Autor Tópico: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!  (Lida 27207 vezes)

Marco46

  • Visitante
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #25 em: 27 de Dezembro de 2013, 18:43 »
Excelente topico para relembrar quem já nao se lembra  _pensador_ e fazer ver aos mais novos e inexperientes como se deve circular com moto. Muito bom!!  _pol_
 
Nunca é demais insistirmos nestes items que nos podem salvar de situações desagradaveis.

Alem do que aqui já foi referido, tentem nunca travar em curva, sempre antes, e caso necessitem de corrigir trajectorias, façam-no com o travao traseiro ao de leve.

Travar é sempre, mas SEMPRE com o da frente, e nao com o traseiro como já li aqui alguns demais companheiros que o faziam por inexperiencia.  _martelada_

nunca curvem para lá do angulo de inclinação de uma maxi scooter, que é +/- entre os 40%. Curvar depressa menos esforço, devagar muito mais esforço, mas sempre dentro do limite que a via nos oferece.

redobrada atenção sempre ao que nos rodeia e sobretudo "adivinhar" o que os esquecidos vão fazer, tambem evita muito acidente.

Acima de tudo conheçam-se a si proprios, ao limite de cada um e ao limite da vossa montada!

Andem sempre com equipamento adequado. Eu por nao levar capacete numa tarde de Verão, tive um acidente e nao morri por sorte, mas as mazelas na cabeça estão cá para me lembrar sempre que tenho de usar o equipamento correcto.


Todos os topicos de segurança activa e passiva, nunca são demais, porque nós tendemos a criar habitos que por vezes nao sao os mais correctos, e, num momento de aflição, sem experiencia e com esses tais habitos, de certeza que vamos lamber alcatrão, o que não é nada agradavel!


Saudações

 _convivio_
« Última modificação: 02 de Março de 2014, 12:11 por Marco46 »

Offline ZeTaurus

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 318
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: apeado
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #26 em: 27 de Dezembro de 2013, 20:50 »
Adoro quando eles usam palavras adaptadas... Caminhão ehehehehehee  _lol_

Legal cara  _pol_

Companheiro: Não são palavras "adaptadas" mas sim outras formas/sinónimos de dizer a mesma coisa em tugalês: Caminhão, camião, camioneta, caminheta…

Agora se fosse dito "ônibus"…aí sim…bota pa valé!!! _lol_ _lol_ _lol_

Quanto ao tópico: nunca é demais ler, aprender, fixar, relembrar.
Apesar de quanto mais ando pelas cidade, estradas, mais perco a vontade de o fazer.
Conduzir "by the book" é salutar, mas cada vez mais difícil de o praticar.
Conduzir com precaução vs cuidado não é o mesmo que sentir medo. E cada vez o sinto mais.
Não por mim, mas pelas abéculas, inconscientes, doidos, aceleras, donos da estrada.

Antigamente, ficáva-se pelos gestos, palavrões e siga.
Agora tudo mudou para pior e cada vez existem mais aderentes a esta moda: "à lei da bala, da cacetada, da naifada, das soqueiras, grupos organizados, car jackings...and so on. Já cheguei por diversas vezes, (por acaso), ppl a abrir a bagageira dos carros e ver: tacos de baisebol, ferros, martelos, barrotes de madeira…etc.. E não!! Não eram da construção civil, nem sequer vendedores de materiais de construção.
A violência gera vilolência…

A selva urbana desceu ao mais vil e ínfimo motivo para "despoletar-se ao mais leve sinal".
Chegar a casa vivo e intacto, com o carro/mota/scooter, sem mossas, problemas, é cada vez mais uma forma de conduzir em vias de extinção.

Abraços _convivio_
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2013, 20:55 por ZeTaurus »

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #27 em: 27 de Dezembro de 2013, 21:04 »
Nunca se sabe tudo,nem os proficionais que tb falham,sou sim adepto que devemos e temos o dever de conhecer a maquina que temos na mao seja ela qual for ,conhecer os seus limites,os seus atributos,etc.
E termino dizendo que a estrada e uma selva devido a "nossa"falta de civismo e mais vergonha tenho ao ouvir de turistas(pois trabalho num hotel) eles referirem que somos loucos a conduzir em Portugal,sempre na esgalha e com pressa e com ignorancia ao proximo,disto sim tenho vergonha.



casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Jorge Humberto

  • Visitante
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #28 em: 05 de Fevereiro de 2014, 21:58 »
Boa noite.
Não tenho feito outra coisa senão aprender com o "nosso" forum.
Obrigado pelas dicas e post´s sempre intessantes.
 _scp_ _scp_ _scp_

NadiaConceicao

  • Visitante
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #29 em: 06 de Fevereiro de 2014, 09:07 »
Excelente post  _pol_ _pol_ _pol_

Sempre a aprender  _lool_

Oscar1958

  • Visitante
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #30 em: 13 de Fevereiro de 2014, 22:37 »
Excelente tópico, como novato neste mundo das motos, tenho aprendido muito com todos os tópicos que vou lendo.

Mas o melhor que me aconteceu nos últimos dias foi participar no almoço e passeio do Aniversário do CPM e ver 79 motos a circular como mandam as regras de transito.

E já agora deixo aqui uma pergunta - Para quando uma parceria CPM e centros de condução segura?

Offline Conceicao Silva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 79
  • Localidade: Fernão Ferro
  • CPM. 3906
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Intruder LC Classic 250
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #31 em: 03 de Março de 2014, 18:44 »
Axe, mais uma vez  _palmas_ para os teus tópicos realmente ensinam muito  _pol_

 obrigada um grande beijinho
Yamaha Vity 125 , 34.657 Kms de Junho 2011 a Abril 2015
Suzuki LC Intruder Classic 250, desde 23 Abril 2015

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #32 em: 04 de Março de 2014, 17:13 »


Obrigado a todos pelas vossas palavras de apreço.

Faço o que muitos fazem, contribuem para que o CPM desenvolva e cresça, com algo importante e de onde se pode tirar alguma informação de qualidade!

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

ricglopes

  • Visitante
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #33 em: 19 de Abril de 2014, 22:28 »
Boas...

Fez me pensar a dica que apresentaste das roupas e capacete claro.

Tive um acidente recentemente, em que o artista virou à esquerda quando tinha uma reta à frente dele com 100m, e disse que nao me viu...

De fato a minha mota era preta, e o capacete era preto... Nao sei ate que ponto teria o artista me visto se tivesse uma mota e capacete claro?!?!

Agora estou a pensar adquirir uma maxiscooter, será o branco a escolha mais segura?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #34 em: 20 de Abril de 2014, 09:47 »
Boas RicgLopes,
.....Em relação ao branco ser a cor + segura _pensador_ talvez sim em Portugal pois, não neva muito ( tirando certas zonas claro está ) e para quem ande de noite também irá ajudar na visibilidade no entanto, penso que qualquer cor seja "segura" mas, será aconselhável usares um belo de 1 colete refletor e um capacete de cor clara com bandas refletoras e um blusão claro, de preferência!!
Eu já tive 1 Xmax branca e agora tenho 1 Tmax preta ( + contrastante que isto não era possível,hehe ) e para compensar a escuridão atual ando com o colete do CPM ( de noite ) e tenho 2 carolos quase totalmente brancos.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

cgomes

  • Visitante
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #35 em: 04 de Maio de 2015, 11:46 »
Bom post. Grato.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #36 em: 04 de Maio de 2015, 14:30 »
Além da distracção do automobilista, penso que a razão mais frequente será o desconhecimento do "cone de sombra" do retrovisor lateral. Ainda há muito automobilista que olha para pequeno espelho como se tudo o que se passa fora do carro estivesse lá refletido. O uso de espelhos curvos e, também, a luz da mota, poderão melhorar muito este aspecto, mas o cuidado do motociclista em não ultrapassar perto de cruzamentos também é importante, afinal a quem dói o doente é que deve ir ao médico, e em vez de ir todo aleijado ao tribunal para ganhar a causa, prefiro chegar a casa um pouco mais tarde, mas ileso _careta_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #37 em: 04 de Maio de 2015, 20:02 »
Além da distracção do automobilista, penso que a razão mais frequente será o desconhecimento do "cone de sombra" do retrovisor lateral. Ainda há muito automobilista que olha para pequeno espelho como se tudo o que se passa fora do carro estivesse lá refletido. O uso de espelhos curvos e, também, a luz da mota, poderão melhorar muito este aspecto, mas o cuidado do motociclista em não ultrapassar perto de cruzamentos também é importante, afinal a quem dói o doente é que deve ir ao médico, e em vez de ir todo aleijado ao tribunal para ganhar a causa, prefiro chegar a casa um pouco mais tarde, mas ileso _careta_
X2

Maverick

  • Visitante
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #38 em: 17 de Junho de 2015, 15:41 »
Boa tarde,

Eu como maçarico nestas andanças das motos gostei muito de ver este tópico e com ele aprender algumas coisas que me irão ser úteis principalmente nos primeiros tempos, mas também a longo prazo.

Boas Curvas

cgomes

  • Visitante
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #39 em: 06 de Setembro de 2015, 22:30 »
Estranhamente só agora vi este tópico. Excelente. Tem a particularidade de ser intemporal. Parabéns.

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1996
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #40 em: 09 de Março de 2019, 21:08 »
Outro bom tópico que convém desenterrar...