Autor Tópico: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!  (Lida 27205 vezes)

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« em: 04 de Junho de 2013, 16:34 »
Se tens décadas de experiência ou és um novato, vale a pena efectivamente dimensionar essa actividade chamada de "andar de moto", e olhar para si mesmo como um eterno aprendiz.

Há aproximadamente 2.500 habilidades necessárias para andar de moto. Se você não anda á algum tempo, é importante interagir com a sua moto,e ter a maxima atençao a estrada, ao tráfego, e como todos eles funcionam juntos.
E mesmo que você tenha andado ultimamente, ninguém é tão bom que nunca pode cometer um erro, especialmente com condições de hoje em dia.
Scooters e motos, misturar-se com mais motoristas na estrada do que nunca, e muitas vezes esses motoristas estão ocupados, distraídos e, normalmente a conduzir carros mais pesados.

Um capacete de cor clara, torna-lo mais visível para os motoristas.
Mas ara o motorista comum, você na sua moto ou scooter pode ser "invisível" e 40 a 75% de todos os acidentes de moto envolvem um motorista virar à esquerda, eles dizem sempre à polícia depois ", eu nao o vi".
Segundo um director de projectos especiais de uma Fundação de Segurança, você deve sempre usar roupas claras, um capacete de cor clara e, mesmo assim, fingem que ainda nao o viram.

Alguns "motoristas só vêem o que querem ver", eles apenas esperam ver apenas um carro, ou um caminhão, olham para a direita e viram para a esquerda, nunca ligando o pisca nem se la vem, ou nao, uma mota.
Merecemos ser respeitados, e temos direitos, mas nunca levá-los como uma garantia, é o corpo que paga!
Infelizmente é uma realidade da estrada para nós.

Aceitando que estes e outros fatos é parte de um jogo, os condutores que evitam problemas, nunca se esquecem de que, o mais responsável por se manter em pé e no seu caminho, é ele mesmo!

Quando você conduzir, deve usar sempre os espelhos e mesmo assim verificar visualmente antes de mudar de faixa, ou fazer qualquer manobra.
Todos precisamos estar cientes que, precisam de uma área de 360º continuamente bem vigiada, observando sempre os outros veículos, entre outros riscos, mantendo-se focados e ser-se inteligente.
- então aí já se pode relaxar um pouco também, também é preciso  divertir-se a andar de mota, sem se tornar uma estatística.

Desde 2006, ha cerca de 35 vezes mais probabilidades de acidentes com motas, que um ocupante de um veiculo de passageiros morrer em acidente de transito. E ha uma quantidade impressionante de pessoas mortas sem carta de conduçao em todo mundo.

Tu tens carta de condução ou podes andar de Maxi ?

Em 2007, um em cada quatro (26 %) dos motard's em acidentes fatais nao andavam conforme a Lei manda.


Adiante....

Conhecem bem a vossa Maxi?

Se a Maxi é nova, é preciso tempo e quilômetros para se ficar realmente confortável com ela.
É preciso inspeccionar regularmente os pneus e as condições da sua moto? Sabe fazer isso ?

Lembre-se que só têm dois pneus nas Motos, e as habilidades necessárias para guiar com segurança, não são "automaticamente transferidas" de qualquer experiência de "enlatado".
Diz-se que qualquer experiência que se possa trazer de andar de bicicleta, é bem mais valiosa do que a experiência que se traz dos "enlatados".

O que se deve dizer as pessoas é " para conduzir uma moto é preciso mais habilidade dos olhos e da mente, do que das mãos e dos pés"!

Se a tua moto é leve, ou grande e pesada, como podes lidar com isso? Como é que curvas? Como fazias para andar á chuva? Como é que se trava? O que fazes em situaçao de panico?

Enquanto todos sabem o que fazer para por a mota a andar, o mais importante era aprenderem e ficar peritos em como parar as motos.
Saber que 70% da travagem é feito com travão da frente. Sob condições severas, esta pode ser superior a 90%, e nao com o travão de traz como a maior parte de vocês pensa que é.
Usando os travões da frente e os de trás em simultâneo, é excelente para ficarem perto do ponto de lock-up (travagem maxima), que é uma habilidade cada um deveria saber na sua moto.

Não importa o quanto você é experiente, os melhores pilotos tem de ter tempo para praticar suas habilidades conforme necessário - de preferência em uma área isolada, como um estacionamento, um parque ou um autódromo.

Deve de se aprender a travar em diferentes tipos de pavimento, para que todos os inexperientes se tornem experientes e seguros de si mesmos !!

Boas curvas


Fonte
« Última modificação: 14 de Junho de 2013, 13:48 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

RCEu

  • Visitante
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #1 em: 04 de Junho de 2013, 16:54 »
Bom tópico  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #2 em: 04 de Junho de 2013, 18:11 »
Gostei! Ando a aprender à 12 anos!   ;D  Já "testei" texturas diferentes de chão/ pavimento! o que menos doeu foi na areia da Fonte da Telha quando a mota se afundou quando a estacionei   _lol_   e no shopping de Oeiras quando me quis armar aos cucos em frente a um senhor de uma Vespa! Eu parecia um pavão na minha 600cc e o velhote na sua acelera! pfffff ! pensava eu!  ROmmmm Rommmm dei gáz e patinei e caí!!!!  _lol_  Incha porquinho para não te armares!  >:D Mota no chão e o senhor passa por mim e.... muito educado....sorri e toca a buzina....MIC ! MIC ! e xauzinho!   _lol_   

Lições destas de humildade fazem sempre parte do curriculo para descermos lá do alto do pedestal!  _corado_   ;D

Travar , acelerar, curvar ...... de inicio sempre com juizo,  o resto por muito que se tente explicar vem da propria experiência ao longo do tempo porque só sentindo a mota debaixo de nós é que dá para tentar perceber o que ela irá fazer...ou não! lol

Tópicos como este são sempre importantes porque por muito que se saiba, vão-se lendo mais umas quantas dicas e na estrada já levamos isso na consciência!
 
Nos dias que correm e com a internet a partilha de informações é mesmo uma benesse! Obrigado Axe!  _palmas_

* já la vai o tempo em que se "aprendia" quando se andava atrás do amigo que já tinha mota à mais tempo....mas os conselhos ou o que se tentava imitar nem sempre era o exemplo a seguir!

"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #3 em: 04 de Junho de 2013, 18:18 »
...
O que se deve dizer as pessoas é " para conduzir uma moto é preciso mais habilidade dos olhos e da mente, do que das mãos e dos pés"!

.....

Já tenho dito que toda a gente devia aprender a andar de mota! desenvolve-se o sentido do Homem-aranha!  Spider sense! 
Acho que mesmo depois quando passamos para os comandos de um carro....sentimos o trânsito de outra maneira , parece que advinhamos o que lá vem!  ::)          *  na maioria das vezes, porque os azares também acontecem ! * deve ser quando S.Rafael vai beber uma bica! lololol

Noto diferença entre mim e a minha mulher! Eu antevejo e evito a situação ....ela buzina para afastar o perigo!  _lool_   

Eu juro que nunca sei como é a voz do meu carro! Um dia assustei-me porque precisei de buzinar e o gajo tem voz grossa!  ;D
« Última modificação: 04 de Junho de 2013, 18:19 por santos466 »
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Fred_FBF

  • Visitante
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #4 em: 04 de Junho de 2013, 22:32 »
Grande tópico _AXE_ .  _palmas_  _palmas_  _palmas_

Eu ando de moto à 27 anos, e tenho-vos a dizer honestamente, que ainda não sei como se conduz uma moto. Aquilo que eu faço quando me sento na minha PAN, é uma espécie de condução.

Por isso nunca é demais ler textos como este que o _AXE_ aqui publicou, porque para andarmos em cima das nossas burrinhas, e aqui os anos que tenho de "experiência" dizem-me que é preciso estar com os 5 sentidos sempre alerta, pois nunca sabemos de onde pode vir o perigo.

Companheiros o que eu vos digo é: sempre alerta, e nunca confiar.

Abraço e boas curvas.

Offline fantasma

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 58
  • Localidade: rio de mouro
  • Marca: KAWASAKI
  • Modelo: VERSYS 650
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #5 em: 04 de Junho de 2013, 22:34 »
Muito bom AXE. nunca é demais lembrar a segurança. abraço. _palmas_

Pedrovs

  • Visitante
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #6 em: 04 de Junho de 2013, 23:26 »
Mais um grande post do _axe_  _pt_

Muito bom _pol_

Espero pelo próximo  _Rolley_

vbatista

  • Visitante
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #7 em: 04 de Junho de 2013, 23:29 »
bom post _AXE_ ate hoje o unico susto que apanhei foi a ir buscar a minha mulher ao hospital quando ia passar ao lado da cancela perdi o equilibrio e ambos pusemos a perna ao chao com a moto quase caida,a responsablidade foi toda minha logo no 2º dia ainda nao habituado ao peso da moto quis logo andar com pendura.
 de resto nao o fiz no capacete mas a escolha da moto branca foi pq eu circulo quase sempre de madrugada e observei que se notam muitos mais a distançia quando levavam com os medios

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #8 em: 05 de Junho de 2013, 08:13 »
Obrigado Axe  _pol_

Offline Jorge Valente

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 903
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: CB 500X
Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #9 em: 05 de Junho de 2013, 08:55 »
Viva AXE,
Parabens por mais um post cheio de interesse para todos os utilizadores de moto e muito mais para os novatos como eu, a novidade agora é que no dia 03-06-2013 passei no exame de mota e como tal aduiri mais alguma experiencia e encinamentos.
Um abraço,
Keeway Hurricane 6.500kms - 12.780Kms
Honda NSS 300 Forza 0Kms - 18.256Kms
Honda NSS 300 Forza 15.202Kms 57.350Kms
Honda CB 500X 0Kms

Offline klick307

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2013
  • Mensagens: 204
  • Localidade: Rana/Abrantes/Chaves
  • A Doninha já rola...
  • Marca: Peugeot
  • Modelo: Satelis 125 RS
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #10 em: 05 de Junho de 2013, 09:19 »
 _palmas_ _palmas_ _palmas_

Membro CPM 4833

aseravat

  • Visitante
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #11 em: 25 de Julho de 2013, 22:06 »
Boas

Não sei se estou a colocar no sitio certo, mas achei esta explicação a melhor que vi até hoje. O video fala em como virar bem fazendo countersteering, espero que seja util.




Abreijos e boas S

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #12 em: 25 de Julho de 2013, 22:38 »
Adoro quando eles usam palavras adaptadas... Caminhão ehehehehehee  _lol_

Legal cara  _pol_

artios

  • Visitante
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #13 em: 25 de Julho de 2013, 22:47 »
Caros companheiros, gostava de aproveitar este tópico para dar um testemunho muito rápido de um acidente com um amigo meu acerca de mês e meio, este nosso companheiro caiu na sua maxi á entrada de um rotunda ao travar em cima de uma passadeira de peões, aparentemente sem qualquer explicação fosse de mecânica fosse de velocidade adequada fosse até de experiência/atenção. A queda foi relativamente grave com deslocação de um ombro e muitas outras mazelas habituais como sabemos em quedas, felizmente está a recuperar muito bem está quase a 100%. A questão que eu queria realçar agora é o perigo das passadeiras em paralelo quando utilizadas pelo centro, foi exactamente a causa. Cada vez há mais automóveis com fugas de óleo e as paragens nas passadeiras potenciam mais concentração de fugas de óleo - que não é absorvido, com no asfalto, foi a razão da queda deste meu amigo na sua maxi, concerteza quase todos saberão isto , mas pronto, confesso que agora não facilito uma virgula na aproximação ás passadeiras ... sempre pela esquerda ou direita, não ao meio.
Votos de Boa Sorte para todos.  scooter_ _convivio_

Offline Calipolense

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2012
  • Mensagens: 557
  • Localidade: Vila Viçosa
  • CPM - 4254
  • Marca: HONDA
  • Modelo: SW-T600 ABS
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #14 em: 26 de Julho de 2013, 00:48 »
Gostei.  _pol_ _pol_ _pol_

Carlos
Carlos Carvalho
Com a Sym desde 2011 até Março de 2016
Sym 600 desde 2 de Maio de 2014 até 1 de Abril de 2016
Honda SW-T600 a partir de 1 de Abril de 2016...

paulo hadyk

  • Visitante
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #15 em: 26 de Julho de 2013, 00:55 »
Gostei companheiro, bom post.....
Tb eu já tenho alguma experiência no mundo das duas rodas,mas......só sei que nada sei......

Agora que ando diariamente de moto, passei a conduzir o enlatado de forma muito mais segura......os tais 360º queadquirimos aquando da condução de motos....afinal estamos sempre a aprender e realmente a sabedoria não ocupa espaço...

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #16 em: 26 de Julho de 2013, 01:17 »
Companheiros,  pela esquerda ou pela direita das passadeiras....nunca pisem é a tinta.
A tinta nao é anti-derrapante e como tal, basta estar humida com óleo, ou totalmente encharcada de líquidos, é espalho na certa!! Disso podem ter a certeza!!!

Por isso, nunca pisem as linhas pintadas das passadeiras, isso é o mais importante.

Boas curvas

« Última modificação: 26 de Julho de 2013, 01:54 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Fred_FBF

  • Visitante
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #17 em: 26 de Julho de 2013, 05:14 »
Companheiros,  pela esquerda ou pela direita das passadeiras....nunca pisem é a tinta.
A tinta nao é anti-derrapante e como tal, basta estar humida com óleo, ou totalmente encharcada de líquidos, é espalho na certa!! Disso podem ter a certeza!!!

Por isso, nunca pisem as linhas pintadas das passadeiras, isso é o mais importante.

Boas curvas

Bolas amigo _AXE_, nem me fales ja tive cá um destes sustos, ainda tinha a FZR 1000, na aproximação de uma rotunda, lá estava ela, toda imponente acabada de pintar, quando me apercebo já está em cima da dita, a sorte foi que pisei uma das listas e meio a roda da frente fugiu/escorregou e por sorte minha apanhou o belo do alcatrão e voltou a agarrar, senão fosse assim era queda na certa. Por isso a partir daí passadeira é não pisar a tinta e nos lancis de passeios polidos ou não é subi-los a 90º.

Em fim todo o cuidado é pouco.

Grande abraço e boas curvas.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #18 em: 26 de Julho de 2013, 10:47 »

Nem mais Fred, os passeios tbm sao para passar a 90°.
Caso contrário pode haver quedas chatas também.
Muita gente estraga alguns plasticos, punhos e espelhos nessas situações.

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline mauricius

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 430
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #19 em: 26 de Julho de 2013, 11:19 »
 _palmas_ muito bom , estamos sempre a aprender e com tópicos destes nunca é demais

Boas Curvas  scooter_

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #20 em: 26 de Julho de 2013, 11:24 »
Como seres humanos que somos estamos sempre a aprender,axo isto importante para interiorizarmos que se tiver de acontecer acontece não importa a experiencia,pois os pilotos e profissionais tb erram e tem acidentes ,cabe sim a cada um saber as características do que tem na mao/pe e tentar saber aplica-las dependendo da situação... _pt_
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

nuno_pereiralx

  • Visitante
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #21 em: 26 de Julho de 2013, 11:40 »
Nunca sabemos conduzir em pleno, todos os dias aprendemos alguma coisa nova, seja em cima das nossas meninas ou mesmo dentro de um enlatado.

Só cabe é a nós aprendermos com os nossos erros e "aventuras" do dia a dia.

Tentar todos os dias conhecer a maquina que estamos a conduzir, aprender com situações!

Eu tenho moto desde de Maio, já aprendi a ter 1001 cuidados com tudo o que me rodeia, como se costuma dizer, com um olho no burro e outro no cigano. Já tenho enlatado desde dos 18 anos, em todos os dias que andamos na estrada aprendemos sempre algo novo.

Acho que há muita gente que pensa que é o rei da estrada e esquecem-se que existem outros seres humanos que partilham essa mesma estrada com eles.

Cabe a cada um de nós saber andar na estraada ( seja em que veiculo for ) e respeitar os outros!




bitolas

  • Visitante
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #22 em: 26 de Julho de 2013, 13:19 »
Boas. Gostei muito do tópico e das dicas dadas. Posso contar sobre mim que também conduzo carro há muitos anos, e sempre tive uma condução muito agressiva. Detesto indecisos, e nem dou oportunidade... Antes do carro, pelos 18 tive uma TZR50, nessa altura grandes maluqueiras se faziam, como andar em 3a e 4a faixa na marginal de Cascais, com 2 litrosas em cima. Os anos trazem responsabilidade, e noto que hoje tenho respeito e cuidado ao andar de mota (comecei à 3 semanas).
As curvas ainda são feitas de uma maneira atabalhoada, e por vezes apercebo-me que vou mais rápido que devia (não é que a 125cc dá-lhe bem  :))). Mas é melhor ter cuidado do que cometer loucuras e arrepender depois...
Com isto tudo, vejo-me agora a andar de carro com uma condução muito mais calma, descontraída, e menos agressiva, tudo devido a andar mais de mota. Também avalio muito melhor o respeito ou desrespeito que muitos condutores de enlatados têm para com as motas.
Só trouxe benefícios, voltar a andar neste veículo de duas rodas e só espero que sempre nos dê boas alegrias...  scooter_ scooter_ scooter_

AJA

  • Visitante
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #23 em: 30 de Julho de 2013, 16:57 »
 _palmas_ _palmas_ _palmas_

Excelente Post. Obrigado pela partilha. Partilho também da opinião que os muitos e largos anos em cima da bicicleta, btt e cidade, me deram um "calo" adicional quendo me sentei pela 1ª vez em cima da  scooter_.

Abraço,

AJA

crossfire

  • Visitante
Re: Sabes andar de Maxi/Moto ?!?!
« Responder #24 em: 30 de Julho de 2013, 23:33 »
Optimo tópico amigo. Obrigado pela partilha. Essa de todos saberem arrancar com a scooter e poucos saberem pará-la é bem verdade.