Autor Tópico: Disco de travão?  (Lida 8254 vezes)

m00n

  • Visitante
Disco de travão?
« em: 12 de Junho de 2013, 18:54 »
Bem queria tirar uma duvida, nas minhas 2 scooters tenho algo que me irrita, quando vou a andar passado um bocado ou quando passo por um buraco a seguir o disco do travão começa a chiar. A scooter 50 quando ela esta desligada e parada, pego nela e se andar com ela a pé o travão chia , tipo a roda dá meia volta e chia num certo lugar do disco de travão. Queria saber o que é?

Cromix

  • Visitante
Re: Disco de travão?
« Responder #1 em: 12 de Junho de 2013, 18:57 »
Disco empenado?

Confesso que não percebo muito de mecânica, mas é uma explicação lógica que vejo.

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Disco de travão?
« Responder #2 em: 12 de Junho de 2013, 19:10 »
Se as pastilhas forem velhas: pode ser disco empenado que convém verificar na oficina rapidamente...
Se as pastilhas forem novas: pode ser disco ligeiramente empenado e a chiadeira pode passar à medida que as pastilhas se forem gastando e, consequentemente, diminuindo de espessura.

Experimenta travar duas ou três vezes a fundo (mas com muito cuidado!!) para ativar todo o sistema de travagem... pode ser que a chiadeira passe.
 _convivio_


m00n

  • Visitante
Re: Disco de travão?
« Responder #3 em: 12 de Junho de 2013, 19:16 »
O barulho é o mesmo com as pastilhas velhas e com as novas, é uma parte do disco quando a pessoa anda o disco roça nas pastilhas numa certa
parte. Mas eu ja ando com as scooters assin a mais de 8 ou 9 messes. Mas como é que se enpena um disco? Nem sei como é fisicamente um disco enpenada?

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Disco de travão?
« Responder #4 em: 12 de Junho de 2013, 19:29 »
Pode ser defeito de fabrico, má qualidade do material ou ter empenado com uma pancada... de que marca são os discos?



m00n

  • Visitante
Re: Disco de travão?
« Responder #5 em: 12 de Junho de 2013, 19:33 »
não ten nada a ver, ja me disserem que é mesmo assim por causa do material das pastilhas.

Cromix

  • Visitante
Re: Disco de travão?
« Responder #6 em: 12 de Junho de 2013, 19:39 »
não ten nada a ver, ja me disserem que é mesmo assim por causa do material das pastilhas.

Companheiro, veio pedir a nossa opinião... E nos demos.

O disco pode empenar na passagem por um buraco, arrancar com o cadeado de disco, ou como por exemplo foi o meu defeito.

Se fosse o material das pastilhas haveria mais pessoas a queixar-se da marca/material dessas pastilhas. Meteu exactamente iguais quando trocou?

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Disco de travão?
« Responder #7 em: 12 de Junho de 2013, 19:44 »
Uma pastilha normal não chia.
Um disco normal não chia quando uma parte da sua extensão passa na pastilha.

Mas isto digo eu que não sou mecânico... com toda a certeza quem o aconselhou anteriormente sabe muito mais do que eu... _pol_ _pol_

Boas curvas,
 _convivio_


interceptor

  • Visitante
Re: Disco de travão?
« Responder #8 em: 12 de Junho de 2013, 22:29 »
não ten nada a ver, ja me disserem que é mesmo assim por causa do material das pastilhas.

é isso mesmo amigo, as pastilhas de travão antigamente continham amianto mas entretanto devido a questões ambientais este componente foi retirado e substituído por outros matérias que não prejudicam o desempenho nem a eficácia mas em contrapartida provocam esse som irritante...

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Disco de travão?
« Responder #9 em: 12 de Junho de 2013, 23:44 »
As minhas pastilhas não fazem barulho nenhum... Será que têm amianto?


Sent from my iPad using Tapatalk


interceptor

  • Visitante
Re: Disco de travão?
« Responder #10 em: 12 de Junho de 2013, 23:46 »
não têm amianto de certeza mas dever ter outros matérias melhores que não provocam ruídos.

Cromix

  • Visitante
Re: Disco de travão?
« Responder #11 em: 12 de Junho de 2013, 23:54 »
Não percebi.

As pastilhas podem provocar ruído quando estão a travar tudo bem.

Mas o que o companheiro relata é que em andamento, sem travar, ouve chiar... Se é das pastilhas isso não quer dizer que há contacto entre pastilhas e disco?

Se há contacto e apenas em certa altura e não é em travagem. Como é que isso é relacionado com o material das pastilhas?

m00n

  • Visitante
Re: Disco de travão?
« Responder #12 em: 13 de Junho de 2013, 14:37 »
Pois pode ser vidrado, porque a travar não faz ruido nenhum só a andar devez em quando ou se passo num vburado chato é que começa a fazer parulho por um bocado e depois para.

mr_vuszi

  • Visitante
Re: Disco de travão?
« Responder #13 em: 13 de Junho de 2013, 15:32 »
Com travões numa mota nao se inventa...., ou se sabe ou se vai a quem sabe  mecanico que saiba o que esta a fazer...

as minhas chiam depois de travar uns segundos mas depois desaparece... normal! segundo dizem

interceptor

  • Visitante
Re: Disco de travão?
« Responder #14 em: 13 de Junho de 2013, 21:57 »
Sei de casos de pastilhas de baixa qualidade que deixam resíduos em excesso na superfície do disco/pastilha e nesses casos foi preciso fazer um corte na superfície da pastilha.