Autor Tópico: GNR alerta para burla com seguros automóveis  (Lida 14082 vezes)

Offline jorgevaz

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 329
GNR alerta para burla com seguros automóveis
« em: 17 de Junho de 2013, 18:05 »
Vendo pelo preço que comprei  _pensador_
Sendo verdade é mais um sinal de que qualquer dia não podemos mesmo confiar m ninguém



Apesar de terem as apólices pagas, há condutores a circular sem seguro, pelo facto de estas serem anuladas sem o seu conhecimento.


A GNR de Póvoa de Lanhoso alertou hoje para uma burla com seguros automóveis, garantindo que há registos de "vários" casos de condutores que, apesar de sempre terem efetuado os pagamentos, circulam com as respetivas apólices anuladas.

Segundo um comunicado da Secção de Programas Especiais da GNR de Póvoa de Lanhoso, normalmente aquela burla só é detetada quando os condutores são alvo de uma ação de fiscalização ou intervenientes em acidentes de viação.

De outra forma, "nunca iriam dar por ela, julgando sempre que o seguro se encontraria em vigor", acrescenta o comunicado.

Apesar de terem a carta verde atualizada e os comprovativos dos seguros regularizados, os condutores, quando consultado o site do Instituto de Seguros de Portugal e da Segurnet, são surpreendidos com a informação de que o seguro dos seus veículos não está em vigor, aparecendo a indicação "anulado a pedido do segurado".

A fraude poderá estar a ser concretizada pelos mediadores, a quem os donos das viaturas pagam o seguro.

A GNR sublinha que a situação será muito mais grave se, em caso de acidente resultarem danos corporais nos intervenientes, "pois as companhias não assumem a responsabilidade dos sinistros nestas situações, uma vez que o seguro terá sido anulado a pedido do segurado".

Por isso, aconselha os proprietários das viaturas a conferirem a validade do seu seguro na página da internet do Instituto de Seguros de Portugal.

"Basta introduzir a matrícula. Se o resultado da pesquisa indicar o nome da companhia e o número de apólice, significa que o veículo está segurado. Caso a pesquisa não indicar nada, significa que muito provavelmente o veículo não terá seguro, pelo que se deve confrontar o mediador ou reclamar na companhia de seguros", remata o comunicado.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/gnr-alerta-para-burla-com-seguros-automoveis=f814455#ixzz2WUgJ8cuB



Fonte:
http://expresso.sapo.pt/gnr-alerta-para-burla-com-seguros-automoveis=f814455#ixzz2WUOTdNOj

Algarvia40

  • Visitante
Re: GNR alerta para burla com seguros automóveis
« Responder #1 em: 17 de Junho de 2013, 18:26 »
Já tentei várias vezes abrir a referida página do Instituto dos Seguros de Portugal, e não dá entrada....diz que a página não se encontra disponivel!! :(

Offline mauricius

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 430
Re: GNR alerta para burla com seguros automóveis
« Responder #2 em: 17 de Junho de 2013, 18:57 »
Então já somos dois pois também tentei e nada.......ESTRANHOOOOOO  _Rolley_

Carreta

  • Visitante
Re: GNR alerta para burla com seguros automóveis
« Responder #3 em: 17 de Junho de 2013, 19:02 »
Se for verdade... _pensador_vale tudo hoje em dia  _martelada_ _martelada_ _martelada_

Cromix

  • Visitante
Re: GNR alerta para burla com seguros automóveis
« Responder #4 em: 17 de Junho de 2013, 19:03 »
Então já somos dois pois também tentei e nada.......ESTRANHOOOOOO  _Rolley_
Já tentei várias vezes abrir a referida página do Instituto dos Seguros de Portugal, e não dá entrada....diz que a página não se encontra disponivel!! :(

É normal. Nenhum site/alojador é optimizado para "picos"

Imagem que em cada 3 pessoas que leram a noticia, 1 decidiu ir ver o site e fazer o teste... Puf... Foi-se...

É a mesma coisa que rede movel as 00h00 de dia 01 de janeiro... Não aguenta ;)

Daqui por umas horas quando todos perderem a vontade volta ao normal.

Johnny89

  • Visitante
Re: GNR alerta para burla com seguros automóveis
« Responder #5 em: 17 de Junho de 2013, 19:23 »
Acho que a partir do momento em que nós temos a CARTA VERDE da seguradora e o comprovativo do pagamento, não nos devemos preocupar com mais nada. Isso chega e sobra mesmo em caso de acidente grave e em tribunal. A anulação de um seguro tem de ter a nossa assinatura, não basta a seguradora dizer que o cliente cancelou os seus serviços!.

Neste caso não vale a pena fazer uma tempestade num copo de água...

Cromix

  • Visitante
Re: GNR alerta para burla com seguros automóveis
« Responder #6 em: 17 de Junho de 2013, 19:29 »
Acho que a partir do momento em que nós temos a CARTA VERDE da seguradora e o comprovativo do pagamento, não nos devemos preocupar com mais nada. Isso chega e sobra mesmo em caso de acidente grave e em tribunal. A anulação de um seguro tem de ter a nossa assinatura, não basta a seguradora dizer que o cliente cancelou os seus serviços!.

Neste caso não vale a pena fazer uma tempestade num copo de água...

É melhor leres o teu contrato, a seguradora pode cancelar sem tua autorização por inúmeras razoes. ;)

A carta verde é um papel que nada serve se a seguradora não garantir o seguro.

O que se passa é que o agentes(intermédios) emitem carta verde, recebem o dinheiro, mas nunca chega o dinheiro a seguradora, logo o seguro é cancelado por falta de pagamento.

É burla sem duvida, quem se lixa é quem precisar do seguro, porque para alem de não o ter nessa altura, depois para provar que tinha pago e tudo isso segue-se uma "guerra" em tribunal...

Enfim... Meio mundo a enganar meio mundo :)

Algarvia40

  • Visitante
Re: GNR alerta para burla com seguros automóveis
« Responder #7 em: 17 de Junho de 2013, 19:39 »
Devido ao número de acessos o Website está temporariamente indisponível. Contamos resolver a situação dentro de pouco tempo. Tente novamente mais tarde. Obrigado.

Instituto Seguros Portugal

Johnny89

  • Visitante
Re: GNR alerta para burla com seguros automóveis
« Responder #8 em: 17 de Junho de 2013, 19:46 »
É melhor leres o teu contrato, a seguradora pode cancelar sem tua autorização por inúmeras razoes. ;)

A carta verde é um papel que nada serve se a seguradora não garantir o seguro.

O que se passa é que o agentes(intermédios) emitem carta verde, recebem o dinheiro, mas nunca chega o dinheiro a seguradora, logo o seguro é cancelado por falta de pagamento.

É burla sem duvida, quem se lixa é quem precisar do seguro, porque para alem de não o ter nessa altura, depois para provar que tinha pago e tudo isso segue-se uma "guerra" em tribunal...

Enfim... Meio mundo a enganar meio mundo :)

Não sei como a tua seguradora funciona Cromix mas a minha só me envia a carta verde depois de eu ter pago o seguro! Não tenho forma de ter a CARTA VERDE com a validade do seguro sem efetuar o pagamento! Não me estou a referir à primeira carta que recebeste mal fazes o seguro, estou a referir-me à carta que se recebe em casa passado 15 dias!

Se efetuei o pagamento neste caso de seguro para 1 ano, estou assegurado durante esse ano, pois tenho a prova como paguei e a prova como o a seguradora recebeu o pagamento! É isso que interessa em tribunal, o resto é conversa...

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: GNR alerta para burla com seguros automóveis
« Responder #9 em: 17 de Junho de 2013, 19:53 »
Devido ao número de acessos o Website está temporariamente indisponível. Contamos resolver a situação dentro de pouco tempo. Tente novamente mais tarde. Obrigado.

Instituto Seguros Portugal

Ainda agora lá estive, mas realmente é o que dizes,

http://www.isp.pt/NR/exeres/019EEB91-E357-4A7C-8BD2-B62293701692.htm
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Cromix

  • Visitante
Re: GNR alerta para burla com seguros automóveis
« Responder #10 em: 17 de Junho de 2013, 20:17 »
Não sei como a tua seguradora funciona Cromix mas a minha só me envia a carta verde depois de eu ter pago o seguro! Não tenho forma de ter a CARTA VERDE com a validade do seguro sem efetuar o pagamento! Não me estou a referir à primeira carta que recebeste mal fazes o seguro, estou a referir-me à carta que se recebe em casa passado 15 dias!

Se efetuei o pagamento neste caso de seguro para 1 ano, estou assegurado durante esse ano, pois tenho a prova como paguei e a prova como o a seguradora recebeu o pagamento! É isso que interessa em tribunal, o resto é conversa...

Nem todos tem os seguros pela net ou fazem como tu.

Há muita boa gente que usa o agente/mediador de seguro da terra, o amigo, o conhecido de alguém que faz uns seguros baratos...

Se pagares a um agente/mediador de seguro(como muito, mas muita gente faz), ele na hora entrega-te a carta verde. E assim que sais de lá ele cancela o teu seguro e fica com o dinheiro.

No fim tu tens o seguro cancelado mas pensas que pagas-te o seguro, mas a seguradora nunca recebeu o dinheiro e o seguro não é valido. O papel que tu tens em teu poder não é um seguro valido e se precisares é um problema...  E depois se quiseres ser ressarcido do que vais perder ainda tens de por o mediador/agente em tribunal e nunca a companhia.

É assim que funciona este tipo de burla...

Offline Carlos A.

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mar 2012
  • Mensagens: 26
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Apeado
Re: GNR alerta para burla com seguros automóveis
« Responder #11 em: 17 de Junho de 2013, 20:24 »
Eu penso que se tivermos como comprovar que o seguro foi pago, a seguradora tem que se responsabilizar, independentemente de o dinheiro chegar lá ou não, uma vez que os mediadores acabam por ser representantes da seguradora e esta é que terá que processar o mediador.
« Última modificação: 17 de Junho de 2013, 20:29 por Carlos A. »

Offline Carlos A.

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mar 2012
  • Mensagens: 26
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Apeado
Re: GNR alerta para burla com seguros automóveis
« Responder #12 em: 17 de Junho de 2013, 20:28 »
As seguradoras agora, só cancelam os seguros quando lhes é entregue a carta verde.

Cromix

  • Visitante
Re: GNR alerta para burla com seguros automóveis
« Responder #13 em: 17 de Junho de 2013, 20:33 »
As seguradoras agora, só cancelam os seguros quando lhes é entregue a carta verde.

Eu cancelei um seguro em Dezembro e não entreguei carta verde... Recebi o dinheiro dos meses que faltava(acerto) e tudo isto feito por telefone.

Tem confirmação dessa informação Carlos?

Não sei porque se discute isto...

Há um alerta da GNR que já foram apanhados casos destas burlas... Não são novas, como disse o drifterx já lhe aconteceu, ja aconteceu a familiares meus.

Como digo, não é assim tão infalível e seguro, embora esteja melhor do que a uns tempos... Mas pelo alerta da GNR continua a existir este esquema de burlas.

Offline Carlos A.

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mar 2012
  • Mensagens: 26
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Apeado
Re: GNR alerta para burla com seguros automóveis
« Responder #14 em: 17 de Junho de 2013, 20:40 »
Anulei recentemente dois seguros e alterei um para outro veiculo e nos três exigiram-me a carta verde e o dístico.
E outra coisa, nos dois que anulei exigiram-me também cópia da transferência de propriedade.
« Última modificação: 17 de Junho de 2013, 20:42 por Carlos A. »

jabcproenca

  • Visitante
Re: GNR alerta para burla com seguros automóveis
« Responder #15 em: 18 de Junho de 2013, 00:06 »
Atenção aos seguros baratinhas que o colega do colega arranja, tive uma proposta de seguros a menos de 50€ _confuso_

Mas depois soube que alguns dados das apólices sao alterados pelo mediador de seguros, com falsas declarações tipo anos de carta,  ausência de acidentes, etc, etc.

O pior é que as pessoas querem é o seguro barato assinam sem confirmar detalhada,ente todos os dados, só quando acontece alguma é que a pessoa vê que esta metida num molho de brócolos.

Só em caso de sinistro é que a seguradora acorda e vai confirmar tudo, quando deteta o erro nos contratos lava logo dali as mãos e não assume nada.

Por muito que aleguem que quem preencheu e tratou do seguro foi este ou aquela agencia a resposta da seguradora é, assinou o contrato com estes dados, cometeu uma fraude, enganou a seguradora.

MUITA ATENÇÃO: os senhores que fazem esses lindos seguros, muitas vezes para serem simpáticos dizem logo, assine o contrato deixe as fotocópias dos documentos, que eu depois preencho, a carta verde vai por correio, etc. Pronto e é aqui que está o segredo dos seguros baratos....dados falsos. Existe pessoas com seguros baratos que nunca deram por ela porque felizmente nunca tiveram de utilizar o seguro.


Johnny89

  • Visitante
Re: GNR alerta para burla com seguros automóveis
« Responder #16 em: 18 de Junho de 2013, 00:57 »
Eu penso que se tivermos como comprovar que o seguro foi pago, a seguradora tem que se responsabilizar, independentemente de o dinheiro chegar lá ou não, uma vez que os mediadores acabam por ser representantes da seguradora e esta é que terá que processar o mediador.

 _palmas_ está tudo dito.

jabcproenca

  • Visitante
Re: GNR alerta para burla com seguros automóveis
« Responder #17 em: 18 de Junho de 2013, 01:13 »
_palmas_ está tudo dito.

Nada disso, como o nome indica é mediador.

Querem resolver tem de ser com a companhia, e tratar isso em tribunal......vão esperar?????

Busas

  • Visitante
Re: GNR alerta para burla com seguros automóveis
« Responder #18 em: 18 de Junho de 2013, 01:53 »
As seguradoras agora, só cancelam os seguros quando lhes é entregue a carta verde.


Mesmo assim...há quem corroa o sistema...e infelizmente pode ser a ponta do Iceberg...Cães Vadios esses irresponsáveis!

RCEu

  • Visitante
Re: GNR alerta para burla com seguros automóveis
« Responder #19 em: 18 de Junho de 2013, 07:20 »
Acabei de experimentar o site e funciona.


É de facto uma questão de irem tentando devido ao tráfego gerado na página. Quanto ao resto... já muito foi dito. E cada um age de acordo com o que acha que é melhor para si. A situação não é nada agradável de qualquer das formas. Mesmo com a carta verde e o seguro pago as companhias (de acordo com a notícia) vão alegar que o seguro foi cancelado a pedido do segurado.


Mesmo com os comprovativos de pagamento, depois temos de provar que não solicitámos o cancelamento do seguro.


Enfim... anda tudo a lixar o próximo, para se safar.

Algarvia40

  • Visitante
Re: GNR alerta para burla com seguros automóveis
« Responder #20 em: 18 de Junho de 2013, 13:39 »
Já verifiquei a minha matricula no devido site e está ok!!! Nada a temer sobre o meu seguro....( por enquanto)  _pol_ _pol_

Offline mauricius

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 430
Re: GNR alerta para burla com seguros automóveis
« Responder #21 em: 18 de Junho de 2013, 13:44 »
tudo ok depois de algumas tentativas.......

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: GNR alerta para burla com seguros automóveis
« Responder #22 em: 18 de Junho de 2013, 17:43 »
Obrigado por este aviso! Não fazia ideia destas trafulhices!

então eu que me deixo enganar por tudo e por nada....sucker!!!!

No meu caso está tudo tranquilo!  _pol_

http://www.isp.pt/isp/PesquisaMatriculas2.aspx
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline AJAM

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 67
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400i (Ex-GTS 125 Evo)
Re: GNR alerta para burla com seguros automóveis
« Responder #23 em: 18 de Junho de 2013, 20:29 »
É triste...  _pensador_
Cada vez mais máfia!
"Eu já percebi porque gosto de SYM... Ainda não percebi porque tantos gostam de SYM"

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: GNR alerta para burla com seguros automóveis
« Responder #24 em: 18 de Junho de 2013, 20:33 »
Não tinha conhecimento destas situações.

Ainda bem que estas burlas estão a ser detectadas e estão a surgir os consequentes alertas.

Isto anda meio mundo a enganar o outro.  _martelada_