proprio ia comprar uma 50cc para me deslocar para o trabalho, eu proprio fiz a asneira de comprar somente uma 125cc, nao que esteja arrependido de comprar a minha Maria Felisberta (Kymco DownTown) ela é uma maquina infernal, e faz o que muitas nao fazem .....
Mas lá está, não deixa de ser uma 125cc, estou sim mais do que arrependido de ter comprado somente uma 125cc, ainda para mais nova. Estava a pensar trocar passado 1 semana de a ter, mas perdia perto de 800€, e isso ficou fora de questão.
Neste momento espero por uma maquina que esta a sair para saber se é nessa que irei investir ou nao....

Por isso e mais uma vez eu digo que :

Se é para andar tanto em AE é preferível uma superior a 125cc, nem que seja uma TGB 300cc ... são baratas e tem o mesmo motor que tem a GTS 300 Evo (essas que ate tem dado cartas no nosso mercado).

Todos os conselhos já foram dados, e a decisão é apenas de uma e única pessoa ---> você !!

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Jorge Valente

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 903
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: CB 500X
Ajuda : Escolha de Maxi Scooter 125
« Responder #46 em: 26 de Junho de 2013, 23:10 »
Viva,
Não posso estar mais de acordo com os companheiros AXE e Micleyl4.
Keeway Hurricane 6.500kms - 12.780Kms
Honda NSS 300 Forza 0Kms - 18.256Kms
Honda NSS 300 Forza 15.202Kms 57.350Kms
Honda CB 500X 0Kms

mostjmrg

  • Visitante
Re: Ajuda : Escolha de Maxi Scooter 125
« Responder #47 em: 27 de Junho de 2013, 00:33 »
A melhor opção passará sempre passar pela escola de condução em primeiro lugar  _pensador_


Sim começo seriamente a pensar no assunto ... Só estou indeciso entre a carta de moto e o ginásio  _lol_ _lol_ _lol_

Provavelmente irei optar pela compra 125 em 2ª mão para desenrascar e começar a ganhar kms , enquanto tiro a carta de moto e depois faço a respetiva evolução .

mostjmrg

  • Visitante
Re: Ajuda : Escolha de Maxi Scooter 125
« Responder #48 em: 27 de Junho de 2013, 00:39 »
Se é para andar tanto em AE é preferível uma superior a 125cc, nem que seja uma TGB 300cc ... são baratas e tem o mesmo motor que tem a GTS 300 Evo (essas que ate tem dado cartas no nosso mercado).


Amigo AXE estou com dificudades em encontrar revendedor dessa TGB 300cc podes dar-me alguma dica ?

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Ajuda : Escolha de Maxi Scooter 125
« Responder #49 em: 27 de Junho de 2013, 08:19 »
Rgmotor na terrugem, um dos nossos parceiros.
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz