Autor Tópico: Facturas IRS  (Lida 9261 vezes)

Offline mauricius

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 430
Facturas IRS
« em: 05 de Junho de 2013, 08:35 »
Olá

Nào sei se é o sitio certo ou já foi postado por alguém aqui no forum, é que andei a procura e nada achei. Se alguem me pudesse esclarecer neste assunto agradecia. Segundo o novo codigo do irs podemos declarar todas as manutencoes e revisoes feitas nas nossas meninas, mas uma coisa ainda não entendi e já andei a procura e nada. Se no caso de eu comprar uma top-case (acho que é um acessorio) e respectivos componentes para a sua instalacao também a posso declarar?
Obrigado

Offline klick307

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2013
  • Mensagens: 204
  • Localidade: Rana/Abrantes/Chaves
  • A Doninha já rola...
  • Marca: Peugeot
  • Modelo: Satelis 125 RS
Re: Facturas IRS
« Responder #1 em: 05 de Junho de 2013, 09:22 »
Olá mauricius,

Acho que o que interessa não é o que compras, mas sim o CAE do vendedor.

Vou-te dar um exemplo, se comprares uma top case numa oficina a factura aparece com o beneficio, mas se por sua vez a adquirires numa loja de acessórios, o beneficio foi-se....

Vou-te dar outro exemplo:
O Pingo Doce tem área de restauração, se pedires factura com contribuinte ela aparece no benefico, mas por exemplo as facturas do LIDL já não dão beneficio.

Tem tudo a ver com a actividade da loja.

Abraço

Membro CPM 4833

Offline Pedrinha

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 63
  • Localidade: Sintra <para> Avis
  • EM RODAGEM!!!
  • Marca: Sym
  • Modelo: Citycom 300i
Re: Facturas IRS
« Responder #2 em: 09 de Junho de 2013, 16:17 »
como as coisas ñ tão bem defenidas e o contribuinte normal ñ sabe fazer manobras de contabilista/TOC  _pensador_ _pensador_
tudo o que compras que consigas utilizar as palavras mecanico/oficina/automovel vai pá gaveta do irs  _Rolley_ , senão onde vamos arrumar estas faturas?  _martelada_ _martelada_
em rodagem

Pedrinha no pneu faz cla...cla...cla

Offline poliveira

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2011
  • Mensagens: 154
  • Localidade: Óbidos
  • Marca: Honda
Re: Facturas IRS
« Responder #3 em: 09 de Junho de 2013, 20:19 »
Segundo informações no Portal das Finanças tem direito aos 5% do IVA a reparação e manutenção nos automóveis e a reparação, manutenção e acessórios nos motociclos.

Não sei porquê mas quase todas as oficinas e concessionários tanto de automóveis como de motociclos têm o CAE incorrecto, pelo que há que estar com atenção e ir verificando no Portal das Finanças se aparecem as facturas, senão deveremos nós inseri-las que depois as finanças vão á "procura" delas.
Honda ADV 350 - 3,6 L/100; Suzuki V Strom 650 - 4,8 L/100; Yamaha XT 1200 - 5,63 L/100; Honda NC750X ABS DCT - 4,06 L/100; Honda SW T600 - 4,88 L/100; Honda S-Wing 125 - 3,21 L/100

Offline ZeTaurus

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 318
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: apeado
Re: Facturas IRS
« Responder #4 em: 05 de Agosto de 2013, 22:31 »
Segundo informações no Portal das Finanças tem direito aos 5% do IVA a reparação e manutenção nos automóveis e a reparação, manutenção e acessórios nos motociclos.

Já passou para 15%…   _Rolley_

Abraços _convivio_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Facturas IRS
« Responder #5 em: 05 de Agosto de 2013, 22:34 »
O incentivo passou a ser de 15% do IVA constante de cada fatura. Esta alteração ocorreu através de Lei publicada no dia 24 de Julho, mas aplica-se a todas as faturas que foram emitidas com o seu NIF desde 1 de Janeiro, quando se refiram a prestações de serviços enquadradas nos seguintes setores de atividade:
 
1) Manutenção e reparação de veículos automóveis;
2) Manutenção e reparação de motociclos, de peças e acessórios;
3) Alojamento e similares;
4) Restauração e similares;
5) Atividades de salões de cabeleireiro e institutos de beleza.

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Facturas IRS
« Responder #6 em: 05 de Agosto de 2013, 23:12 »
Não sei porquê mas quase todas as oficinas e concessionários tanto de automóveis como de motociclos têm o CAE incorrecto, pelo que há que estar com atenção e ir verificando no Portal das Finanças se aparecem as facturas, senão deveremos nós inseri-las que depois as finanças vão á "procura" delas.
É isso mesmo... agora tenho ido várias vezes ao site das finanças inserir as faturas referentes ao benefício fiscal... o que vou poupar já dá para ir almoçar fora...  ;)
Mas o principal é que os contribuintes que prestam os serviços em causa vão FUGIR MENOS ao fisco, e isso, a médio/longo prazo vai permitir a todos os portugueses cumpridores poupar ainda mais!! Se não houvesse tanta corrupção e fuga ao fisco em Portugal, este país era um paraíso!  >:D >:D


Cromix

  • Visitante
Re: Facturas IRS
« Responder #7 em: 05 de Agosto de 2013, 23:23 »
É isso mesmo... agora tenho ido várias vezes ao site das finanças inserir as faturas referentes ao benefício fiscal... o que vou poupar já dá para ir almoçar fora...  ;)
Mas o principal é que os contribuintes que prestam os serviços em causa vão FUGIR MENOS ao fisco, e isso, a médio/longo prazo vai permitir a todos os portugueses cumpridores poupar ainda mais!! Se não houvesse tanta corrupção e fuga ao fisco em Portugal, este país era um paraíso!  >:D >:D

Pois mas eu tentei inserir, e deu-me que  o CAE não dava para o tipo de actividade(manutenção de motociclos)...

Liguei para a linha de apoio e e foi-me dito pelas finaças que devia ir a oficina avisar disso ou fazer uma denuncia...

Achei fantastico... Hilariante no minimo, eu já estava a avisar, mas tinha que ir era a oficina avisar...

Disse logo a senhora, sim olhe eu até vou a oficina onde arranjo a mota e dizer "olhem voces estão a fugir ao fisco, corrijam lá isso pá"

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Facturas IRS
« Responder #8 em: 05 de Agosto de 2013, 23:30 »
A linha de apoio não é gerida por inspetores... serve para ajudar nas dúvidas dos contribuintes...
Acho que a resposta que te deram é bastante equilibrada e assertiva: podias alertar a oficina em causa para alterarem o seu CAE ou fazer uma denuncia oficial... acho que é lógico :) :)


Luis Freitas

  • Visitante
Re: Facturas IRS
« Responder #9 em: 05 de Agosto de 2013, 23:32 »
Pois mas eu tentei inserir, e deu-me que  o CAE não dava para o tipo de actividade(manutenção de motociclos)...

Liguei para a linha de apoio e e foi-me dito pelas finaças que devia ir a oficina avisar disso ou fazer uma denuncia...
 
Achei fantastico... Hilariante no minimo, eu já estava a avisar, mas tinha que ir era a oficina avisar...

Disse logo a senhora, sim olhe eu até vou a oficina onde arranjo a mota e dizer "olhem voces estão a fugir ao fisco, corrijam lá isso pá"

Amigos, como TOC digo-vos que nem vos passa pela cabeça a quantidade de informação que temos de enviar agora, mensalmente para as finanças. E o que eles disseram de fazer denuncia, é isso mesmo que eles querem. A papinha toda feita, não pagam nem aos fiscais nem muito menos aos TOC e só têm de cobrar as coimas e arrecadar os euros. Anda mesmo uma vergonha isto. Além de que depois, queremos fazer alguma coisa e o portal não funciona. Enfim...
 _martelada_

Cromix

  • Visitante
Re: Facturas IRS
« Responder #10 em: 06 de Agosto de 2013, 10:19 »
A linha de apoio não é gerida por inspetores... serve para ajudar nas dúvidas dos contribuintes...
Acho que a resposta que te deram é bastante equilibrada e assertiva: podias alertar a oficina em causa para alterarem o seu CAE ou fazer uma denuncia oficial... acho que é lógico :) :)

Podem nao ser inspectores,  mas nem tem de ser. Mas certamente tem forma de passar notificar o departamento....

Ou pegavam nos dados que lhes estava a dar ali naquele momento registavam em sistemas para ser visto por um inspector.

Eu contribuinte que ja cumpro os meus deveres ainda estava a fazer o trabalho do min das finanças ao avisar de uma irregularidade, e ainda tinha de ir perder tempo em ou ir a oficina ou a uma repartição das finanças fazer uma denúncia.



Enviado do meu GT-I9300 utilizando Tapatalk 4


Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Facturas IRS
« Responder #11 em: 06 de Agosto de 2013, 10:32 »
Companheiro, se eles registassem todos os comentários que são feitos na linha de apoio teriam milhares de inspeções marcadas por dia.
Uma denuncia é algo formal e importante e deverá ser feito pelos canais próprios, até para garantir que não é uma brincadeira de mau gosto...
Tu, melhor do que ninguém sabes quantas chamadas falsas são feitas para os bombeiros e INEM...
Imagina esta situação: todos os dias quando ias ao café, cerca de 50 pessoas que não conhecias sabendo que tu colaboravas com os BVA diziam-te: está a arder a ponte Vasco da Gama. Tu ligavas 50 vezes por dia a dar essa informação ao Comandante dos Bombeiros para ele mandar os autotanques para a ponte?
 _convivio_

PS 1: acho que estamos a ficar em off-topic  :-[
PS 2: Grande abraço! Já tenho saudades vossas... Quando vamos buber um cafézinho? _vinho_